Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PROJETO GLAUCOMA
Candidato: Degrau Comunicação
Cliente: Hospital de Olhos de Londrina
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Projeto Glaucoma Edição Especial

Apresentação: A Agência
Degrau – Comunicação Integrada.
Há mais de 20 anos, a Degrau tem uma equipe voltada para a área de eventos. A base desse departamento é o planejamento e a criatividade. A agência sempre enxergou o evento como uma ferramenta estratégica de comunicação e não apenas como um acontecimento social.

O Cliente: Hospital de Olhos de Londrina
A missão do Hoftalon é estender os benefícios do avanço da medicina a todos que dele necessitem, sem distinção de classe social ou condição econômica, contribuindo assim com a melhoria da condição da saúde da comunidade em que está inserida. A política de qualidade do Hospital de Olhos de Londrina é baseada em investimentos na alta tecnologia, treinamento e conscientização dos recursos humanos com elaboração e obediência às normas, controles e instruções de trabalho, melhorando assim a qualidade dos serviços hospitalares prestados e em consequência a satisfação dos clientes.
Neste contexto, o Hospital de Olhos de Londrina criou, em 2006, o Projeto Primeiros Olhares. O Projeto tem como objetivo cuidar da saúde dos olhos das crianças em fase de aprendizado, entre 3 e 6 anos, que frequentam centros educacionais de Londrina e região. Os exames oftalmológicos são realizados pela equipe do Hoftalon, sem qualquer custo, em uma ação totalmente voluntária. Em 2008, este projeto ganhou um importante parceiro, o SINDIÓPTICA-PR, (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Paraná), que fornece armações e lentes para as crianças que tiverem algum problema diagnosticado nos exames.

Ficha Técnica do Evento
Para comemorar os 15 anos do Hospital de Olhos de Londrina, a sua diretoria, em parceria com a Degrau Comunicação, criou o Projeto Glaucoma, realizado com muito êxito em quatro edições e que atendeu diretamente um público de mais de quinze mil pessoas.
Além destes resultados, a doença foi amplamente divulgada o que gerou um aumento do número de exames para diagnosticá-la, após a realização dos eventos.
Para comemorar o sucesso do Projeto, foi realizada, em outubro de 2009, a Edição Especial do Projeto Glaucoma, que mais uma vez superou as expectativas de público e de visibilidade.

Galeria de imagens
Selo 15 anos Hoftalon
       

 

Conteúdo
Para comemorar seus 15 anos a diretoria do Hospital de Olhos de Londrina procurou a Degrau Comunicação para promover um evento comemorativo. A idéia inicial do cliente era promover um jantar para o corpo clinico, no entanto a agência propôs algo totalmente diferente, com custo menor e com alto retorno institucional.
Nascia o Projeto Glaucoma, com o objetivo principal de divulgar para a população esta grave e silenciosa doença e promover, em diversos locais da cidade, exames para aferir a pressão ocular.
O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira. O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.
São pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar é importante para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.
Para despertar o interesse da mídia, a agência criou um press-kit especial que vinha dentro de uma caixa em formato de olho e que continha uma camiseta, release, botom, um pen drive com dados estatísticos e uma carta sugerindo que os apresentadores vestissem a camisa do Projeto, ajudando em sua divulgação.
O local sugerido para realizar a primeira edição do Projeto foi o Calçadão de Londrina, local de grande circulação de populares. Para isso, a agência encaminhou ofícios de apoio institucional à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo e a Policia Militar.
No local, duas tendas foram montadas e todo o aparato de equipamentos hospitalares transportados do Hoftalon para o Calçadão da cidade. Médicos e residentes se revezaram das 8h00 às 14h00 no atendimento à população, entre exames de aferição da pressão ocular e informações sobre a doença.
Para comemorar o sucesso do Projeto, em 2009 foi realizada a Edição Especial do Projeto Glaucoma (4º Edição). O resultado desta edição superou as melhores das expectativas. O investimento, cerca de R$8.000,00 foram logo multiplicados com a ampla cobertura da imprensa. Vários apresentadores aceitaram o convite e vestiram a camiseta, além disso, a mídia local fez uma ampla cobertura do evento, um retorno de mais de R$100.000,00 em mídia espontânea.
Um evento com custo muito inferior a um jantar e que atingiu um número muito maior de pessoas e que ainda reverteu em fortalecimento da imagem institucional do Hoftalon.
Além disso, a Edição Especial realizou mais de 616 exames, dos quais 102 pacientes apresentaram a PIO (Pressão Intra-Ocular) alterada e foram orientados a procurar tratamento. Esta edição também divulgou a doença para mais de 3.000 mil pessoas.
No dia do evento, os dois principais telejornais locais, fizeram a cobertura ao vivo do evento, o que atraiu um número ainda maior de pacientes.
Diante do sucesso do evento, mais três edições do Projeto foram realizadas, todas com saldo superpositivo.

1º Edição
Local: Calçadão de Londrina
Data: 04 de agosto de 2007
Pacientes Examinados: 560 exames
Público Atendido: 3.000 pax

2º Edição
Local: Zona Leste
Data: 09 de agosto de 2008
Pacientes Examinados: 600 exames
Público Atendido: 3.500 pax

3º Edição
Local: Zona Oeste
Data: 09 de maio de 2009
Pacientes Examinados: 446 exames
Público Atendido: 2.500 pax

4º Edição – Edição Especial
Local: Calçadão de Londrina
Data: 04 de outubro de 2009
Pacientes Examinados: 616 exames
Público Atendido: 4.000 pax

Galeria de imagens
Caixa press-kit imprensa
caixa press-kit imprensa
visão caixa aberta
pin
Flyer
pen drive personalizado
Kit Médico
Kit Médico
4º Edição
4º Edição
4º Edição
4º Edição
4º Edição
Equipe
Atendimento
Público
Informação
     

 

Um evento perfeito é a somatória de uma boa idéia, um planejamento completo e detalhista e uma perfeita execução. Quando o evento é feito em um local não adequado, ou seja, sem estrutura física apropriada, este planejamento deve ser ainda mais minucioso.
Organizar um evento desta proporção, envolvendo equipamentos médicos e principalmente a saúde humana, em um local não adequado, requereu um cuidado muito especial. O primeiro passo foi contactar o órgão máximo de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, tornando-a parceira institucional do evento. Depois foi a vez de solicitar a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo a autorização para montar a tenda em local público e o apoio da Policia Militar para garantir a segurança de todos. Além disso, a Copel – Companhia Paranaense de Energia - foi acionada para autorizar os pontos de energia necessários para os equipamentos utilizados. Um eletricista ficou de plantão enquanto o evento era realizado.
Para levar ao Calçadão de Londrina todo aparato médico e tecnológico uma equipe foi escalada para que o local fosse vistoriado. Foi contratado um gerador, com autorização da Copel, para que não houvesse nenhum problema de energia durante a realização do evento, com a supervisão de um engenheiro elétrico durante a montagem e a realização.
Os aparelhos necessários para fazer o exame, tonometro de sopro e lâmpada de fenda, foram transportados com o máximo de cuidado e sua montagem acompanhada pelo técnico do Hoftalon.
O transporte dos colírios, bem como todo material de higiene, ficou por conta do departamento de enfermagem do Hoftalon, sendo que em nenhuma das quatro edições houvesse qualquer incidente.
Além disso, como o evento começava logo pela manhã, as tendas tiveram que ser montadas um dia antes e para isso foi contratado segurança para vigiar o local.
Um espaço para idosos foi montado com cadeiras e uma TV que exibia um vídeo institucional sobre a doença.
Para a equipe que estava trabalhando, aproximadamente 100 pessoas por edição, foi montado um espaço com água e alimentação.
Toda a higienização feita no Hospital foi mantida, e a cada paciente, os aparelhos eram limpos com produto adequado. Médicos e residentes se revezaram em seis horas de atendimento e os casos mais graves foram encaminhados para atendimento. Além do corpo clínico, o projeto envolveu enfermeiras, auxiliares e assistentes sociais do Hospital de Olhos de Londrina, além da presença ativa de sua diretoria clínica.

Equipe e Entidades Envolvidas:

- 100 pessoas entre médicos, residentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e atendentes;
- 4 seguranças particulares;
- 5º Batalhão de Polícia Militar;
- Secretaria Municipal de Saúde de Londrina;
- Catering (alimentação equipe de apoio);
- Tendas e tablado;
- COPEL;
- Técnicos;
- Recurso Audiovisual;
- Eletricista;
- Fornecedor de caixas personalizadas para press-kit;
- Confecção de camisetas;
- Assessoria de Imprensa.


Galeria de imagens
aferição da pressão ocular
equipamentos
equipamentos
exame
exame
exame
residente e médico
Espaço Especial
Espaço Especial
Espaço Especial
Brinde
       

 

Certamente o Projeto Glaucoma superou a melhor das expectativas. O que era para ser apenas um evento em comemoração aos 15 anos do Hospital de Olhos de Londrina, tornou-se um dos mais importantes eventos de responsabilidade social de Londrina e região.
A 4º edição teve um custo de aproximadamente R$8.000,00, valor pago por um laboratório do setor, e um retorno estimado em mídia espontânea de mais de R$100.000,00, sendo matéria de capa dos principais jornais da cidade e pauta de diversos programas locais.
Como prova deste resultado, a Degrau preparou uma clipagem do evento, com todo material produzido e com todas as matérias resultantes desta ação. A clipagem ainda trazia aos patrocinadores, as fotos do evento e clipping eletrônico com a gravação de todas as matérias exibidas na TV.
Além disso, o Hospital de Olhos ganhou em valorização de sua imagem institucional perante a população, imprensa, autoridades e formadores de opinião.

COBERTURA IMPRENSA 4º EDIÇÃO (TVS E RÁDIOS)

1. TV Tarobá (filiada Band)
Programa: Programa Primeira Hora
Apresentador: Diogo Hutt
Status: entrevista ao vivo

2. TV Tarobá
Programa: Vitrine em Revista
Apresentadora: Cloara Pinheiro
Status: entrevista ao vivo

3. Paiquerê AM
Jornalista: Fernando Brevilhere
Status: entrevista

4. Rádio Alvorada
Programa: Alvorada é show
Status: entrevista

5. Rádio Universidade FM
Jornalista: Patrícia Zanin
Status: entrevista

6. Rádio CBN
Jornalista: Paulo Ubiratan
Status: entrevista

7. Rádio Brasil Sul
Jornalista: Guilherme Lima
Status: entrevista no local

8. TV Tarobá
Programa: Jornal Tarobá Primeira Edição
Status: cobertura do evento

9. RIC TV (filiada Record)
Programa: MK
Apresentador: Marcão Kareca
Status: divulgação do projeto e da camiseta da campanha

10. TV Coroados (filiada Rede Globo)
Programa: Jornal Paraná TV 1º edição
Status: entrevista ao vivo do local evento

11. TV Tarobá
Programa: Guest
Apresentadora: Juliene Bicas
Status: entrevista no Hospital de Olhos

12. TV Antares
Programa: Militão & Militão
Status: entrevista ao vivo

13. TV Tarobá
Programa: Comunidade
Apresentador: Diogo Hutt
Status: entrevista no Hospital de Olhos – duração 40 minutos

14. TV Antares
Programa: Mafalda Mulher
Status: divulgação do evento e da camiseta da campanha

Além da ampla cobertura da imprensa, o diretor clínico do Hospital de Olhos de Londrina, recebeu da Câmara Municipal a Comenda Ouro Verde, homenagem máxima concedida pelos vereadores de Londrina, pelo trabalho social realizado.

Galeria de imagens
Entrevista ao vivo
clipagem
clipagem
clipagem
clipagem
clipagem
clipagem
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube