Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: A ESTRELA É VOCÊ
Candidato: Degrau Comunicação
Cliente: Fast Gondolas e Eletrofrio
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Evento Social do Encontro Nacional de Vendas Fast Gondolas

1. Apresentação: A Agência
Degrau – Comunicação Integrada.
O setor de eventos no Brasil cresceu muito. Para acompanhar esse movimento, cresceram também as exigências das empresas especializadas e criativas que fazem a diferença nesse importante segmento.
Para a Degrau, evento é um movimento único onde não se pode cometer erros.
Há mais de 20 anos a Degrau tem uma equipe voltada para a área de eventos. A base desse departamento é o planejamento e a criatividade. A agência sempre enxergou o evento como uma ferramenta estratégica de comunicação e não apenas como um acontecimento social. E com essa visão criou eventos pelo país afora que marcaram a mente de diversos públicos. A existência desse departamento, nada mais é do que a comprovação de que, para a Degrau, o resultado de um evento depende da somatória de diversas ferramentas trabalhando em torno de um objetivo: fazer de cada evento, um grande sucesso.

1.2 O Cliente: FAST GÔNDOLAS E ELETROFRIO
Fundada em 1983 a Fast Gôndolas possui hoje um parque industrial de 20.000 m2 e atende todo o território brasileiro e países da América Latina. Mais que uma empresa de comercialização de gôndolas e check-outs, é uma empresa que oferece soluções aos seus clientes.

Ficha Técnica do Evento: O Brifieng
Anualmente a Fast Gôndolas e a Eletrofrio promovem o Encontro Nacional de Vendas, que tem dois objetivos: premiar as revendas que atingiram ou superaram as metas e também divulgar as inovações feitas pela empresa.
Nas edições anteriores os eventos foram realizados em cidades turísticas e em elegantes resorts como Costão do Santinho, Costa do Sauípe, Club Med, entre outros.
Na edição 2009, a intenção era que os diretores das revendas conhecessem a Fábrica da Fast Gôndolas, o que obrigava o evento a ser realizado em Londrina, uma cidade com poucos apelos turísticos.
O departamento de marketing da FAST E ELETROFRIO procurou a agência com o intuito de transformar o jantar social de premiação em um momento inesquecível da Edição 2009.
Analisando o brifieng do cliente, a agência focou no fato do principal objetivo da festa ser a premiação, aguardada por todos durante o ano e também que os representantes eram as estrela da noite. Assim, a agência criou o evento A ESTRELA É VOCÊ, inspirada nas estrelas de Hollywood, na magia do cinema e na noite de gala do Oscar.

Galeria de imagens
Fast Gôndolas
Fast Gondolas Londrina
Linha de Produtos Fast Gôndolas
Linha de Produtos Fast Gôndolas
Linha de Produtos Fast Gôndolas
LInha de Produtos Fast Gôndola
Eletrofrio
     

 

A Estrela é Você

O grande desafio deste evento foi criar uma atmosfera mágica e encantadora para que esta edição, por não ter sido realizada em uma cidade turística, não tivesse uma conotação negativa e sim que o público, gerentes e proprietários das revendas autorizadas, tivessem uma experiência única e inesquecível.
Para isso, transformamos o evento social de premiação em uma noite temática em que a estrela principal era cada um dos 150 convidados.
A noite foi preparada em cada detalhe para ser inesquecível e foi. Ao chegarem ao local do evento, os convidados passavam por um tapete vermelho. Ao entrar no salão principal, eram transportados para a Hollywood e toda a magia do cinema. Uma cenografia transformou o espaço original criando uma atmosfera hollywoodiana e plotagens em tamanho real davam vida a diversas celebridades do cinema internacional. Atores foram contratados para interagir com os convidados e a cena clássica do filme O Pecado Mora ao Lado, foi retratada em tempo real.
Um evento temático requer planejamento, criatividade e principalmente foco nos detalhes para que possa encantar os convidados e realmente envolvê-los na atmosfera desejada.
Para realização do jantar social o local escolhido foi o Empório Guimarães, uma casa noturna de alto padrão. A decoração e cenografia foram impecáveis, com detalhes que começavam na entrada com tapete vermelho e strobo que imitava flashes de máquinas fotográficas.
A calçada da fama foi retratada no hall de entrada do Empório e plotagens de atores de Hollywood em formato real foram espalhadas pelo salão e a calçada da fama foi retratada com adesivação especial. A agência passou um brifieng detalhado para a Escola de Teatro para 4 personagens. Neste brifieng a agência detalhava a roupa, o local, e a característica de cada um. Os personagens eram:

Chaplin: Este personagem ficou na entrada do Empório (na parte externa). Ele fez os gestos peculiares do personagem com a bengala e não falou nada, apenas gesticulava.

Marilyn: Este personagem ficou no camarote de entrada, em um cenário que imitava a cena clássica do filme “O Pecado Mora ao Lado”.

Mulher Gato: Este personagem ficou na entrada do Empório em cima do balcão, fazendo performances.

Jessica Rabbit: Este personagem acompanhou os convidados na escada até a entrada principal e também interagiu com eles, sempre mantendo o ar de mistério que envolve a personagem.

Na entrada os convidados, eram encaminhados para um cenário e tiravam foto ao lado da Marilyn, sem saber que ao final do evento receberiam esta foto em um porta-retrato com o mote do evento.
O uniforme das recepcionistas foi inspirado no vestido usado pela atriz Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”.

Pensando nos detalhes, a mesa de doces recebeu um toque especial, os docinhos tinham o formato de Oscar, Estrela, máquina fotográfica, claquete, pote de pipoca, entre outras.

A trilha sonora foi cuidadosamente prepara com clássicos do cinema. O Cerimonial do evento, apresentado por um casal no melhor estilo black-tie, teve o seu início marcado por um institucional que mesclava cenas de filme e imagens anteriores dos outros eventos.
Na hora da entrega o telão mostrava a foto de cinco pessoas, sendo 4 artistas e o vencedor, como acontece na premiação do Oscar.
Para encerrar o cerimonial e a premiação, o mestre de cerimônias dizia que muitas vezes a vida imitava a arte. Neste momento nas três telas instaladas começava a exibir a cena clássica do filme Perfume de Mulher, no instante em que o casal começa a dançar no filme, um casal de dançarinos, entra na pista de dança e faz os mesmos movimentos do filme. Detalhe, o dançarino fingiu ser cego como o personagem de Al Pacino.
No jantar, um menu impecável, elaborado pelo Chef do Empório Guimarães, trazia requinte e sofisticação na mesa de frios e nos dois pratos principais, tudo acompanhado de bebidas selecionadíssimas. Um guarda volumes especial foi montado no evento para que os participantes pudessem guardar seus valiosos prêmios e com isso, se divertirem sem preocupações.
Na saída, os participantes recebiam um porta-retrato em formato de estrela com a foto tirada ao lado da atriz caracterizada como Marilyn e uma caixa de chocolates belgas dentro de uma caixa em formato de estrela.

Galeria de imagens
Adesivação Calçada da Fama
Cenografia
Mulher Gato
Recepção
Recepcinistas by Bonequinha de Luxo
Cenografia
Cenografia
Cenografia
Ambientação
O Pecado mora ao lado
Cerimonial
Cenografia
Chaplin
Premiação
Premiação
Avental Personalizado
doces personalizados
doces personalizados
Ambientação
Brinde
doces
ambientação
ambientação
estatuetas
recepcionista
         

 

Um evento destes tem que ser perfeito em todos os detalhes. Por isso o local do evento foi locado dois dias antes, para que a montagem fosse iniciada com antecedência. Construído num antigo armazém de café, o Empório Guimarães, local escolhido para o evento, possui sistema de som e iluminação de última geração e cozinha com padrão internacional. Moderna e exclusiva, a casa oferece “paredes de cortinas iluminadas”, como se a cortina emanasse luz própria e um sistema High Tech de imagens cênicas através das 10 telas de LCD e quatro de plasma com intensidade controlada e que sublinham um movimento original aos usuários, com texturas e superfícies brilhantes gerando uma atmosfera espetacular.
Um dos detalhes mais desafiadores foi montar o cenário em que a atriz que interpretaria a Marilyn ficaria e também fazer o vestido dela levantar com a mesma naturalidade do filme. Um tablado com um recorte especial foi usado e um exaustor silencioso foi instalado embaixo. A atriz que fez o papel testou dois vestidos diferentes para ver o efeito de cada um.
O cerimonial foi ensaiado antes como se fosse no dia. Os apresentadores repassaram cada premiação com a simulação exata do telão.
Além disso, equipamentos de última geração em iluminação e projeção foram usados no evento, além de plasmas, iluminação em led, que trocava de cor de tempos em tempos e canhões seguidores para o momento da premiação.
Além disso, o piso da pista de dança ganhou uma estrela gigante e os garçons ganharam um avental personalizado com a temática da festa.
Um momento: ao fim do cerimonial um casal de dançarinos interpretou a cena do tango do fime "Perfume de Mulher" com total sincronicidade com a cena real do filme exibida em três telões.
Um detalhe marcante a adesivação do espelho dos banheiros que simulava um recado deixado com batom por uma atriz famosa, já que 99% do público presente era masculino.


Galeria de imagens
Efeitos Especiais
Perfume de Mulher
Perfume de Mulher
Efeito Especial
Adesivação Especial
Tango
cenografia
iluminação
Iluminação
foto express
         

 

O principal objetivo do evento, que era tornar o evento social desta edição do Encontro Nacional de Vendas Fast Gôndolas único, certamente foi alcançado. O evento foi considerado um dos melhores e o jantar de premiação, organizado pela Degrau, foi o mais bem avaliado de todas as edições anteriores.
Além disso, a organização do evento envolveu diversas empresas do trade:
- Empório Guimarães: Espaço e Buffet
- DJ Walter Manabu: sonorização e música
- Retrovisa: Iluminação, telas, TVs, projeção e efeitos especiais
- Union Film: VT de Premiação
- TKY: Aventais personalizados
- Fast Sign: plotagem e sinalização
- Center Fantasia: locação de luvas e adereços recepcionistas
- Bianca Pozzi: doces personalizados
- Sérgio Figueiredo: Decoração e ambientação
- Ana Paula Souza: fotografia, filmagem e foto Express
- Midiograf: convites personalizados e porta-retrato
- Art&Tendas: tecidos tencionados e tablados
- Escola de Teatro: Atores
- Transline: Locação de Vans
- Sube Design: Estatuetas

Após o evento, a Fast avaliou com os participantes e todos elogiaram muito o a temática escolhida e a forma como foi executada.

Para confecção dos troféus, réplicas da estatueta do Oscar, foram feitas em alumínio reciclado por uma empresa de Londrina cuja parte da verba é destinada a uma ONG de artesãs carentes da cidade.

Galeria de imagens
Convidados
Convidados
premiação
premiação
convidados
premiação
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube