Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ESTANDE O BOTICÁRIO LUPALUNA
Candidato: MC4 Promo
Cliente: O Boticário
Segmento: Serviços
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande O Boticário no Lupaluna 2010

O BOTICÁRIO
Por meio de seus produtos, de suas lojas e de suas relações com consumidores, colaboradores, sociedade, mercado e meio ambiente, o Boticário expressa seus ideais de beleza.
Desde a primeira fórmula criada na pequena farmácia de manipulação, no final da década de 70, o Boticário já entendia o que as pessoas buscavam em seus produtos. Esta sensibilidade somada à inspiração, ousadia, inovação e visão empreendedora levaram a empresa a conquistar o respeito do mercado e a admiração e confiança dos consumidores.
Com mais de 600 produtos no portfólio (perfumaria, cremes e loções e maquiagem), o Boticário oferece soluções completas de beleza e encanta consumidores em todo o mundo.
Na visão do Boticário, o meio ambiente é também um expoente de beleza. Por isso, em 1990, foi criada a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza.
Hoje, o Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2.800 lojas no Brasil e presença em 1.000 pontos de venda e 70 lojas exclusivas em outros 10 países. Tem cerca de 1.700 colaboradores diretos, 915 franqueados e gera aproximadamente 16 mil empregos indiretos.

LUPALUNA
O Lupaluna é um festival de música que acontece anualmente na cidade de Curitiba/PR onde várias bandas, nacionais e internacionais se apresentam sob o conceito de uma vida sustentável, tendo a natureza como pano de fundo. A última edição aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro de 2009 no BioParque, uma área de 52 mil m² de natureza e contou com a presença de 30 mil pessoas no dois dias de evento.
Além de shows de bandas como Donavan Frankenreiter, Jason Mraz, Skank e O Rappa, entre outros, o espaço contava com tendas de diferentes ritmos e stands de empresas como o Boticário, incentivando a ecologia, o reaproveitamento de materiais e a reciclagem.

MC4 PROMO
A MC4 Promo atua em áreas como ações promocionais, eventos, endomarketing, sampling, internet e design. Cuida de cada marca como se fosse sua, dando total atenção e se dedicando ao máximo em busca de resultados, criando ações que envolvem o público com competência, experiência e criatividade, fugindo do comum, buscando sempre crescer junto com seus clientes.
No stand do Boticário, no Lupaluna 2009, a MC4 Promo trabalhou no planejamento, desenvolvimento, execução e operacionalização do stand.

Galeria de imagens
Visão Geral
Visão Geral
Tela de Plasma
Produtos
Externo
Piso de Seixo
       

 

Nos dois dias do festival de música Lupaluna, o stand do Boticário com o tema “A sustentabilidade em favor da beleza” mostrou que é possível criar um ambiente bonito, elegante e completamente sustentável.
Paredes, piso, expositores, luzes e estrutura. Tudo foi pensado para ser ecologicamente correto sem perder a beleza. Contando com uma cascata com garrafas pet reutilizadas, um lustre feito com embalagens reaproveitadas, móbiles de revistas recicladas, entre outros atributos, o stand foi o mais visitado do evento, chegando a se transformar em ponto de referência no festival.
Divulgando as fragrâncias Coffe Men e Coffe Women, além das maquiagens minerais do Boticário, o stand atraiu diversas pessoas pela demonstração dos produtos e pelo design 100% sustentável. Para reforçar essa ideia, uma tela touchscreen mostrava o passo a passo da construção do stand, falando rapidamente sobre os materiais utilizados e o conceito ecológico do mesmo.
Uma ação fazendo referência aos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), ligado ao tema ecologia também foi umas das “sensações” do festival. O resultado foi um público de mais de 10 mil pessoas/dia, um link perfeito com o tema do festival Lupaluna e o aumento da procura pelos produtos divulgados nas lojas franqueadas O Boticário.


FICHA TÉCNICA

Título: Stand O Boticário no Lupaluna 2009
Tema: A sustentabilidade em favor da beleza
Data: 20 e 21 de novembro de 2009
Local: BioParque, Curitiba/PR
Horário: das 19h00 às 06h00
Número de participantes: aproximadamente 20 mil pessoas
Periodicidade: Anual
Abrangência: Estadual
Atividades Paralelas: Incentivar a política sustentável e apresentar os novos produtos de O Boticário, a maquiagem mineral e os perfumes Coffe Men e Coffe Women dentro do evento de música, Lupaluna.
Entidade Promotora: O Boticário
Desenvolvimento e descritivo do produto ou serviço realizado: Em um projeto arrojado, visando aliar beleza e meio ambiente, foi criado um stand 100% sustentável construído na area VIP do Lupaluna com madeiras de demolição, portas e janelas recicladas, piso feito com seixos brancos (mármore reciclado), lustre com embalagens de perfumes reaproveitadas, paredes de madeira OSB, expositores feitos de grama e mobiles feitos com revistas do Boticário recicladas e móveis feitos de patchwork. Além disso, todo o stand foi pintado com borra de café e a iluminação foi toda planejada com luz de LED, que tem baixíssimo consumo de energia. O stand ainda contava bancadas feitas de madeira de demolição com onde ficavam os samplings dos produtos.
Outro diferencial do stand foi que, além de perceber o conceito de ecologia do festival com a política do Boticário, os visitantes puderam aproveitar atrações que ativavam os cinco sentidos. Em um ambiente especial, o Café Lucca com suas cafeteiras italianas privilegiavam o olfato e o paladar. As caixas acústicas com sons da natureza e o DJ internacional Gavinha ativavam a audição. O piso com seixo branco e a tela com o descritivo touchscreen que explicava a construção do stand, estimulava o tato e juntamente com tudo isso, uma cascata de água feita com garrafas pet e uma tela de plasma mostrando a política ambiental do Boticário despertavam a visão.
No stand, além do sampling de amostras dos novos produtos, os visitantes também puderam curtir o Fun Click, onde eles podiam tirar fotos suas e de seus amigos exclusivas do evento e também aproveitaram o som do DJ internacional Gavinha e a presença de famosos como Fiorella Mattheis da Rede Globo.

Origem e evolução: O primeiro stand do Boticário no Lupaluna foi feito na edição 2008 do Lupaluna, também criado, planejado e executado pela MC4 Promo, levava o mesmo conceito de sustentabilidade e ecologia. No Lupaluna 2009, o stand contou com mais inovações como a tela touchscreen que mostrava como foi a construção e os materiais usados na mesma, resultando em uma interação maior do público com o stand.
Além disso, os diferentes espaços, harmonicamente integrados juntamente com a ação dos cinco sentidos sempre ligados ao conceito ecológico, fizeram o sucesso do stand, que foi o mais movimentado do evento pelo 2º ano consecutivo.

Galeria de imagens
Quiosque Central
Vista pela entrada
Mobiliario de Madeira Reciclavel
Vista de Fora
Vista da Tenda
Promotores
Fun Click
Dj Gavinha
Promotores
Cabine de DJ
Entrada
Lustre de Vidros Recicláveis
Lustre de Vidros Recicláveis
Cascata de Garrafas Pet
Cabine do DJ
Promotores
Fun Click
Sampling
Promotores
Torquato, Fiorella e Artur Greenbaw (Presidente do grupo O Boticário)
Fiorela Mattheis
     

 

VÍDEO MAKING OFF DO EVENTO:

http://www.mc4promo.com.br/new/mc4/videos/lupaluna.html



TELA TOUCHSCREEN/ CONSTRUÇÃO

O stand teve diversos atrativos importantes para os visitantes. Um deles foi a própria construção do stand que foi praticamente 100% sustentável. Foi todo baseado nos conceitos de reciclagem, reaproveitamento e restauração. Todo o material utilizado foi listado, colocado em um descritivo e disponibilizado no stand em uma tela touchscreen para que os visitantes conhecessem a preocupação do Boticário com o meio ambiente.


AMBIENTES

O stand foi dividido em vários ambientes destinados a divulgar os produtos Coffe Women e Coffe Men e as novas maquiagens minerais do Boticário. O café Lucca deu um ar aconchegante ao ambiente, oferecendo um momento de descontração ao mesmo tempo em que fazia com que os visitantes participassem da ação dos cinco sentidos.
A iluminação de LED, a cascata de garrafas PET e as pedras de calcário, entre outros materiais, reforçavam a ideia de sustentabilidade e embelezavam a construção, porém o que mais chamou a atenção foi o lustre central do stand, feito com embalagens reaproveitadas da fragrância Floratta. Eram aproximadamente 200 frascos de cores vermelha e azul que davam um ar especial ao ambiente.
Outra grande atração do stand foi a música ambiente que tocava sons da natureza, como pássaros, cachoeira, entre outros. Isso, aliado a construção do stand, reforça bem o conceito de sustentabilidade, além de deixar o ambiente muito mais acolhedor.

DJ GAVINHA


Nos dois dias em que o stand funcionou no Lupaluna, o DJ Gavinha, brasileiro que é referencia internacional no House, animou os visitantes durante a noite. Ao lado da Hostess do stand, a atriz, modelo e apresentadora Fiorella Mattheis, o DJ tocou diversos sucessos do seu playlist, atraindo milhares de pessoas que estavam no evento.

O retorno sobre investimento pôde ser visto no resultado apresentado pelas franqueadas do Boticário com aumento da procura pelos produtos divulgados no stand no Lupaluna. Como ficava localizado na área VIP do evento, o stand chamou a atenção de formadores de opinião que divulgaram os produtos durante e depois do Lupaluna, devido à experiência que tiveram com os produtos e ações promocionais.
O stand também movimentou a economia com a contratação de empresas de cenografia, montagem e desmontagem do stand, a parceria com o café Lucca, contratação de DJ e promotores, entre outros.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA

Toda a temática do stand era SUSTENTABILIDADE e ECOLOGIA.
O stand inteiro foi projetado e construído baseado no reaproveitamento de materiais ou o uso de recursos ecologicamente corretos como lâmpadas de LED, por exemplo.
Na decoração, foram usadas pedras de seixo, que são pedras de calcário reaproveitadas para fazer pedras ornamentais e madeira de demolição no piso e nas bancadas. Nas paredes, foram usadas madeira OSB e nos expositores, grama.
O lustre, no centro do stand, foi um dos destaques do local. Nele, aproximadamente 200 frascos reaproveitados da fragrância Floratta, nas cores azul e vermelho, que deixavam o ambiente colorido e elegante, juntamente com a cascata de água decorada com garrafas pet. O stand ainda contava com móblies feitos com as revistas do Boticário recicladas, mostrando a preocupação com a reutilização de materiais.
As paredes foram pintadas com borra de café, que junto com os expositores de grama, deixavam claro o objetivo de sustentabilidade, reforçando o tema do evento.
Uma tela touch explicava, no stand, todo o material usado na construção e como cada um poderia contribuir com o meio ambiente.
Em resumo, o stand representava, ao mesmo tempo, o conceito do Lupaluna e a política ambiental do Boticário, divulgando para os visitantes a preocupação das empresas com a ecologia, tema que toma conta da imprensa e do cotidiano dos brasileiros.

 

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