Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: OURO DA CASA 2010
Candidato: MC4 Promo
Cliente: HSBC Bank Brasil S/A - Banco Múltiplo
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Ouro da Casa 2010 - Entrada

HSBC

Banco com sede em Londres (UK), o HSBC conta com a credibilidade e eficiência de um grande grupo mundial, movimentando mais de US$ 78 bilhões por ano e atuando em quase 88 países na Europa, Américas, África, Oriente Médio e na região da Ásia e do Pacífico.
No Brasil, o HSBC conta com uma carteira de clientes de mais de 5,4 milhões de clientes pessoa física e quase 360 mil clientes pessoa jurídica. Trabalha para oferecer o melhor atendimento e qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo, que reconhece e valoriza todo o empenho e dedicação dos seus quase 26 mil colaboradores no Brasil.
Sob uma administração alinhada em todos os países onde atua, o HSBC conta com a organização, confiança e competência dos seus colaboradores que fazem o banco maior e melhor a cada dia.


PRÊMIO OURO DA CASA

O Prêmio Ouro da Casa é a maior campanha interna de reconhecimento realizada pelo HSBC Brasil. Lançado em 2006, o projeto visa valorizar os colaboradores do banco através do mérito. Os colaboradores podem criar e implantar projetos que visem melhorar as práticas internas, reduzir custos e aumentar lucros, baseados em questões como sustentabilidade, cidadania e bem-estar. Estes projetos são divididos por categorias e avaliados por uma comissão julgadora interna.
Desde uma simples mudança de móveis até a construção de um complexo sistema computadorizado, todos os projetos têm chances de ganhar o prêmio Ouro da Casa, que dá reconhecimento, visibilidade e oportunidades aos colaboradores.
Todos os projetos são analisados por uma comissão julgadora interna do HSBC que entrega os troféus Ouro da Casa em um grandioso evento com toda a pompa e elegância que um premiado merece.


MC4 PROMO

A MC4 Promo atua em áreas como ações promocionais, eventos, endomarketing, sampling, internet e design. Cuida de cada marca como se fosse sua, dando total atenção e se dedicando ao máximo em busca de resultados, criando ações que envolvem o público com competência, experiência e criatividade, fugindo do comum, buscando sempre crescer junto com seus clientes.
Sempre utilizando a sustentabilidade e proporcionando um momento especial ao cliente, no Ouro da Casa a agência atuou em todas as fases do evento, desde o pré-evento com o material gráfico e online, a criação de brindes até o planejamento e execução do evento de premiação.
Portfólio da empresa e do evento. Uma descrição sucinta de seu mercado, suas necessidades e seus objetivos, além da descrição das ações desenvolv

Galeria de imagens
Entrada - ExpoUnimed
Entrada - ExpoUnimed
Entrada Salão de Cadastramento
Promotores
Promotores
Promotores de Cadastramento
Lounge
Foyer posicionado no Lounge
Sala de descanço - Salão Principal
 

 

VISÃO GERAL DO EVENTO
http://www.mc4promo.com.br/new/hsbc/panoramica_ouro/ouro_da_casa.swf

Obs. Para navegar nos diversos ambientes e visualizar todos os angulos do evento basta usar o botão esquerdo do mouse e clicar nas logos da MC4, espalhadas na montagem.


Na 5ª edição do Prêmio Ouro da Casa HSBC, o tema “Realize todo dia. O mundo está ao seu alcance”, surgiu a partir de um desafio para a criação, e esteve alinhado à abordagem global de relacionamento do banco – ‘Oportunidades globais’. Nesse sentido, o problema de comunicação era valorizar as atitudes reveladas em cada projeto executado pelos colaboradores HSBC, considerando não o tamanho ou abrangência, mas os resultados trazidos para a marca. O desafio da edição 2010 do evento era superar em 5% o número efetivo de inscrições dos projetos realizados pelos colaboradores no ano anterior.
Para que isso acontecesse, reunimos inúmeras ferramentas de marketing, convergindo na utilização correta e logística dos canais de comunicação disponíveis, considerando o impacto em públicos muito distintos e distantes dentro da organização. Expandimos para todo o país a comunicação, principalmente nas redes de agência, levando as ações de mídia interna não apenas às capitais e Centros Administrativos.
O resultado de tudo isso foi o aumento de 24% nas inscrições, quase 5 vezes o que era esperado. Foram aproximadamente 26 mil colaboradores impactados e chamados à inscrição e 700 convidados para o evento.
O apelo contextual reforçou os objetivos de comunicação, principalmente na percepção de que, a eficiência e o trabalho dos colaboradores garantem não só oportunidades globais, mas eles é que fazem a imagem global do HSBC.
No Ouro da Casa 2010, ampliamos a utilização de recursos tecnológicos e sofisticação visual a fim de manter o padrão que estabelecemos na campanha anterior, realizada também pela MC4 Promo em 2009.

Pré-evento
- Adesivo catraca
- Adesivo elevador
- ATMs (pontos eletrônicos)
- Banner site
- Calendário
- Convite eletrônico
- Cordão crachá
- Folder
- Cartaz
- Convite
- Display de Mesa
- Flâmula
- Hotsite
- Tapete
- Móbile
- Filme Ouro da Casa – HSBC TV

Evento
- Cenografia
- Ambientação
- Layout plasmas
- Brinde Final (caneca)
- Livro Finalistas
- PIN Finalista
- Voucher viagem Londres
- Voucher viagem México


FICHA TÉCNICA
Título: Prêmio Ouro da Casa 2010
Tema: Realize todo dia. O mundo está ao seu alcance
Data: 06 de maio de 2010
Local: ExpoUnimed, Curitiba/PR
Horário: 19h00
Número de participantes: 700 convidados
Buffet: Nuvem de Coco
Banda: Zawajo
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional


Atividades Paralelas: campanha online e offline para as inscrições, entrega do livro de finalistas e brinde especial para convidados no final do evento.
Entidade Promotora: HSBC Bank Brasil
Desenvolvimento e descritivo do produto ou serviço realizado: O premio Ouro da Casa, idealizado pelo HSBC e realizado pela MC4 Promo, premia os melhores projetos criados e executados pelos colaboradores do banco em todo o Brasil, visando melhorar os processos internos do banco.
Além da campanha online e offline de inscrições, o Ouro da Casa conta com uma cerimônia de entrega dos troféus para os melhores em cada categoria que são entregues pelos principais executivos do HSBC Brasil e também por executivos do grupo HSBC do exterior.



PRÉ-EVENTO

O pré-evento começa com a campanha de inscrições, onde os colaboradores são incentivados a enviar seus projetos para concorrer ao prêmio. Para isso foi executada toda a ambientação de agências e centros administrativos do HSBC em todo o Brasil, contando com cartazes, móbiles, adesivos de catraca e de elevador, folder, cordão de crachá, entre outros. Os colaboradores também contavam com um Hotsite do Ouro da Casa que explicava cada categoria e falava sobre o evento, mostrando as edições anteriores.
Depois do período de inscrições os projetos foram analisados por uma comissão julgadora onde foram escolhidos os finalistas ao prêmio.
Os representantes dos projetos finalistas receberam um kit finalista contendo uma flâmula personalizada, um porta cartões especial e o convite para a equipe finalista para a festa de premiação. Este kit era entregue pelo focal do setor, na mesa do colaborador onde as pessoas festejavam o anúncio do finalista com confetes e serpentinas.



EVENTO

No dia do evento, realizado no ExpoUnimed, um pavilhão de eventos em Curitiba/PR, os finalistas e convidados, ao chegar, viam uma estátua gigante do troféu Ouro da Casa logo na entrada.
Ao entrar no hall, os finalistas eram recepcionados e encaminhados a um balcão especial onde recebiam o PIN de finalista e eram levados ao lounge exclusivo onde eles encontravam um coquetel preparado especialmente para eles.
Os convidados, ao serem recepcionados no balcão eram encaminhados para o hall de entrada onde telas de LCD suspensas por uma estrutura mostravam os projetos e representantes finalistas. Além das telas, bistrôs e sofás deixavam o ambiente confortável onde os convidados podiam conversar enquanto alguns drinks eram servidos. O hall também contava com um painel gigante com a logo e o conceito da 5ª edição do prêmio.
Durante o coquetel, os convidados brindaram o evento com o drink batizado de Ouro da Casa. Trata-se uma safra especial de champagne acompanhada de fios de ouro, servida exclusivamente no evento.
Após o brinde, as portas do salão principal foram abertas e convidados e finalistas puderam sentar-se nas mesas e aguardar o início da premiação. As mesas, cadeiras e toalhas eram douradas, fazendo referência ao troféu, assim como todo o cenário do palco. Nas mesas, os convidados encontravam o livro dos finalistas onde estava descrito cada projeto, separado por categorias, para que todos pudessem acompanhar a premiação.
Na abertura do evento, uma tela gigante (12m X 4m) no centro do palco mostrou um vídeo institucional sobre o prêmio enquanto era acompanhado por uma banda e uma cantora ao vivo. Durante a premiação, esta mesma tela mostrava as categorias, nomes dos projetos e representantes indicados e os vencedores. Os convidados e finalistas ainda podiam acompanhar o evento assistindo tudo nos telões de LED instalados nas laterais do palco.
Durante o anúncio dos vencedores e a premiação, os principais executivos do banco entregavam os troféus aos representantes dos projetos que festejavam junto com suas equipes.
A surpresa da 5ª edição do prêmio Ouro da Casa foi um sorteio de viagens. Quem se inscreveu no prêmio concorreu a uma viagem para Cidade do México para conhecer a sede do HSBC. Já os finalistas do Ouro da Casa concorreram a uma viagem para Londres para conhecer a sede global do banco. Ambos os vencedores ganharam, além da passagem, um voucher gigante representando a viagem. Os dois sorteios ocorreram no palco, feitos pelo presidente do banco, um diretor da sede do HSBC Inglaterra e outro diretor da sede do México.
Logo após o sorteio, todos os presentes puderam apreciar um delicioso jantar oferecido pelo Buffet Nuvem de Coco. No cardápio estavam incluídos Congrio negro com flan de alho poro, Camarões com aspargos verdes, Massa – Quadratti de queijo, entre outros.
Para fechar com chave de ouro, após o jantar, a banda Zawajo chegou de surpresa e fez um grande show para todos os presentes, animando a comemoração dos vencedores do prêmio.
Ao sair, cada um dos convidados e finalistas recebeu um brinde especial: Uma caneca de porcelana do Ouro da Casa cheia de chocolates, oferecido pelo HSBC e pelo Instituto HSBC Solidariedade.
Origem e evolução: O prêmio Ouro da Casa foi criado em 2006 para reconhecer o trabalho dos colaboradores do banco HSBC e incentivar a criação de projetos que melhorem as práticas internas do banco através de uma premiação anual. Ao longo destes 5 anos as inscrições vem aumentando a cada edição, sendo hoje o principal evento do banco no país. Na edição de 2010, representantes do HSBC do Peru e do Panamá vieram até o Brasil para conhecer o evento e repeti-los em seus países, tamanho é o sucesso do Ouro da Casa.





Galeria de imagens
Entrada Lateral
Lounge
Lounge
Telas de Plasma - Lounge
Finalista e Plasma com Case Finalista
Salão Principal
Mestres de Cerimônia
Mesa de Jantar - Salão Principal
Convidados - Salão Principal
Cerimônia de Premiação
Cerimônia de Premiação
Cerimônia de Premiação
Vencedores
Voucher Gigante - Sorteio de Viagem
Voucher Gigante - Vencedora
Convidados e Vencedores - Salão Principal
Show pós Cerimônia
Show - Banda Zawajus
Show - Banda Zawajus
Show - Banda Zawajus
         

 

PAVILHÃO

A entrega dos troféus Ouro da Casa 2010 foi feita em um pavilhão localizado no Expo Unimed, em Curitiba/PR. A montagem foi iniciada no domingo (01/05) e o evento aconteceu na quinta-feira (06/05).
O pavilhão é todo de concreto e por isso foi preciso uma ambientação para que o local ficasse mais aconchegante. Para isso, foram usados 200 metros de tecido Fendi para cobrir as laterais do pavilhão. Juntamente com o tecido foram instalados canhões de luz para dar um ar mais elegante à decoração. O ambiente também foi todo climatizado para dar mais conforto aos convidados.
Também no pavilhão, o Buffet foi servido em ilhas iluminadas com ground espelhado, deixando o ambiente mais elegante.


FOYER

No Foyer, 20 telas de LCD, suspensas por cabos de aço presos em estruturas metálicas, mostravam os projetos finalistas ao prêmio e seus representantes, apresentando um breve descritivo de cada projeto. Juntamente com o ambiente especialmente projetado para o evento, com sofás e poltronas diferenciadas, as telas suspensas davam um tom moderno à premiação.
Na abertura da premiação, um filme produzido especialmente para o evento foi exibido na tela central e a sua trilha sonora era ao vivo, feita por uma banda de 7 músicos e uma cantora.


PALCO E TELA

O palco da premiação media 37,40m X 9,50m X 1,10m, contava com uma rampa de acesso e nele aconteceram a abertura do evento, a premiação e o show do final. Toda a cenografia do palco e do evento foi planejada pelo cenógrafo Daniel Marques.
A grande inovação do evento foi a tela central de 12m X 4m com projetor de 25 mil ANSI lumens e back-up de 10 mil ANSI lumens instalada no palco, que mostrava os prêmios, os indicados e os vencedores. Além do telão, 2 painéis de LED nas laterais de 5 milímetros com 4m X 3m cada um, mostravam imagens do evento onde os convidados podiam acompanhar toda a premiação.


EVENTO

Ao chegar, todos os convidados eram identificados e cadastrados em 2 computadores no balcão no Hall de entrada. Em um programa especialmente desenvolvido para o evento, os convidados ficavam registrados e assim, a organização podia saber quais finalistas e executivos estavam presentes na premiação.
O evento ainda contou com 5 câmeras que transmitiam toda a premiação simultaneamente, sendo que 1 delas estava equipada com uma grua que acompanhava os vencedores do prêmio desde o seu lugar na plateia até o palco.

Dados técnicos:

- 4 Geradores de energia.
- Sistema de line para som – NEXO.
- Iluminação – com cores quentes ligadas ao vermelho e ao dourado (cores do evento). contando com 221 refletores ao todo.
- 8 sinalizadores de céu na entrada do pavilhão.
- 21 músicos (sendo 7 músicos para a abertura, 6 músicos para a premiação e 8 para o show).
- House Mix de 8m X 3,30m X 0,60m, contando com 37 técnicos na operação.
- Em todo o evento foram usadas mídias digitais.
- Tradução simultânea de toda a premiação, contando com 2 profissionais na cabine de tradução(um para Português-Inglês e outro para Português-Espanhol), visto que havia convidados da Inglaterra, México, Perú e Panamá.
- 2 TP (Tele Prompters) para auxiliar os mestres de cerimônia na apresentação da premiação.
- Cenografia: 6 lanternas de 4,40m de diâmetro (boca), sendo 3 de cada lado do palco, com 5,50m de altura.
Trilha de evento – desenvolvida em estúdio, linkando com as premiações anteriores.



PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA
MATERIAIS

O evento todo foi pensado de forma sustentável. Em 80% dos materiais impressos foi utilizado o Reciclato, material proveniente de papel reciclado.
O livro dos finalistas, entregue durante a cerimônia de premiação, era feito com papel 100% algodão, menos agressivo a natureza do que o papel comum.
Todos os banners e painéis utilizados no evento foram reciclados após o mesmo. Através de um processo simples, todos eles foram transformados em bolsas que foram entregues posteriormente aos colaboradores do HSBC.
Ao final do evento, todos os convidados receberam uma caneca de porcelana como brinde. Este presente foi oferecido pelo HSBC e pelo Instituto HSBC Solidariedade como forma de incentivar a economia de copos plásticos e, consequentemente, proteger o planeta através do uso consciente de materiais. O brinde foi um sucesso e hoje todos usam as suas canecas em seu local de trabalho.

Galeria de imagens
Visão externa da entrada
Visão lateral externa
Totem Externo - Entrada
Lounge - Telas de Plasma
Lounge
Lounge
Lounge
Lounge
Visão Geral - Lounge
Hall de Entrada - Cadastramento
Troféus
Visão Geral - Salão Principal
Visão Geral - Salão Principal
Decoração Buffet
 

 

RETORNO INTERNO

A meta da campanha de pré-evento do prêmio Ouro da Casa 2010 era aumentar em 5% o número de projetos inscritos em relação a 2009. Sendo assim, a comunicação foi bastante explicativa, mostrando como proceder no momento da inscrição e deixando claro que todos os projetos que fizeram a diferença na rotina do banco, não importando o seu tamanho ou abrangência, poderiam participar.
O resultado foi muito além do esperado. As inscrições aumentaram em quase 25%, o que evidenciou a força e o engajamento dos colaboradores do HSBC em relação ao prêmio. Isso trouxe valorização e reconhecimento para os colaboradores, refletindo no seu trabalho no dia-a-dia, sem contar na melhora que a implantação dos projetos inscritos trouxe aos processos internos e de atendimento ao cliente do banco.
O prêmio Ouro da Casa também rendeu grande visibilidade para a marca HSBC e para a agência MC4 Promo devido à divulgação do evento em sites, blogs, mídias sociais e revistas.


ECONOMIA

O reflexo econômico pôde ser percebido pela movimentação no mercado hoteleiro e de táxi, afinal, vários executivos do HSBC vieram de São Paulo, Rio de Janeiro e outras partes do Brasil, assim como de Londres e de vários países da América Latina. Além disso, representantes de projetos inscritos vieram de todo o país para participar da premiação, afetando diretamente na economia da cidade de Curitiba.
Outro ponto que favoreceu direta e indiretamente na economia foi a contratação de empresas de Curitiba, São Paulo e Joinville para serviços como buffet, segurança, manobristas, cenografia, banda, sonorização, filmagem, fotografia e agência de promotores para trabalhar no evento, fora a produção de material promocional e brindes para a campanha, beneficiando, desta forma, pelo menos três estados brasileiros.



INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

O evento tem um ótimo histórico de relacionamento com os colaboradores, que aguardam ansiosamente pelo início das inscrições do prêmio Ouro da Casa. Muitos planejam seus projetos até um ano antes do evento e desta forma, trazem melhorias aos processos internos do banco.
Na entrega dos troféus, a integração ficou ainda mais clara, pois os colaboradores torciam e vibravam a cada entrega, e depois aproveitaram o jantar, o show e a festa.


 

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