Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA
Candidato: Arx Eventos
Cliente: Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Segmento: Eventos
Estado: CE
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Congresso Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

História:
A Arx Eventos, fundada em setembro de 1997, atua no planejamento e organização de eventos nacionais e internacionais. É filiada às principais entidades brasileiras de profissionais organizadores de congressos, como o Ministério do Turismo, Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Eventos (ABEOC) e importantes órgãos do trade turístico cearense como o Fortaleza Convention & Visitors.
Administrada por profissionais de larga experiência e visão empresarial, a Arx Eventos experimentou, desde sua criação, notável crescimento mediante a consolidação de um alto padrão de seus serviços.
Através de soluções inovadoras, a Arx Eventos conquistou a liderança no segmento de organização de Congressos Médicos e Eventos Corporativos no Ceará. A empresa representa a solução mais completa em tecnologia, atendimento diferenciado, eficiência e desempenho em planejamento de eventos.
A Arx já captou mais de 300 grandes congressos, com público a partir de mil participantes. Passaram pela sua coordenação mais de 230 mil congressistas. Desde sua criação, possibilitou a injeção de mais de R$ 360 milhões na economia do Ceará, com o turismo de eventos.
O nome da Arx fala por si:
Arx [arcis], sbus. f. I sent. próprio: 1) parte mais alta de uma cidade, onde fica a cidadela, cidade. 2) Altura, o ponto mais elevado, cimo, cume, colina. 3) Lugar fortificado, praça forte, baluarte. II sent. figurado: 4) Refúgio, proteção. 5) O capitólio. Fonte: Dicionário Latino- Português, pg. 96

Prêmios e Certificações:
A Arx Eventos é a única empresa especializada em eventos médicos, à conquistar a certificação ISO 9001, obtida em 2004.
A Arx Eventos também detém o Selo de Qualidade do Sebrae-Ce, o qual recebe todos os anos desde sua primeira edição, em 1998, quando a empresa tinha apenas um ano.
Concorrendo ao Prêmio Caio, em 2003, a Arx obteve o Troféu Jacaré de Prata na categoria 'Congresso Nacional', com o Congresso Brasileiro de Transplante de Órgãos e em 2005, o troféu Jacaré de prata com o Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Responsabilidade Ambiental:
Durante os eventos, é feita a coleta seletiva e cálculo para neutralização do carbono.
Todo excedente de papel, vidros e plásticos são doados para empresas de reciclagem.
Arx Eventos também faz o cálculo e a neutralização do carbono emitido pelo próprio funcionamento do escritório. Por ano, em média, 500 arvores são plantadas.

Galeria de imagens
Sede da Arx Eventos
Estrutura interna da Arx Eventos
Grupo de Responsabilidade Social
Selo de Qualidade do SEBRAE-CE
 

 

Captação do XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica
Realizar um Congresso de Oncologia Clínica no Nordeste era um sonho antigo. Em 2004, durante o I Congresso Cearense de Cancerologia, o Dr. Gothardo Peixoto Figueiredo Lima lançou a idéia para os membros da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC que estiveram em Fortaleza. Em 2006, por ocasião do II Congresso Cearense de Cancerologia, aconteceu o lançamento oficial da candidatura de Fortaleza para sediar o XVI CBOC em 2009. Nessa oportunidade aconteceram visitas técnicas ao Centro de Convenções do Ceará, aos principais hotéis e demais equipamentos para eventos.

A cidade de Fortaleza concorreu com Campinas, Vitória, Curitiba, Brasília, Salvador e Recife. Após 06 meses de avaliação, a cidade de Fortaleza foi selecionada em votação pela diretoria da Sociedade para sediar o XVI congresso.

A cidade foi escolhida por oferecer uma excelente estrutura na área hoteleira, ter um Centro de Convenções que comportasse a demanda de participantes, além oferecer uma diversidade de equipamentos turísticos e contar com um excelente histórico de sucesso de grandes eventos já realizados.

Além disso, Fortaleza é um importante portão internacional aéreo da América do Sul para o turismo, negócios e eventos. Com suas belíssimas praias, de Leste a Oeste da cidade, que formam um paraíso banhado pelo Sol o ano inteiro. Possui uma das melhores redes hoteleiras e pousadas do Nordeste, atendendo a gostos e poder econômico dos mais variados.

Merecem destaques o rico folclórico e o belíssimo artesanato. E como não falar da exótica culinária com sabores tropicais e temperos peculiares, que agrada aos mais exigentes paladares?

Soma-se a tudo isso a hospitalidade do povo cearense, reconhecidamente acolhedor.

A Arx Eventos concorreu com 6 empresas para organizar o Congresso.
A Arx Eventos foi escolhida por ter uma grande estrutura organizacional e contar com excelentes profissionais para a execução dos serviços necessários. O resultado final faz com que o XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica superasse as expectativas da comissão organizadora, tornando-se destaque dentro do histórico de congressos já realizados pela sociedade.

Inovação, essa foi a palavra de ordem do XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que apresentou entre suas novidades, uma forte campanha de divulgação no American Society of Clinical Oncology – ASCO.

Como é possível um congresso, que pela primeira vez em sua história é realizado no Nordeste, alcançar receita bruta superior a R$ 4 milhões, lucro líquido de mais de R$ 1 milhão e crescimento de 20% no número de participantes no concorridíssimo mercado de eventos médicos no Brasil? A resposta passa por sua capacidade de inovação.

Quem explica isso é o Dr. Gothardo Peixoto Figueiredo Lima, Presidente do congresso, ao lembrar que o evento inovou ao abraçar o modelo de gestão participativa, onde foi desenvolvida uma cultura de empreendedorismo e disciplina. Uma combinação maravilhosa que foi adotada por toda a equipe que trabalhou na organização do congresso.

O evento incorporou a responsabilidade social em seu DNA, ao abrir espaço para cooperativas de artesanato do interior do Ceará demonstrarem seus trabalhos e artes como um espaço vivo dentro do congresso.

Apostou no resgate da cultura nordestina através de montagem de uma cidade cenográfica interiorana em tamanho natural, como forma de congregar os participantes durante os intervalos das aulas e nos happy hours diários.

O congresso investiu cerca de 17,5% do faturamento na área científica, incluindo logística de transporte e hospedagem dos palestrantes nacionais e internacionais, cursos da Academia America de Oncologia Clínica e multimídia da última geração.

Galeria de imagens
Fachada do Centro de Convenções
Stand montado durante o Congresso Americano - Delegação da diretoria da Sociedade
Solenidade de Abertura
   

 

Os gestores do Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica reconheceram que a criação de valor para os participantes do Evento dependia da capacidade de entender e acima de tudo responder as demandas desse público, que a cada dia se intensifica.

Não é de surpreender, portanto, que os tópicos da Inovação Tecnológica e novas Estratégias tenham ganho espaço considerável dentro da avaliação final dos Congressistas que estiveram no CBOC.

Destacamos a impressão antecipada individual de crachá através de sistema de TI e de marketing de divulgação direto através de news envidados por SMS.
Tópico do Investimento Socialmente responsável e a incorporação de conceitos como sustentabilidade mereceram grande atenção dentro do Evento.

Destacamos a construção de uma cidade Cenográfica, reproduzindo com riqueza de detalhes uma pequena cidade do interior do Ceará – nesse espaço estavam presentes cooperativas de artesanato cuja matéria prima variam entre o couro, o barro, a renda e a madeira.

Outra ação social foi a utilização de portadores de Câncer no staff da empresa Organizadora e doação de papel para o Hospital São José.

Como inovação na divulgação, destaca-se a participação no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology, em Orlando – Flórida. Foi locado um estande com decoração construída. A presença dentro do congresso americano (maior do mundo e que reúne 45 mil participantes) trouxe como fruto o fechamento de 2 estandes para expositores que estavam presentes ao ASCO e inscrições de participantes de países da América do Sul, Africanos (de língua portuguesa) e Portugueses (60 somente deste país).

Galeria de imagens
Stand montado no Congresso Americano - Visitação de vários países
Stand montado no Congresso Americano - Grande visitação
Cidade Cenográfica - construída dentro do Centro de Convenções
Detalhe da Cidade Cenográfica
Local de descanso no Centro de Convenções
         

 

Aumentar a lucratividade e promover o crescimento do Evento. Este foi o cerne das preocupações dos tomadores das decisões financeiras do Congresso.
Tornar essa aspiração numa realidade, envolveu criatividade, intuição e planejamento.

O processo de captação de patrocínios para o Congresso começou com o lançamento comercial para a Indústria Farmacêutica feita em agosto de 2008, que reuniu 50 das mais expressivas empresas da oncologia mundial. O evento aconteceu no Hotel Hilton em São Paulo. Nessa ocasião, foram negociadas mais de 60% do que viria a ser o maior faturamento da historia da SBOC.

Com todas as suas atividades, o evento contribuiu com a geração de 370 empregos diretos e uma injeção na economia local estivada em R$ 2,8 milhões somente com os gastos dos participantes (cálculo baseado em metodologia da SETUR-CE).

Foi produzido um filme com o making off do congresso, o qual foi exibido na festa de encerramento. O filme trouxe um elemento surpresa para o Presidente do Congresso, Dr. Gothardo Lima, com o seu neto encerrando a filmagem.

Link para o filme: http://www.youtube.com/watch?v=G2LHypUYvpk

Galeria de imagens
Lançamento Comercial em São Paulo
Jangada com vela personalizada
Jantar dos Palestrantes no Iate Clube
Encerramento com Monobloco
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube