Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CICLOS - ROCHE DIGANOSTICS
Candidato: LAMPADA SOLUCOES
Cliente: Juliano Paggiaro
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Endomarketing
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Ciclos Roche Diagnóstica 2009

Sediada na Basileia, Suíça, a Roche é líder na área de saúde com foco em pesquisa, com uma forte presença nas áreas farmacêutica e diagnóstica. A Roche é a maior companhia de biotecnologia do mundo, com produtos e serviços diferenciados em oncologia, virologia, doenças auto-imunes, metabólicas e do sistema nervoso central. A companhia é também líder mundial no mercado de diagnóstico in-vitro e diagnóstico do câncer por meio de tecidos, além de pioneira em gerenciamento do diabete. A estratégia de medicina personalizada da Roche tem por objetivo oferecer medicamentos e recursos de diagnóstico que promovam melhorias tangíveis da saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. Em 2008, com mais de 80 mil colaboradores no mundo inteiro, a Roche investiu cerca de 9 bilhões de francos suíços, ou 20% de seu faturamento, em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa norte-americana Genentech é hoje completamente integrada ao Grupo Roche, que possui participação acionista majoritária na empresa Chugai, do Japão.

As indústrias farmacêuticas e de diagnóstico divulgam seus produtos por período. No caso da Roche, a empresa trabalha três produtos durante o ano, sendo cada um divulgado durante três meses, período chamado de "ciclo". Os ciclos são primeiramente comunicados para toda empresa em uma Convenção de Vendas anual, e no tempo de cada um, trabalhados nos meios de comunicação da empresa.

A ação criada pela Lâmpada Soluções tinha por objetivo criar um conceito visual tanto para o evento, como para para que a Roche Diagnóstica tivesse um conceito temático de evento, e que mantivesse uma identidade visual para os encontros para fortalecer sua identidade.

As ações que permeiam os Ciclos Roche têm objetivo treinar o público interno para que estes divulguem e vendam os produtos Roche, no caso da Roche Diagnóstica.
Participaram de cada ciclo em média 160 pessoas, entre eles funcionários internos e vendedores.

As ações começaram em março na Convenção de Vendas, realizada no Costão do Santinho, com lançamento do ciclo 1 - Hepatite Viral e divulgação dos outros dois ciclos trabalhados durante o ano, Neoplasias com ênfase em câncer de mama, lançado em Junho e Cardiopatias lançado em Setembro. Cada ciclo foi trabalhado com os funcionários e com os clientes da Roche por 3 meses. Durante este período os funcionários receberam treinamento através de reuniões, aulas online, material de treinamento, ações

Galeria de imagens
Convenção de Vendas - Abertura
Convenção de Vendas - Lançamento Ciclo Hepatite Viral
Lançamento Ciclo Neoplasias com ênfase em câncer de mama
Lançamento Ciclo 3
 

 

Além da missão macro da Lâmpada Soluções de criar uma unidade conceitual para o evento, também seria preciso, na ação e na comunicação dos ciclos, atingir outros objetivos:

• Implantar uma abordagem ampla, do Diagnóstico Precoce ao Monitoramento do Tratamento de diferentes doenças a seus funcionários e públicos de interesse.

• Divulgar a Roche como única empresa que oferece soluções para toda a cadeia de saúde, levando informação para laboratórios, médicos e pacientes.

• Familiarizar os profissionais da área com as novas ações e formas de comunicar os Ciclos.

• Público:
– Colaboradores Internos e Externos da Roche Diagnóstica e Farma: Equipes de Vendas, Marketing, Serviços, Executivos de Contas, Especialistas Científicos e Assistentes.

• Número de Participantes:
– Convenção de Lançamento Ciclos Roche e Lançamento Ciclo 1: 160 pax
– Lançamento Ciclo 2: 160 pax
– Lançamento Ciclo 3: 160 pax

• Local:
– Convenção de Lançamento Ciclos Roche e Lançamento Ciclo 1:
Florianópolis e Sede Roche - São Paulo
– Lançamento Ciclo 2: Sede Roche - São Paulo
– Lançamento Ciclo 3: Sede Roche - São Paulo

• Data:
– Convenção de Lançamento Ciclos Roche e Lançamento Ciclo 1: março/2008
– Lançamento Ciclo 2: junho/2008
– Lançamento Ciclo 3: setembro/2008


CONVENÇÃO DE LANÇAMENTO CICLOS ROCHE

• Programação:
1º Dia - Reunião Geral – Tema: Valores e Metas
2º Dia - Lançamento Ciclo 1: Hepatite
3º Dia - Lançamento Ciclos 2 e 3: Câncer e Cardiologia
4º Dia – Atividades livres e Resgate de Conteúdos

• Materiais:
- Kit boas vindas: mochila, eco-estojo, canetas e uma carta informativa.
- Plenária: war book, brochura, caderno pautado, take one Hepatite e folhas avulsas com furos.


CICLO 1
Materiais Disponibilizados

Materiais de treinamento
• WAR BOOK
• BROCHURA
• MATERIAL DE CONSULTA
• JOGO ESTUDO - BARALHO
• CARTA INFORMATIVA

Ação Endomarketing
• TAKE ONE
• BRINDE – BLOCO DE ANOTAÇÕES RECICLADO
• TRIEDRO
• PAINEL PRÉDIO 38
• TESTEIRA RESTAURANTE
• MÓBILIS RESTAURANTE
• ADESIVOS VIDROS RESTAURANTE
• PRISMA PARA MESAS RESTAURANTE


CICLO 2
Materiais Disponibilizados

Materiais de treinamento
• WAR BOOK
• BROCHURA
• MATERIAL DE CONSULTA – TABELA COBAS CARDIO
• JOGO ESTUDO - Perfil
• CARTA INFORMATIVA

Ação Endomarketing
• TAKE ONE – Marcador de página
• BRINDE – Pen Drive rosa
• BRINDE EXPOSIÇÃO – Colar circunferência
• TRIEDRO
• PAINEL PRÉDIO 38
• PLACAS DE JARDIM
• TESTEIRA RESTAURANTE
• TESTEIRA BALCÃO CAFÉ


CICLO 3
Materiais Disponibilizados

Materiais de treinamento
• WAR BOOK
• BROCHURA
• MATERIAL DE CONSULTA – TABELA COBAS CARDIO
• JOGO ESTUDO - Perfil
• CARTA INFORMATIVA

Ação Endomarketing
• TAKE ONE – ORIGAMI
• BRINDE PEN DRIVE
• BRINDE LIVRO DE RECEITAS
• TRIEDRO
• PAINEL PRÉDIO 38
• PLACAS DE JARDIM
• TESTEIRA RESTAURANTE
• TESTEIRA BALCÃO CAFÉ

Galeria de imagens
Ciclo 1 - ação endomarketing
Ciclo 1 - material de treinamento
Ciclo 2 - ação endomarketing
Ciclo 2 - ação endomarketing 2
Ciclo 2 - material divulgação
Ciclo 2 - material treinamento
Ciclo 2 - exposição Câncer de Mama
Lançamento Ciclo 3
Ciclo 3 - Ação endomarketing - Take one origami
Ciclo 3 - comunicação visual
Ciclo 3 - material de treinamento
Ciclo 3 - Exposição Cardiopatias
     

 

Como parte do desafio da identidade visual, foram utilizados recursos cenográficos para destacar o objetivo de cada dia:

- Dia 1 - A cor verde, simbolizando o crescimento e os novos negócios, fizeram parte da ambientação do primeiro dia. Os resultados foram projetados nas paredes: 30% de market share em quatro anos e R$ 362 milhões até 2012. Iluminação e disposição das cadeiras valorizaram o tema e as cores propostas.

- Dia 2 - A configuração permanece a mesma do primeiro dia, mas agora utilizando a cor específica para o Ciclo 1: amarela. A sala é ambientada com novas cores na iluminação, referentes aos ciclos apresentados neste dia:
Ciclo 2 - Câncer: Azul
Ciclo 3 – Cardiologia: Vermelho

- Dia 3 - Para finalizar os trabalhos, depois de um dia livre, todos voltam à sala de reunião de trabalho para a finalização da apresentação de conteúdos, chamada de “Resgate”. Neste dia, todas as cores apresentadas compõem o ambiente: verde, amarelo, azul e vermelho.

Para comunicar e fixar as informações, que são de absoluta importância para o desempenho da empresa, foram criadas formas inusitadas de interação e intervenção com o público:

- Interação - Jogo Mito ou Verdade
Apresentado em duas edições, uma antes da palestra e outra no final do dia, cada partida de 15 minutos tem por objetivo testar, com muito humor, o conhecimento de todos os presentes no evento.

- Intervenção - Seriado Dr.Roche
Durante os intervalos das apresentações, os convidados são surpreendidos por uma intervenção inédita, através de um novo meio de comunicação: um seriado de TV. Em cinco episódios de um minuto cada, dois atores simulam situações do dia-a-dia, seja na máquina de café, no elevador, formando uma história. È uma forma de representação do “Elevator Speech”. No último dia, um episódio de 3 minutos encerra o seriado. Este formato foi baseado no seriado americano “Dr. House”, com um toque extra de humor, para que as histórias prendessem a atenção dos participantes.

- Interação - Jogo de Cartas
Nesse novo momento de teste de conhecimentos dos participantes, cada pessoa recebe um baralho com 4 “naipes”: fisiopatologia, produto, concorrência e tratamento/monitoramento. Os 10 primeiros colocados ganham brindes Roche: 2 Kit pendrive, 4 relógio despertador, 2 kit caipirinha.


Galeria de imagens
Plenária Convenção de Vendas - Dia 1
Plenária Convenção de Vendas - Dia 1
Plenária Convenção de Vendas - Dia 2
Plenária Convenção de Vendas - Dia 3
Plenária Convenção de Vendas - Dia 4
Plenária Convenção de Vendas - Dia 4
       

 

O programa Ciclos foi implantado a partir da necessidade de integrar a equipe num único tema, deixando claro as fases de planejamento da empresa durante o ano, seus objetivos e finalidades.

Anteriormente, os funcionários envolvidos não eram satisfatoriamente impactados, já que o formato de comunicação proposto não deixava claro as metas dos quadrimestres e a do ano como um todo.

Com a proposta do novo projeto Ciclos, a programação e as metas de cada quadrimestre ficou melhor definido, gerando uma unidade de comunicação extremamente eficaz. A programação visual das peças permitiu clareza na composição e na evolução dos ciclos, bem como do significado contido na campanha: a vida é feita de ciclos, o ano é feito de ciclos, a empresa trabalha em ciclos distintos, com metas e objetivos independentes, e que se completam ao final do ciclo anual.

O resultado dessa comunicação de alta eficácia foi um aumento significativo nas vendas em relação ao ano anterior, e um retorno comprovado na clareza das definições de metas, objetivos a serem atingidos e principalmente no retorno dado em vendas e consultas realizadas pelos clientes em relação aos produtos comercializados.

Por se tratar de uma campanha nunca antes realizada, outros dados quantitativos de resultados ainda não foram consolidados, já que só será possível fazer a comparação ao final da campanha do presente ano.


Durante a convenção de vendas e o lançamento dos ciclos, destacam-se as seguintes ações com relação a responsabilidade ambiental e social:

- Todos os materiais utilizados no evento foram feitos de material reciclado;
- O palco da convenção de vendas foi reaproveitado em outros projetos;
- Os participantes foram convidados a doar as camisetas que foram produzidas para que utilizassem durante os dias de reunião. Ao final do evento, depositaram-nas em uma caixa, que posteriormente foi doada a uma instituição de caridade.

Institucionalmente, a Roche também desenvolve projetos em ambas áreas, com destaque para o Programa Vizinho Legal, que atende a crianças, adolescentes e gestantes na cidade de São Paulo. Inicialmente, o programa buscava proporcionar uma melhor qualidade de vida da comunidade do Jaguaré através do desenvolvimento cultural, orientação e estimulo à adoção de hábitos que promovam a saúde física e sócio-emocional dos jovens e orientação às gestantes. A partir de setembro de 2006, o Programa passou a redirecionar seu foco buscando realizar ações mobilizadoras e não-assistencialistas, com o objetivo de criar mecanismos de incentivo para que a população busque soluções utilizando seus próprios recursos. O principal impacto a ser alcançado é o “empowerment” da comunidade.

Galeria de imagens
Convenção de Vendas - material reutilizado
       

 

 

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