Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: DESIGN IN MOVIMENTO - LANÇAMENTO NOVO FORD FOCUS
Candidato: LAMPADA SOLUCOES
Cliente: Simone Brunozi
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
DESIGN IN MOVIMENTO - LOGOTIPO DO EVENTO

A Ford completa 90 anos de operação no Brasil. Foi a primeira fabricante de veículos a se instalar no País e tem uma história de pioneirismo, confiança e inovação, oferecendo hoje uma das linhas mais completas do mercado brasileiro, com veículos para atender a diversos segmentos.

RESUMO DO BRIEFING:

OBJETIVO DO EVENTO
Lançamento e Apresentação do Novo Ford Focus 2009

LOCAL
Buenos Aires, Argentina

PÚBLICO
Clientes e Líderes da empresa (com acompanhantes)
Média de 750 pax

MENSAGEM:
- O tema da convenção será o lançamento do Novo Ford Focus. Este é um projeto mundial.
- O Novo Ford Focus foi lançado na Europa em julho de 2008 e a simultaneidade do lançamento no Brasil deverá destacar a principal característica do modelo: design. O Focus tem e terá um papel essencial na Opinião da Marca e junto aos distribuidores deve ser destacado com esta importancia.

Atividades mandatórias:
1- Apresentação de produto de forma criativa e inovadora (car reveal de 01 produto)
2- Entrega de mensagem motivacional e emocional ligada ao Design
3- Tecnologia e formato inovador para o business meeting
4- Show de grande impacto
5- Test Drive de grande Impacto (autódromo de Buenos Aires)
6- Potencial apresentação de produto adicional (a definir)
7 - Test Drive Performance para todo o público

SOLUÇÃO
“Design in movimento” foi o evento criado pela Lâmpada Soluções O desafio primeiro foi realizar com excelência um evento no exterior, envolvendo inclusive test drive de performance, em um prazo de 50 dias, para um grande número de pessoas.

O tema geral do evento deveria transmitir a importância do design aplicado a produtos, mas principalmente traduzir o novo estilo do carro, inspirado no conceito The Verve (conceito de design desenvolvido pela Ford mundial e vencedor de diversos prêmios internacionais de design).

Para atender a essas demandas, a Lâmpada desenvolveu o conceito “Design in movimento”, enaltecendo o movimento do design, da vida e da natureza, que fundamentam a essência da concepção dos lançamentos.

Realizado em Buenos Aires, capital mundial do design pela Unesco, o evento foi apresentando, gradativamente, diferentes referências ao design, tanto em ações como em acontecimentos e materiais. Dessa forma, tornou-se possível materializar o conceito primordial do encontro, bem como despertar a consciência dos participantes para a importância do design na vida das pessoas e da empresa.

Galeria de imagens
Convite Eletronico
Reminder fisico
Welcome Kit - caixa de alfajores
Moleskine - caderno de anotações referencia em design
Totem de comunicação / conceito design
Hot site - o design, o evento, a historia, o produto, o local
       

 

Um produto completamente novo, desenvolvido a partir de um premiado conceito mundial da empresa e com as mais modernas tecnologias disponíveis no segmento. O car reveal desses modelos de grande significância para a Ford também precisavam acontecer em grande estilo.

A revelação foi realizada no Tango Porteño, local criado para valorizar a cultura e tradição dos pampas, e que realiza atividades que remontam às origens da colonização da região do Rio da Prata.

Abrindo o espetáculo, um DJ fez um mix de músicas brasileiras e argentinas mescladas a efeitos sonoros de carros, enquanto bailarinas aéreas protagonizaram uma dança cheia de paixão, energia e sensualidade, inspirada pelas linhas da natureza e a intervenção do homem na criação do que o cerca. Em seguida, entrou em cena o Parkour, grupo brasileiro que realiza performances levando o corpo humano a situações extremas e extravagantes. Eles assumiram o palco com seus incríveis saltos e coreografias, preparando o clima para a entrada dos lançamentos, feita pelas laterais do palco. O grupo interagiu com os dois modelos, sempre com intenso jogo de luzes e música vibrante, até o encerramento deste momento.

Assim como a revelação, o business meeting também era de extrema importância. Realizado no La Rural, o ambiente recebeu projeto exclusivo de cenografia, com telas de apresentação panorâmicas, de formatos intuitivos e que proporcionaram ampla possibilidade de exploração de conteúdo. Após as apresentações dos executivos Ford, um almoço inspirado pelas as raizes da cultura dos pampas foi servido aos participantes.

À noite, um show conceitual de tango contou a história da dança e sua evolução no mundo e terminou com uma apresentação de tecno-tango.

Na manhã do dia seguinte os convidados puderam ter contato com o produto, participando de teste drive de alta performance feita no Autódromo de Buenos Aires, com duas opções de circuito.

O encerramento do evento deu-se com um show de Paula Toller e o internacionalmente reconhecido cantor argentino Kevin Johansen , criado exclusivamente para o evento.

Peças Criadas:

Sempre inspirado pelo design e pelo movimento, todas as ações e peças foram desenvolvidas com textos e introduções fazendo referências ao trabalho de artistas famosos no mundo desse universo (Niemeyer, Picasso, DaVinci, Philip Stark, entre outros).

- E-teaser
- Convite e tags de mala
- Hotsite nas fases pré e pós-evento:
Na fase pré-evento o hotsite trouxe todos os conceitos e referências de design pelo mundo e na história, além de imagens da cidade que ilustravam o motivo da cidade de Buenos Aires ser considerada pela Unesco a capital do design. Procurou ainda reproduzir o clima e contexto do evento que estava por vir, com dicas, agenda, restaurantes, compras, clima e teasers sobre as atividades que seriam realizadas.
Na fase pós-evento disponibilizou os melhores momentos do encontro, as apresentações dos executivos, e o vídeo-reportagem produzido durante o evento, que trazia informações sobre os lançamentos e seus processos de concepção, incluindo ainda a cobertura das atividades e entrevistas com os executivos participantes.
- Dicas e Lembretes eletrônico
- Credencial e papelaria (pasta, bloco e caneta)
- Welcome Kit (caixa mini alfajores + carta de boas vindas)
- Brindes em todas as noites, preparando as atividades do próximo dia, como o kit - tango (rosa, bracelete de renda e tag), além de brinde de encerramento: uma garrafa exclusiva de vinho de série especial numerada.

Complementando a comunicação do evento, foi criada a Rádio Ford Focus, que transmitiu uma seleção musical de primeira (um mix de músicas brasileiras e argentinas) e mensagens especialmente produzidas sobre o evento e o produto. Os participantes puderam escutar a rádio nas vans e ônibus, durante os momentos de deslocamento aos locais do evento.

Programação do Evento

17/09 -Manhã/Tarde/ Noite - Chegada dos participantes, check-in e cadastramento dos convidados.

18/09
08h - Saída dos hotéis para o La Rural (Prédio Central)
08h15 às 09h - Welcome coffee - Foyer La Rural
09h às 13h30 - Business Meeting (Coffee Break das 11h às 11h30)
13h30 às 14h30 - Almoço Ópera Pampa
14h30 às 15h30 - Car Display (Edge/ Focus)
15h30 às 16h30 - Transfer para Fábrica
16h30 às 18h - Visita à Fábrica
18h às 19h - Retorno para os hotéis
20h - Saída dos hotéis para o jantar
20h às 21h - Coquetel - Foyer Tango Portenho
21h às 00h - Jantar com Show de Tango Portenho


19/09
08h - Saída para Autódromo
09h - Chegada no Autódromo
09h às 17h - Test Drive (Revesamento/ Agendamento)
10h às 15h - "Brunch"
17h às 18h - Retorno aos hotéis
19h30 - Saída dos hotéis para o jantar
20h às 21h - Coquetel – Foyer Tango Portenho
21h às 00h - Jantar de encerramento com atração internacional.
00h30 - Chegada nos hotéis

20/09
Manhã - Check out

Galeria de imagens
LaRural - espaço de eventos
aço de eventos - business meeting / car reveal
Talk show com presidente e diretor de Marketing FORD
Novo FORD EDGE
Business Meeting - Cenografia conceito design
Business Meeting - Cenografia conceito design
Business Meeting - Cenografia conceito design
Business Meeting - Cenografia conceito design
Car reveal design in movimento
Car reveal FOCUS
Car reveal design in movimento
Car reveal design in movimento
Car reveal FOCUS
Car reveal design in movimento
Car reveal design in movimento
Almoço tipico tradição Pampa
Almoço tipico tradição Pampa
Test drive performance
Briefing Test Drive Performance - Roberto Manzini
Test drive performance - Oficina de demonstração de produto
Test drive performance
Test drive performance
Tango Porteno - Show tecno tango primeira noite
Discurso Presidente Show de encerramento
Show Tango Porteno car display
Show Segunda noite - Paula Toller
Show Tango Porteno Paula Toller
Almoço tipico tradição Pampa
   

 

Além dos elementos referentes ao design sempre presente nas peças, ações e ambientação, o evento “ Design em Movimento” foi iluminado por equipamento de última geração, com lâmpadas led, as mesmas utilizadas em shows internacionais recentemente realizados na Argentina e importados exclusivamente para esse fim.

Durante as apresentações, com o intuito de aumentar a percepção e a sensação de movimento, tema central do encontro, os filetes de led funcionaram em movimento curvilíneo ascendente, da esquerda para a direita. Um intenso jogo de luzes e projeção potencializou o efeito e completou a dinâmica.

Fundamentando o caráter inovador de todas as apresentações do encontro, utilizou-se o sistema “spider” de multiprojeção, que é capaz de receber e trabalhar, ao mesmo tempo, com até cinco diferentes tipos de sinal. O sistema spider foi especialmente configurado e produzido no Brasil para ser utilizado no encontro, combinando projeção de vt’s, transmissão ao vivo, apresentações e cenários virtuais.

Galeria de imagens
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
Tecnologia Multiprojeção e cenariomulticolor
     

 

Criado a partir de uma nova plataforma global, o Novo Focus traz as últimas tendências mundiais de design e tecnologia. Mais do que a mensuração do retorno de vendas, a Ford buscava o correto posicionamento do conceito e do novo produto em relação às suas estratégias no mundo, no Mercosul e no Brasil.

O evento de lançamento do novo Focus foi mais um grande marco na história da empresa, em que todas as necessidades de comunicação foram colocadas de modo a deixar claro o desenvolvimento da correta abordagem de venda e o posicionamento dos distribuidores da marca.

Como fruto da extensa campanha de comunicação, o lançamento do novo Focus trouxe um grande reforço na imagem da marcas e nas vendas.

O lançamento conquistou o título de "Melhor Carro do Mercosul 2009" na eleição promovida pela revista Auto Test Magazine, da Argentina. O design, o nível de qualidade, o desempenho dinâmico e a atualidade do lançamento, feito de forma praticamente simultânea com o modelo europeu foram pontos destacados na votação.

O evento de lançamento do Novo Focus na Argentina, também ganhou o prêmio de "Melhor Apresentação de Produto 2008". Anteriormente, o Novo Focus já havia sido escolhido o Melhor Lançamento Nacional no Prêmio Abiauto, promovido pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva.

Esses prêmios se juntam a outro reconhecimento importante conquistado pelo Novo Focus no Brasil. Ele foi escolhido o "Carro do Ano 2009" na votação popular promovida pela revista Autoesporte, com uma “dobradinha”: o Sedan ficou em primeiro lugar, com 874 votos (24,28% do total), e o Hatch em segundo, com 660 votos (17,73%). Na mesma votação popular, o Ford Edge também foi escolha disparada na disputa de "Utilitário Esportivo do Ano 2009", na opinião do público, com 1.468 votos (39,44%).

• Todo o CO2 gerado pelo evento foi neutralizado, por meio de doação para o órgão CarbonFund, que destina a verba para o plantio de árvores em áreas de desmatamento.

• O material cenográfico utilizado no evento foi doado para instituições ligadas a comunidades carentes para ser aproveitado nos programas de reciclagem e utilização responsável de materiais.

• As embalagens do brindes de encerramento foram feitas com materiais reciclados.

• O cardápio foi supervisionada por produtor especialmente contratado visando à redução do desperdício.


Institucionalmente, a Ford desenvolve uma serie de atividades ligadas a responsabilidade social e ambiental, entre eles:

- Prêmio Ford de Conservação Ambiental, o mais importante do gênero no País, distribui um total de R$100 mil, é aberto a pessoas físicas, empresas, escolas, organizações não-governamentais e outras entidades que tenham desenvolvido trabalhos de conservação ambiental e da biodiversidade no território brasileiro.



A Ford utiliza as melhores práticas de gestão ambiental em suas fábricas. Mas não para aí. Investe também no reconhecimento de ações que fazem a diferença em pequenas comunidades ou em grandes cidades, nas florestas ou no meio urbano, além de valorizar iniciativas simples de indivíduos que, como nós, buscam a redução do impacto no meio ambiente e a sustentabilidade.

Por isso, é uma preocupação constante da Ford do Brasil, bem como da Lâmpada Soluções, sempre implantar em seus eventos e encontros, mesmo em acontecimentos fora do Brasil, parcerias, ações e atitudes que atendam satisfatoriamente à política de processos de qualidade e responsabilidade social de ambas empresas. Nesse sentido, as ações implantadas no “Design em Movimento” foram:



 

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