Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FBI NAA - LATIN AMERICAN CARIBBEAN - CHAPTER CONFERENCE 2009
Candidato: Alvo Eventos
Cliente: Departamento de Polícia Federal
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
FBI NAA - LATIN AMERICAN CARIBBEAN - CHAPTER CONFERENCE 2009

A FBI NATIONAL ACADEMY ASSOCIATION é uma organização não-governamental formada por policiais de todo o mundo, que dedicam suas vidas à proteção social, utilizando-se das mais modernas técnicas de treinamento, educação e informação. Anualmente, esses profissionais de segurança se reúnem para a troca de informações e o congraçamento necessário para a regular troca de experiências, com o fim de aprimorar as técnicas contra o crime transnacional.

A edição anterior do FBI NAA LATIN AMERICAN-CARIBBEAN CHAPTER CONFERENCE havia ocorrido no Chile, e proporcionou aos participantes diversas palestras a respeito de temas importantes para a atividade de combate aos ilícitos globalizados, além de apresentar aos agentes uma variada gama de produtos expostos pelos patrocinadores que participam do evento. Foi lá que a Polícia Federal Brasileira captou a Conferência de 2009 para ser realizada em nosso País,no Estado da Bahia.

Para a edição de 2009, o evento foi promovido, no Brasil, pela DIREF- Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal, que contratou a Alvo Eventos, organizadora de eventos para planejar, gerenciar e operacionalizar toda a realização do evento.

A Alvo Eventos é uma empresa organizadora de eventos que atua desde a elaboração do projeto, o planejamento estratégico das ações para viabilização financeira e operacional de congressos, convenções, feiras e eventos em todo o Brasil.

A Polícia Federal apoiou integralmente a Conferência, e participou, junto aos Policiais Federais dos Estados Unidos, da programação oferecida que foi focada, entre outros temas, nos crimes financeiros e na lavagem de dinheiro, ilícitos que somente podem ser combatidos com o esforço integrado de todos os países.

O Encontro da FBINAA ocorreu na Praia do Forte, na Bahia, no IBEROSTAR BAHIA HOTEL, e contou com a participação dos 27 Secretários de Segurança, dos 27 Superintendentes-Regionais , da cúpula da Polícia Federal, dos 60 policiais executivos do FBI-NAA dos países da América Latina, Caribe e América do Norte, e ainda mais de 200 autoridades da área de Segurança do País e do Exterior, tornando-se este evento, um marco de organização, representando o FBI NAA 2009 mais um passo na busca de um mundo mais justo e menos violento, unindo as Corporações no combate ao crime em todo o mundo.



Galeria de imagens
Plenária Principal
       

 

Ao ser contactada para a organização do FBINAA LATIN AMERICAN CARIBBEAN CHAPTER CONFERENCE 2009, a ALVO EVENTOS soube do primeiro grande desafio: o evento possuía caixa zero e necessitaria de captação de recursos financeiros para permitir sua realização em nosso país. A pergunta de nosso cliente: seria possível viabilizar um evento de qualidade, em um resort em nosso país, com todas as exigências que um evento internacional exige?
A ALVO EVENTOS aceitou o desafio e partiu para a empreitada de organizar o evento. Primeiramente, iniciou pelo levantamento de todo o orçamento base do evento, partindo da escolha do local sede do evento. Quando houve a captação do evento, foi estabelecido o compromisso de realizá-lo no Estado da Bahia, portanto a ALVO realizou site inspection selecionando, próximo a Salvador, hotéis que poderiam sediar o evento, com base em disponibilidade para a data escolhida, capacidade hoteleira para todos os participantes em um só equipamento, capacidade e formatação do centro de convenções do hotel, capacidade no fornecimento de refeições para os participantes, estrutura de lazer do local, localização do hotel permitindo fácil acesso via terrestre e obrigatoriamente possuir pista ou local de pouso para helicóptero,condições de segurança do local que permitissem o trabalho de segurança a ser realizado pelo grupo de operações da Polícia Federal.
Portanto, magnificamente situado entre a Praia do Forte e Mata de São João, e a apenas 60Km de Salvador, e 40 km do Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, o Iberostar Bahia é um paraíso na terra, lugar como poucos no mundo, à beira mar e rodeado de lagoas naturais. Objetivou-se mostrar este espetáculo impar da natureza para os estrangeiros, participantes da conferência.
Avaliou-se também a capacidade do Iberostar Bahia que conta com 630 espaçosos apartamentos decorados com muito bom gosto, todos com vista para o mar, ou para o campo de golfe ou jardins que circundam o empreendimento.Todos estão equipados com: minibar, secador de cabelo, ar- condicionado, ventilador de teto, telefone e TV via satélite, cofre eletrônico.
Contou na decisão de optar por este hotel o sistema ALL INCLUSIVE com todas as refeições inclusas, café da manha, almoço e jantar, inclusive bebidas nacionais e importadas. Desta forma, os hospedes podem escolher entre os distintos restaurantes do hotel aqueles que mais apreciam: restaurante buffet internacional , snack bar restaurante, restaurante japonês, de cozinha mediterrânea, ou com pratos típicos brasileiros.Durante o dia ainda, bebidas frias e quentes, com e sem alcóol, são servidas em qualquer dos bares do complexo durante todo o dia.O resort ainda conta com atividades de entretenimento, sendo competições e atividades nas piscinas, campo de golfe de 18 buracos, apresentação de shows todas as noites, discoteca, jacuzzi, finess center, salão de bilhar, business center.
O IBEROSTAR Bahia oferece 07 salas no Centro de Convenções, onde realizamos este evento.
Encontrado o local, após algumas avaliações, e aprovado pelo cliente,da DIREF e da Polícia Federal Brasileira, submetemos a aprovação ao Adido da Embaixada dos EUA no Brasil, representante do FBI no país. Acertado a escolha do Complexo IBEROSTAR na Praia do Forte-Bahia, iniciou-se a concepção de todo o planejamento do evento, com respectivo orçamento.
A partir deste, como o evento era fechado, devido ao seu perfil sigiloso, e sem a cobrança de taxa de inscrição, a ALVO EVENTOS viabilizou o plano de patrocínio, definindo cotas e valores para stands, os quais foram integralmente aprovados pela Coordenação do Evento. Buscou-se então em empresas públicas e privadas, a viabilização financeira do evento, pois para estas empresas a participação em tal evento, significava uma oportunidade fantástica de marketing e de relacionamento com os participantes do evento. Uma feira paralela à realização das plenárias foi viabilizada com as empresas que apoiaram o evento, para a demonstração de seus produtos.
Enquanto parte da equipe da ALVO se dedicava à captação de recursos financeiros, outra parte da equipe, viabilizou o desenvolvimento de um hotsite, e, a partir deste, começou a enviar os convites personalizados para a lista selecionada pela Polícia Federal para convidados do Brasil e pela Embaixada dos Estados Unidos da América para convidados internacionais.
A ALVO EVENTOS foi a responsável pelo envio e controle de todas as cartas convite. A partir do recebimento do convite, o participante acessava o site do evento, e preenchia dados de confirmação de sua participação no evento, tais como datas de chegada e saída, para que a Alvo pudesse organizar o room-list do hotel, vôos de chegada e saída, para a organização do receptivo em Salvador, e até dados pessoais como tamanho de camiseta e numeração de calçado (para brindes a serem fornecidos). A ALVO informava na carta convite o valor cobrado no caso de participação de acompanhantes.
Importante ressaltar que desenvolvemos o site do evento em três idiomas, português, inglês e espanhol, e as cartas convites seguiam para os convidados em português ou inglês, por opção do cliente.
O material desenvolvido para o evento foi , de extremo bom gosto, e muito diferenciado. Inclusive quando o participante chegava ao evento, recebia um kit de boas vindas composto de uma toalha de praia com estampa das fitinhas de Bonfim para o participante homem, uma canga de praia com a mesma estampa, se o participante fosse do sexo feminino, uma havaiana com bandeirinha brasileira, uma camiseta pólo com o símbolo do evento, além é claro de todo o material de trabalho como pasta, crachá, programa oficial, bloco de anotações, caneta, pasta zip plástico.
A idéia primordial do kit boas vindas era oferecer ao estrangeiro uma possibilidade de se sentir a vontade no nosso país tropical, por isso a havaiana, a canga e a toalha e a camiseta do evento. Diariamente, mensagens com dizeres em inglês e português (idiomas oficiais do evento) eram colocados nos apartamentos dos participantes com chocolates. Outros brindes foram também distribuídos durante o evento, como a camiseta para quem participou da Corrida Rústica juntamente com um squeeze.
A comunicação visual do evento foi muito bem desenvolvida, com uma logomarca de fácil identificação, utilizada em todas as peças do evento, inclusive banners e totens de sinalização. Na logomarca, pode-se observar a integração dos países Brasil e EUA através do entrelaçamento das duas bandeiras. Todos os patrocinadores e apoiadores ficaram também muito satisfeitos com a participação na comunicação visual do evento.
O programa temário foi específico ao trabalho dos participantes, e o evento contou com a participação dos Superintendentes da Polícia Federal de todo o Brasil e de quase todos os Secretários Estaduais de Segurança Pública do país, além da presença do Diretor Geral da Polícia Federal Brasileira, do Ministro Gilson Dipp, Corregedor do Conselho Nacional de Justiça para o biênio 2008/2010., e do Dr. Ricardo Brisola Balestrelli , Secretário Nacional de Segurança Pública, e das mais altas autoridades do FBI e da FBI National Academy Associates.


Galeria de imagens
Bag para Brindes de Participantes
Caneta do evento
Toalha do Senhor do Bonfim (Brinde Masculino)
Canga do Senhor do Bonfim (Brinde Feminino)
Havaianas com Bandeirinhas do Brasil
asta Evento Modelo 01 (fechada)
Pasta Evento Modelo 01 (aberta)
Camisa Pólo - Organização
Camisa Pólo - Participantes
Pasta Evento Modelo 02 (zip)
Camisa para corrida modelo dry fit (masculina)
Camisa para corrida modelo dry fit (feminina)
Squeeze para corrida
Recepcionista no momento da Entrega dos Brindes
Chegada do Diretor Geral da Polícia Federal
Coquetel
Estande da Exposição Comercial
Estande da Exposição Comercial
Plenária Principal
Plenária Principal
Faixa de Boas Vindas
Tótem de Sinalização
Secretaria Executiva do Evento
Sala de Imprensa
Ônibus para transporte de Participantes
Visita ao Projeto Tamar e Vila da Praia do Forte
Recepção no Castelo Garcia D'Ávila
Apresentação Cultural de Capoeira na Área Interna do Castelo Garcia D'Ávila
Faixa de Largada da Corrida Rústica
Participantes da Corrida Rústica
Pódium de Chegada da Corrida Rústica
Show com a Família Lima
Mensagens entregues com os brindes, diariamente aos participantes
Site do Evento
 

 

A plenária principal foi organizada com um grande palco, com uma faixa de fundo de palco em Box truss, com púlpitos nas duas laterais do palco, visto que um púlpito era sempre utilizado pelo mestre de cerimônias e o outro púlpito ficava livre para os palestrantes. Duas grandes telas nas laterais da sala também presas em Box truss, transmitiam a todos as imagens das apresentações dos palestrantes ou as imagens em tela viva do palco e do ministrante. Uma TV plasma colocada em frente a mesa principal, permitia ao palestrante acompanhar as imagens das telas. Os participantes foram acomodados em formato escolar, permitindo assim, maior conforto. Wireless foi disponibilizado pela Alvo Eventos em todo o ambiente do centro de convenções.
Tradução simultânea em três idiomas português/espanhol/inglês foi disponibilizada todo o tempo do evento. O mestre de cerimônias também era trilingue, bem como todo staff de atendimento da ALVO EVENTOS. As recepcionistas contratadas na Bahia eram bilíngües português/inglês.
O evento foi filmado e fotografado e deste material foi elaborado um DVD com fotos, filmagem e mailing dos presentes e enviado a todos os participantes estrangeiros, através dos adidos das Embaixadas e aos participantes brasileiros, através da Polícia Federal, em face ao sigilo do conteúdo.
Inclusive a ALVO Eventos preocupa-se em deletar todas as apresentações dos computadores locados, em também zelar pela segurança do material apresentado.
No primeiro dia do evento, houve uma coletiva para a imprensa, em sala especialmente preparada para este fim, com fundo de palco específico, púlpitos para ambos os países. A partir deste momento depois, o evento foi fechado para participantes e somente pessoas autorizadas tiveram acesso a ele.
Importantíssimo ressaltar a assinatura do Projeto CODIS entre Brasil e EUA neste evento.
No dia 18 de maio, o FBI e a Polícia Federal brasileira assinaram um convênio no qual o FBI compartilhará o programa Combined DNA Index System (CODIS) com o governo brasileliro. O CODIS, o maior banco de dados de DNA do mundo, foi desenvolvido pelo FBI e permitirá à Polícia Federal criar um banco de dados nacional com amostras de DNA de criminosos, suspeitos e vítimas. O CODIS permitirá o cruzamento de milhares de dados armazenados, facilitando a elucidação de muitos crimes e combatendo o crime organizado.
O convênio foi assinado durante a abertura da edição latino-americana da Conferência da FBI National Academy Associates (FBINAA), realizada entre os dias 17 e 22 de maio na Praia do Forte, Bahia. O objetivo é estimular discussões focadas em crimes transnacionais e traçar estratégias para a atuação conjunta das forças policiais do continente. Outras Inovações tecnológicas foram demonstradas também na exposição e em demonstração na plenária por exemplo, como a palestra sobre “Armamento Não Letal” e sobre sua importância no combate a criminalidade.
Numa das tardes do evento, para amenizar um pouco a programação intensa de sala plenária, foi feita uma visita técnica externa ao Projeto Tamar, haja visto que a Petrobrás, uma das patrocinadoras do Projeto Tamar, foi apoiadora do FBINAA.Da mesma forma que organizamos o transfer de chegada com onibus executivo com escoltas, assim o fizemos nesta visita.
No retorno da visita ao Projeto Tamar, fizemos uma parada no Castelo Garcia Dávila, onde a Alvo providencialmente havia decorado todo o ambiente, e os participantes puderam apreciar uma atração cultural da região, um grupo de capoeira, ao por do sol e degustar as quitudes da culinária baiana.
Cocadinhas, pao delícia, docinhos também fizeram parte de nossa recepção no aeroporto na chegada dos convencionais, com um buffet simples, mas diferenciado, com sucos regionais, mostrando aos participantes o regionalismo exótico do Brasil.
Outro ponto alto do evento foi a Corrida Rustica de 5 km, já tradicional no evento. Com o auxilio da Policia Militar da Bahia, o trajeto foi todo demarcado. A Alvo levou a serio a corrida, confeccionando portico de largada, faixa de chegada, estações de água para os atletas, camisetas apropriadas para os corredores, até torcida organizada! Com todo este empenho, foi a mais alta adesao de atletas da história do evento. Os vencedores receberam medalhas de bronze, prata e ouro especialmente efetuadas para o evento, com o logotipo da conferencia. Até o último lugar recebeu menção honrosa.

Galeria de imagens
Sala de Imprensa
     

 

Importantíssimo ressaltar como resultado para o Brasil deste evento, a assinatura do Projeto CODIS entre Brasil e EUA .
No dia 18 de maio, o FBI e a Polícia Federal brasileira assinaram um convênio no qual o FBI compartilhará o programa Combined DNA Index System (CODIS) com o governo brasileliro. O CODIS, o maior banco de dados de DNA do mundo, foi desenvolvido pelo FBI e permitirá à Polícia Federal criar um banco de dados nacional com amostras de DNA de criminosos, suspeitos e vítimas. O CODIS permitirá o cruzamento de milhares de dados armazenados, facilitando a elucidação de muitos crimes e combatendo o crime organizado.
O convênio foi assinado durante a abertura da edição latino-americana da Conferência da FBI National Academy Associates (FBINAA), realizada entre os dias 17 e 22 de maio na Praia do Forte, Bahia. O objetivo é estimular discussões focadas em crimes transnacionais e traçar estratégias para a atuação conjunta das forças policiais do continente.
As seguintes autoridades estavam presentes à cerimônia da FBINAA: o Diretor Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; do Diretor Executivo Assistente para Ciência e Tecnologia do FBI, Louis Grever; o Adido Policial do FBI no Brasil, David Brassanini; da Conselheira Legal Residente da Embaixada Americana, Karine Taxman-Moreno; e do Governador da Bahia, Jaques Wagner, além de todos as autoridades e participantes já mencionados.
O apoio do FBI à Polícia Federal faz parte do projeto PONTES, (Parceria, Oportunidade, Inovação, Treinamento, Educação e Sustentabilidade) da representação diplomática dos EUA no Brasil, que apoiará, durante dois anos, iniciativas de cooperação em segurança pública, geração de empregos, assistência médica, responsibilidade social corporativa e desenvolvimento do comércio entre os dois países.
Outras inovações tecnológicas foram demonstradas também na exposição e em demonstração na plenária por exemplo, como a palestra sobre “Armamento Não Letal” e sobre sua importância no combate a criminalidade.
Stands e patrocinadores tiveram um retorno bastante significativo com relação ao investimento, em face ao marketing de relacionamento que estabeleceram naqueles dias do evento.
Satisfação de nosso cliente também pudemos observar inclusive em sua carta ao Premio Caio, quando o Delegado Botelho, Presidente do Evento, declara que autoriza a Alvo a inscrever o FBINAA no PREMIO CAIO, visto " a singularidade do evento e a competencia das atividades desenvolvidas, que culminaram no sucesso do evento,elevando inclusive o nome de nosso País!"

 

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