Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VOCÊ NA FOLIA
Candidato: Ato Interativo Agência Web
Cliente: Front Produções
Segmento: Serviços
Estado: MG
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Site oficial do JF Folia 2009

Com aproximadamente 15 anos de mercado, a Front Produções tem em seu portfólio grandes eventos realizados nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As festas, em sua maioria para públicos superiores a 20 mil pessoas, são reconhecidas pela qualidade e compromisso com a segurança de espectadores e artistas.

Elementos que fazem de seus eventos marcas registradas de cidades e regiões. Não é diferente com o JF Folia. Festa temática, que chegou a sua oitava edição no ano de 2009, já virou referência em micareta no interior de Minas Gerais. Atraindo um público total, por edição, de aproximadamente 50 mil pessoas, o evento atrai turistas e foliões de todas as partes do Brasil para a cidade de Juiz de Fora.

Atingindo um público predominantemente jovem das classes A, B e C, nada melhor do que utilizar a internet para criar uma comunicação sobre o evento. E os desafios para divulgar e renovar uma festa já consolidada no calendário anual do estado acaba sendo muito maior.

Partindo dessas informações, a Ato Interativo, agência web com grande destaque no mercado mineiro, planejou as ações do case "Vc na Folia". Com o foco centrado no relacionamento com os internautas, levando a micareta para as redes sociais, a agência estruturou um plano de marketing online dividido em três fases:

- Ativação de relacionamento
- Esforço de venda online
- Cobertura ao vivo

O resultado disso foi um recorde absoluto no número de visitas ao site, com aumento de 80% em relação ao evento anterior atingido a incrível marca de 95 mil usuários únicos, e a consolidação de um canal de vendas de ingressos direto entre o público e a organização da festa.

Galeria de imagens
Layout do site oficial do evento - fotos enviadas pelos participantes da promoção
       

 

As ações tiveram início na metade do mês de julho, com exatos 3 meses de antecedência ao evento. Esse planejamento bem definido das etapas permitiu a criação de um amplo canal de relacionamento com o público alvo do evento.

A primeira etapa do planejamento ativou uma interação nunca vista em sites de eventos de massa na região. A promoção "Vc na Folia" permitiu ao internauta enviar para o site e ver publicado na capa da ferramenta online fotos das edições anteriores do evento. Tudo isso ligado a uma mecânica promocional que permitia a criação de um verdadeiro viral na internet.

Semanalmente, internuatas cadastrados com fotos no site eram sorteados e poderiam ganhar ingressos para o JF Folia 2009. Mas, para isso, a mesma foto publicada por ele no site do evento deveria ser o seu avatar nas redes socias Orkut e Twitter. Através dessa ação, conseguimos invadir as redes sociais com fotos das edições anteriores do JF Folia, sem que, para isso, obrigássemos os internautas a trocarem suas fotos pela logo do evento.

Isso garantiu um retorno de divulgação inicial surpreendente, permitindo que a campanha de divulgação do evento na TV fosse iniciada no final de agosto.

A partir do sucesso na executação da primeira fase do plano, estritamente promocional e de relacionamento online, iniciamos a etapa de ampliação de vendas. Utilizando um sistema desenvolvido exclusivamento para atender às necessidades do JF Folia, a Ato Interativo controlou a partir de um banco de dados único e online, a venda de ingressos para camarote e abadás através do site oficial e PDV´s espalhados por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como resultado, computamos um total de 1368 pedidos de compra pela web, o que representa, aproximadamente, 8% do volume total de ingressos do tipo Abadá e Camarote. Por ter sido a primeira experiência desse tipo de ferramenta no evento e pelo volume de contatos no site sobre venda de ingressos online, projetamos um aumento de, no mínimo, 90% no volume de ingressos adquiridos pela web para a edição de 2010.

Agora sim, com a divulgação promocioanal online realizada e com a venda de ingressos garantida, iniciamos a terceira fase do projeto. A Cobertura ao Vivo foi utilizada durante os três dias de realização do evento, criando por meio da internet, expectativa e clima de alegria para a festa.

Uma equipe especial de profissionais, envolvendo fotógrafo, jornalista, editor de conteúdo e produtor, ficou responsável por levar ao site e principalmente às redes sociais, todos os detalhes e bastidores da festa. Fotos da chegada dos artistas a cidade, passagem de som, preparação em camarins, performaces no trio elétrico e a alegria contagiante do público fizeram dessa etapa um diferencial no projeto. A cada nova foto, comentários de animação. A cada nova postagem, retuites e viralização.

Todas as três etapas da divulgação foram intercaladas a disparos programados de e-mails marketings, destacando: promoção, abertura de vendas, viradas de preço e lotes, guia do folião (com dicas especiais e mapa de localização do evento) e um pós-evento de agradecimento.

Galeria de imagens
Site com navegação diferenciada
Atuação em rede social - Orkut
Atuação em rede social - Twitter
Cobertura ao vivo - comentários instantâneos
 

 

O desafio principal da edição 2009 do JF Folia era surpreender o público. Especialmente diante de um contexto em que esse público alvo já estava acostumado com o perfil do evento, que chega ao seu oitavo ano sem grandes reestruturações. Para isso, a web e as ações promocionais focadas em redes sociais e relacionamento foram essenciais.

Para permitir a realização precisa de todas as ferramentas propostas no plano de marketing online, foi preciso o desenvolvimento de um robusto sistema de gerenciamento de promoções e vendas. Dessa forma, através de um único cadastro no site, o internuata poderia enviar sua foto para promoção e/ou realizar a compra de um dos ingressos disponíveis no site oficial do evento.

O grau de interação do usuário com o site trouxe um desafio em especial: conseguir implantar ferramentas confiáveis e funcionais. E o objetivo foi atingido por meio de um plano de segurança de informações estruturado em permissões diferenciadas por nível de usuário. A equipe de suporte ao site foi formada por aprovadores de cadastro (responsáveis por verificação de dados e conteúdo de imagens), controladores financeiros (responsável por suporte de pagamentos e relacionamento com banco) e divulgadores (formado por um grupo de blogueiros que alimentavam o site e as redes socias com conteúdos de interesse do evento).

Por ser um sistema online e integrado aos PDV´s, o banco de dados de compradores de ingressos para o JF Folia pode ser atualizado em tempo real. Assim, os organizadores do evento possuíam em tempo real, dados estatísticos de venda, dados de perfil do público (faixa etária e sexo), além de permitir a realização de um marketing ativo, enviando ao e-mail de todos os compradores, um guia do evento com dicas e mapa de localização detalhado.

O resultado desse conhecimento detalhado do público do evento apareceu na mensuração do retorno realizado na própria web. Utilizando a ferramenta Radar 2.0, que permite o monitoramento de depoimentos espantâneos de internautas nas redes sociais, concluímos uma incrível taxa de aproximadamente 55% de comentários positivos (com elogios a organização e atrações), 40% de menções neutras (ligadas a comentários sobre o evento, sem juízo de valores) e apenas 5% negativas (mencionando críticas ao evento).

Galeria de imagens
Painel administrativo
       

 

Através das ações diferenciadas implementadas no site do evento e a comprovada elevação no número de visitas médias por dia, a organização ganhou mais um canal de geração de negócios e retorno comercial. Na edição 2009 do JF Folia passamos a ter ao nosso lado, auxiliando na divulgação do evento, vários portais de grande fluxo de internautas da região e do estado.

Outro ponto forte da edição 2009 foi a abertura do novo canal de vendas online, inédito em todas as edições anteriores do JF Folia. Isso irá permitir um crescimento no número de ingressos vendidos, ampliando o mapa de abrangência do evento e reduzindo custos operacionais para a organização.

Estratégia certeira que vai permitir uma ampliação para o JF Folia 2010. A partir da próxima edição do evento, o site terá vendas online com 10 meses de antecedência para a festa. Isso irá permitir um parcelamento de até 10 vezes na compra de ingressos, facilitando e aumentando o público atingido pelas ações.

Assim, antecipamos para fevereiro o início das ações de comunicação online.

Galeria de imagens
Radar 2.0 - Monitoramento de Rede Social
Estatísticas de acesso
Mapa de acesso ao site
Estatísticas de venda online
 

 

Todo evento que reúne aproximadamente 50 mil pessoas traz consigo a oportunidade de ações de captação de recursos ou alimentos que podem beneficiar várias instituições da cidade. A Front Produções é pioneira na adoção de estratégia de venda promocional de ingressos por meio da doação de alimentos não perecíveis. Isso permite a ampla participação e conscientização da comunidade que pode, atraves de um evento de entretenimento, ajudar no equilibrio social do país.

Nos dias atuais, com o amadurecimento da internet, que já completa 15 anos de exploração comercial no Brasil, basear somente a preocupação com a preservação do meio ambiente justificando a eliminação do uso de papéis já não é um argumento satisfatório. Empresas modernas, que lidam e usam o melhor da tecnologia para o desenvolvimento de ações de marketing, precisam ter na responsabilidade social e ambiental o seu principal fundamento.

A Ato Interativo pratica o marketing social e oferece a instituições reconhecidas em sua área de atuação, ferramentas de divulgação e captação de recursos através da internet. Essa filosofia segue o nosso conceito de empreendedorismo social, formando canais de cooperação através do trabalho.

 

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