Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: NATAL DO NOSSO MUNDO
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Grupo Santander BRasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Natal do Nosso Mundo

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e seus associados oficializaram uma parceria inédita com o Grupo Santander Brasil/ Banco Real que ofereceu ao paulistano a chance de conhecer ainda melhor sua cidade.

Os cupons de descontos do Catálogo Bem Receber foram incluídos no Guia de Lendas & Tradições Natalinas, que fez parte do projeto O Natal do Nosso Mundo desenvolvido pelo banco.

Com 300 mil exemplares, a publicação resgatou as diferentes culturas do Natal no mundo e também ofereceu descontos em mais de 70 estabelecimentos de serviços, hotéis e espaços gastronômicos e de lazer da capital paulista, associados do SPCVB.

O guia foi distribuído a todos que passaram pela agência do Banco Real da Avenida Paulista no mês de dezembro de 2008 e as ofertas foram válidas até maio de 2009.

"A parceria valorizou a celebração do Natal e ao mesmo tempo ajudou a cativar moradores e visitantes de São Paulo", enfatizou Toni Sando, diretor-superintendente da entidade.

A edição especial do catálogo ficou disponível também para download no site www.nataldonossomundo.com.br e na página do SPCVB.

O Projeto “Natal do Nosso Mundo” apresentou a exposição natalina, vila do Papai Noel, shows de Papais Noéis e apresentação de Coral com temas natalinos.

A exposição retratou as celebrações natalinas de diversas etnias, abrangendo os cinco continentes e baseou no tema da diversidade. A mostra fez parte do projeto natalino do Grupo, que também envolveu a árvore de natal gigante do Ibirapuera e a iluminação de pontos públicos e turísticos da cidade de SP, com isso presenteou a cidade de São Paulo e seus visitantes.

Galeria de imagens
Natal do Nosso Mundo
Foto da exposição
Foto da exposição
Entrega do cupom na entrada da exposição
Exposição cokm catálogo de descontos
       

 

A inauguração da Exposição de Natal na sede do Banco Real, em São Paulo, foi no dia 23 de novembro de 2008 e incluiu várias atividades, como a árvore iluminada no Parque Ibirapuera e o Festival de Corais.

Celebrando o 10º ano de sua realização em 2008, a exposição de Natal resgatou aspectos culturais que dão vida ao Natal de diferentes etnias. Tudo para mostrar como a somatória das lendas, personagens, crenças, hábitos alimentares, modo de presentear e decorar as vilas em países de vários continentes influenciam a festa natalina no Brasil.

A exposição aconteceu na Praça de Eventos da Sede do Banco Real – Avenida Paulista, 1.374 – Bela Vista (SP) e ficou aberta de segunda a domingo, das 9h00 às 21h00. A mostra ficou aberta até o dia 4 de janeiro de 2009.

Os visitantes receberam o guia de lendas natalinas com os descontos do programa bem receber do São Paulo Convention & Visitors Bureau e foram guiados por personagens representando duendes, que são uma marca registrada da mostra e se encontravam com personagens de algumas das famosas lendas de natal como: São Nicolau, Santa Lúcia e Fada Befana. O público pode tirar fotos e fazer download de conteúdos como fundo de tela, ringtone e vídeo por meio de Bluetooth.

O programa bem receber foi criado em 2006, reunindo uma série de ações para cativar visitantes de negócios e lazer por meio de ações de boa receptividade. Tem como objetivo principal, oferecer benefícios em bares, restaurantes, museus, hotéis e opções de entretenimento aos visitantes.

A missão é fidelizar e manter informado quem vem a metrópole, além de tornar a cidade referencia mundial quando o assunto é bom atendimento.

O Objetivo desta parceria foi presentear os habitantes de nossa cidade com o cupom de descontos em mais de 70 estabelecimentos.

Galeria de imagens
Guia de Lendas Natalinas
Guia de Lendas
Guia de Lendas
Guia de Lendas
Guia de Lendas
Cupons de descontos no guia de lendas
       

 

A parceria teve um olhar atento ao posicionamento e as estratégias dos Bancos e do SPCVB. Existiu um entendimento do negócio que nos permitiu desenvolver esse projeto diferenciado.

O depto de Promoções e parcerias estreitou relações com as áreas de marketing e patrocínios dos Bancos. Depois de varias reuniões fechamos uma parceria vinculando a exposição de natal com os catálogos de descontos do SPCVB.

A próxima etapa do projeto foi a produção dos catálogos com prazos determinados. Tivemos dois meses para a preparação de todo o projeto, sendo ele, captação das ofertas, diagramação dos cupons e o lay out do material.

Terminada a confecção dos catálogos, foi realizada a distribuição dos mesmos para todos os visitantes do evento “O Natal do Nosso Mundo”.

Como resultado 300 mil visitantes foram presenteados com informações culturais sobre a festa de Natal no resto do mundo e com descontos e ofertas de diversos estabelecimentos turísticos e comerciais da cidade de São Paulo.

Os cupons ficaram disponíveis no site nataldonossomundo.com.br e para mais de 3 milhões de funcionários do banco.

Galeria de imagens
Carta convite aos associados
Infomrção no site do Banco
     

 

Com o investimento realizado no evento conseguimos como retorno promover a cidade de São Paulo. Tivemos uma mídia espontânea de 405 matérias publicadas, onde o evento e a cidade foram divulgados e promovidos.

Os estabelecimentos associados ao SPCVB que ofereceram descontos nos catálogos conseguiram aumentar os seus negócios. Com as ofertas, muitas pessoas tiveram o interesse em comprar, conhecer e usufruir os produtos e serviços que foram divulgados no catálogo “Natal do Nosso Mundo”.

Outro indicador do sucesso do evento foram as 465.000 pessoas que puderam passar pela exposição e desfrutar de festa no mês de natal.

Esta ação também esteve disponível no site do banco e impactou mais de 2 milhões e 700 mil clientes portadores dos cartões Platinum, Gold e International, Bandeira Visa e MasterCard que tiveram acesso as ofertas do Programa Bem Receber do Grupo Santander Brasil / Banco Real.

Para o SPCVB esta parceria foi importante para que as empresas privadas como Grupo Santander Brasil/Banco Real pudessem conhecer melhor as ações e o trabalho realizado por nossa entidade.

A exposição de natal fez parte do roteiro turístico Luzes de São Paulo. A iluminação natalina vem incrementando o numero de visitantes e as taxas de ocupação hoteleira no mês de dezembro.

Em dezembro de 2008 a ocupação hoteleira ficou em torno de 70% . Com essas ações cresce o numero de visitantes, aumenta os negócios e gera empregos e novas oportunidades para a cidade.

Essa parceria valorizou a celebração do Natal cativando os moradores e visitantes.

Galeria de imagens
Arvore no Ibirapuera
Fachada natalina do banco
       

 

O São Paulo Convention Bureau é uma fundação preocupada com o Desenvolvimento Sustentável, por meio do qual atendemos as necessidades do presente sem comprometer o direito das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.

Essa parceria do SPCVB com o projeto Natal do Nosso Mundo foi feita com a aplicação das melhores práticas, agindo de acordo com as normas e estatutos estabelecidos.

O conceito sustentável esteve presente na festa; parte da matéria prima usada nos enfeites da mostra foi ecologicamente correta e os demais materiais utilizados na decoração foram reaproveitados.

Os 300 mil catálogos foram impressos com material ecologicamente correto (papel reciclado), resgatando as diferentes culturas do Natal e oferecendo os descontos em diversos estabelecimentos.

Outro exemplo de responsabilidade social foi a criação de 400 empregos no processo de montagem da exposição. Este evento já virou um marco do Natal paulistano e, assim como a própria festa, está maior e mais bonito a cada ano, enchendo os moradores de orgulho e atraindo mais turistas para a cidade.

As crianças que visitaram a exposição puderam freqüentar as oficinas do papai Noel, onde os duendes ensinavam a confeccionar arranjos, tiveram aulas de educação financeira e reciclagem.

A parceria efetivada com o Grupo Santander Brasil / Banco Real teve como objetivo apoiar ações que traduziram o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a preservação e a continuidade dos valores culturais presentes na sociedade brasileira.

Galeria de imagens
Peças táteis
Oficina das crianças
Corais dos funcionários
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube