Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: INCENTIVO À CULTURA E O REFORÇO DA MARCA BANCORBRÁS
Candidato: Clube Bancorbrás
Cliente: Bancorbrás
Segmento: Eventos
Estado: DF
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Show Pet Shop Boys - Abertura do Projeto Bancorbrás Cultural

A Bancorbrás é uma empresa que investe na qualidade de vida dos clientes por meio de produtos diferenciados e acessíveis, nos segmentos de consórcio, seguro e turismo. Atuante desde 1983 possui sua sede em Brasília (DF), 9 filiais e representações comerciais em diversos estados da federação.

Consórcio: oferece condições para aquisição, construção ou reforma de imóveis residenciais ou comerciais, além de facilitar a aquisição de veículos novos e seminovos.
Seguros: especializada em seguros pessoais, residenciais e de automóveis. As apólices comercializadas pela corretora têm o respaldo de seguradoras líderes no mercado, que garantem a credibilidade dos seus produtos.
Turismo: Em se tratando de turismo, duas empresas proporcionam viagens, assistência e vantagens: o Clube Bancorbrás que comercializa títulos de turismo, cada um com 7 diárias, para serem utilizadas em mais de 4000 hotéis conveniados, no Brasil e no exterior, e a Bancorbrás Viagens e Turismo, agência de viagens e operadora da Bancorbrás.

Já não é de hoje, portanto, que a Bancorbrás se destaca como uma empresa engajada social e culturalmente, por meio do apoio prestado a projetos importantes, de dimensão local e nacional.
A Bancorbrás viu no projeto “Bancorbrás Cultural” mais uma oportunidade de projetar as empresas do grupo. O projeto visa proporcionar arte, dança, música e teatro, dentro de uma programação afinada com o público que deseja atingir - classes A e B.
A empresa, durante o evento de lançamento do projeto, e nos demais de 2009, teve divulgação maciça de sua marca na mídia; ofereceu descontos especiais para clientes; disponibilizou estrutura especial para receber convidados, além de espaço vip, no qual, em algumas ocasiões, foi possível contar com a presença do artista do evento em questão.
O “Bancorbrás Cultural” é, portanto, mais que uma oportunidade de oferecermos diversão e cultura ao público de nosso interesse, mas um meio de exposição da marca, comunicação institucional, endomarketing, ativação comercial de produtos e serviços, além de uma maneira de beneficiar clientes especiais da Bancorbrás.

Ficha técnica:
Bancorbrás Cultural - Show Pet Shop Boys
Participantes: 4563
Local: Marina Hall, Brasília-DF
Data: 11 de outubro de 2009
Periodicidade: É um projeto com diversas atrações que ocorrem regularmente, dentro de uma agenda, mas sem periodicidade fixa
Entidade Promotora: Vision Produções



Galeria de imagens
Show Pet Shop Boys
Show Pet Shop Boys
Show Pet Shop Boys
   

 

Conteúdo e Metas:

O projeto Bancorbrás Cultural visa proporcionar arte, dança, música e teatro, dentro de uma programação afinada com o público que deseja não apenas prospectar - classes A e B, mas também manter (seus clientes). Em outubro de 2009, então, o projeto foi lançado, para um público de 4563 pessoas, selecionado estrategicamente dentro dos moldes desejados pela Bancorbrás, com o show da dupla internacional, ícone dos anos 80, Pet Shop Boys.
O “Bancorbrás Cultural”, além de oferecer diversão e cultura ao público, tem como meta divulgar sua marca e realizar comunicação institucional, ações de endomarketing e ativação comercial de produtos e serviços.

Desafios, soluções

A Bancorbrás é uma empresa atuante em três segmentos – consórcio, seguro e turismo – que pretende tornar-se conhecida e respeitada nacionalmente não apenas devido aos produtos e serviços que presta, mas pelo incentivo a toda forma de cultura, por meio dos eventos de qualidade que oferece, sob a marca Bancorbrás Cultural.

Para alcançar tal objetivo, além de contar com a sua Superintendência de Marketing e Publicidade, a Bancorbrás tem como aliada uma produtora que presta todo suporte e acompanhamento necessário para a prospecção de artistas com o perfil adequado aos clientes e público desejado pela Bancorbrás.

Estratégias

Para todos os eventos do Bancorbrás Cultural são adotadas estratégias de divulgação e de relacionamento.

Além da divulgação maciça em mídia, também conta com assessoria de imprensa para emplacar matérias e notas sobre os eventos e assuntos relacionados.

Diferencial

O grande diferencial da empresa com o Bancorbrás Cultural é ser uma das poucas empresas do mercado, dentro dos segmentos que atua, senão a única, a desenvolver uma marca para apoiar a cultura nacionalmente, para valorizar sua marca e seus produtos e serviços.

Programação

O evento de abertura do Bancorbrás Cultural foi o show da dupla inglesa Pet Shop Boys que aconteceu em 11 de outubro de 2009. Além de toda uma programação de mídia maciça, que antecedeu o evento, no dia do show a programação foi baseada na apresentação do show da dupla, que começou às 22 horas e e foi encerrado aproximadamente às 00h, para o público presente, dividido conforme ingresso adquirido em setores: Setor Premium, cadeira, pista e camarote.

Ações desenvolvidas:

- Divulgação do evento em emissoras de TV;
- Desenvolvimento de Hotsite para divulgação;
- Divulgação, por meio de anúncios, em jornais locais de expressividade;
- Divulgação, por meio de anúncios, em revistas locais;
- Divulgação, por meio de diversas peças, como detector de check out , cancelas de entrada e saída, mini outdoor, portas automáticas, adesivos de chão e outdoor em hipermercado conhecido nacionalmente;
- Divulgação em shopping, por meio de peças como testeira de entrada, back light de saída e totens;
- Divulgação por meio de distribuição de panfletos em locais estratégicos;
- Divulgação em mídia de elevador;
- Sinalização, por meio de peças diferenciadas, em diversos pontos do show e, também, nas proximidades de onde ele aconteceu;
- Projeção, em telões e TVS de LCD, de vídeo institucional da Bancorbrás e VT’s comerciais da empresa, para todo público presente – antes e após o show;
- Assessoria de imprensa.

Materiais distribuídos

Foram distribuídos folders sobre as empresas Bancorbrás e, na área vip, além dessa peça, foi entregue também a Revista Bancorbrás.

Resultados

Público alcançado:

4563 pessoas das classes AA, A e B;
Faixa etária entre 25 e 60 anos;
Executivos, gerentes, autoridades públicas;
Demais dirigentes de empresas privadas e públicas.


Relacionamentos:

Com a cota de ingressos e a criação do camarote vip, o evento foi utilizado como um excelente espaço para relacionamentos institucionais e comerciais.

Satisfação do público ou clientes:

- Qualidade do som elogiado;
- Qualidade de atendimento ao público destacada;
- Organização da produção e receptivos permitiu rápido atendimento na chegada do público ao evento;
- Camarote vip com excelente estrutura de móveis, decoração, alimentos e bebidas;
- Público entusiasmado, satisfeito e, ao final, surpreendido;
- Show com elementos cenográficos e artísticos diferenciados com forte impacto ao público.

Internet

Foi desenvolvido um hotsite par divulgação do show com os seguintes menus:

- Evento
- Ingressos
- Pontos de Venda
- Camarote Vip
- Promoções
- Pacote Bancorbrás
- Vídeo

Galeria de imagens
Anúncio de divulgação em revista
Adesivo de chão, em supermercado
Cancela em supermercado
Detector de check out em supermercado
Mini outdoor em supermercado
Porta supermercado
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Sinalização no dia do show - Pet Shop Boys
Telão com projeção de vídeos da Bancorbrás
Telão com projeção de vídeos da Bancorbrás
 

 

A Bancorbrás ao lançar o projeto "Bancorbrás Cultural" tinha como desafio ratificar seu objetivo de proporcionar qualidade de vida a todos que recorrem aos seus produtos e serviços. Não bastasse ter consolidado essa intenção, por meio do sucesso de comercialização do que as empresas do grupo oferece, a Bancorbrás tinha traçado o novo desafio de prospectar novos clientes e manter a satisfação dos atuais pela divulgação positiva da sua imagem, por meio do incentivo à cultura. A valorização dos clientes é fundamental, por isso, em todos os anúncios referentes às apresentações do Bancorbrás Cultural, foram salientadas as vantagens especiais que os clientes da Bancorbrás teriam: descontos em ingressos, acesso diferenciado, brindes, serviço de bufê antes do evento, entre outras. Esses diferenciais só quem é cliente Bancorbrás pode ter nos eventos apresentados pelo Bancorbrás Cultural.

A ideia, portanto, vai além de proporcionar entretenimento e divulgar a marca, mas fazer que o entendimento das pessoas acerca da empresa extrapole o seu negócio. Ou seja, que as elas percebam que, na Bancorbrás, elas são especiais. O desafio tem logrado bons resultados, logo, a procura aos eventos anunciados e a adesão aos produtos Bancorbrás, após o lançamento do projeto, aumentaram consideravelmente.

Apesar de o projeto Bancorbrás Cultural ter tido início recentemente - outubro de 2009 -, é possível perceber que o investimento da empresa já tem gerado retorno. Hoje, a presença da marca Bancorbrás é constante na mente da população, não apenas devido às campanhas e peças da empresa, mas também aos anúncios regulares, veiculados com alta frequência, dos shows do projeto e à sinalização em locais estratégicos, como shoppings e supermercados. Essa exposição, portanto, tem proporcionado para a Bancorbrás maior visibilidade da sua marca, além de alto interesse pelos seus produtos e serviços. Enfim, a cada dia, a marca se consolida e reforça diante do seu público-alvo o conceito de oferecer qualidade de vida - o principal objetivo da empresa. Isso, de forma agradável e positiva, por meio de toda forma de expressão cultural, com mais uma iniciativa bem-sucedida: o Bancorbrás Cultural.

Vale salientar que o sucesso do projeto é evidente devido ao seu lançamento, que contou com a presença de 4563 pessoas, selecionadas estrategicamente dentro dos moldes desejados pela Bancorbrás, com o show da dupla internacional, ícone dos anos 80, Pet Shop Boys. O público do evento foi altamente seleto - das classes AA, A e B. Enfim, dentro do universo que a Bancorbrás deseja trabalhar.

Que a Bancorbrás se preocupa e trabalha para os seus clientes obterem qualidade de vida por meio dos produtos e serviços que comercializa é fato. Além disso, a preocupação com a disseminação da cultura, em todas suas formas de expressão, também tem sido bastante explorada pelo projeto Bancorbrás Cultural, lançado em outubro de 2009. Como se isso não bastasse, a empresa, por meio do Instituto Bancorbrás, possui iniciativas de responsabilidade social como as que seguem:

INSTITUTO BANCORBRÁS

Como reflexo da responsabilidade social que permeia as atividades da empresa, o Instituto Bancorbrás, além de apoiar programas de educação e capacitação profissional de crianças e jovens, estimula iniciativas que reforçam a cidadania, como o trabalho voluntário e incentiva atividades sócio-ambientais, culturais e esportivas.

Atualmente, o Instituto realiza atividades voltadas para:

EDUCAÇÃO

EDUCAR PARA A VIDA
Educação profissional e cidadania

Desde 2005, a Bancorbrás atua em parceria com a Instituição de Assistência Social Casa Azul no projeto Educar para a Vida, cujo objetivo é proporcionar aos alunos noções de boa conduta, orientação educacional, conceitos de cidadania e uma melhor preparação profissional. Com seis edições nos últimos quatro anos, o Educar para a Vida tem se destacado, apresentando ótimos resultados.
Em 2008, por exemplo, o projeto capacitou 50 adolescentes com noções básicas e orientações práticas nas áreas de Assistente Administrativo, Telemarketing, Qualidade no Atendimento ao Público, Técnicas de Vendas, Informática e Português. Desse total, 31 foram encaminhados ao mercado de trabalho, sendo que 19 ex-alunos do projeto foram selecionados pela própria Bancorbrás para o Programa Aprendiz. Dois deles, inclusive, foram contratados e já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.
A criação do Instituto Bancorbrás contribuiu para a ampliação do Educar para a Vida, que passou a ter duas turmas: uma no turno matutino e outra no vespertino. Essa medida dobrou o número de participantes – agora cem por ano – e exigiu do Instituto maior disponibilização dos recursos financeiros, humanos e materiais.
Outra novidade é que o Educar para a Vida é pré-requisito para o programa de interação empresa-escola da instituição Casa Azul, que recentemente, foi validado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE. Isso significa que os jovens poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho com todas as exigências requeridas ao programa Primeiro Emprego do Governo Federal.


RECICLANDO SONS
Educação musical
O projeto Reciclando Sons, apoiado pela Bancorbrás desde 2002, tem a finalidade de democratizar o acesso ao mundo da música, oferecendo a crianças, jovens e adultos carentes da comunidade Cidade Estrutural (Brasília - DF) oportunidades de crescimento intelectual, pessoal e profissional. Além disso, estimula o desenvolvimento de senso crítico em favor da cidadania e da diversidade, por meio de formação musical técnica.


ADOTE UM ESTUDANTE
Educação Universitária

O projeto Adote um Estudante, criado em 2004, oferece assistência a estudantes carentes que, em contrapartida, trabalham em iniciativas sociais empreendidas pela empresa. Dessa forma, além de incentivar a educação, a Bancorbrás desperta nesses jovens o senso de utilidade para a sociedade no exercício de sua profissão.
A primeira edição do projeto beneficiou a estudante da Universidade de Brasília (UNB), Lígia Carla Quintiliano. Em 2008, ela realizou seu sonho e conclui o curso de odontologia.
Com a criação do Instituto Bancorbrás, o Adote um Estudante foi ampliado e, em sua segunda edição, dois novos estudantes foram adotados: Maressa Quezzia Barroso, estudante do 6º semestre de Medicina, e Reginaldo Fransisco dos Santos, aluno do 4º semestre de Engenharia de Redes de Comunicação. Ambos foram selecionados dentre outros alunos da UNB, de acordo com os requisitos da Bancorbrás e mediante consulta prévia à Diretoria de Desenvolvimento Social da Universidade


PROGRAMA APRENDIZ
Educação Profissional

Programa de inclusão que proporciona aos adolescentes e jovens na faixa de 14 a 18 anos incompletos a oportunidade de crescimento intelectual e realização pessoal, de maneira a capacitá-los como futuros profissionais e cidadãos, com ênfase à empregabilidade e interação ao mercado de trabalho.

CIDADANIA EMPRESARIAL


EU ABRAÇO ESSA CAUSA
Programa de voluntariado da Bancorbrás que visa promover e disseminar a importância da Responsabilidade Social entre colaboradores e parceiros despertando o sentimento de solidariedade e o compromisso com o desenvolvimento social.

ESPORTE

Além das atividades de incentivo a educação, a Bancorbrás acredita no esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Dessa forma, busca incentivar atletas que possuem no currículo mais do que competições, mas, principalmente, garra e determinação. É o caso da atleta de Marcha Atlética, Elianay Santana e nadador Glauber Henrique.

ELIANAY SANTANA
Com um currículo vasto e um histórico de muito esforço, Elianay tem participado de diversas competições fora de Brasília e busca se firmar cada vez mais na carreira.

GLAUBER HENRIQUE
Patrocinado pela Bancorbrás desde 2003, Glauber tem se destacado nas modalidades costas (50m e 100m) e borboleta (50m). Atualmente, o atleta integra a Seleção Brasileira de Natação e a Equipe do Clube Unisanta, de Santos. Glauber treina ainda para participar da Seleção Olímpica de Natação de 2012.


OUTRAS AÇÕES SOCIAIS

AABB COMUNIDADE
Em parceria com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (Fenabb) – da Fundação Banco do Brasil – e o Instituto Cooperforte, a Bancorbrás apóia o programa AABB Comunidade. O principal do Programa é contribuir para a qualidade de vida de crianças e jovens carentes, por meio da adoção de práticas saudáveis, como atividades esportivas, reforço educacional, hábitos de higiene e saúde, entre outras.


CADASTRO DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES CARENTES DOP DISTRITO FEDERAL
O Instituto Bancorbrás mantém atualizado o cadastro das doações às entidades de utilidade pública carentes que prestam atendimento a crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais. Além disso, o Instituto promove atividades do projeto Eu Abraço essa Causa.

AÇÃO SOLIDÁRIA EM SANTA CATARINA
Sensibilizada com a devastação que ocorreu por ocasião das fortes chuvas em Santa Catarina, decidiu mobilizar-se em favor das famílias que têm sofrido com tal situação e destinou, por meio da Defesa Civil de São Paulo, mais de 65 toneladas de gêneros de primeira necessidade, entre elas: 17.400 litros de leite, 5 mil galões de água, de 5 litros (cada), diversos alimentos enlatados e mais de 24 mil utensílios de higiente, entre outros.



S.O.S NORDESTE
A Bancorbrás repetiu o gesto solidário realizado em 2008, na campanha S.O.S Santa Catarina. Dessa vez, o apoio foi prestado às vítimas das enchentes no Nordeste, em especial, os estados no Piauí, Maranhão e Ceará.

Sensibilizada com a situação das famílias prejudicadas pelas enchentes, a empresa doou R$ 50 mil reais para cada estado. No total, foram entregues mais de 73 toneladas de donativos.

O grande desafio foi aproveitar, ao máximo, a verba doada com a aquisição da maior quantidade possível de itens. Antes de adquirir os bens, a Bancorbrás consultou a Defesa Civil e o quartel do Corpo de Bombeiros sobre as reais necessidades das comunidades atingidas. Essa preocupação contribuiu muito para o êxito da iniciativa. Como reconhecimento da atitude humanitária, a Bancorbrás recebeu o certificado de Empresa Socialmente Responsável do Comitê Força Solidária, em Fortaleza. Criado para arrecadar doações às vítimas das enchentes no Nordeste, o Comitê é constituído por representantes das entidades como a Defesa Civil, Ministério Público, Cruz Vermelha e Correios.

Galeria de imagens
Projeto Adote um Estudante, da Bancorbrás
Projeto Educar para Vida, da Bancorbrás
Projeto Menor Aprendiz, da Bancorbrás
Projeto Eu Abraço essa Causa, da Bancorbrás
Elianay - atleta apoiada pela Bancorbrás
Glauber - atleta apoiado pela Bancorbrás
Projeto Reciclando Sons, da Bancorbrás
     

 

 

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