Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FÓRMULA 1 2008
Candidato: The Group Comunicação
Cliente: Grupo Santander Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Resumo do case - prancha

Resumo do Case

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, evento esportivo que mobiliza o país, foi usado como palco para o fortalecimento e divulgação da marca Santander. A intenção era proporcionar aos clientes uma experiência de marca em um evento inesquecível, inovador, emocionante e desejado.
O patrocínio à equipe Vodafone McLaren Mercedes em 2008 figurou como uma oportunidade para o Banco realizar um evento impactante para seus clientes. Nesta linha, o Santander se tornou o Banco Oficial do 37º Grande Prêmio do Brasil.
O projeto aconteceu durante os três dias de evento e envolveu desde receptivos exclusivos, passando por uma operação logística complexa, com carros de luxo e helicópteros, à requintadas e confortáveis áreas VIPs dentro do autódromo de Interlagos.
Clientes selecionados puderam dar uma volta de Porsche na pista da corrida e acompanhar a coletiva de imprensa com o piloto Bruno Senna e o ex-piloto Emerson Fittipaldi.
O sistema de gestão de convites online também foi inovador, possibilitando o controle absoluto em tempo real da confirmação dos 4.711 convidados.
Uma pesquisa encomendada ao IBOPE Inteligência mostrou 95% dos participantes satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento.
Em termos de visibilidade na mídia (transmissão oficial) a marca Santander foi a primeira no ranking das empresas patrocinadoras. O Santander estima ter um retorno de cinco euros para cada euro investido no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

O principal objetivo do evento foi transferir para a marca Santander os atributos da corrida mais emocionante e tecnológica do planeta.

Galeria de imagens
Carro de Fórmula 1 da equipe patrocidade pela Banco
       

 

O Banco Santander está no Brasil desde os anos 80, quando iniciou suas operações atuando no Varejo. Ao longo dos últimos dez anos a Instituição incorporou uma série de outros bancos, concentrando-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste – mais importantes mercados financeiros nacionais. Hoje, o Santander é um dos maiores bancos privados do país e líder no Estado de São Paulo. Mais de 8 milhões de clientes integram a carteira da Instituição, que atua em todos os segmentos do mercado financeiro com uma rede de 2.121 agências e postos de atendimento e 7.558 caixas eletrônicos.
O Banco investe na visibilidade de sua marca não apenas para atrair mais clientes e se estabelecer no mercado, mas para se posicionar frente a seus investidores. No mercado financeiro especulativo é importante manter a imagem forte, íntegra e de crescimento. Um dos segmentos utilizados pelo Santander para divulgar a marca e atingir os objetivos expostos é o esportivo. Para tanto, o Banco investe em sua participação na Fórmula 1 e patrocinou a equipe Vodafone McLaren Mercedes em 2008. Além disso, o Santander tem cotas de patrocínio em todos os Grandes Prêmios de Fórmula 1 do circuito mundial, sendo o GP do Brasil e o GP de Silverstone os que contam com a participação mais expressiva.

Mecânica do evento

Os convidados VIPs foram recebidos no ponto de encontro montado no Hotel Sheraton WTC para credenciamento e traslado ao autódromo e desembarque na porta do espaço Platinum Club. Localizado na curva do Senna, o espaço ofereceu ótima visibilidade da corrida e possbilidade de visitas aos boxes.

O presidente mundial do Grupo, D. Emilio Botín, o presidente do Grupo Santander Brasil, Fabio Barbosa, e outros executivos da Espanha e do Brasil prestigiaram o espaço e compartilharam das fortes emoções da corrida

Para mais diversão, nos momentos que anteciparam a corrida, os convidados conheceram as incríveis experiências do campeão de F1 Emerson Fittipaldi e Bruno Senna num descontraído bate-papo.

Para reforçar o compromisso de construir juntos a marca mais atrativa do País e o melhor banco para se trabalhar, o Grupo realizou uma grande promoção interna que mobilizou mais de 8.000 funcionários das operações do Santander, Real e Aymoré e levou 3300 a uma grande área reservada na Arquibancada, localizada em frente a curva do S do Senna.

O ponto de encontro para os convidados que foram para a arquibancada foi no CENESP, de onde seguiram para o autódromo em ônibus com ar condicionado, acompanhados por guias e produtores.

A logística do complexo Hospitality Center criado para oferecer uma experiência memorável, mobilizou um verdadeiro exercito de produtores, guias, motoristas, recepcionistas e mais um número incalculável de pessoal terceirizado. Apenas a operação direta, nos dias do evento, contabilizou mais de 260 pessoas, 35 vans, 28 ônibus, 7 carros executivos e 14 vôos de helicóptero.

Outro item que movimentou uma logística complexa foi o transporte, construção e montagem das inúmeras cenografias e materiais gráficos, nos 4 locais reservados aos convidados, calculados em mais de 2 toneladas de lona, madeira, ferro e lycra.

A partir de 2010, o Grupo Santander será o patrocinador oficial da Ferrari, uma das mais importantes escuderias da Fórmula 1 e a expectativa é de realização de um novo grande espetáculo.

Galeria de imagens
Arquibancada Santander
Arquibancada Santader e Platinum Club
Porche Driving Experience
Área Vip - Platinum Club
Área Vip - Paddock Mclaren
Ponto de encontro Hotel Sheraton
Ponto de encontro Hotel Sheraton
Helicópteros para transporte de convidados vips
Brand Kits
Ponto de encontro Cenesp
Recepcionistas (1)
Recepcionistas (2)
Kangarro TV
Convidados na arquibancada
Coletiva de imprensa
         

 

Transferir para a marca Santander os atributos da corrida mais emocionante e tecnológica do planeta. Esse foi o objetivo do Banco ao patrocinar não só uma das maiores escuderias da Fórmula 1, mas também o último e mais importante GP do Campeonato: o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 2008.
A fim de trazer esta meta para a realidade, a agência desenvolveu uma plataforma de ações promocionais e de relacionamento com clientes que foi capaz de tangibilizar as características da Fórmula 1 com os valores do Banco: inovação, tecnologia e velocidade.
Para tanto, foi preciso engajar com velocidade e emoção.
Engajar. Esse foi o direcionamento na estratégia de comunicação. Criar conexões com os clientes por meio de brand experience. Não só gerar o awareness, mas motivar os clientes ao entenderem a razão do mesmo.
Velocidade e Emoção. A tradução literal do evento e das ações.
Os convidados foram impactados em todas as etapas nas mais variadas formas.
Antes do evento: Hotsite, convites, brand kits, Porsche Driving Experience na pista da corrida (VIPs) e transporte para o Autódromo de helicóptero e veículos executivos.
Durante o evento: 4 áreas exclusivas para 4.711 convidados e Kangaroos TV para VIPs.
Nas pistas: Circuito fechado. Literalmente. Exposição de marca por todo o autódromo.

Resultados:

- A pesquisa do IBOPE Inteligência mostrou 95% dos participantes satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento.
- Em termos de visibilidade na mídia, a marca Santander foi a primeira no ranking das empresas patrocinadoras.
- O Banco Santander estima ter um retorno de cinco euros para cada euro investido no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

 

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