Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CONVENÇÃO NACIONAL DE VENDAS 2009 - NEXTEL
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: NEXTEL TELECOMUNICAÇÕES S/A
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CAPA

Agência Um
Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos. Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência.

São mais de 13 anos de desafios e conquistas, realizando uma média de 6 eventos por dia. São 60 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: pesquisa e sugestão de espaço, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions).

- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com a necessidade dos clientes.

- Segurança e tranqüilidade: experiência e infra-estrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar.

- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento.

- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos.

- Relacionamento sustentável: somando experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Conheça abaixo o nosso perfil e alguns de nossos clientes:

- Convenções de vendas, seminários e feiras para Nextel, Santander, KPMG, Degremont e Medial Saúde.

- Jogos, gastronomia, rally de regularidade, praças de integração e clínicas de esporte para Sara Lee, Citibank, Vivo e Banco Real.

- Road show, seminários e ações de marketing cultural para Ericsson, Siemens, Huawei, Korn/ Ferry e DuPont.

- Eventos de integração e confraternização para Claro, Ericsson, Duke Energy e KPMG.

- Gestão de Universidades: Citigroup; Boston School, Banco Real, Santander – Banespa, Unisys e Orbitall.

- Eventos de premiação e campanhas de incentivo para Banco Real, Aymoré Financiamentos, Atento, DuPont, Visa e Bradesco Cartões.

- Responsabilidade social, sustentabilidade e diversidade para IBM, Siemens e Banco Real.

Queremos trocar idéias e transformar eventos em uma experiência inesquecível, por isso, selecionamos a Convenção Nacional de Vendas da Nextel para demonstrar a nossa diversidade.

Galeria de imagens
EQUIPE AGÊNCIA UM EVENTOS E RENATA FAN
       

 

Tema | Ritmo
Um encontro em ritmo de inovação, de participação, de conquistas e, principalmente, de expansão.
Um encontro no ritmo de cada um, no ritmo de todos.
Um ritmo que começa dentro de nós e se expande para o mundo.
Um tempo onde o nosso ritmo é a gente que faz.
Um ritmo onde quem entra, não quer sair mais!
Um ritmo Nextel!

Todo o evento foi marcado por um forte ritmo de sons, imagens e coreografias brasileiras. A Nextel bate no ritmo do Brasil.

Esta é a maior Convenção realizada para área comercial da Nextel, em que os objetivos principais são integrar e motivar toda a força de vendas para o início do próximo ano, por meio de um evento extremamente organizado no atendimento, produção, técnica e roteiro.

Dentre outros objetivos estão:
- Surpreender todos os participantes a cada evento
- Envolver e garantir o comprometimento dos participantes no alcance das metas de 2010.
- Ressaltar a mensagem de um único time, independente do mercado;
- Reconhecer os melhores em vendas;
- Realizar premiações de campanhas anuais;
- Divulgar e alinhar as estratégias;
- Realizar atividades de cooperação e não de competitividade;
- Atingir, no mínimo, 98% de aprovação nas pesquisas de satisfação.

Perfil Público alvo
- Força de vendas da Nextel Brasil. Principalmente os vendedores, chamados Assessores Comerciais, média de 30 anos de idade, nível superior.
- 70% homens e 30% mulheres

Critério de Participação: ao longo do ano, são contabilizados os resultados em vendas de cada participante (durante os meses são divulgadas as prévias de participação) e no final do ano, são publicados todos os colaboradores que atingiram as metas e conquistaram uma vaga para o evento. Dessa forma, a Convenção torna-se cada vez mais disputada e é sempre composta pelos melhores profissionais em vendas.

Número de presentes | 650

Periodicidade | Anual

Abrangência | Nacional
(colaboradores das cidades de Recife, Fortaleza, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Interior, Belo Horizonte, Uberlândia, Goiânia, Brasília, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Bauru, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Curitiba, Ponta Grossa, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul).

Patrocinadores | Motorola e RIM (Blackberry)

Agenda

Ações Pré Evento:

1) Teaser (e-mail)
Reservar a data do evento
Seduzir e despertar a atenção do participante

2) Hot Site Exclusivo
Informações gerais sobre a Convenção e confirmação de presença

3) Teaser (e-mail)
Contagem regressiva para o evento

No evento:

*** 1º dia - 23/01

17h30 – Concentração e interação no foyer, com welcome coffee e sets fotográficos, cujo tema foi a expansão para a região Nordeste e para a cidade de Vitória. Os sets fotográficos das cidades de Fortaleza, Recife, Salvador e Vitória foram repletos de adornos típicos, onde os funcionários puderam se divertir com fotos diferenciadas. No mesmo ambiente,estavam os stands dos patrocinadores, com exposição de aparelhos, jogos, brindes, entre outros. Também existia um ponto de arrecadação de materiais escolares (ingresso para o evento), que foram doados à Fundação Gol de Letra.

17h45 - Apresentação do Grupo Bate Lata (foyer)

18h00 - Abertura da sala com música tema do evento (País Tropical – Jorge Bem Jor)

18h15 - Vídeo de Abertura e apresentação da Mestre de Cerimônias Renata Fan e do Boneco Virtual “Tel”.

18h30 – Início do Concurso de Vídeo
Criou-se um concurso na qual cada filial teve que enviar um vídeo de, no máximo, 2 minutos, com o seguinte tema: “Qual é o ritmo de sua filial”. Cada vídeo exibia a criatividade e o ritmo de cada localidade e era acompanhado por uma torcida eletrizante dos funcionários O melhor vídeo levou um prêmio para ser usufruído por todos da filial vencedora.

18h45 - O presidente Sérgio Chaia e vice-presidente Alejandro abrem oficialmente o evento

19h00 - Premiação President´s Council
Foi um dos momentos mais esperados e importantes do evento. O President´s Council é a maior campanha de vendas, em que são premiados os melhores assessores comerciais de todo o ano. Como prêmio de 2008, uma viagem para Bahamas com acompanhante, em média de 5 dias.
Na Convenção, revelamos os 44 ganhadores de 2008 em um momento de muita emoção. Os ganhadores foram chamados ao palco e receberam homenagens significativas e presentes.
Para os dois primeiros lugares foi criada uma homenagem especial:
O presidente fez um discurso sobre os dois melhores assessores, foi buscá-los em seus lugares, levou-os ao palco e chamou uma mensagem especial da família dos vencedores. Foi simulado um link ao vivo com os familiares dos ganhadores em suas respectivas residências para tornar a ação o mais real possível (tudo foi gravado com antecedência na casa das famílias). Tel, o boneco virtual, conversou com as duas famílias (passando a percepção de tudo estar acontecendo ao vivo). No meio do bate-papo com os familiares, o link caiu, simulando uma falha técnica. Há um momento de tensão e, em seguida, as famílias entram ao vivo no meio da platéia para surpreender a todos e entregam flores aos premiados. O presidente passa as palavras para os ganhadores que, emocionados, discursam sobre a conquista. O momento foi de muita emoção e surpresa.

20h30 - Término das atividades em Sala

22h00 - Jantar e Festa de Confraternização
Noite de integração e celebração com uma viagem pelos ritmos do Brasil e do Mundo. A banda Nova Era foi a atração da festa apresentando como inovação tecnológica uma tela de led que acompanhava os estilos musicais e mostrava o logotipo da Nextel e do patrocinador.

*** 2ºdia - 24/01

09h30 - Abertura de portas com slide show de fotos do dia anterior

09h40 - Vídeo Ciclo de Vendas

09H45 - Reunião de Fechamento – conteúdo interno

11h30 - Coffee Break

12h00 - Reunião Fechamento parte II - conteúdo interno

12h50 - Premiação Destaques de 2008

13h20 - Encerramento do evento
O encerramento foi marcado pela banda musical formada pelo presidente, vice presidente e diretores comerciais da Nextel, a Nextel Board Band. Este foi o desafio que a Diretoria topou para mostrar para todo o time de vendas que o Ritmo Nextel é o ritmo que nós desejamos ter. Os membros da diretoria nunca haviam cantado e mostraram a todos que superaram o desafio. A banda cantou três músicas (Vou Deixar, Por Você e País Tropical) e, durante o show, foi exibido o making of dos ensaios, realizados em um conservatório musical, um mês antes da apresentação na Convenção. Assim, todos puderam comprovar o esforço e o aprendizado dos membros da presidência e diretoria.

Ainda no encerramento tivemos a presença dos jogadores de futebol Raí e Careca. Primeiramente, o presidente chamou o Raí, que agradeceu as doações dos materiais escolares à fundação Gol de Letra e, depois, chamou o Careca para completar a dupla de jogadores. Ambos vestiram a camisa da Convenção e convidaram o pessoal para o campeonato de futebol que iria acontecer na parte da tarde.

13h30 - Churrasco com samba
Ritmo e diversidade com um grupo de samba de raiz

15h30 - Campeonato de Futebol
Após o evento, foi organizado um campeonato com os jogadores informados acima. . Inscrições e grades foram feitas previamente através do e-mail do evento.

16h00 - Check Out

Ações pós evento:
Criamos um hot site com os melhores momentos do evento para que os participantes baixassem as fotos e ficassem com uma lembrança especial.

Além desta ação, enviamos um CD de fotos e um DVD à todos os colaboradores da área comercial que continha os vídeos exibidos na Convenção e os melhores momentos do evento.

Também foi enviada uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação em relação ao evento. O resultado não poderia ser diferente: Excelente!

Vale lembrar que o evento foi replicado para os dealers (representantes autorizados da Nextel) em outros dois eventos, sendo um em São Paulo (HSBC Brasil) e outro no Rio de Janeiro (Morro da Urca). Ambos os eventos seguiram o mesmo molde da Convenção Nacional de Vendas 2009, porém adaptados para os locais especificados acima.

Galeria de imagens
TEASER - RESERVE SUA AGENDA
TEASER REMINDER - FALTA 1 SEMANA
TEASER REMINDER - FALTAM 3 DIAS
TEASER - DOAÇÕES DE ALIMENTOS
HOT SITE - PRÉ EVENTO
HOT SITE - PÓS EVENTO
CAMISETAS DRYFIT
BALCÃO DE ATENDIMENTO - ENTREGA DE CAMISETAS, CARTA DE BOAS VINDAS E INFORMAÇÕES GERAIS
SET FOTOGRÁFICO - FOYER
SET FOTOGRÁFICO - FOYER
SET OFOTOGRÁFICO - PARTICIPANTES
TORCIDA DAS FILIAIS - MOMENTOS ANTES DE ENTRAR NA SALA
STAND PATROCINADOR - MOTOROLA
SINALIZAÇÃO - LOBBY
ABERTURA DA SALA - TORCIDA DAS FILIAIS
MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATA FAN E BONECO VIRTUAL -
ABERTURA OFICIAL - PRESIDENTE SERGIO CHAIA
CONCURSO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 1º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 1º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO - ENTRADA FAMÍLIAS
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO - CUMPRIMENTO DAS FAMÍLIAS
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO - PRÊMIO
PREMIAÇÃO PRESIDENT'S COUNCIL - 2º MOMENTO - PRÊMIO
JANTAR E FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
AÇÃO PATROCINADOR - 2º DIA
GINÁSTICA LABORAL - INÍCIO DO EVENTO
VÍDEO CICLO DE VENDAS
PLENÁRIA 2º DIA - CONTEÚDO INTERNO
PREMIAÇÃO DESTAQUES
ENCERRAMENTO - NEXTEL BOARD BAND
ENCERRAMENTO - NEXTEL BOARD BAND
ENCERRAMENTO - NEXTEL BOARD BAND
ENCERRAMENTO - PARTICIPAÇÃO RAÍ E CARECA
ALMOÇO - SHOW DE SAMBA
ALMOÇO - JOGO DE FUTEBOL
ALMOÇO - JOGO DE FUTEBOL
 

 

Grandes desafios foram impostos na apresentação do briefing. Havia a necessidade de transformar um evento que acontece com o mesmo escopo há três anos, sendo dois anos no mesmo local. Para isso propôs-se idéias únicas e transformadoras.

De início um hot-site foi lançado com a função de interagir com o público de forma rápida e eficiente. Quando necessário fazia-se atualizações imediatas e em tempo, os participantes acompanhavam. Todas as informações de logística de transporte terrestre e aéreo foram divulgadas dessa forma, bem como o pré-cadastro de todos os participantes, facilitando o check in no hotel. Além disso, no hot-site foram divulgados os nomes de todos que atingiram suas metas e garantiram suas vagas neste evento.

Ao chegarem ao local os participantes encontraram um ambiente modificado. O foyer estava de acordo com os ritmos de expansão da empresa, com grandes sets fotográficos com imagens e acessórios do local de nova atuação da Nextel. No momento de abertura uma grande algazarra foi criada e ao ritmo do Grupo Bate Lata entrou-se em sala.

Todos os Salões Imperiais (salas do centro de convenção do hotel) foram utilizados e para transformá-los, o ambiente foi revestido com tecido branco, não deixando aparente suas paredes. O objetivo desta ação era deixar a sala diferente a cada momento: tínhamos variação de cores, elementos, movings, etc. Mais de 1130 m² foram cobertos e na frente da sala dois telões de 14m com sistema de Spyder compunham a cenografia.

Para apresentar e interagir com o público, o evento contou com a mestre de cerimônia Renata Fan em companhia do boneco virtual Tel, que a todos os momentos fazia inserções animadas com roupas e acessórios variados.

A festa do primeiro dia e o almoço do segundo ocorreram no mesmo ambiente. Em algumas horas toda a estrutura do salão foi mudada e o público passou de Ritmo de Celebrar para Ritmo de Brasil.

Foi elaborado um vídeo institucional “Ciclo de Vendas” especialmente para ser exibido no evento. O vídeo foi feito em cartoon e ilustrava todo o processo de vendas da Nextel, com alusões às principais áreas envolvidas e funcionários “chaves”. O vídeo de abertura do evento contou com um sistema surrond (conceito da expansão da imagem do som a três dimensões) para dar impacto ao momento.

Para encerrar, um grande campeonato de futebol foi criado que contou com duas ilustres presenças, Raí e Careca, que interagiram com todo o público e participaram de algumas partidas.

Galeria de imagens
SALÕES IMPERIAIS - CENOGRAFIA
TECNOLOGIA SPYDER
SALÕES IMPERIAIS - CENOGRAFIA
   

 

A Nextel chegou ao Brasil com o sistema trunking digital em 1997 e revolucionou a maneira de comunicação brasileira, oferecendo a mais completa solução de comunicação móvel integrada, adaptada às necessidades de cada usuário.

Hoje, já é comum falar de forma ilimitada no Brasil e em outros 6 países, apertando somente um botão. É a Conexão Direta Nextel, que garante agilidade, baixo custo e eficiência.

A tecnologia dos aparelhos e serviços Nextel aumenta constantemente e o resultado não poderia ser diferente: Em 2008 as vendas da Nextel Brasil aumentaram 53% em relação ao ano anterior, 2007.

Também vale ressaltar que em 2008 a base de usuários no Brasil subiu 40% em relação a 2007.

Em 2009, a Nextel brasileira continua em alta. No primeiro semestre, o número de clientes teve um crescimento acentuado, chegando a 2,3 milhões de clientes, atendidos com alto nível de qualidade

Números do evento:

Staff:
Pré evento: 6 profissionais
Durante o evento:120 pessoas entre coordenação e organização, empresas terceirizadas e hotel.
Pós evento: 2 profissionais

Refeições: 5.000 refeições entre café da manhã, coffees breaks, almoços e jantares.

Horas Trabalhadas: Aproximadamente 5.700 horas

Ocupação Hoteleira: 345 apartamentos nas categorias Suite, Single, Duplo e Triplo.

Nº de passagens aéreas de ida: 247
Nº de passagens aéreas de volta: 247
Nº de ônibus, micro ônibus e vans: 12 carros

Eleita uma das 50 melhores empresas para se estagiar em 2008, a Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários. Realiza periodicamente treinamentos e acompanha semanalmente o desenvolvimento de seus estagiários.

Entre suas ações de responsabilidade ecológica está a coleta seletiva de materiais, o reuso de papel e a utilização de papel reciclado.

Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos ou material escolar para orfanatos.

A responsabilidade social está incorporada as filosofias da agência que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva e a doação de materiais. Em alguns casos trabalha com portadores de deficiência física em seu time para completar as ações.

Na Convenção de Vendas 2009, foram utilizados papeis reciclados e cestos de coleta seletiva, e como ingresso ao evento solicitou-se a doação de materiais escolares que mais tarde foram doados a Fundação Gol de Letra em São Paulo.

A fim de incentivar a comunidade local, contratou-se para a abertura do evento a Banda Bate Lata, composta por crianças de uma ONG da cidade.

A Nextel Brasil também apresenta diversas ações de responsabilidade social, lideradas pelo Comitê Social da Nextel. O programa de Responsabilidade Social Nextel visa trabalhar, através de seus colaboradores voluntários, temas que forem identificados na comunidade interna e externa.

Como programa sócio-ambiental, há o Programa NOSSO AMBIENTE, em benefício do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.
Em sua primeira fase, o programa visa implantar ações de minimização de resíduos, envolvendo três idéias, conhecidas como os 3 Rs: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
Todas as ações do programa foram planejadas e definidas a partir de levantamentos técnicos realizados e de propostas apresentadas pelo Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, organização não-governamental especializada no segmento de resíduos sólidos e reciclagem, com vistas a dar o tratamento mais adequado possível ao lixo da empresa.

Galeria de imagens
AÇÃO - DOAÇÃO DE MATERIAIS ESCOLARES
BANDA LOCAL - BATE LATA
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube