Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 5TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON INTENSIVE CARE AND EMERGENCY MEDICINE FOR LATIN AMERICA
Candidato: Hospital Albert Einstein
Cliente: SBIB Hospital Israelita Albert Einstein
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Internacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa Case 5th ISICEM

Há 27 anos, por iniciativa do Professor Jean-Louis Vincent, realizava-se o First International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine, em Bruxelas - Bélgica. Este simpósio reunia, naquela época, poucos convidados estrangeiros e uma platéia de aproximadamente 300 pessoas. Durante este período, o International Symposium on Intensive Care adquiriu características tão peculiares que, atualmente, é considerado o melhor simpósio de terapia intensiva do mundo. Desde 2001 já é possível, de forma concreta, desfrutar de boa parte desta realidade em nosso continente. A parceria estabelecida entre o Centro de Terapia Intensiva do HIAE e o Prof. JL Vincent viabilizou a realização bianual deste Simpósio, especificamente para o público latino-americano. No primeiro Simpósio realizado no Brasil, em 2001, contamos com aproximadamente 600 inscritos oriundos de 24 diferentes estados da União e de 13 países sendo eles: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Peru, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Canadá. No segundo Simpósio, realizado em 2003, contamos com 740 inscritos oriundos de 25 diferentes estados da União e de 11 países, incluindo Brasil, Argentina, Bélgica, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Estados Unidos. No terceiro Simpósio, realizado em 2005, houve um número recorde de 958 participantes, consolidando este evento no cenário da medicina intensiva latino-americana. Na quarta edição do evento, ocorrido em 2007, contamos com um público de 1126 participantes, oriundo de 23 estados da união e 13 países, incluindo Inglaterra, Canadá, Colômbia, Argentina, Chile Paraguai, Bolívia entre outros países. É importante acrescentar outras características que consagram tal encontro. Primeiro, a qualidade dos palestrantes. Segundo, os pôsteres, a serem apresentados, são rigorosamente selecionados e seus resumos publicados na revista Critical Care. Por fim, destaca-se a organização do evento, que permite durante os 4 dias de simpósio, várias atividades simultâneas. Tal consagração é mensurada pela quantidade recorde de inscritos que obtivemos em nossa ultima edição, realizado de 24 a 27 de junho de 2009, no qual, contamos com participação de 1208 participantes de todo o Brasil e de 11 países, incluindo Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Bélgica, Turquia, Panamá, entre outros. E também com a participação de 20 palestrantes Internacionais e 75 Nacionais, bem como, mais de 30 empresas expositoras.

Galeria de imagens
Secretaria de novos inscritos
Secretaria de Novos inscritos
Welcome coffee de abertura - Hall Teatro Alfa
Cerimônia de Abertura - Teatro Alfa
Teatro Alfa - 1º dia Simpósio
Área de Exposição
Área de Pôsteres
Exposição de Pôsteres
Troféu - Prêmio Pôster
Hall das Salas comandatubas
Sala Comandatuba I
       

 

Dados Técnicos do Evento
Título: 5th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine for Latin America
Número de participantes: 1208
Local: Hotel Transamérica – São Paulo
Cidade: São Paulo - SP
Data: 24 a 27 de junho de 2009.
Periodicidade: Bianual
Abrangência: Internacional
Entidade promotora: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Quantidade de Palestrantes Internacionais: 20
Quantidade de Palestrantes Nacionais: 75
Publico Alvo: Médicos e Profissionais da Saúde

Entidades apoiadoras:
AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira
ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse
SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia
SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
SOPATI – Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Principais expositores: Laboratórios Pfizer , Banco Safra, Eli Lilly , Astrazenca, Baxter, Drager, Edwards Lifesciences, Hospira, Novartis United Medical, entre outros.

Todo o empenho da Comissão Organizadora visa trazer uma seleção de “experts” em várias áreas da terapia intensiva a fim de oferecer o que há de mais recente em termos de Terapia Intensiva e Medicina de Emergência, disseminando, assim, o conhecimento através de uma logística, no qual, permite aos participantes escolher a melhor área de atualização dentro das três salas simultâneas com abordagem de temas relacionados à área. Dos principais temas destacam-se Monitorização Hemodinâmica, Sepse, Cardiologia, Novas Tecnologia em Terapia Intensiva, Ventilação Mecânica, entre outros temas relevantes a Terapia Intensiva. Ainda para oferecer uma melhor abordagem de cada tema, temos incluso a programação, Simpósio Satélites que acontecem simultâneos em horários de almoço e no ultimo período do congresso, ao todo tivemos 11 simpósio representados pelos nossos principais patrocinadores, no qual, traziam o que é de mais importante em estudos clínicos, bem como ainda o Workshop de Ventilação Mecânica, no qual permite aos participantes se atualizarem com aulas práticas.
A edição contou também com 195 trabalhos científicos enviados para analise e com exposição de 117 pôsteres e divulgação destes últimos na Revista Critical Care.

Galeria de imagens
Área de Exposição
Área de Exposição
Área de Exposição
Tóten de Sinalização
Sala comandatuba II
Área de Exposição
Àrea de Exposição
Àrea de Exposição
Àrea de Exposição
Àrea de Exposição
         

 

Estrutura do Simpósio:
Realizamos dois pré-simpósios na data que antecede ao início do principal simpósio, esta atividade foi desenvolvida nas salas do Hospital Israelita Albert Einstein. O intuito da realização destes pré-simpósios foi apresentar aulas teóricas e práticas a um grupo de 40 participantes cada, com o objetivo que todos pudessem atuar individualmente na parte prática, proporcionando um aprendizado mais eficaz e efetivo na apresentação do conteúdo que contou com a introdução de bonecos e modelos vivos, tornando ainda mais real o dia-a-dia do profissional que irá atuar na área, tornando o conteúdo muito mais enriquecedor.
Dando continuidade à programação do evento, no 1º dia do principal simpósio, os 1.200 participantes foram reunidos em uma única estrutura, no Teatro Alfa do Hotel Transamérica. Neste dia contamos com a presença de palestrantes e profissionais nacionais e internacionais, que possibilitaram ao público acesso as informações mais atuais e modernas no assunto da Terapia Intensiva, como exemplo: novas técnicas de Surviving Sepsis Compaing. Para recebemos um grupo de 1.200 participantes e mais 95 palestrantes, precisamos inicialmente preparar o local, para as diversas atividades do simpósio: de apresentação de pôsteres, área de exposição dos patrocinadores, workshop de ventilação mecânica, 11 simpósios satélites nos intervalos do almoço e final da programação, secretaria para recepção dos convidados e participantes, sala vip e mídia desk e salas de aula. Para montagem destas estruturas utilizamos os materiais mais modernos e atuais que o mercado poderia oferecer conforme relato abaixo:
Secretaria do evento: para não ocorrer tumultos no processo de novas inscrições utilizamos automação de secretaria no quais os crachás eram emitidos no ato da inscrição minimizando o tempo de espera que era no máximo de 1 min., também disponibilizamos a estrutura de uma agência bancária para receber valores em dinheiro e cheque;
Sala Vip e Midia Desk: para recepção dos palestrantes nacionais e internacionais, foi montada um estrutura de rede integrada as salas, onde o palestrante inseria o conteúdo de sua apresentação e através do sistema as aulas automaticamente eram disponibilizadas dentro da salas onde este determinado palestrante irá proferir sua palestra. O processo minimizou possíveis atrasos e problemas nas apresentações que poderiam gerar transtornos e atrasos na programação geral do evento;
Área de Exposição: foi preparado um receptivo só para acompanhamento dos patrocinadores do evento, onde eram fornecidos crachás, materiais, atendimento, suporte técnico e estrutural. Esta estratégia de gerenciamento do grupo minimizou possíveis problemas com os investidores e total recurso do atendimento as demandas;
Teatro Alfa: Como o teatro não atendeu totalmente ao grupo que esperávamos, pois o teatro tem a capacidade de 1.130 lugares e tivemos 1.208 inscritos, montamos uma estrutura de transmissão ao vivo, no qual as palestras proferidas no Teatro Alfa eram transmitidas via satélite para a sala Comandatuba, esta logística foi utilizada para atender a demanda dos participantes excedentes.
Sala Comandatuba: Foi montada estrutura de 3 salas para atender o programa científico que contava com diversos temas relacionados a área de terapia intensiva, cada sala tenha a capacidade de receber até 500 participantes e foi totalmente estruturada com recurso de som e imagem para transmitir apresentações de vídeos e imagens pesadas, onde não poderiam haver falhas nos equipamentos.
Pôsteres dos trabalhos científicos: Foi montada toda uma estrutura para apresentação dos trabalhos científicos, estes trabalhos ficaram expostos durante todo o período do evento e o local aberto para visitação, à disposição deste material foi planejada para incentivar e facilitar o acesso dos participantes ao local. Outra Tecnologia/ inovação que podemos citar foi a 1º edição do Pré-Simpósio de Doppler-Echocardiography in Intesnive Care Medicine, uma técnica totalmente nova, nunca abordada antes no Brasil. Este pré-simpósio contou com a participação do mestre na técnica, no qual preferiu aulas teóricas e práticas sobre o assunto. O evento esgotou com cinco meses de antecedência de sua realização.
Nesta edição, já com uma visão mais ecologica e sustentável, providenciamos os materiais para congressistas com papéis reciclados, canetas recicladas e disponibilizamos eco-bags.

Galeria de imagens
Comadatuba III
Comandatuba II
Comandatuba II
Workshop de Ventilação Mecânica
Workshop de Ventilação Mecânica
Comandatuba I
Secretaria Pré-inscritos
Hall das Salas Comandatubas
Estande Einstein
Expositores
Expositores
Expositores
Expositores
Área de Exposição
 

 

O resultado gerado com a parceria estabelecida entre a Universidade de Bruxelas e o Hospital Israelita Albert Einstein gerou além de um resultado financeiro positivo, um retorno de visibilidade ainda maior nas marcas Einstein e Universidade de Bruxelas no âmbito do ensino. O Hospital que já era referencia na América Latina como um dos melhores hospitais, com a realização deste evento passa a ser uma referencia também no quesito atualização dos profissionais da área de Terapia Intensiva no Brasil.
Devido à visibilidade que o evento proporciona, conseguimos nesta edição agregar junto às empresas parceiras e profissionais da área, uma fidelidade e confiabilidade ainda maior nas atividades desenvolvidas pelo hospital e isso se dá, pelo excelente programa científico desenvolvido, a organização realizada e pela qualidade dos profissionais que participaram destas atividades.
Através desta parceria, conseguimos transmitir o que é a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HIAE e a Universidade de Bruxelasm, bem como, responsabilidade dos profissionais que atuam nestas instituições, sendo refêrencias mundiais na disseminação do conhecimento.
Os indicadores econômicos demonstraram um crescimento significativo de 30% na rentabilidade financeira em relação ao evento realizado em 2007 e isso se deve a adesão de participação e de investidores.

A Terapia Intensiva pode ser considerada como um pilar do atendimento em saúde. Lida com diferentes patologias, que se apresentam em sua gravidade extrema. O maior exemplo é a Sepse, uma das maiores causas de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva. O Brasil têm se destacado ao aderir à campanha “Surviving Sepsis Campaign”, implementada em vários hospitais brasileiros. Esse programa visa reduzir a mortalidade de sepse nos hospitais cadastrados em 25% nos próximos anos. Entendendo a importância da Terapia Intensiva no cenário nacional, este Simpósio reúne autoridades mundiais, permitindo a troca de experiências e a incorporação de novos conhecimentos por parte dos profissionais médicos brasileiros. O impacto para a saúde é claro com a proposta de salvar mais vidas, com custos melhores aproveitados.
Além do intuito de mostrar a comunidade brasileiro o que há de mais atual na Europa e América Central o simpósio visa trazer conhecimentos a profissionais que não tem condições de se atualizarem, participando do Simpósio em outros países. Nesta edição o simpósio ofereceu aos hospitais da prefeitura (credenciados pelo Einstein), e de acordo com a responsabilidade social, inscrições cortesia para estes profissionais tenham acesso a informações importantes na área, ajudando assim, a população como um todo.

Ainda com já citado, em uma visão sustentável e ecológica os materiais dos congressistas e palestrantes foram desenvolvidos em material reciclado, visando esta nova postura empresarial de consciência ecológica.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube