Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NEFROLOGIA
Candidato: JZ Brasil
Cliente: Sociedade Brasileira de Nefrologia
Segmento: Eventos
Estado: PR
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Case sem capa

A JZ CONGRESSOS atua, desde 1972, nas áreas de organização e execução de eventos internacionais e nacionais. Foi pioneira na organização de eventos, desbravando o mercado, sem deixar de se atualizar e acompanhar as tendências. É uma das empresas brasileiras mais tradicionais e conceituadas na área, resultado de um trabalho sério de comprometimento com nossos clientes.
O currículo da JZ Congressos é tradicionalmente composto de congressos da área médica, o alto nível de complexidade destes eventos torna os profissionais da JZ mais conscientes e preparados para lidar com as mais variadas situações, de eventos empresariais a mega-congressos.
Oferecemos um leque abrangente de serviços, que tem início na captação e promoção do evento e seguem com o planejamento, organização e coordenação, controle financeiro, recebimento de trabalhos científicos e de inscrições até a sua execução final.
A sede da JZ Congressos fica no Rio de Janeiro, e, atualmente, possuímos filiais em Curitiba e São Paulo. São mais de 500 congressos realizados, de pequenas reuniões até congressos com 14.000 participantes. Segue abaixo parte de nosso portfólio de eventos:
Congressos Internacionais
• XXVII IAU General Assembly – 2009
• 13th International Congress of Endocrinology – ICE 2008
• 20th Intercoiffure World Congress - 2008
• 13th International Congress of Immunology - ImmunoRio 2007
• World Polymer Congress – MACRO 2006
• IX Panamerican Congress on Vascular and Endovascular Surgery - 2006
• 3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment - 2005
• 10th Annual International Corporate Governance Network Conference - 2004
• 73º Congresso IASC – Esmagadores de Sementes - 2003
• IX International Congress of Obesity - 2002
• 17º Congresso Mundial de Petróleo – WPC 2002
• XIII Congresso Mundial de Cardiologia – WCC –1998,
• 9º Congresso Mundial de Psiquiatria – WPA 1993
Congressos Nacioanis
• XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia - 2009
• XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia - 2008
• XIV SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia - 2008
• IX Congresso Panamericano de Cirurgia Vascular e Endovascular - 2006
• 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia - 2006
• XIII Congresso Brasileiro de Mastologia - 2005
• XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia - 2005
• XXXIII Congresso Brasileiro de Radiologia - 2004
• XXI Congresso Brasileiro de Neurologia - 2004
• 25º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia - 2002

Título: XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia e o 14º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia
Local: Estação Embratel Convention Center
Data: 13 a 17 de setembro de 2008,
Cidade: Curitiba – PR
Periodicidade: Bienal
Abrangência: Nacional
Número de Participantes: 2416
• 1.874 participantes no XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia;
• 539 participantes no 14º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia.

22% participantes congresso enfermagem
78% participantes congresso médico

No momento da inscrição os participantes indicavam a sua formação acadêmica, assim podemos visualizar o perfil dos participantes, que se dividiram percentualmente em: 52% médicos, 21% enfermeiros, 15% acadêmicos, 4% residentes e 8% era composto por profissionais de outras áreas.

Todos os estados da federação brasileira foram representados no congresso, cabendo ressaltar que os com maior representatividade foram os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais; bem como a participação de 37 estrangeiros, dos países de Portugal, Argentina, Peru e Angola.

Entidades Promotoras: O Congresso Brasileiro de Nefrologia é organizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, que foi fundada em 1.960, e desde então já realizou 24 congressos de abrangência nacional. Já o Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia é organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – SOBEN, que foi fundada em 1.983, e realizou 14 edições do evento.

Entidades Apoiadoras:
• Sociedade Latino Americana de Nefrologia
• Sociedade Brasileira de Hipertensão
• Sociedade Brasileira de Endocrinologia
• Sociedade Portuguesa de Nefrologia
• Sociedade Espanhola de Nefrologia

Tema: Congresso Médico: A doença renal, comum, prejudicial e tratável.


Atividades do Congresso e Atividades Paralelas:
• 4 cursos pré-congresso;
• 4 cursos de revisão diários;
• 14 meet the professor;
• 15 conferências;
• 1 fórum;
• 15 mesas redondas;
• 12 sessões de tema livre, cada uma com 1 mini conferência e 3 apresentações de temas livres;
• 12 debates;
• 6 simpósios satélites apresentados pela indústria.

As aulas aconteceram em 4 auditórios, 2 com 550 lugares e 2 com 380 lugares. A ocupação média das salas ficou em 56%, porém 30% das palestras aconteceram com as salas em sua capacidade total. Já as conferências internacionais foram as que mais atraíram o público.

Durante a manhã dos dias 14, 15 e 16 foi realizada uma atividade inovadora, um café da manhã presidido por um professor especialista. Conhecida como Meet the Professor, essa reunião é voltada para um pequeno grupo, o que proporciona momento ideal para uma conversa informal e discussão de dúvidas e métodos.

A programação científica foi reconhecida como de alto nível, e contou com a presença de:

• 20 palestrantes internacionais;
• 98 palestrantes nacionais;
• 55 coordenadores e secretários de mesa.

Tema: Congresso Enfermagem: O congresso teve como meta debater e aprimorar as intervenções de enfermagem dirigidas ao portador de doença renal, abordando temas como Humanização da Assistência, Processo de Enfermagem, Protocolos de Intervenções, Prevenção da Doença Renal, Ética e Pesquisa.

Atividades do Congresso e Atividades Paralelas:
• 1 curso pré-congresso;
• 16 conferências;
• 2 sessões de tema livre;

As aulas aconteceram em 1 auditório com capacidade para 480 lugares, e teve uma ocupação média de 54%. Veja a seguir a ocupação dia a dia em cada auditório.

A programação científica contou com:

• 4 palestrantes internacionais;
• 31 palestrantes nacionais e coordenadores de mesa.

Expositores e Patrocinadores:
Patrocinadores / Stands
Abbott Laboratórios do Brasil
Juxx
Ass. Brasileira Centro de Diálise e Transplante
Laboratórios B.Braun
Baxter Hospitalar
Mantecorp
Biocompany/Sanobiol
Nipro Medical
Blausiegel
Covidien
Novartis Biociências
Di Livros Editora
Nutrovit
Dialsist
Nycomed
Ecozon Plus
Parceiros do Rim
EMS S/A Permution
Eurofarma Laboratórios
Plurilife
Farmarin
Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos
Fresenius Medical Care
Pronefro Brasil
Gambro do Brasil
Pró-Renal Brasil
Genzyme do Brasil
Renaltec
Grandesc S
aubern
Grupo FG - Ingenieria Shire
HGT
Health Tech Farmácia de Manipulação
Up To Date
Healthcare Hospitalar
Wyeth
Janssen-Cilag

Galeria de imagens
Gráfico de Participantes por Estado
Gráfico de Ocupação das Salas
Secretaria
Entrada
Conscientização
Sinalização
Geral
Geral 1
Geral 2
Geral 4
Geral 5
       

 

A organização de um congresso médico exige um alto nível de atendimento. São diversos detalhes e complexidades que precisam ser atendidos. Este case se trata da organização de dois eventos em um, o que o torna ainda mais difícil, pois são dois públicos e duas comissões organizadoras para atender.

O Congresso Brasileiro de Nefrologia está consolidado e sempre acontece com alto grau de profissionalismo, o desafio foi justamente ter que se superar. Foi preciso inovar, apresentar detalhes que fizessem a diferença.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia tem como objetivo aumentar o número de participantes em seus congressos, por isso a divulgação do evento foi um ponto chave. Para vencer esse desafio criamos uma intensa campanha de marketing que incluiu:

A criação do web site em janeiro de 2008.

Produção de nove e-mail marketing, distribuídos para o mailing list das Sociedades:
• Sociedade Brasileira de Nefrologia;
• Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia;
• Sociedade Latino Americana de Nefrologia;
• Sociedade Brasileira de Hipertensão;
• Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Produção de diversos folders informativos:
A primeira circular de divulgação do evento, produzida em abril de 2008, teve 5.000 unidades impressas, que foram distribuídas ao mailing da SBN e SOBEN e em alguns hospitais e universidades. A segunda circular foi produzida em junho de 2008 em mesma quantidade e distribuída ao mesmo mailing. Já o programa preliminar foi feito apenas em versão eletrônica, disponível no site e foi enviado em agosto de 2008 por e-mail marketing para o mailing já citado acima para esse tipo de ação.

Também foram feitos 500 cartazes, seguindo a mesma linha de comunicação visual.

Para inovar as atividades científicas criamos então a sessão Meet the Professor, aproveitando grandes nomes da Nefrologia que estariam presentes como palestrantes do congresso. Essas sessões possibilitavam jovens médicos entrarem em contato com professores renomados, trocando experiência buscando maior capacitação. Essa atividade nunca antes havia ocorrido em um congresso de nefrologia, e foi muito bem aceita.

Outro desafio era criar opções de entretenimento sem que isso aumentasse muito dos custos do congresso. Locar espaços alternativos e gastar com transporte poderia comprometer a saúde financeira do congresso. Então optamos por oferecer happy hours todos os dias, após as atividades científicas, dentro do próprio centro de convenções, facilitando o acesso dos participantes e proporcionando o networking, que afinal é um dos pontos importantes de participar de um congresso, poder trocar informações com os demais participantes.

Galeria de imagens
Site
Modelos de E-mail Marketing
Primeira Circular
Segunda Circular
Programa Preliminar
Cartaz
Local do Happy Hour
Sinalização do Happy Hour
Happy Hour
 

 

O congresso bateu diversos recordes, quando comparado com as edições anteriores:

• Número de Participantes
• Número de Trabalhos Científicos Recebidos
• Número de Expositores
• Número de Patrocinadores
• Lucro Obtido
• Retorno do Investimento
• Geração de Negócios

1. Recorde de Número de Participantes

O congresso recebeu 2.413 participantes, recorde de público absoluto. Segue a evolução, nos últimos cinco anos.

Edições Nº. Participantes
Porto Alegre 1998 1785
Natal 2000 1975
Brasília 2002 1480
Salvador 2004 1462
Gramado 2006 2194
Curitiba 2008 2413

2. Recorde de Número de Trabalhos Científicos Recebidos

O recebimento de trabalho científico foi mais um recorde do congresso. O total de trabalhos recebidos no Congresso Médico foi de 1.058. Acompanhe a evolução nas últimas cinco edições.

Local Médicos
Porto Alegre 1998 478
Natal 2000 620
Brasília 2002 614
Salvador 2004 761
Gramado 2006 729
Curitiba 2008 1058

O total de trabalhos científicos recebidos para o Congresso de Enfermagem foi de 262.

Local Enfermeiros
Porto Alegre 1998 33
Natal 2000 79
Brasília 2002 25
Salvador 2004 98
Gramado 2006 351
Curitiba 2008 262

3. Recorde de Número de Expositores

A exposição possuía 41 empresas, com um total de 8.333 metros quadrados de feira. A maior exposição já realizada neste congresso. Foi montada em frente os auditórios, garantindo uma movimentação constante.

4. Recorde de Número de Patrocinadores

Os patrocínios foram vendidos por itens. Cada empresa podia escolher qual item gostaria de patrocinar.

Itens Empresa
Programa Final Fresenius
Eurofarma
Genzyme
Programa de bolso Roche
Crachás e Cordões Roche
Certificados Shire
Sala VIP + Multimídia Desk Abbott
Website Eurofarma / Gambro / Fresenius /
Genzyme / Roche
Inserção de Material na Pasta Eurofarma / Fresenius / Genzyme
Pasta, bloco e canetas Roche
Sinalização Interna Roche
Genzyme
Gambro
Sessão de Pôster Abbott
E-Flyer Roche / Genzyme / Baxter / Abbott /
Gambro / Fresenius

5. Recorde de Lucro Obtido e Retorno do Investimento

Como consequência natural dos recordes acima, a receita do evento também foi recorde.

RETORNO DO INVESTIMENTO
Item % entrada
Inscrições 34%
Stands 37%
Simpósios Satélites 11%
Patrocínio 16%
Rendimento Aplicação Financeira 2%
TOTAL DA RECEITA 100%

CUSTOS 78%

RESULTADO 22%


6. Recorde de Geração de Negócios

O congresso aumentou em 30% a ocupação hoteleira dos hotéis no entorno do centro de convenções. A agência de viagens oficial do evento reservou apartamentos em 40 hotéis da cidade, de categorias diversas totalizando mais de 1700 apartamentos vendidos.

Estima-se que o congresso gerou pelo menos 150 empregos diretos e 500 indiretos, pois foi contratado o serviço de mais de 40 empresas.

A repercussão na mídia é outro indicador do sucesso do congresso. A assessoria de imprensa levantou os seguintes resultados.

Tabela 4: Repercussão na mídia

Veículo CM/COL R$ Comercial Inserções
Ass. Méd Brasileira 100 R$ 7.000,00 2
Bem Paraná 6 R$ 420,00 1
Brasil Turis Jornal 17 R$ 1.190,00 1
CBN 3 R$ 350,00 1
Comunique-se 15 R$ 1.050,00 1
Conselho Médico 5 R$ 350,00 1
Consulta Remédios 28 R$ 1.960,00 1
CRM Paraná 18 R$ 1.260,00 1
Dourados Agora 100 R$ 7.000,00 1
Fed. Bras. Hospitais 62 R$ 4.340,00 1
Folha de Londrina 158 R$ 22.210,00 4
Fresenius Med.Care 81 R$ 5.670,00 1
Gazeta do Povo 9432 R$ 157.420,80 11
Hora H 24 R$ 3.480,00 3
Hjornal do Estado 25,5 R$ 3.697,50 3
Jornal do Turismo 26 R$ 1.820,00 1
Jornale 49 R$ 4.900,00 2
Mercado & Eventos 19 R$ 1.330,00 1
O Estado do PR 221 R$ 44.200,00 6
O Paraná 62 R$ 4.650,00 1
Paranashop 76 R$ 5.320,00 2
Resumo da Ópera 38 R$ 2.660,00 1
Saúde Business 5 R$ 350,00 1

TOTAL 10570,5 R$ 282.628,30 48



Galeria de imagens
Gráfico de Número Participantes 5 Edições
Gráfico de Trabalhos Recebidos Congresso Médico
Grpafico de Trabalhos Recebidos Congresso Enfermagem
Fotos da Exposição
Foto Plenária
Palestra Fernando Henrique Cardoso
Pôsteres
Curso de Culinária para Pacientes Renais
Cursos Práticos
Cerimônia de Abertura
Mesa Redonda
Exposição - Geral
Apresentação Musical - Cerimônica de Abertura
Plenária 2
Jantar do Presidente
Jantar do Presidente - Castelo do Batel
Jantar do Presidente - Recepção
     

 

E paralelo ao congresso foi realizada a Feira de Prevenção de Doença Renal, em parceria com a Fundação Pró Renal.

Atualmente, 2,5% da população mundial é diabética e um sexto é hipertensa e estudos da SBN
Sociedade Brasileira de Nefrologia, afirmam que em 2025, de cada quatro pessoas uma será hipertensa, e a prevalência do diabetes passará para 6,5%, ou seja, já são encaradas como uma epidemia.

Aproximadamente 18 milhões de brasileiros sofrem de problemas renais, dos quais 70% não sabem.

Investir na prevenção é essencial para que o indivíduo não necessite do Tratamento. Esse foi o intuito da Feira de Prevenção de Doença Renal, que promoveu ações de conscientização na comunidade, divulgando medidas de prevenção à doença renal através da orientação sobre os fatores de risco da doença e realizando o exame parcial de urina, à verificação de pressão arterial e dosagem de glicemia. Exames imprescindíveis na investigação dos sintomas da doença renal.

O stand de atendimento à população foi montado em área pública da cidade e realizou 300 exames.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube