Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SKOL SENSATION
Candidato: Playcorp
Cliente: AMBEV
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Skol Sensation

A Playcorp Organização de Eventos Ltda. possui 25 anos de história, tendo em seu portfólio com mais de tres mil projetos executados, dentre os quais: todas as edições do Réveillon na Paulista; a tour do Holiday on Ice; a Feira do Estudante – Expo CIEE; Skol Sensation; Torcidas da Copa do Mundo no Vale do Anhangabaú; Aniversário de 451 anos de São Paulo e outros. Entre os cases, destacam-se: o Chevrolet Mundi (no parque Hopi Hari), a ação no Teatro Municipal para o projeto Natal Iluminado da Prefeitura de São Paulo, o evento de lançamento da Praça Victor Civita, além de parcerias estratégicas com a Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts, Beach Park e Hopi Hari.

A empresa possui uma forte atuação na área de megaproduções, atuando no mercado de entretenimento e promocional. A missão da Playcorp é criar e viabilizar negócios, através de alianças corporativas que gerem resultados de sucesso para clientes, empreendedores, sócios e colaboradores.

Título: Skol Sensation.
Tema: Tree of Love (Árvore do Amor).
Número de participantes: 40.000 pessoas, todas vestidas de branco. Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Data: 4 de abril de 2009.
Periodicidade: anual, com previsão para ocorrer pelos próximos 5 anos.
Abrangência: cidade de São Paulo, além de outras cidade brasileiras e do exterior devido a grande repercussão do evento junto ao seu público, principalmente na Internet.
Atividades paralelas: realização de blitz promocional nas ruas da cidade, ações virais na Internet e serviço exclusivo de jantar e transporte para convidados VIP. Entidade promotora: Playcorp.

Nascido na Holanda em 2000, o espetáculo já foi testemunhado por 750 mil pessoas em 22 países e desembarca pela primeira vez em São Paulo como Skol Sensation, numa parceria entre ID&T, a idealizadora do projeto, a Playcorp e a AmBev, que assinou com a marca Skol.

Galeria de imagens
Público
Tree of Love
Tree of Love
Tree of Love
 

 

Skol Sensation é um espetáculo interativo de performances, música eletrônica, cenografia, luz, efeitos especiais e pirotécnicos e magia, cujos valores são: exclusivo, Premium, glamour, cool e único.

Tendo como seu principal diferencial o uso obrigatório de vestimenta branca, o grande desafio era fazer com que 40.000 pessoas fossem mobilizadas e induzidas a usar essa vestimenta fora da época de fim de ano, quando a cor branca predomina.

Para isso, foi feita uma larga campanha na Internet, ações virais nas ruas e nos pontos de venda de ingressos a fim de difundir a ideia da roupa branca obrigatória. O sucesso foi total.

A união das pessoas foi celebrada sob o tema “Tree of Love”, representado por uma gigantesca árvore de 45 metros de diâmetro e com imensos galhos brancos. Localizada no centro do Pavilhão de Exposições do Anhembi, a árvore reuniu todas as performances, levando o público a uma noite de perfeita harmonia musical.

Este cenário repleto de magia e interação teve como trilha sonora a música eletrônica voltada à club music. Renomados Djs internacionais e nacionais formaram o line up apresentando sets que anteciparam tendências durante as seis horas de espetáculo. Para que o público vivenciasse a mesma música, os Djs são posicionados no meio do público em um palco redondo giratório, o que proporciona a total interação e unidade do evento.

Em sincronia com a música, os participantes compartilharam de um show de luzes e apresentações de acrobatas e dançarinas com figurinos personalizados para cada tema e momento do espetáculo. Tudo isso com efeitos especiais de última geração.
O clímax do espetáculo aconteceu com a realização do Skol Sensation Mega Mix por trinta minutos. Neste momento ocorreu uma total interação de músicas clássicas do club music, sons, imagens, performances acrobáticas e fogos de artifício indoor, tendo o público como o maior protagonista.

Quanto a programação do evento, a qual aconteceu durante 6 horas de evento, contamos com os top DJs: Gui Boratto, Fedde Le Grand, Ferry Corsten, Mega Mix, Mason, Mark Knight e Erick E.

O evento contou também com presença de celebridades e artistas em seus camarotes e áreas VIP.

Mas o principal diferencial foi o sucesso das ações promocionais realizadas para o evento e para as marcas patrocinadoras, gerando excelentes resultados e movimentando um enorme contingente de jovens que responderam positivamente ao apelo da comunicação.

Galeria de imagens
Tree of Love
Performance
Performance
Performance
Performance
DJ - Erick-E
DJ - Fedde Le Grand
DJ - Ferry Corsten
DJ - Gui Borato
DJ - Mark Knight
DJ - Mason
       

 

Toda a iluminação é cenográfica e proporciona uma experiência única. São mais de 500 movingheads e 120 VaryLED controlados por computador e pelo operador de iluminação, que fazem a árvore trocar de cor a noite toda.

Os efeitos visuais foram criados com o uso de 4 fontes de água com iluminação especial, fogos de artifício indoor e um show de lasers incomparável, jamais visto no país.

O sistema de som pode ser considerado um caso à parte. Num projeto mais do que especial, foram utilizados equipamentos ultramodernos, como os V-Dosc (difusor de ondas sonoras cilíndricas) da empresa francesa L’acoustics que manufatura equipamentos profissionais de sonorização controlados por um sistema que simula praticamente uma mira a laser. Para onde quer que fosse direcionado, o som garantia cobertura total do espaço, com 200.000 watts de potência.

Em relação à cenografia, o elemento central é a árvore, que chega até 45m de diâmetro com seus “galhos”. A base da mesma possui aproximadamente 20m de diâmetro. A sua estrutura central é feita de aço e é capaz de suportar 20 toneladas de equipamentos, além de toda a cenografia da árvore, painéis de LEDs e o sistema de som 360º.

A cor predominante da cenografia obedece a temática branca e segue o conceito da “árvore do amor”.

A “Tree of Love” é composta por material anti-inflamável, impermeabilizado com produto antichamas que garantem maior segurança ao evento.

O transporte foi realizado por um total de 18 ônibus que comportaram mais de 18.000 pessoas no percurso do Terminal Tietê até o evento e vice-versa. Com capacidade para 45 pessoas, cada veículo realizou em média 22,5 viagens/ônibus.
Uma média de 18.225 pessoas utilizaram o serviço, que funcionou das 20h30 do dia 04 de abril às 07h do dia 05.

A limpeza do Pavilhão do Anhembi foi feita, entre montagem, evento e desmontagem, por 465 pessoas contratadas especialmente para esse fim.
É importante salientar que por se tratar de um evento ligado a uma marca de cerveja, a presença de menores não foi autorizada.

Para as pessoas que optaram por ir ao evento de carro foram disponibilizadas 3.260 vagas em estacionamento amigo nas proximidades do Anhembi, de onde os motoristas contavam com transporte até o local da festa. Além desses, outros estacionamentos funcionaram no próprio local e na Arena Skol. No total geral, foram 8.600 vagas.

Já em relação à animação artística do evento, um grupo de dançarinas foi selecionado aqui no Brasil e treinado por diretores e coreógrafos holandeses.

A assessoria de imprensa contratada para o evento contou com reforço de mais de 40 profissionais no dia do evento, para atender os jornalistas presentes.
Brindes => os brindes distribuídos no evento ficaram por conta dos patrocinadores, como por exemplo leques, biscoitos e fotos impressas na hora.

Buffet: o Buffet era incluído no camarote diamond, cujo ingresso custou R$ 1.000,00 e ofereceu serviços especiais como pré-evento com jantar no Budha Bar (Daslu) e transporte de limusine para o evento. Para o público em geral, foi disponibilizada uma praça de alimentação com pizza, sanduíches e comida japonesa.

Decoração: a decoração geral do evento é padrão em todo o mundo e depende do tema da festa, o qual inova a cada ano. No nosso caso, o mote foi “A Árvore do Amor” e seguiu a tendência moderna e surrealista proposta.

Infraestrutura de atendimento médico aos participantes: um total de 4 bases de primeiros-socorros foram montados no Anhembi, contando ainda com 9 ambulâncias, sendo que 4 delas eram UTIs móveis.

Menores: não foi autorizada a entrada de menores de 18 anos no evento.
A imprensa: a estrutura de imprensa foi montada para atender 450 jornalistas, que contaram com todo apoio e materiais necessários para o bom desempenho de suas funções.

Segurança: foram distribuídas 16 câmeras de monitoração em pontos estratégicos do pavilhão que enviavam imagens do evento para uma sala de monitoração. Um total de 720 homens trabalharam na operação de segurança, bem como 85 brigadistas para o caso de qualquer eventualidade.

Quanto à equipe de trabalho: podemos citar, por exemplo, as dançarinas cuja seleção aconteceu poucos dias antes do evento, no próprio Anhembi. Houve, então, uma pré-seleção feita pela Playcorp, com base no quadro já estabelecido pela empresa contratada aqui no Brasil. Os artistas selecionados passaram pelo teste final no dia 02 de abril.

Os ensaios aconteceram no próprio dia 02/04/09 e seguiram até o dia 4 de abril, data do espetáculo. O quadro foi 100% brasileiro e dirigido por diretores internacionais.
No evento como um todo, tivemos 811 pessoas trabalhando de forma direta.
Material utilizado para divulgação: anúncios em revistas, jornais, rádios, TVs, internet, promoção em campo como shopping, clubs, bares e restaurantes. Ação diferenciada com limusines e cartão de plástico ao invés de flyers. Programas especiais na rádio, e-mail marketing, hot site e ações de RP.

Galeria de imagens
Acesso
Equipe de Atendimento Técnico
Atendimento PNE
Banheiros
Brigadistas
Caixas
Equipe de Limpeza
Praça de Alimentação
Sala de Segurança
Seguranças
Carrinhos de Chopp
Sala de Imprensa
Pista
Camarote Premium
Confort Club
Bar Premium
Blitz Pré-Evento
Tecnologia em luzes, áudio e vídeo
Tecnologia em luzes e efeitos especiais
Tecnologia em luzes e efeitos especiais
House Mix
Tecnologia em luzes e efeitos especiais
Tecnologia em luzes e efeitos especiais
   

 

Tendo como proposta as vendas sold out, como acontece no mundo inteiro, o evento no Brasil cumpriu seu objetivo e totalizou na venda de 40.000 ingressos.

Público, receita, comercialização de patrocínios e espaços: a comercialização de patrocínios foi dividida entre o sponsor “naming right”, parceiros de mídia para divulgação do evento e apoiadores que contribuíram com algum diferencial para o evento. Foram eles: Skol com naming right; Editora Abril, O Estado de São Paulo e Rádio Mix FM como parceiros de mídia; apoio da Daslu, Axe, Club Social e ativação no evento com Samsung.

A participação do público girou em torno de 59% provenientes de São Paulo (capital) e 41% de outras cidades.

A repercussão do evento na comunidade e na mídia foi grande devido ao quesito inovador e à proposta inusitada de todos estarem vestidos de branco.

Relatórios apontam que todas as limusines do Estado de São Paulo foram alugadas para divulgar o evento e fazer o transporte do público VIP até o local no dia do acontecimento. Criou-se, naquele momento, a uma nova cultura de chegar cedo ao evento (23h), vestir-se totalmente de branco, que foi um grande desafio que conseguimos vencer com a ajuda do plano de comunicação.

Uma pesquisa de avaliação de aprovação apontou que 75% do público avaliou o evento com notas 8, 9 ou 10. E 87% dos que participaram disseram que voltariam em uma 2ª edição e que levariam mais pessoas com eles.

Indicadores mostraram ainda um retorno de mídia na base de 278 matérias em jornal, 635 em web, 80 em revista e 01h12 minutos em TV.

Entrega de mídia pela Playcorp no valor de R$ 2.006.405,40 (R$ 4.445.826,00 valor de tabela). Extras em anúncios de revista, mailing, anúncios pós-evento, totalizando R$ 2.783.905,40 (R$ 5.700.826,00 valor de tabela).

Em relação ao consumo durante o evento, temos: 100.980 copos de cerveja; 36.827 copos de refrigerante; 15.456 unidades de H2OH!; 25.900 copos de chopp; 55.390 combos de destilado; 2.368 taças de champagne; 50.784 copos de água mineral.

Galeria de imagens
Exposição de marca
Exposição de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
       

 

A organização desenvolveu uma estrutura para estimular o público a não ir de carro e a curtir o Skol Sensation à vontade. Junto com os ingressos, o público recebeu um passe de ida e volta para o Metrô e, ao descer na estação Tietê, pôde pegar um ônibus grátis. Era obrigatória a apresentação do ingresso e do RG original.

No evento, os participantes tiveram fácil acesso a táxis e houve ainda um serviço de van a domicilio, com hora marcada, que levou e trouxe os frequentadores por um preço promocional.

Foram realizadas ainda ações que visaram a estimular os frequentadores a elegerem o “motorista da rodada” para não beber e levar os demais de volta para casa com segurança. Esta estratégia está de acordo com o Programa AmBev de Consumo Responsável (principal patrocinador do evento), cujo slogan reforça o conceito “É mais divertido ir e voltar”.

Com essa ação, contribuímos para diminuir não só o perigo da mistura direção/álcool, numa ação de consumo consciente, mas também para a diminuição da frota de veículos em torno do evento, o que poderia acarretar num estrangulamento do trânsito local e aumento da poluição do ar.

Além dessa iniciativa, elevadores e rampas de acesso foram instaladas nos camarotes para atender pessoas com necessidades especiais.

Galeria de imagens
Incentivo ao consumo responsável
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube