Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: RÉVEILLON NA PAULISTA
Candidato: PLAYCORP
Cliente: Magazine Luiza
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Réveillon na Paulista

A Playcorp Organização de Eventos Ltda. possui 25 anos de história, tendo em seu portfólio com mais de três mil projetos executados, dentre os quais: todas as edições do Réveillon na Paulista; a tour do Holiday on Ice; a Feira do Estudante – Expo CIEE; Skol Sensation; Torcidas da Copa do Mundo no Vale do Anhangabaú; Aniversário de 451 anos de São Paulo e outros. Entre os cases, destacam-se: o Chevrolet Mundi (no parque Hopi Hari), a ação no Teatro Municipal para o projeto Natal Iluminado da Prefeitura de São Paulo, o evento de lançamento da Praça Victor Civita, além de parcerias estratégicas com a Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts, Beach Park e Hopi Hari.
A empresa possui uma forte atuação na área de megaproduções, atuando no mercado de entretenimento e promocional. A missão da Playcorp é criar e viabilizar negócios, através de alianças corporativas que gerem resultados de sucesso para clientes, empreendedores, sócios e colaboradores.

Título: “Réveillon na Paulista”.
Tema: “São Paulo e o Mundo se Encontram Aqui”.
Participantes: público de 2.400.000 de pessoas, entre os quais 100.000 turistas, além de 3.500 pessoas contratadas, direta e indiretamente.

Realizado na Avenida Paulista, das 20 horas de 31/12/2008 até as 2 horas e 40 minutos de 01/01/2009, o evento registrou presença marcante nos mais importantes meios de comunicação do país, com 654 matérias publicadas entre TV, rádio, jornal, revista e Internet, somando mais de 63 milhões de pessoas impactadas. Contou também com ações promocionais de sampling feitas pelos patrocinadores e copatrocinadores. O conceito deste ano destacou a pluralidade de São Paulo como uma cidade multicultural e multiétnica, através de um grande “quadro” de família estilizado no palco, onde pessoas e símbolos de todos os lugares do planeta foram mostrados juntamente com as mais variadas manifestações de paz, amor, harmonia, esperança e alegria. Criado em 1996, o evento passou a integrar o calendário oficial da cidade já em 2001. A evolução do público passou de 200.000 pessoas para 2.400.000 pessoas. O projeto consistiu em: megapalco de 800m2 com uma estrutura de 250 ton. de aço, ferro e alumínio; telões de 152m2; som com potência de 500.000 watts; 12 painéis eletrônicos de alta definição com transmissão simultânea ao longo da Avenida Paulista; 15 minutos de espetáculo pirotécnico com 100 mil tiros e 6.000 bombas multicoloridas; 5 milhões de confetes metalizados; revoada de 10 mil balões coloridos.

Galeria de imagens
Palco
Fogos de artifício
Público
Palco
Palco
Público
Público
     

 

O Réveillon é tradicionalmente um evento comemorado em grande estilo nas maiores cidades do mundo. São Paulo, como 3ª maior metrópole do planeta, carecia de um evento de fim de ano à sua altura. Pensando nisso, a Playcorp desenvolveu um projeto especial para São Paulo, utilizando um dos seus grandes símbolos, a Avenida Paulista, a fim de reforçar seu posicionamento como uma cidade cosmopolita e moderna perante o mundo.

Para isso, o evento conta com uma imensa infraestrutura que visa oferecer um espetáculo inesquecível ao público presente.

O evento possui um esquema diferenciado de segurança que inclui a participação efetiva dos órgãos públicos responsáveis por este setor, como a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego da Capital –, além de colocar à disposição postos de atendimento médico em caso de qualquer eventualidade. A proximidade de ambulantes também é coibida na região, o que impede que as pessoas tenham contato com objetos contundentes, os quais são proibidos em toda a avenida Paulista no momento da festa.

A conveniência das pessoas é garantida por serviços como pontos de venda de alimentos e bebidas, disponibilização de banheiros químicos e toda uma estratégia de comunicação informativa, que acontece já nos dias anteriores ao evento, principlamente no Metrô que funciona em horário especial durante toda a noite e madrugada para melhor atender a população e os turistas que se dirigem à essa grande comemoração de São Paulo. Turistas que, aliás, passaram a aproveitar o período de permanência em São Paulo na época de fim de ano, seja por motivos pessoais, negócios ou compras, para participarem da festa.

O Réveillon na Paulista também diferencia-se por ter uma temática diferente a cada edição, unindo não só diversão mas informação cultural para o público.

Como atração principal do evento, um time de artistas consagrados dos mais variados ritmos musicais desfila pelo palco do Réveillon na Paulista, aumentando a atratividade do evento. Nesta última edição tivemos shows de Daniel, Babado Novo, Skank, KLB, Escola de Samba Vai-Vai e Saia Rodada.

Além disso, um belíssimo espetáculo pirotécnico aliado a um show de luzes e efeitos especiais conferem ainda mais emoção e magia ao evento.

Por todas essas razões, o Réveillon na Paulista é hoje um dos 5 maiores eventos de virada do ano do mundo.

Galeria de imagens
Show - Daniel
Show - Babado Novo
Show - Skank
Show - KLB
Show - Escola de Samba Vai-Vai
Show - Saia Rodada
       

 

Descritivo sobre montagem => As primeiras estruturas metálicas do megapalco do Réveillon na Paulista começam a ser montadas dias antes da festa, na Praça Charles Miller. Depois, são transportadas por carretas durante a madrugada até a avenida Paulista onde são fixadas em fundações pré-existentes, feitas desde a primeira edição do evento em 1996 para fixação da estrutura que suportará o palco de 800 m² de área instalado entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Frei Caneca. Através de efeito visual obtido pela montagem dos telões e painéis eletrônicos que fazem parte da cenografia, o palco foi transformado em um imenso porta-retrato estilizado. Ao todo foram 20 dias de montagem, com 100 homens trabalhando por turno, durante 24 horas por dia.

Além do palco, 60 barracas são instaladas ao longo da avenida para atender as necessidades de alimentação e bebida da população, dos turistas e das famílias que comparecem à festa.

Uma área para pessoas com necessidades especiais foi instalada bem em frente ao palco, na altura da Rua Ministro Rocha Azevedo, com acesso na barricada frontal do palco.

Iluminação => Com potência de 1 milhão de watts, suportados por 23 geradores com capacidade de produção de mais de 4 milhões de watts – energia suficiente para iluminar uma pequena cidade. Além disso, são instalados space cannons e superprojetores coloridos que iluminam os prédios e o céu ao longo da avenida.

Efeitos visuais => Foram instalados 8 Painéis eletrônicos no palco, que somados representam uma tela de 152m², e 12 painéis eletrônicos de alta definição que transmitem simultaneamente ao telão do palco, os quais são distribuídos ao longo da avenida. A programação do telão e dos painéis eletrônicos é gerada por computação gráfica. Contamos tambérm com 15 minutos de espetáculo pirotécnico no qual foram disparados 100 mil tiros e 6.000 bombas multicoloridas sincronizados com a trilha sonora, que também é composta especialmente para a ocasião. 5 milhões de confetes metalizados e revoada de 10 mil balões coloridos, também, enfeitaram a festa.

Filmagem => Feita por 10 cinegrafistas.

Sonorização => Com potência de 500 mil watts e alcance de mais de dois quilômetros.

Elementos cenográficos => Neste ano, o telão do palco ganhou um formato de porta-retrato, onde mensagens foram exibidas a meia noite, além de ter a inserção de marca dos patrocinadores e imagens abstratas sincronizadas com os shows e o tema do evento. Ainda compondo a cenografia, blimps com as marcas dos patrocinadores também foram colocados ao longo da avenida.

Transporte => Para facilitar o acesso, a melhor opção é o Metrô. O sistema operou ininterruptamente as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, durante toda a madrugada do dia 1º, com as estações abertas para embarque e desembarque até as 2 horas. Após este horário, as estações Paraíso, Brigadeiro, Consolação e Clínicas ficaram abertas para embarque, enquanto as demais continuaram funcionando para desembarque. A estação Trianon foi fechada às 19h do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.

No Metrô foram emitidas mensagens sonoras, além da comunicação visual informativa que foi afixada. A frota de trens foi reforçada e houve aumento do contingente de empregados do tráfego e seguranças nas estações. O Metrô pediu para que os usuários adquirissm antecipadamente seu bilhete, evitando filas nas bilheterias e facilitando o acesso a qualquer momento, tanto na ida quanto na volta.

A frota de trens e o intervalo entre trens na madrugada do Réveillon foi:
- Linha 1: 9 trens e intervalo de 8 minutos;
- Linha 2: 6 trens e intervalo de 6 minutos;
- Linha 3: 9 trens e intervalo de 8 minutos.

Limpeza => Para deixar a avenida em ordem, uma equipe de 200 pessoas cuidaram da limpeza. Foram recolhidas mais de cinco toneladas de lixo, como copos e papéis, após o término do espetáculo.

Logística de atendimento e normas de segurança, saúde, incêndio, poluição, apoio e relacionamento com as diversas organizações públicas: corpo de bombeiros, polícia, juizado de menores, defesa civil, estacionamento => Cerca de 2,5 mil pessoas, entre homens da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET e seguranças foram contratados pela Playcorp e estiveram posicionados ao longo da avenida Paulista. Este número reforça a importância da segurança para tranquilidade da família paulistana e turistas para participarem desta grande festa. Eles contaram com o apoio de viaturas, motocicletas, bases comunitárias e de um moderno sistema de câmeras de controle remoto que foram instaladas em pontos estratégicos da avenida e monitoraram toda a movimentação do público, preservando assim a segurança do evento.

A exemplo de anos anteriores, um esquema especial de revista foi montado com apoio da Polícia Militar e a avenida foi totalmente gradeada com mais de sete quilômetros de estruturas metálicas. Materiais cortantes ou pontiagudos, garrafas e fogos de artifício foram proibidos e retidos nestes acessos. Cuidado especial foi dado às crianças que tiveram de ser identificadas e estar sempre acompanhadas dos responsáveis. Houve ainda reforço de policiamento nas entradas das estações Brigadeiro, Paraíso e Clínicas. Ao lado do palco foi montado um Centro de Coordenação do Evento com a participação de todos os órgãos envolvidos: a Polícia Militar, a Defesa Civil, a PMSP, a SPTrans e o Metrô. O objetivo era facilitar a adoção de estratégias integradas caso ocorresse qualquer eventualidade.

Foram ainda instalados 10 ambulatórios com médicos e enfermeiros de plantão em pontos estratégicos da Avenida Paulista, incluindo ambulâncias e UTIs móveis.

Animação artística => A programação da animação artística leva em conta o público, a diversidade de preferências musicais de quem vai ao evento e os maiores sucessos populares do ano. Com base nessas informações, são selecionados artistas musicais de sertanejo, forró, pop rock, axé e samba que alegram a festa durante as 7 horas de programação.

Assessoria de imprensa => A assessoria de imprensa é feita por uma agência especializada contrarada para esse fim, que credencia os jornalistas na semana anterior ao evento e que conta com efetivo reforçado para atender esses profissionais no dia da festa.

Brindes, buffet, decoração => A temática da decoração levou em conta o clima de paz e união da ocasião, sendo que nas áreas VIP foram usados tensionados e pufes para oferecer, também, conforto aos convidados. Um buffet completo de comidas típicas da época foi disponibilizado nas áreas VIP.

Em relação a brindes, este ano, por exemplo, foram distribuídos tubetes com inserção da marca Magazine Luiza (patrocinador) e sacolas com a marca Vivo (copatrocinador).

Montagem de coberturas => Foram montadas uma área VIP para convidados, com serviço completo de Buffet, área VIP suspensa para patrocinadores e autoridades.

Sinalização, sistema de comunicação e equipamentos. Infraestrutura de atendimento médico aos participantes, aos menores e à imprensa => O evento teve todo suporte necessário para que a população paulistana, as famílias e os turistas se divertissem na virada do ano num clima de paz e confraternização.

A fiscalização, com apoio da Subprefeitura da Sé, da Guarda Civil Metropolitana e da CET, impediu a instalação de ambulantes na região, garantindo que os mesmos não tenham acesso ao evento com estruturas que possam trazer qualquer tipo de dano à população.

Foram instalados 10 ambulatórios com médicos e enfermeiros de plantão em pontos estratégicos da Avenida Paulista, incluindo ambulâncias e UTIs móveis.

Como o Metrô é o melhor sistema de transporte para se chegar a festa, a organização recomendou que as pessoas usassem os acessos externos das estações como referência para ponto de encontro, evitando permanecer dentro das estações, o que prejudicaria o fluxo dos demais passageiros.

Segurança => A avenida foi totalmente gradeada com mais de sete quilômetros de estruturas metálicas, garantindo controle total dos órgãos competentes quanto ao acesso e deslocamento do público.

Vigilância sanitária, recolhimento de detritos, tráfego e transporte público, proteção ecológica => É montado um esquema especial de trânsito pela CET, que impede o acesso de veículos na região a partir de um determinado horário. A locomoção por meio do Metrô é incentivada, o que evita o deslocamento das pessoas de carro para o local da festa, evitando transtornos como congestionamentos e aumento da poluição do ar.

Após o evento é feita uma limpeza geral da avenida e a participação da subprefeitura, que auxilia na proibição da proximidade de ambulantes, contribui para um menor impacto ecológico possível.

A distribuição do sistema de som e iluminação é feita de forma a minimizar qualquer tipo de transtorno aos moradores da região, bem como à fauna e flora existente no Parque Trianon.

Equipe de trabalho – formas de recrutamento, critérios de seleção e treinamento. Estratégia de captação de recursos => A Playcorp, com seu know-how em captação de recursos, realiza toda organização e contratação de equipes e empresas terceirizadas, com base em criteriosas análises sobre a aderência da empresa ao projeto, desenvolvendo ações que tenham integração com a imagem do evento.

Material utilizado para divulgação como folders, convites, anúncios, veículos de comunicação interna ou externa da empresa, site, entre outros => O réveillon na Paulista conta com o apoio oficial da Rede Globo de Televisão que faz transmissões de flashes ao vivo do evento e matérias jornalísticas, antes e depois do réveillon.

O plano de mídia baseia-se em empresas do grupo Globo e contempla anúncios nas revistas Quem e Época, 50 inserções em seu canal de TV, além de parceiros de jornal como o Diário de SP, com 6 inserções, e a rádio Mix FM, com 300 inserções de 30’’.

Para os convidados da área VIP são entregues kits, com camisetas especiais, convites impressos e folder com informações sobre acessos e estacionamento VIP.

Galeria de imagens
Iluminação
Tecnologia em telões
Telões na Avenida
Sala de Imprensa
Segurança
Montagem de Grades de Segurança
Sistema de Monitoramento de Segurañça
Processo de Revista
Sistema de Áudio
Equipe de Atendimento Médico
Banheiros Químicos
Barracas de Alimentação
Área para deficientes físicos
Parte interna da área VIP
Chuva de papel picado
Revoada de balões
       

 

Nesta edição, o evento registrou um retorno de R$ 29.360.601,24 em mídia espontânea – um aumento de 62,7% em relação ao ano anterior. Quanto ao relatório financeiro por mídia, tivemos: R$ 1.694.217,00 (impressa); R$ 603.586,58 (online); R$ 26.079.824,50 (TV) e R$ 981.776,74 (rádio).

A exposição com citação e imagem da marca dos patrocinadores e copatrocinadores em matérias de TV registrou: Magazine Luiza (27%); Banco Itaú (27%); Brahma (23%) e Vivo (23%).

Além das ações já citadas anteriormente, foram realizadas distribuições de brindes do patrocinador (Magazine Luiza) e do copatrocinador (Vivo) para o público.

Mais de 3 milhões de usuários do Metrô foram impactados diariamente, durante o mês de dezembro, pela comunicação dos 100 banners distribuídos por todas as estações.

O evento é 100% viabilizado pela iniciativa privada e esse ano contou com o patrocínio de Magazine Luiza e Banco Itaú e copatrocínio de Vivo e Brahma.

Turismo => A taxa de ocupação hoteleira na região chegou aos 70%, conforme dados da SPTuris, sendo que contamos com a participação de turistas vindos de várias partes do Estado de São Paulo e do Brasil.

Geração de empregos e postos diretos e indiretos => Mais de 3,5 mil diretos e indiretos.

Repercussão na comunidade e na mídia. Relatórios de desempenho e geração de negócios decorrentes do evento como números significativos gerais, indicadores de turismo (ocupação hoteleira, movimento em bares, restaurantes e casas noturnas, táxis e carros de aluguel, transporte aéreo x terrestre), impacto do evento no PIB local. Impactos específicos decorrentes do evento: culturais, esportivos e sociais. Pesquisa de avaliação de aprovação: turista nacional e internacional – geral e participante em eventos. => O fato do aumento exponencial do público, a taxa de 1.000% nestes 12 anos de evento, já demonstra um elevado índice de satisfação em relação ao evento, movimentando de forma positiva o comércio da cidade e impactando na vida e nos costumes do paulistano que vê o Réveillon na Paulista como uma excelente opção para comemorar a virada do ano em família.

Mídia espontânea - Indicadores de retorno => R$ 29.360.601,24 em mídia espontânea – um aumento de 62,7% em relação ao ano anterior.

Galeria de imagens
Exposição de marca - Patrocinador
Exposição de marca - Patrocinador
Exposição de marca - Copatrocinador
Exposição de marca - Copatrocinador
Exposição de marca - Apoio Oficial
Aplicação de marca - Área VIP
Aplicação de marca - Faixa no palco
Aplicação de marca - House Mix
Aplicação de marca - Lateral do palco
Ativação de marca
Ativação de marca
Ativação de marca
Blimps
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube