Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PLATINUSS
Candidato: Talberg Arquitetura
Cliente: Platinuss Import Export e Comércio de Auto e Acessório
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
3

O Salão do Automóvel é muito mais que um grande evento, é um show.

25ª edição do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL de 2008, foi o maior e mais completo evento da indústria automobilística da América Latina, organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que ocorreu de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Com o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o evento deste ano foi o maior de sua história.

O SALÃO teve um show de novidades que foram apresentadas pelos 170 expositores.

Os 600 mil visitantes esperados poderão apreciar mais de 450 veículos nos estandes das 36 marcas participantes. Além disso, empresas dos segmentos de som, antenas, acessórios, pneus e produtos em geral também estarão recebendo o público para mostrar seus lançamentos.

Com o tema "Carro para quem quer", o objetivo da campanha deste ano foi além da divulgação do evento. Ela pretendia atingir não só o público tradicional do Salão, mas também agregar um público novo, passando o conceito de que a edição deste ano do Salão iria apresentar carros para todos os gostos e estilos.

Destacou-se que a partir deste ano o SALÃO DO AUTOMÓVEL integrou o calendário de eventos da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que reúne as associações nacionais dos fabricantes de veículos automotores. Desta forma, o Salão brasileiro agora está entre os cinco maiores do mundo.

A Platinuss foi criada pelo empresário Natalino Bertin Junior com o objetivo de oferecer ao mercado as mais desejadas marcas do mundo com a segurança comercial, técnica e legal. Uma característica de todos os negócios que compõem sua história como empresário.
Filiada a ABEIVA (Associação Brasileira dos Importadores de veículos) permite que tenham certificado de procedência com garantia de dois anos.
A importação é feita pela CISA Trading, uma das maiores e respeitadas empresas de comercio exterior.

25º Salão Internacional do Automóvel. É um evento realizado a cada 2 anos para apresentação de novos modelos para o mercado nacional e internacional onde a Platinuss participou levando aos olhos da imprensa mundial e do público a beleza e esportividade dos modelos da Lotus, Lamborghini e Pagani.

O grande desafio foi criar um conceito de arquitetura contemporânea como se fosse uma lay-out de uma loja na rua.
Stand predominantemente construído na cor preta com leves faixas de cores coloridas representando as cores das marcas expostas.
Os carros estiveram expostos em piso de madeira laminados e em pisos com carpete 10mm preto.
No lounge o acabamento predominou em madeira, vidros e iluminação quente. A decoração foi feita com móveis de design e com pequenos objetos que faziam parte dos carros expostos.
Além do lounge e do bar, havia também duas salas de reunião e uma sala de massagem para os clientes da Platinuss.

A configuração de era uma ilha. A área total de 504,00 m² – 21 x 24 m.

Os materiais utilizados e diferenciais no projeto do stand foram; estrutura construída de madeira certificada, pintada nas cores preta e branca.

Pisos em madeira laminado e carpete 10 mm preto.

Interatividade é uma palavra que descreve uma das principais características da edição 2008 do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL. Tanto os organizadores quanto expositores exploram as diversas formas de interatividade para ganhar a atenção do público diante de tantas opções.
Logo ao chegar ao Pavilhão do Anhembi, o visitante é convidado a ativar o dispositivo Bluetooth de seu celular para receber vídeos, games e ações promocionais da organização do evento e de expositores como Petrobrás, Ambev, Pioneer, Fiat, GM e Ford.
No site do evento (www.salaodoautomovel.com.br), os internautas têm rápido acesso a todas as novidades do SALÃO, graças a ferramentas como Blog com notícias atualizadas rapidamente, notas no Twitter (rede social para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS e mensageiro instantâneo - MSN), Flickr (fotoblog com imagens oficiais do SALÃO e fotos tiradas pelos visitantes), Youtube (vídeos oficiais e produzidos pelos visitantes), wallpapers e comunidades no My Space, Orkut e FaceBook, além da seção "O Salão na Mídia", que disponibiliza as matérias publicadas sobre o Salão na imprensa.
CITRÖEN
Cinco estações de Nintendo Wii com monitores de LCD fazem a alegria dos visitantes, especialmente do público jovem. Há campeonatos de Wii Fit e o maior pontuador do dia ganha um videogame.
Outras formas de interatividade são um modelo do C4 WRC Red da marca que foi colocado dentro de um cubo espelhado e um telão exibindo imagens da participação da dupla Sébastien Loeb e Daniel Elena, tetracampeões e líderes da temporada 2008 do WRC, nas principais etapas do campeonato.
VOLKSWAGEN
No mini Centro de Design que está funcionando no estante da Volkswagen, o visitante pode acompanhar o processo para se fazer um carro;
Os visitantes são fotografados dentro de um estúdio e, em poucos segundos, a foto se transforma numa capa da Revista V, publicação da montadora;
Robôs da área de Ferramentaria, que fazem parte da linha de montagem da fábrica, desenham os contornos do novo modelo da Volkswagen, o Voyage, num material de acrílico que é distribuído aos visitantes;
Aos apaixonados por games e simuladores, a festa fica por conta dos modelos de última geração do Polo Drifter GTI Power Slider.
FORD
Os visitantes do estande da Ford podem brincar de designer com a tecnologia usada no filme "Minority Report".
MIO
No estande da fabricante de navegadores GPS MIO, os visitantes podem viajar virtualmente por mega-simuladores dos navegadores, interagir com os equipamentos escolhendo rotas, caminhos e pontos de entretenimento em São Paulo.
RODAS SCORRO
Quem trocar os pneus em menos de 10s23 no mini Pit Stop montado no estande da Rodas Scorro leva brinde.
PETROBRAS
Vídeo game simula corrida futurística do Speed Racer.
FIAT
Além dos quatro simuladores de corrida que percorrem ruas de São Paulo, a Fiat oferece um simulador para o tráfego urbano instalado em modelo do Línea.
INSTITUTO AYRTON SENNA
Pit stop virtual com direito a troca de pneus em uma McLarem é uma das atrações no estande do instituto.
TRACKER
Pista de autorama agita o estante da Tracker.
TOYOTA
Os fãs da Fórmula 1 tiram foto em uma réplica de carro de corrida.
POSITRON
Vencedor do jogo de memória ganha ingresso para a última etapa da GT3 Brasil, em novembro.
ELECTROLUX
No estande da Electrolux o visitante suja o carro com armas de paint ball e testa as máquinas da marca lavando o veículo.
NISSAN
Simulador de corrida Gran Turismo permite ao visitante fazer teste no modelo superesportivo GT-R marca.
HBUSTER
Simulador permite uma volta virtual pelo circuito de Interlagos.
SENAI
Jogo de tunagem que personaliza o veículo ao gosto do participante.

Os bons índices de crescimento nas vendas de veículos estimulou as grandes marcas em apresentar novidades durante o SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL. Todas as 36 montadoras presentes no evento irão expor lançamentos e tendências que irão reger o mercado de automóveis no País.

Segundo a ANFAVEA, serão vendidos até o final deste ano cerca de 3,06 milhões de automóveis, 24,2% acima dos vendidos em 2007. Os especialistas no setor garantem que se esse número for atingido haverá uma nova quebra de recorde histórico. Porém, eles acreditam que o período de maior demanda deve permanecer concentrado no 1º semestre. Entre janeiro a setembro deste ano foram comercializados 2,21 milhões de unidades, registrando uma expansão de 27% no mesmo período de 2007.

Ainda de acordo com a entidade, o mês de setembro registrou aumento de 9,8% em relação a agosto. No mês, foram vendidas 268,7 mil unidades, uma expansão de 27% em relação ao mesmo período de 2007. Porém, a produção de veículos registrou queda no mês, com diminuição de 4,3% em relação aos meses anteriores. Mesmo com essa queda, o mês registrou aumento de 18% na produção em relação a setembro de 2007. Em julho, o Brasil vendeu 288,1 mil veículos. Com esse número, o País passou a França no ranking mundial dos maiores produtores de carros, ocupando agora a 6ª posição da lista.

As expectativas brasileiras ainda são positivas. Apesar da crise econômica que atinge o mercado internacional, os especialistas garantem que os índices de vendas de veículos no país fecharão o ano com resultados positivos, tendo em vista o excelente primeiro semestre do setor. Eles ainda ressaltam que a possível desaceleração nas vendas de carros já era prevista pelas montadoras.

Foi lançado durante o SALÃO DO AUTOMÓVEL de São Paulo um programa que pretende equipar todos os modelos produzidos no Brasil com uma etiqueta de eficiência energética. Com os dados do selo, o consumidor poderá saber quanto o veículo que pretende adquirir emite CO2 e se é ecologicamente correto.

As formas com que a Talberg Arquitetura se preocupa com a qualidade, responsabilidade social e ecológica são:
• Sempre compramos madeiras de fornecedores que dão a garantia de que o produto possui a certificação ecológica de reflorestamento e na embalagem vem um selo confirmando.
• Todos os nossos documentos são impressos em papel da linha Eco que também é garantido pelo fabricante ser ecologicamente correto.
• Antes de imprimir algo avaliamos a real necessidade e sempre que possível utilizamos a frente e o verso dos papeis.
• Os papeis e caixas de papelão descartados são encaminhados para uma instituição que leva para o processo de reciclagem.
• Utilizamos no escritório e na produção lâmpadas econômicas e de forma consciente.
• O último funcionário a ir embora sempre se certifica de que todos os computadores, lâmpadas e ar condicionado foram desligados.
• Para impressões de circulação interna utilizamos a impressora no modo rascunho para economizar o cartucho de tinta.
• Fazemos parte do projeto C.U.R.A. que tem o consumo consciente e racional de água.
• Estamos nos adaptando ao projeto criado internamente denominado de construção inteligente, para que a madeira mesmo já sendo de reflorestamento ainda possa ser reutilizada o maior número de vezes possível.
• Quando mais de um funcionário vão para o mesmo local utilizamos o sistema de carona para contribuir com menos poluição e transito.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube