Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TELEFONICA
Candidato: Talberg Arquitetura
Cliente: Telecomunicções de São Paulo S/A - Telesp
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
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O Grupo Telefônica é um dos três maiores conglomerados de telecomunicações do mundo. No Brasil, o Grupo Telefônica é o maior conglomerado empresarial privado em atuação onde tem como visão oferecer aos nossos profissionais o melhor lugar para trabalhar, atraindo e retendo talentos, e garantir as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal. Pôr as necessidades do cliente no centro de tudo que fazemos, para obter sua satisfação máxima com nossos serviços e soluções. Proporcionar aos nossos acionistas a melhor combinação de crescimento e rentabilidade do setor. Atuar como um importante agente de desenvolvimento tecnológico, econômico e social nas comunidades onde estamos presentes, combinando nossa ambição de ser global e eficiente, com a vocação de satisfazer os requisitos de cada mercado local. Transformamos tecnologia em algo fácil de entender e usar. A inovação é uma fonte constante de inspiração para tudo o que fazemos, tanto em nossos serviços como em nossos sistemas de gestão, e permite que nos antecipemos ao mercado e às expectativas de nossos clientes, e nos ajuda a ser mais competitivos. Não nos damos por satisfeitos com o que já conseguimos e não há limites para a ambição saudável de ser um líder mundial das Telecomunicações. Temos a obrigação de ir além, em tudo o que fazemos, sem nunca renunciar a nada. Somos competitivos, mas agimos de forma clara, aberta, transparente e acessível a todos. Um dos nossos pontos fortes é a escuta e o diálogo com todos. Somos uma companhia que se envolve e aprende com a realidade cultural e social das comunidades onde atuamos. Demonstramos nosso compromisso quando cumprimos de forma responsável o que afirmamos, quando somos conscientes da capacidade transformadora da tecnologia da informação e comunicação e quando sabemos que a forma de alcançar o resultado é tão importante quanto o próprio resultado.
O Futurecom é o evento mais abrangente do segmento realizado na America latina, um evento de Telecom e TI que reúne as Forças de Mercado, proporcionando às empresas e aos profissionais que dele participam, um ambiente adequado e estimulante para o desenvolvimento de Conhecimento, Negócios e de Relacionamento.
A edição de 2009, que aconteceu no Transamérica Expo Center, contou com mais de 200 participantes, 2000 visitantes, apresentando com constante e intenso crescimento. O evento até 2007 era realizado em Florianópolis, em 2008 dobrou sua área mudando-se para São Paulo e continu

Para a Futurecom 2009, entramos com a proposta de criar um stand que não apenas mostre os produtos novos mas também seus benefícios, conteúdos, assim como a linguegem Telefônica. É muito importante linkar serviço, informação e entretenimento – sempre integrado no stand.

O grande diferencial do projeto foi a criação das ilhas de produtos que formavam um atrium na frente do estande. Essas ilhas eram unidas visualmente por um elo retro-iluminado, que unificava esse conjunto de produtos. No centro desse elo criamos uma luminária de fibra óptica, trazendo para a arquitetura do estande esse elemento de grande impacto na transmissão de dados atual.

Com o intuito de dar mais destaque á exposição de produtos, optamos por utilizar a cor preta na maior parte do estande, utilizando o branco aonde queríamos dar um destaque maior (logotipos, displays, elo e elementos arquitetônicos). Dessa forma, conseguimos trazer uma grande gama de produtos para casa e escritório com um visual limpo.

A arquitetura moderna e o acabamento impecável passavam para o público a cara da Telefônica. Uma empresa inovadora e vanguardista. Dando sequencia ao trabalho que foi feito no ano anterior, trazendo para a feira um projeto totalmente diferente do que foi feito no ano anterior, porém, mantendo a mesma qualidade e característica de modernidade.

Todo o estande foi confeccionado em metal e bagum, a fim de proporcionar uma montagem limpa e rápida.

O mote da campanha da Telefônica esse ano é a sua preocupação com a reformulação e melhora da qualidade dos seus produtos já oferecidos. Com a slogam “Telefônica em ação”, foi criada uma grande campanha veiculada em televisão, mídia impressa, rádio, internet e eventos patrocinados pela empresa.
Um grande desafio da Telefônica hoje tem sido o aprimoramento do produto Speedy, e a Telefônica apresentou na feira a reformulação feita para isso. Entre elas o Novo sistema de contingência (Em caso de falha na rede, o novo sistema entra em ação evitando quedas do sinal), o aumento na capacidade do Backbone (Backbones são as vias por onde as informações trafegam. Agora a rede está mais rápida), o novo sistema de monitoria da rede (eventuais problemas agora são identificados e isolados de forma mais rápida. Ficou mais fácil identificar onde o problema está e, consequentemente, resolver mais rápido) e a duplicação da capacidade dos servidores de acesso à Internet. Essa duplicação evita sobrecargas e a rede ganha mais agilidade.
Os pacotes de produtos para residência também sofreram grandes modificações, com a simplificação e transparência nas ofertas. As ofertas e pacotes promocionais vão continuar sendo vantajosos. Mas estão muito mais simples e fáceis de entender.
O novo processo de ampliação na rede garante mais controle e checagem das mudanças executadas para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.
Foi feita uma ampliação de mais de 80% da capacidade de conexão à internet via rede de cabos submarinos. São esses cabos que fazem a conexão de dados entre o Brasil e o resto do mundo. Com isso, a conexão fica mais rápida. Além da ampliação da cobertura do Speedy no Estado de São Paulo. Mais 91 cidades no Estado de São Paulo terão acesso ao Speedy.

Em 2009 a Telefônica lançou o pacote “telefônica em ação”, um conjunto de medidas que visa melhorar a qualidade de seus produtos.
Esse programa Telefônica em Ação já conseguiu resultados significativos em pouco tempo.
As ações de estabilização e de ampliação da capacidade da rede somadas às ações de melhoria no atendimento ao cliente já proporcionaram os seguintes resultados:

- Redução de 60% nas reclamações na Fundação Procon.
- Redução de 59% nas reclamações de Speedy na ANATEL.
- Redução de 39% nas reclamações de linha fixa na ANATEL.

- Redução de 48% nas ligações para o atendimento técnico do Speedy.
Com esses resultados a Telefônica está conseguindo uma maior fidelização de seus atuais clientes, além da captação de novos clientes, aumentando a sua rede o que já proporcionou um crescimento econômico significativo em 2009.
Hoje o grupo Telefônica tem 62,4 milhões de clientes e 85 mil empregados, é o maior conglomerado de telecomunicações do Brasil, com atuação na área de telefonia fixa, móvel e banda larga. Somente no Estado de S.Paulo opera com 11,5 milhões de linhas fixas. Conta, no total, com 14,8 milhões de linhas instaladas. A receita líquida R$ 15,098 bilhões em 2008. Desde que entrou no país, em 1998, a companhia já investiu R$ 36,4 bilhões, parte deles para trazer a infraestrutura e serviços de banda larga ao país, setor em que conta hoje com 2,7 milhões de usuários.

Na Futurecom 2009 a Telefônica apresentou a “fundação Telefônica”, cujos programas de desenvolvimento social já beneficiaram mais de 500 pessoas nos últimos 10 anos, com foco na educação e na defesa dos direitos das crianças e dos jovens.
A fundação Telefônica está presente na em toda América latina (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile Argentina), além de México e Espanha, aonde se encontra a sua sede.
O Pró-Menino é um dos programas da Fundação Telefônica mais importantes no mundo, com diretrizes e metas definidas internacionalmente, que buscam contribuir para o desenvolvimento social e a proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O projeto é pautado por três grandes estratégias voltadas à intervenção social:
• 1. Proteção integral: tirar imediatamente o indivíduo da situação adversa.
• 2. Fortalecimento sócio-institucional: disseminar práticas de gestão e pedagogia para que as instituições consigam se estabelecer e desenvolver parcerias.
• 3. Qualidade educativa: levar informatização e tecnologia para dentro da sala de aula é a grande aposta do Pró-Menino.
O objetivo é entregar o que as ONGs precisam para que consigam utilizar o Estatuto da Criança e do Adolescente no dia-a-dia e pôr em prática os direitos nele previstos.
O Programa Pró-Menino conta com uma extensa lista de parceiros, incluindo ONGs, empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento social, educação e cultura, além de organismos governamentais como a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério Público (MP).
Até o momento, o programa já impactou mais de 100 mil crianças e jovens em toda a América Latina. O Brasil é um dos países em que o projeto mais se destaca, devido à sua legislação avançada e às boas práticas em terceiro setor.
São mais de 400 organizações cadastradas nas redes do Pró-Menino e cerca de 8.500 crianças e adolescentes retirados anualmente de situações de trabalho infantil ou de conflito com a lei.
O programa pró menino contribui para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil, atende 100 mil crianças e jovens nos 13 países da América Latina em que é desenvolvido. No Brasil, a Fundação Telefônica apóia projetos de combate ao trabalho infantil em 17 municípios e beneficia mais de 6.000 meninos e meninas, por meio de parcerias com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no Estado de São Paulo. Apóia organizações de atendimento ao adolescente infrator que cumpre medida socioeducativa em meio aberto. As estratégias adotadas são totalmente alinhadas com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por meio de parcerias firmadas com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, a Fundação Telefônica apóia técnica e financeiramente projetos em 14 cidades brasileiras. Mais de 2.000 adolescentes e suas famílias são beneficiados por esta iniciativa.

 

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