Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SHOW DE LANÇAMENTO DE « FRANÇA.BR 2009 – ANO DA FRANÇA NO BRASIL »
Candidato: Fagga Eventos
Cliente: Consulado da França
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Título
Show de lançamento de « França.Br 2009 – Ano da França no Brasil »

Data
22 de dezembro de 2008

Local
Vivo Rio – Rio de Janeiro - RJ

Organizadores
Fagga Eventos e GL events


Em 2005, foi realizado o Ano do Brasil na França, com o intuito de divulgar a cultura nacional, reforçar os laços comerciais já existentes e abrir novas frentes de mercado para o Brasil.

O evento mobilizou mais de 15 milhões de pessoas, com centenas de atrações realizadas em todo o território francês. Foram realizados shows, mostras de artes plásticas e de artesanato, peças teatrais, espetáculos de dança e cinema, além de seminários, fóruns, workshops e rodadas de negócios, dentre outras atividades de cunho cultural e comercial.

Em 2009, chegou a vez de o Brasil retribuir a homenagem, com o Ano da França no Brasil, que acontecerá entre os dias 21 de abril e 15 de novembro. Acordado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jacques Chirac, em 2006, as comemorações foram confirmadas em fevereiro de 2008 por Lula e o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Foi a oportunidade de aprofundar o relacionamento bilateral e aproximar ainda mais brasileiros e franceses. Nesse período, o Brasil recebeu manifestações culturais de grande relevância, além de conhecer novas vertentes no campo das artes e da tecnologia, desenvolvidas por setores de vanguarda.

O lançamento oficial do Ano da França no Brasil estava marcado para dezembro de 2008. Entretanto, devido à dificuldade em conciliar as agendas de compromissos dos dois presidentes, a data do lançamento foi confirmada com apenas uma semana de antecedência.

Convidada pela embaixada brasileira para realizar o show de abertura do Ano da França no Brasil, a Fagga / GL events teve o desafio de realizar este evento em uma semana.

Montar a programação do show de lançamento, convidar os artistas, criar o roteiro do evento, contratar apresentador, buffet, montar a estrutura de luz e som. Tudo isso com protocolos rígidos de s

Associada desde 2006 ao grupo francês GL events, a Fagga Eventos aproveitou a influência da multinacional e sua experiência em eventos internacionais de grande porte para realizar este desafio.

Para marcar a verdadeira integração entre os dois países, era preciso reunir atrações e personalidades de renome dos dois países – França e Brasil – de forma a retribuir a pujança do evento anterior, na França.

Para isso, foi escolhido o Rio de Janeiro, cidade que é um dos principais cartões postais das belezas naturais do Brasil. O show de lançamento foi realizado no dia 22 de dezembro de 2008 na casa de espetáculos Vivo Rio, de frente para dois dos mais belos cenários da cidade: a linda vista da Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.

Como não poderia deixar de ser, em um evento de integração entre os dois países, o show de lançamento do Ano da França no Brasil contou com a presença dos presidentes do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, membros da comunidade francesa no Rio, artistas, pensadores e formadores de opinião brasileiros e diversas autoridades de ambos os países.

Foi montada uma programação musical variada, com artistas brasileiros e franceses, autoridades dos dois países, além da comunidade francesa no Brasil. E para apresentar o show de lançamento, a ex-apresentadora do fantástico, Gloria Maria, foi escolhida para ser a mestre de cerimônia da festa de lançamento.

Com convidados e atrações ilustres, o show de lançamento do Ano da França no Brasil foi marcado por muitos momentos emocionantes! O evento contou com cerca de 2.000 convidados, que puderam se emocionar com a beleza dos shows e prestigiar a festa da diversidade, do intercâmbio de idéias, valores e culturas.

Foram distribuidos CD's de músicas francesas na área VIP do local.


Atrações nacionais e internacionais

A exemplo do Ano do Brasil na França, a abertura do show foi realizada pelo cantor e ex-ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil. Além dele, também se apresentaram o famosíssimo cantor francês Charles Aznavour, que não estava em turnê e veio ao Brasil com seu set completo exclusivamente para participar do evento, e o cantor congolês Lokua Kanza, que trabalhou na França e que vive agora no Rio.


Hino da França no Brasil

Um dos pontos altos do evento foi a participação de Lenine, que compôs o hino da França no Brasil. Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor, em 2005, ele havia composto a canção “BRÉSIL, BRÉSILS”, que acompanhou todos os eventos do Ano do Brasil na França, dando um toque rock aos eventos.

Presença de autoridades

Show de lançamento do Ano da França no Brasil, com o intuito de aprofundar o relacionamento bilateral e aproximar ainda mais brasileiros e franceses, o evento precisava contar com a presença de autoridades.

Além dos Presidentes da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da República Francesa, Nicholas Sarkozy, também estiveram no show:

• Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim
• Ministro da Cultura, Juca Ferreira
• Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Bernard Kouchner
• Embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute
• presidente do comissariado brasileiro, Danilo Santos de Miranda
• presidente do comissariado francês, Yves Saint Geours
• além dos ministros e autoridades que integram as delegações oficiais dos dois países.

Galeria de imagens
Bar
Presidente Luis Inácio Lula da Silva
Show Gilberto Gil
Show Lenine
Sinalização
Sinalização
       

 

Para organizar o show de lançamento do Ano da França no Brasil, a estratégia de marketing promocional previa a utilização da rede de contatos da GL events, a quem a Fagga Eventos está associada desde 2006.

Com sede em Lyon, na França, o Grupo GL events é considerado um dos maiores conglomerados mundiais no competitivo segmento de eventos e exposições, e está presente em 26 países.

Conhecida originalmente como uma empresa de prestação de serviços para eventos (Olimpíadas de Sydney, Copa do Mundo da França, Festival de Cinema de Cannes entre outros eventos de repercussão mundial), a GL events hoje tem atuação completa no segmento, incluindo a gestão de centros de exibição e convenções (24 centros no total) e a organização de congressos, feiras, convenções e eventos corporativos.

Sua experiência multinacional foi importante não só na programação cultural do evento, mas também devido à sua boa relação e proximidade com autoridades internacionais.

Com um prazo apertado, em um mês em que os artistas costumam estar com suas agendas lotadas, a empresa aproveitou a expertise da multinacional francesa, que tem a concessão da casa de shows HSBC Arena, para convidar os artistas e programar os shows.


Programação das atrações

Com a dificuldade de agenda dos presidentes do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e da República Francesa, Nicholas Sarkozy, o show de lançamento teve que ser organizado em apenas uma semana.

Para comparecer e prestigiar o evento em um mês de agendas lotadas, por conta das festas de fim de ano, muitas atrações adiaram compromissos já firmados. Esse foi o caso do ex-ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil, e do famosíssimo cantor francês Charles Aznavour, que não estava em turnê, veio ao Brasil com seu set completo exclusivamente para participar do evento.


Forte esquema de segurança

Com presença em peso de autoridades brasileiras de francesas, a organizadora do evento precisou se adaptar a rígidos esquemas de segurança dos políticos e personalidades brasileiras e francesas. O que se traduziu em uma criteriosa logística de transporte, hospedagem e condições de segurança do evento, com revista na entrada, copnvidados e staff com botons específicos às áreas de acesso, portais com sensor para armas, número dobrado de seguranças, estacionamento com divisórias e fechamento, ruas fechadas para a passagem das autoridades, etc.


Atividades das organizadoras

As empresas organizadoras tiveram apenas sete dias para cuidar de toda a conceituação, logística e realização do evento:

• Montar a programação do show de lançamento
• Convidar os artistas
• Criar o roteiro do evento
• Criar a identidade visual do show de lançamento
• Convite e RSVP de convidados e autoridades
• Cumprimento de rigorosos protocolos de segurança de autoridades brasileiras e francesas
• Iluminação, decoração, sonorização e cenografia do evento
• Logística de viagens e hospedagem dos convidados de fora do Rio de Janeiro
• Contratação de receptivo, buffet e segurança
• Captação de patrocínio
• Cerimonial

Galeria de imagens
Mestre de Cerimônia - Glória Maria
Apresentação Gilberto Gil
Apresentação Charles Aznavour
Apresentação Lenine
Presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Nicholas Sarkozy
Apresentação Lokua Kanza
       

 

A realização do show de lançamento do Ano da França no Brasil foi um sucesso. Com a presença de atrações nacionais e internacionais de grande projeção, a comunidade francesa no Rio compareceu em peso.

O evento foi marcado pela presença de convidados ilustres, formadores de opinião, políticos, empresários e artistas brasileiros e franceses. Um bom início para um encontro que tinha como objetivo comemorar e estimular o estreitamento de relações entre o dois países.

Cerca de 2.000 convidados estiveram presentes no Vivo Rio para celebrar o Ano da França no Brasil. Entre eles, podemos citar o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a socialite, Lily de Carvalho Marinho, e a primeira-dama francesa, Carla Bruni.

O espetáculo foi apresentado pela jornalista Glória Maria e contou com as participações do músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e do cantor Lenine, que cantou o hino da França no Brasil ao lado de Arthur H, compositor da dessa música.
Famoso músico francês, Charles Aznavour arrebatou a atenção dos espectadores e os conduziu por várias décadas de seu repertório de canções românticas, acompanhado de sua Orquestra. Arrancou aplausos com "Mourir d'Aimer", foi acompanhado pelo público no refrão de seu clássico "La Bohème" e se despediu com uma grande ovação.
Marcado por um clima alegre e descontraído, o evento foi um momento especial onde a música se faz presente unindo corações e sentimentos em prol do intercâmbio de idéias, valores e culturas. Onde ritmos e canções materializaram os sonhos de um mundo sem barreiras, pleno de liberdade, sustentável e aberto à diversidade.


Divulgação espontânea na mídia
O show de lançamento do Ano da França no Brasil foi divulgado nos principais veículos de comunicação brasileiros:

• Jornal O Globo
• Folha de São Paulo
• O Estado de São Paulo
• Jornal do Brasil
• Correio Braziliense
• Jornal Correio do Brasil
• Revista Quem
• Site G1, entre outros


Comitê de Patrocínio
• Accor
• Air France
• Alstom
• Areva
• Câmara de Comércio França-Brasil
• PSA Peugeot Citroen
• Dassault Aviation
• GDF Suez
• Caixa Seguros
• CNP
• Lafarge
• Vallourec
• Renault
• Saint-Gobain
• EADS
• Safran
• Thales


Parcerias
• UbiFrance
• SESC – SP
• Alliance Française
• Cultures France


Patrocínio e Apoio do Show
• GL events
• Champagne G.H.MUMM

Um dos mais importantes eventos sócio-político-culturais dos últimos anos, o Ano da França no Brasil teve um papel fundamental para o aprofundamento das parcerias franco-brasileiras e para a consolidação das relações bilaterais nas diferentes áreas, tanto do ponto de vista cultural, como na área comercial, universitária e econômica.

Chamado de França.Br 2009 e lançado no dia 22 de dezembro de 2008 pelos presidentes dos dois países, o ano da França no Brasil responde à mesma ambição apresentando a face de uma França moderna, diversificada e aberta:

• moderna na criação, na inovação e na pesquisa, na liderança do debate de ideias;
• diversificada em sua população, seus conhecimentos e seus territórios;
• aberta ao mundo e cooperando com os outros países: na África, no Caribe ou na América Latina

Com mais de 400 atrações, a programação reuniu eventos artísticos, culturais, científicos, tecnológicos, acadêmicos e econômico-comerciais, entre os dias 21 de abril e 15 de novembro de 2009.

O evento contou com a participação e apoio de atores globais que compartilham os mesmos valores democráticos e sociais, a mesma ambição de construir um mundo mais justo, aberto e diversificado, a mesma crença de que sua mensagem será mais bem ouvida se for apresentada em uma única voz.

Os projetos aprovados constituem um importante conjunto de manifestações artísticas e intelectuais, capaz de mostrar ao público brasileiro o que de melhor a França contemporânea tem a oferecer com sua diversidade cultural e crescente abertura para a África, o Caribe, os países árabes e a Região Amazônica, mas, sobretudo, uma oportunidade ímpar de injetar vitalidade na própria cultura brasileira, a partir do diálogo, da cooperação e da absorção de informações e conhecimentos.

• arquitetura
• arte
• Artes visuais
• Audiovisual científico (ciências humanas e sociais)
• cinema
• cultura
• dança
• design e moda
• educação
• Exposição
• fotografia
• lançamento
• literatura
• música
• música clássica
• música popular

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube