Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: WALMART YBM 2009
Candidato: ViaLandauto
Cliente: Walmart
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
YBM Walmart: cerca de 1,5 mil participantes

Ficha Técnica do Evento
Título: "YBM 2009" - Year Beginning Meeting 2009
Tema: Planejamento anual com funcionários do Walmart
Número de participantes: 1.500
Local: Expo Transamérica – São Paulo
Data: 01 a 05/02/2009
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

Todos os anos o Walmart, rede internacional de hipermercados, realiza uma reunião estratégica com seus principais líderes, a Year Beginnig Meeting. Nela são apresentadas todas as ações que a diretoria da empresa planejou executar para aquele ano e, para o sucesso do processo, precisará contar com o apoio, dedicação e entusiasmo de suas lideranças.
Em 2009 o Year Beginning Meeting aconteceu em São Paulo, no Expo Transamérica, reunindo mais de 1500 participantes de todo o Brasil. A ViaLandauto, empresa referência no serviço receptivo e assistência em transportes de passageiros, atualmente com sete unidades no Brasil, foi contratada para planejar e executar toda logística de transporte terrestre do evento.
Foram seis dias de intensas atividades para todos os participantes e também para a equipe de coordenadores da ViaLandauto, que acompanhou cada grupo em cada trajeto pré-estabelecido. De 01 a 05 de fevereiro de 2009, os colaboradores do Walmart puderam contar, mais uma vez, com os serviços da empresa, que se renova e aprimora constantemente.

Galeria de imagens
Assistência em transportes e logística de bagagens: expertise ViaLandauto
Frota identificada e adequada a cada rota e grupo
Sinalização posicionada estrategicamente com antecedência
   

 

O Year Beginning Meeting é um evento estratégico para o Walmart e por isso contou com dedicação exclusiva de uma equipe de profissionais da ViaLandauto capacitados para executar os serviços contratados com perfeição.
De 01 a 05 de fevereiro de 2009, todos os participantes foram transportados em veículos selecionados pela ViaLandauto, quando não de sua própria frota.
Os participantes estavam hospedados em cinco hotéis diferentes e distantes consideravelmente do local do evento. Isso fez com que tivéssemos que estudar as rotas utilizadas com maior atenção, identificando caminhos alternativos para fugir do trânsito e otimizar o tempo de deslocamento. Em cada um dos empreendimentos uma equipe da ViaLandauto sempre estava a postos para orientar os participantes e readequar horários de traslado para os aeroportos conforme suas agendas e programação do evento. Os hotéis escolhidos pelo Walmart para a hospedagem de seus convidados foram:
- Bourbon Convention Ibirapuera
- Howard Johnson
- Quality Congonhas
- Sonesta São Paulo Ibirapuera
- Hotel Transamérica São Paulo

Os dias 01 e 05 de fevereiro foram majoritariamente dedicados para os traslados de in e out, respectivamente, do grupo. As portas de entrada na cidade de São Paulo foram os aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos/SP), também utilizados como portões de saída ao término do evento. Nestes dias os veículos utilizados para transporte foram vans, micro-ônibus e ônibus.
No momento do desembarque os participantes já eram rapidamente identificados e conduzidos para o ônibus direcionado ao hotel de hospedagem. Bagagens eram identificadas ainda no saguão dos aeroportos, evitando extravios e garantindo a tranquilidade dos passageiros.
Entre os dias 02 e 04 de fevereiro, os traslados concentram-se nas rotas estabelecidas entre os hotéis e o local do evento, respeitando a programação estabelecida pela organização. Durante todo o tempo equipes de monitoramento da ViaLandauto acompanharam os grupos, divididos entre vans e ônibus, conforme roteiro acertado.

Galeria de imagens
Recepção nos aeroportos
Logísitca de transporte pré-estabelecida e desenhada para cada grupo de participantes
Identificação das bagagens por rota já no desembarque
Aeroporto de Guarulhos/SP: otimização no tempo de embarque
Equipe ViaLandauto: repasse de informações em briefings diários
Rotas identificadas em sinalização ao alcance da visão de todos
Equipe de apoio orientam os participantes
Corredores do evento: acesso aos veículos
Embarque tranquilo e individualizado
Opções variadas de veículos
         

 

Faz parte da cultura da ViaLandauto a busca por estratégias criativas para a solução de problemas ou solicitações dos clientes, ainda mais quando inovar tecnologicamente na área de assistência em transportes não depende diretamente da gente.
A ViaLandauto, para o serviço de receptivo de eventos, trabalha com veículos de pequeno, médio e grande portes com média de sete anos de utilização, contados a partir da data de fabricação dos mesmos. Isto garante, não só a qualidade da frota utilizada, como também as inovações do mercado automobilístico e de utilitários, sejam estéticas ou de itens de segurança.
Neste case podemos destacar como desafios relevantes:
1. Cliente tinha necessidade de utilizar veículos condizentes com sua política de sustentabilidade sócio-ambiental
2. Sistema de embarque e desembarque nos aeroportos
3. Horários de deslocamento para o evento coincidia com hora do rush em São Paulo

Considerando os desafios impostos, tomamos as seguintes medida a fim de garantir resultados satisfatórios junto ao cliente:
1. Selecionamos fornecedores que utilizam apenas biodiesel em seus veículos, mesmo para os de maior porte.
2. Como a Infraero não permite a reserva de vaga para grupos nas áreas de embarque e desembarque dos aeroportos, tivemos que aumentar nossa equipe de coordenação em Congonhas e Guarulhos para organizar os passageiros conforme destino e agilizar o tempo parado.
3. Rotas alternativas foram traçadas para fugir do trânsito intenso, garantindo a chegada de todos dentro do horário marcado.

A interação e integração de todos – ViaLandauto, cliente e fornecedores – aliada à uma forte e intensa comunicação foram as grandes responsáveis por mais esta operação de sucesso.

Galeria de imagens
Desafios superados com ações simples
Frota moderna e atual
Cores identificam rotas distintas: extravio de bagagens evitado
   

 

A ViaLandauto é a fornecedora exclusiva do Year Beginning Meeting do Walmart desde 2005 e realiza outros eventos ao longo do ano para o cliente.
Só em 2009 foram 33 novas propostas solicitadas até o momento, sendo que 70% delas foram fechadas. Isso comprova a sintonia entre o cliente e a ViaLandauto, que cada vez mais estreitam sua parceria.
Outro indicador de crescimento, resultado de todo investimento que a ViaLandauto vem fazendo ao longo dos últimos cinco anos, é o volume de negócios que a empresa vem realizando com indicadores acima do mercado. Em 2008 a empresa cresceu 28% em relação a 2007 e para 2009 prevê um índice de 12%, ultrapassando a barreira dos R$ 32 milhões em faturamento.

Compromisso com a sociedade e o meio-ambiente fazem parte da missão institucional da ViaLandauto. Assim, adotamos como medidas responsáveis:
1. Como mencionado, os veículos utilitários – vans, micro-ônibus e ônibus – foram abastecidos com biodiesel. Além disso, o fornecedor escolhido adota política de reaproveitamento de água das chuvas para lavagem dos veículos e abastecimento dos vasos sanitários nos lavatórios.
2. Para os veículos de maior porte, exigimos o certificado de inspeção veicular de nossos parceiros, garantindo que a emissão de poluentes de vans, microônibus e ônibus esteja dentro do índice permitido e aceitável legalmente.
3. O lixo gerado pelos passageiros foi acondicionado em embalagens apropriadas e encaminhado para a reciclagem.
4. Também orientamos os motoristas para dar a partida no veículo após a finalização do embarque, evitando gasto desnecessário de combustível e, melhor ainda, resguardando a saúde de nossos passageiros que não se intoxicaram com a fumaça enquanto aguardavam.

Galeria de imagens
Ônibus só estacionam no momento do embarque e passageiros aguardam fora da área de parada
Área de espera para embarque: segurança e saúde para os participantes
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube