Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SEMINÁRIO DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO 2009 - MAGAZINE LUIZA
Candidato: ViaLandauto
Cliente: Magazine Luiza
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ViaLandauto para Magazine Luiza

Ficha Técnica do Evento
Título: SEMINÁRIO DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO – MAGAZINE LUIZA
Tema: ATITUDE!
Número de participantes: 723
Local: Hotel Transamérica São Paulo
Data: 19 a 21 de março de 2009
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

A ViaLandauto atua no mercado de Assistência em Transporte, Locação de Veículos, Serviço Receptivo, Operações Internacionais e Fretamento de Aeronaves, prezando pela diversificação dos serviços oferecidos e a qualidade no atendimento prestado. São diferenciais da empresa: logística com coordenação integral, assistência 24 horas, consultores bilíngues especializados, motoristas executivos e bilíngues, entrega e retirada gratuita para locação, seguro total, dentre outros.
Com dois endereços na capital paulista e mais cinco unidades no Brasil, estrategicamente localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Atibaia (SP) e Alphaville (SP), nossa empresa prestou serviço de receptivo em transporte de passageiros, no período de 19 a 21 de março de 2009 para a rede lojas Magazine Luiza, para a realização do Seminário de Posicionamento Estratégico, em São Paulo/SP.
Durante quatro dias, a ViaLandauto ofereceu todo o suporte logístico e operacional para transportar os mais de 700 participantes do evento, originários de 44 cidades diferentes, espalhadas entre as regiões Sul e Sudeste majoritariamente.
Pela complexidade e multiplicidade de pontos de origem dos convidados, foram determinadas localidades estratégicas para servirem como ponto de partida dos veículos que fizeram o transporte de todos até o local do evento. Além dos movimentados aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos/SP), cada uma das cidades localizadas a menos de 900km da capital paulista teve um ponto de embarque nos veículos da ViaLandauto, sendo 19 no estado de São Paulo e 25 entre Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A capilarização dos pontos de partida demandou a utilização de veículos de diferentes portes e capacidades – entre carros, vans, microônibus e ônibus, sem contar com a numerosa equipe de profissionais especialmente direcionada para prestar o atendimento de qualidade, marca registrada de nossa empresa.

Galeria de imagens
Sinalização personalizada da frota utilizada
Identificação das Rotas
Participantes durante o evento
Logística de bagagem
 

 

O Seminário de Posicionamento Estratégico é realizado anualmente e é um dos momentos coletivos de maior alinhamento das lideranças empresa. Todas as lideranças de lojas, centros de distribuição e Escritório Central reúnem-se por cerca três dias, com uma programação de intensa sinergia, alegria, formação, unidade, compartilhamento, participação e comprometimento. Como em todos os eventos da Magazine Luiza S/A, a condução de todo o seminário é feita pelas próprias lideranças, o que confere o clima intimista, mesmo com 700 participantes. São divulgadas as metas de cada unidade, os objetivos macro da empresa, as grandes estratégias e tendências.
Momentos de formação, interação e descontração também fazem parte da programação. Realizado sempre no início do ano, o Seminário de Posicionamento Estratégico é também o local de divulgação, em primeira mão, de qual será a campanha de marketing do ano, o que é sempre um momento de grande expectativa e alegria, pois as próprias lideranças participam do lançamento e são premiadas como se fossem os clientes, o que leva a todos a experimentar a felicidade dos clientes neste momento emocionante. O Seminário de Posicionamento Estratégico é também o espaço de reconhecimento dos melhores resultados do ano anterior, com entrega do desejado “checão”, um cheque recebido por cada gerente que realizou todas as metas de lucro gestão.
Com a responsabilidade de fazer com que todas as expectativas fossem cumpridas, a ViaLandauto não poupou esforços para garantir uma logística de transporte 100% eficaz. Durante os três dias de evento – sem contar os dias de viagem – mais de 700 participantes contaram com o apoio e serviços especializados da empresa. Mais de 22.410 quilometros foram percorridos entre as 44 cidades-base e a capital paulista.
Num trabalho que demanda não só conhecimento técnico, mas também os aspectos legais e de segurança que envolvem o transporte de passageiros – como por exemplo as autorizações e determinação de rotas envolvendo estradas e rodovias em boas condições de rodagem, foram selecionados:
- equipe especializada e comprometida
- veículos condizentes com quantidade de passageiros a embarcar em cada uma das rotas, formando uma frota com 19 ônibus, nove vans, quatro micro-ônibus e seis carros executivos;
- equipamentos de apoio e de comunicação integrada para oferecer suporte à equipe e ao cliente;
- sistema de informação e atualização das planilhas de embarque e desembarque nos aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos/SP) para sincronização dos status dos vôos com horários de partida e chegada dos traslados, antecipando possíveis necessidades de substituição do tipo de veículo determinado ou ampliação/redução/redirecionamento da frota selecionada.

Incluso aos serviços de assistência em transportes, podemos destacar a logística de bagagens dos passageiros. Através das imagens que destacamos, poder-se-á perceber o cuidado com os pertences dos participantes do evento, bem como os critérios para evitar extravios e inconvenientes.

Galeria de imagens
Equipe e sinalização devidamente posicionada
Participantes contaram com desk de atendimento exclusivo
Atendimento integral durante o evento através do desk
Identificação e logística de bagagem dos passageiros
Fácil identificação dos serviços pelos participantes
Equipe ViaLandauto identifica rotas
Embarque Assistido
Adequação de frota de acordo com a rota e grupo
Local do evento com frota posicionada
 

 

A dificuldade em inovar tecnologicamente nos serviços de receptivo quando se depende diretamente das montadoras de veículos aperfeiçoarem seus modelos de automóveis e utilitários é relevante, mas nenhum pouco paralisante.
A ViaLandauto, para o serviço de receptivo de eventos, trabalha com veículos de pequeno, médio e grande portes com média de sete anos de utilização, contados a partir da data de fabricação dos mesmos. Isto garante, não só a qualidade da frota utilizada, como também as inovações do mercado automobilístico e de utilitários, sejam estéticas ou de itens de segurança.
Neste case pudemos identificar alguns desafios relevantes, como segue:
1. Multiplicidade de pontos de encontro (locais de embarque e desembarque);
2. Seleção, contratação e treinamento dos coordenadores do serviço que não faziam parte do nosso quadro fixo de colaboradores;
3. Divisão dos participantes entre 44 cidades diferentes para embarque/partida;
4. Quantidade de traslados em cada dia de evento entre os hotéis de acordo com a agenda programada, evitando atrasos e impactos na execução das atividades.

Propor soluções inovadoras, pensando criativamente e se adequando ao orçamento do cliente é papel da ViaLandauto, o que nos faz aceitar prestar serviços complexos como o do case apresentado: é mais uma maneira de nos atualizarmos e transformarmos, incentivando nossa equipe a pensar e agir estrategicamente e superando as expectativas do cliente.
As soluções para as dificuldades iniciais se apresentaram da seguinte maneira:
1. Busca em nosso banco de dados para localização de mão-de-obra qualificada e parceiros fornecedores de veículos em cada uma das regiões determinadas como ponto de embarque, minimizando a necessidade de deslocamentos a partir das unidades da ViaLandauto. Além de garantir que o veículo e equipe estivessem no local, dia e hora marcados, conseguimos manter uma boa relação custoXbenefício para nosso cliente.
2. Todos sabem que trabalhar com profissionais autônomos, ou free lancers como são conhecidos, pode impactar na qualidade dos serviços prestados e nos valores da empresa, itens pelos quais a ViaLandauto é reconhecida e contratada. A solução para garantir que todos os envolvidos tivessem 100% de comprometimento para a boa realização do serviço foi o investimento em treinamento prévio dos temporários, intensificação na comunicação entre líderes e equipe e deslocamento antecipado para os pontos mais distantes da capital paulista para antever quaisquer necessidades emergenciais.
3. A identificação dos participantes e das bagagens evitou equívocos logísticos e facilitou a orientação dos passageiros e da equipe ViaLandauto quanto ao destino e transportes reservados.
Antes do embarque no veículo, passageiros e bagagens eram devidamente identificados. As orientações gerais e as razões da necessidade de adoção deste procedimento também foram passadas aos convidados.
4. A multiplicidade de cidades a atender nos forçou a determinar rotas estratégicas para embarcar o maior número de passageiros possível em trajetos que demorassem o menor tempo, garantindo o conforto de todos que estivessem a bordo.
Qualquer incidente em uma das rotas pré-estabelecidas poderia causar atrasos na programação do evento e baixar a alegria dos participantes. Por isso tomamos as medidas preventivas, a saber:
a. Monitoramento das rodovias através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais;
b. Identificação prévia de rotas alternativas através das vias principais de cada cidade-base e rodovias adjacentes;
c. Veículos com capacidades diversas para adequação do tempo X distância X número de passageiros, resultando na otimização do tempo de traslado.

Vale ressaltar que todo plano estratégico só dá resultado se amplamente comunicado e tendo envolvido em sua elaboração e execução todos os responsáveis pelo seu sucesso. Sendo assim, podemos relatar que a comunicação entre o cliente e a ViaLandauto e seus fornecedores foi plena e garantiu os resultados positivos do serviço. Muito mais que os recursos tecnológicos utilizados – e-mail, mensagem instantânea, SMS, MMS, telefonia móvel e rádios comunicadores – procuramos investir em nossos recursos humanos para garantir o sucesso deste serviço.

Galeria de imagens
Sinalização e assistência permanentes
Identificação em destaque tanto da equipe quanto das rotas
Identificação e manuseio de bagagens
Organização sem tumultos
Pró-atividade da equipe ViaLandauto
Despedida com satisfação total dos clientes
       

 

Com todo o investimento realizado em tempo, estratégias, coleta de informações, pessoas, seleção de frota e, principalmente, em ouvir e entender as necessidades do cliente, o maior retorno que pudemos mensurar entre o término do serviço (22 de março de 2009) e a data de inscrição deste case é a quantidade de novas propostas que nosso cliente, a Magazine Luiza S/A, nos solicitou desde então:
- Somam-se mais de 13 novos orçamentos emitidos para a empresa, com 85% de reversão das propostas em contratos.
Além disso, podemos destacar o crescimento da empresa no período de 01/01/09 a 30/06/2009 em relação ao mesmo período do ano anterior na ordem de 3%, mesmo com a crise econômica mundial em pleno acontecimento, agravada ainda pele epidemia de Influenza A H1N1.
O retorno mais importante, porém, foi a satisfação do nosso cliente pelos serviços prestados, que pode ser atestada através da carta de anuência, onde o mesmo solicita, de própria vontade, que inscrevêssemos este case na 10* edição do Prêmio Caio.

Compromisso com a sociedade e o meio-ambiente fazem parte da missão institucional da ViaLandauto. Assim, adotamos como medidas responsáveis:
1. Em toda frota de automóveis utilizada para a prestação do serviço em avaliação foram utilizados carros com motorização do tipo Flex, tendo sido abastecidos com etanol (álcool combustível). Tal medida reduz significativamente a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para a diminuição dos efeitos causados pelo aquecimento global.
2. Para os veículos de maior porte, exigimos o certificado de inspeção veicular de nossos parceiros, garantindo que a emissão de poluentes de vans, microônibus e ônibus esteja dentro do índice permitido e aceitável legalmente.
3. O lixo gerado pelos passageiros foi acondicionado em embalagens apropriadas e encaminhado para a reciclagem.
4. Também orientamos os motoristas que só dessem a partida no veículo após a finalização do embarque, evitando gasto desnecessário de combustível e, melhor ainda, resguardando a saúde de nossos passageiros que não se intoxicaram com a fumaça enquanto aguardavam.

Galeria de imagens
Motores desligados durante o embarque
Frota jovem e moderna: veículos econômicos e com menor emissão de gases tóxicos
Atenção ao cliente
   

 

 

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