Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: DINDONG
Candidato: Axis.Idea
Cliente: Axis Produções e Comunicação Ltda.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Home Page do Dindong em Outubro de 2009

O site www.dindong.com.br foi criado e produzido no Brasil pela Axis.Idea, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de ferramentas inovadoras para a web.

A ideia surgiu em maio de 2008. Dino Vettorello Filho e Stella Villares reuniram-se com o objetivo de formar uma parceria em algum projeto para a internet. A WEB 2.0 já estava bem implementada nos USA, mas no Brasil apenas engatinhava. Decidiram importar para o Brasil este conceito, onde aplicativos que oferecem serviços úteis e basicamente gratuitos, crescem e ganham valor a partir da adesão e dos inputs dos usuários. Como os brasileiros são festeiros e adoram se reunir, acreditaram que um site de convites online e gerenciamento de eventos faria sucesso no país.

O Dindong é um aplicativo web dedicado à administração de eventos, criação e envio de convites online e SMS. De uma forma simples e divertida permite ao usuário catalogar um evento e montar um convite com imagens, cores e fontes de sua escolha. Convite elaborado, o Dindong cria uma web page para o evento, com data, local, mapa, fotos, vídeos e com o design customizado. Nela, anfitrião e convidados trocam mensagens, combinam caronas, o que levar e o que vestir, postam fotos e vídeos, etc

O Dindong fornece ao usuário uma ferramenta que torna muito simples e ágil todas as fases da organização de um evento, do envio de convites online, à administração de RSVPs (confirmações de presença). No Dindong tudo isso acontece sem a necessidade da troca de inúmeros emails, facilitando a vida de todos os envolvidos, de uma forma simples, divertida, moderna e segura. Nenhum convidado precisa se cadastrar para interagir e cada evento gera uma “rede social” exclusiva e interativa.

Galeria de imagens
Equipe Dindong
Home Page Dia das Crianças
     

 

Nos EUA os sites de convites online gerenciamento de eventos são bastante comuns. O Dindong é o primeiro site do gênero no país. É um aplicativo moderno, seguro, ágil e de fácil interação. Elaborado e desenvolvido no Brasil, já nasce com uma cultura nacional: a criatividade. É o usuário quem monta o convite, com seu texto, imagens modernas e divertidas que estão disponibilizadas no site ou outras, de sua própria autoria. As cores, fontes e os detalhes podem ser customizados de acordo com a personalidade do anfitrião ou com as características do evento. É tudo muito simples, basta criar um login e uma senha para em seguida começar a usufruir de todos os recursos exclusivos e gratuitos. Além dos convites pr email, a ferramenta permite o envio de SMS.

O primeiro passo é dar um nome ao evento. Depois o usuário escolhe entre enviar convites ou fazer um comunicado.

Em seguida é necessário fornecer os dados básicos de cada evento: data, horário, local, endereço... Uma vez salvos estes dados, o usuário começa a divertida tarefa de criação do seu convite. Ele pode escolher entre modelos prontos oferecidos pelo Dindong ou montar seu próprio convite, com imagens do site ou suas próprias. A ferramenta fornece a ele a possibilidade de brincar de designer, escolhendo fotos, cores, fontes, ilustrações de fundo, etc

Depois de salvar o design do convite, o usuário faz o input da sua lista de convidados. Seja um a um ou importando do Gmail, Outlook, Address Book, etc. O Dindong possibilita a armazenagem do mailing de uma forma organizada, por grupos e por evento. Nesta etapa o anfitrião também define a forma como quer ser comunicado quando das confirmações de presença, entre outros.

Em seguida, mais uma etapa criativa: a montagem da página do evento, onde pode-se escolher uma imagem ou tema para o fundo, deixar mensagens, definir o que cada um deve levar e o que vestir, fazer upload de fotos e vídeos.

Por último, o Dindong pede a confirmação do preview do convite e dispara os emails e/ou SMSs.

O convidado, ao receber o convite, é linkado para a página do evento, onde poderá acessar todas as informações, confirmar sua presença e trocar mensagens com todos os participantes.

Galeria de imagens
Cadastro do evento e design do convite
Lista de convidados e opções de RSVP.
Convite entregue!
Página web do evento.
Meu Dindong: Administração de todos os eventos e mural interativo
         

 

O Dindong é uma ferramenta basicamente gratuita. Atualmente as receitas do site são provenientes de publicidade nas páginas dos eventos e na área de conteúdos, bem como da venda de pacotes de SMS e pacotes adicionais de emails. O Dindong funciona dentro do conceito "freemium" (free+premium)*, onde o serviço básico é oferecido gratuitamente e cobra-se apenas pelos extras ou "upgrades", opcionais.

*termo cunhado por Fred Wilson, um investidor, em seu blog – em 2006.

Até o final de 2009 o Dindong estará integrado com o Facebook e será implementada uma área destinada aos eventos públicos, que poderão ser divulgados pelo site. Também será lançada uma versão PRO, destinada aos profissionais da área de eventos. Será uma versão paga e oferecerá recursos exclusivos, quantidade ilimitada de emails, uma cota de SMS e a possibilidade de se customizar o convite e a página do evento com a marca do anfitrião ou da empresa de eventos. O aplicativo funcionará como uma ferramenta de comunicação interna das empresas, bem como com o público do evento.

Ainda neste ano vamos lançar o TktBox, uma ferramenta de emissão de tickets online, com controle de entrada em tempo real. Destinada a eventos de até 2000 pessoas.

Galeria de imagens
TktBox - ferramenta de emissão de tickets online e controle de entrada no evento.
       

 

O Dindong foi lançado em Novembro de 2008 e começou a ser divulgado em Agosto de 2009, através de assessoria de imprensa e de anúncios na web, notadamente na rede social FACEBOOK. Desde então, já são mais de 2000 cadastrados com cerca de 3000 eventos criados. Como cada evento atinge vários convidados, a propagação do uso da ferramenta é viral.

Um dado importante é que 14% dos usuários que entraram no site – seja diretamente ou através de um convite – se cadastraram e já começaram a criar seus eventos.

Embora a maioria dos usuários esteja concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro, já contabilizamos mas de 100 cidades no Brasil, além de acessos em outros países de língua portuguesa, notadamente Portugal, onde já temos mais de 50 usuários.

Com o lançamento da versão PRO e do TktBox, abriremos novas frentes para captação de clientes e recursos. Na versão PRO será cobrada uam taxa mensal e com a ferramenta de emissão de tickets as receitas serão geradas a partir da cobrança de um percentual sobre o valor dos ingressos. Esta ferramenta é ideal para eventos de pequeno e médio portes, como congressos, casas noturnas, cinemas, shows, teatro, entre outros.

Galeria de imagens
Página de conteúdo: ideias para o dia das bruxas.
       

 

No cerne do Dindong está a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade ecológica. Através do site torna-se possível convidar com estilo, sem a utilização de papel, de combustível e com grande economia de tempo.

Uma das questões que motivaram seus criadores foi a possibilidade de se criar um produto que gerasse satisfação dos usuários e ao mesmo tempo evitasse o desperdício que costuma acompanhar todas as etapas de um evento. Como a maioria dos convites impressos acaba no lixo, ao se utilizar uma ferramenta de convites online, evita-se a impressão e o uso de papel e tinta, bem como todos os problemas de poluição decorrentes desta produção.

Outro fator a ser considerado é a economia de recursos geralmente gastos na distribuição de convites e na confirmação de presenças. Sem gerar poluição, barulho ou tráfego, belos convites chegam aos convidados. Sem nenhuma ligação telefônica, são administradas as confirmações e divididas as tarefas. Racionalidade, economia e qualidade. Com o Dindong pode-se organizar um evento de uma forma responsável e consciente.

Galeria de imagens
Home Page do Dia da Árvore.
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube