Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 6º RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO NACIONAL ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Candidato: Capacità Eventos
Cliente: Tatiana Ribeiro
Segmento: Eventos
Estado: DF
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Discurso do Dr. Jorge Gerdau Johannpeter - Presidente Fundador do MBC no 6o. Reconhecimento Nacional

A Capacita Eventos é uma empresa de prestação de serviços que atua na organização de eventos desde 1995, cujo principal objetivo é a realização de eventos diferenciados, procurando atender às necessidades dos seus clientes; propondo um trabalho de planejamento, viabilização e execução dos serviços que envolvem a organização de um evento, assim como o gerenciamento de fornecedores que prestam serviços (fotos 1 e 2). A Capacita atua no mercado nacional de eventos empresariais e trabalha com clientes dos mais diversos portes, tanto do setor público, quanto do setor privado. Entre as ações desenvolvidas destacamos: Planejamento do evento: apresentação sobre o entendimento e a compreensão do briefing, bem como a estratégia de planejamento com a abordagem criativa.
Estratégia e organização: apresentação de material com as fases básicas do processo de preparação e montagem do evento, compreendendo: a) programação completa do evento – descrita de maneira organizada e sequencial; b) indicação de palestrantes internacionais considerando a adequação do mesmo ao tema; c) descrição das atividades a serem desenvolvidas nas fases pré-evento, durante e pós-evento, incluindo o ordenamento das atividades de coordenação geral, administrativo-financeiro, logística, comunicação, cenografia, cerimonial/protocolo e etc.; d) orçamento detalhado do evento contendo todos os itens relativos a sua execução.
Execução e implantação do evento: apresentação de dois cronogramas: a) execução físico-financeira; b) cronograma de atividades, com desdobramento de ações operacionais, fixando providências, prazos de início e término e responsáveis pela execução.
Controle e avaliação do evento: relatório pós-evento com a averiguação das fases de planejamento, organização e execução do evento, examinando o alcance dos objetivos e resultados obtidos. O documento inclui: a) preparação e aplicação do questionário de avaliação; b) avaliação dos objetivos e resultados; c) fechamento das despesas; d) prestação de contas junto a patrocinadores e apoiadores.
Ficha Técnica:
Título: 6o. Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas
Tema: O prazer de voar
Número de participantes: 450 participantes
Local: Centro de Convenções e Eventos Brasil 21
Data: 16 de abril de 2009
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional
Atividades paralelas: Seminário MPE Brasil
Entidade promotora: MBC - Movimento Brasil Competitivo

Galeria de imagens
Sede da Capacità Eventos em Porto Alegre
Equipe Capacita Eventos trabalhando
     

 

Apresentação:
O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foi criado pelo Sebrae e Movimento Brasil Competitivo e é um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento. As empresas candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão realizada pela empresa e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do Questionário de Auto-Avaliação. Atualmente 24 estados realizam o MPE Brasil, que em 2008 contou com a participação direta de mais de 53 mil MPEs, das quais 8 mil preencheram o questionário de auto-avaliação, se candidatando ao prêmio.
O MPE Brasil é destinado às empresas que se tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte; tenham completado pelo menos 1 ano fiscal; tenham domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição; comprovem regularidade fiscal e estatutária.


Conceito (fotos 1 a 4)
O tema “O Sonho de Voar: sua empresa voando mais longe”, sugere trabalharmos o conceito de uma forma sutil, lúdica e teatral. A história da aviação não será contada através do tom documental tradicional, mas através de uma linguagem poética. Quando os convidados entrarem no espaço da premiação encontrarão um palco linear, branco. Ao centro uma grande tela ligeiramente afastada do fundo palco. Isto trará uma percepção mágica, visto que a tela se confundirá com o fundo. Através da iluminação será possível destacarmos a tela criando uma sensação de profundidade e magia. Contornando a platéia teremos ainda mais duas estruturas de telas com o objetivo de trabalharmos a experiência sinestésica, visto que as imagens e sons estarão bastante próximos do público. A idéia é termos a premiação dividida em quatro performances devido ao grande número de premiados. Estas performances serão trabalhadas de forma inovadora. Estaremos trabalhando com sutis interpretações (ator), vídeos e sons. A intenção é integrarmos estes elementos de uma forma inusitada e poética, narrando assim a história do sonho do homem de voar. Porém este sonho transcende o vôo literal, o homem sonha com vôos da alma, de empreender, de construir e estar sempre evoluindo, esta será a condução narrativa da história. As telas de projeção terão um peso fundamental para exposição e chamada das empresas vencedoras. Este ano, será através destas telas que as empresas serão chamadas ao palco. Nossa idéia é explorar a valorização dos vencedores através desta grande tela que estará compondo o cenário. Teremos assim uma padronização maior entre o momento lúdico e a premiação.

Estrutura do roteiro e sinopse das performances

Performance 1 - Ouve-se sons de pássaros, as luzes indo para black out. Ao centro do palco quatro focos de luzes iluminam um pássaro – um móbile que se movimenta no mesmo lugar – os sons permanecem. Estas luzes vão para black out e gradualmente uma iluminação frontal é acessa projetando a sombra do pássaro, agora enorme, na tela central. A luz novamente volta a ir a fade, neste momento uma luz atrás da tela ilumina a silhueta de um homem, este homem está com os braços atrás do corpo e semi-agachado. Ouvimos um som mais intenso de bater asas, neste instante o homem abre os braços que não na verdade grandes asas, revelando assim a imagem do mito de Ícaro. Esta imagem começa a fundir-se com o vídeo inicial que contará de forma poética os mitos e o sonho do homem em voar (foto 5 e 6)

Premiação Região Nordeste (40 premiados)

Performance 2 - Um som de rádio noticia a passagem do Zeppelin. Um menino entra com figurino de época carregando um balão com hélio, caminha até o centro da platéia e solta o balão. O balão sobe e vemos no teto a imagem do Zeppelin enorme cruzando o ar. Um gaiteiro posiciona-se ao lado da tela central do palco e sonoriza o vídeo que contará o desafio do homem de tornar os Zeppelins e balões dirigíveis. Estes textos terão uma ligação subliminar com os desafios encontrados pelos empresários (fotos 7 e 8)

Premiação Região Sul (30 premiados)
Premiação Região Norte (15 premiados)

Performance 3 - O mesmo garoto da cena anterior entra no palco vestido com o chapéu estilo Santos Dumont. Retira de uma sacola um controle remoto e vira-se para a lateral do palco. Ouve-se o barulho forte de uma aeronave a hélice. Neste mesmo instante, ventiladores são acionados suavemente na platéia e um vento forte no palco retira o chapéu do garoto. Vemos, no entanto, entrar no palco um pequeno avião de controle remoto. O avião taxia pelo palco e levanta vôo - a imagem nos telões mostra um lindo céu azul. O avião faz um vôo circular sobre a platéia e voa em direção a tela soltando uma linha de fumaça branca que fará uma cortina para o avião desaparecer pela lateral do palco. O vídeo ilustrativo sobre o desafio do homem de construir uma máquina que voe mais pesada do que ar começa a ser contado. A primeira imagem do vídeo será de nuvens confundindo-se com a imagem do vôo do pequeno aeromotor ao vivo (fotos 9 a 12)

Premiação Região Sudeste (24)
Premiação Região Centro-oeste (25)

Performance 4 - Os vídeos anteriores foram narrados sempre pela mesma pessoa. Uma voz madura, doce e poética. Sugerimos aqui um ator de renome nacional. A idéia é que neste momento entre apenas o ator em cena. O texto a ser interpretado será sobre o permanente sonho do homem de voar e conquistar lugares e alturas cada vez maiores. Porém, esta busca do homem pelo vôo espacial, nada mais é do que um encontro consigo mesmo. O espaço é encontrado dentro do homem, a começar pela própria vontade do homem de voar, esta falta de limite de sonhar. Este texto irá concluir e resgatar o início do evento, o sonho da conquista dos céus, através apreciação da natureza. O sonho que começa com os pássaros e com a mitologia da primeira performance, chegando a transcendência da era espacial que nada mais é do que a transcendência do próprio homem. Este texto será concluído com o sonho de todos os vencedores desta noite, e que leva todos a conquistas sempre maiores.
Premiação Grandes Vencedores (foto 13)

Metas:
1 – Causar “encantamento” nos empresários agraciados com o Reconhecimento Nacional
2 – Reunir a presença de grandes empresários reconhecidos nacionalmente e políticos
3 - Agradar aos co-realizadores (Sebrae – Gerdau – FNQ) de modo a garantirem o patrocínio para a próxima edição do evento


Desafios e Soluções:
1 – Pequeno avião voando sobre a platéia
Desafio: procurar em Brasília um clube de aeromodelismo e alguém disposto a participar do evento. Além disto, também seria necessário um treinamento no local. Solução: pesquisamos um pouco e descobrimos um professor de física apaixonado por aeromodelismo. Agendamos uma visita a Brasília para conhecê-lo e também para testar a performance do aeromotor no Centro de Eventos Brasil 21. O avião voou, porém de maneira um pouco desgovernada, tendo ao final da apresentação batido em uma parede do salão. Após vários testes, conversamos com o rapaz e ele sugeriu algumas adaptações ao aeromodelo, de forma que ele se tornasse mais compatível com a nossa necessidade de vôo in-door.

2 – Montagem da cenografia (fotos 14 a 17)
Desafio: a proposta no roteiro do evento era de um cenário que envolvesse a platéia, de forma a fechar todos os lados do salão, entretanto este projeto com montagem todo em MDF não cabia no orçamento do cliente. Solução: mesclamos as tapadeiras de MDF com cortinas de voal ao longo do espaço dando no público a sensação de um ambiente fechado, porém mais leve e também economicamente viável.

3 - Montagem da tela central com estrutura de metalon
Desafio: a proposta dos arquitetos e diretor do evento era trabalharmos com uma grande tela central com metragem de 12m2. Para tanto foi criada uma estrutura especial em metalon. Ocorre que durante a montagem da cenografia a estrutura envergou, devido ao tamanho e peso das telas sobre o metalon. Solução: nossos técnicos buscaram uma solda que reforçou as emendas do material e também foram colocadas estruturas de suporte em boxtruss – por trás do cenário - de modo a garantir a sustentação da grande tela.

4 – Controle dos agraciados e horário de início do evento
Desafio: todos os anos ocorrem atrasos no início da cerimônia porque os agraciados se perdem ou demoram a chegar no local do evento e identificar-se com a recepcionista. Solução: estabelecemos aos agraciados uma agenda comum com saída do hotel em ônibus em dois horários distintos com direção ao local do evento. Além disto, ao término do Seminário que ocorreu no período da manhã, reunimos todos os agraciados no salão da premiação (ainda em processo de montagem) e explicamos como se daria a cerimônia, reforçando a necessidade de se manter os horários previamente estipulados tendo em vista o grande número de homenageados naquela noite (139 organizações).

5 – Mobilização de empresários e políticos
Desafio: mobilizar e garantir a participação de empresários nacionais de renome e políticos na Solenidade tendo em vista o grande número de agraciados e a perspectiva de uma cerimônia com pelo menos duas horas de duração. Solução: foram expedidos mais de 900 convites para o mailing do MBC e SEBRAE nacional. Ao mesmo tempo foi feita uma ação de email marketing com envio de informações periódicas sobre o evento. A diretoria do MBC também se predispôs a um contato telefônico com os Ministérios buscando a confirmação de pelo menos 3 Ministro ao evento. Também foi agendada uma reunião do Conselho Superior do MBC para o mesmo dia em Brasília de modo a garantir a presença dos empresários que compõem o Conselho.

6 – Agradar aos parceiros co-realizadores do evento
Desafio: escolher um tema e trabalhar performances para um evento de Reconhecimento de modo a agradar também às empresas que viabilizam a realização do evento. Solução: foram agendadas reuniões pré-evento e enviado aos parceiros tanto o pré-roteiro quanto o roteiro para que os mesmos pudessem opinar e estar familiarizados com o evento antes mesmo que ele acontecesse. Recebemos sugestões de ajuste que foram prontamente adequadas à proposta inicial do evento.


Atividades paralelas:
- Reunião do Conselho Superior do MBC
- Seminário MPE Brasil

Programação do evento:
8h30min Abertura do 1º Seminário Nacional MPE Brasil
09 horas Painel: A importância da competitividade das MPE´s no cenário atual
10h30min Coffee-break
10h45min Palestra: O papel de cada empresário brasileiro na disseminação dos
conceitos de gestão: os desafios para o futuro
11h45min Assinatura do Termo de Compromisso
12 horas Lançamento do projeto SEBRAE Inove
12h30min Lançamento do ciclo do MPE Brasil
13h30 Reunião do Conselho Superior do MBC
19 horas Solenidade de Entrega do Prêmio de Competitividade para Micro e
Pequenas Empresas

Descrição das ações desenvolvidas:
- Reuniões de briefing com o cliente para compreender a estrutura do evento;
- Envio de emails e telefonemas com troca de informações;
- Visita ao local do evento já previamente contratado pelo cliente;
- Pesquisa para proposta de um tema: realização de reuniões internas com parceiros e fornecedores buscando viabilização da proposta através do desenvolvimento de um projeto de cenografia e de um pré-roteiro;
- Apresentação de um pré-roteiro com a idéia do Sonho de Voar tendo em vista que as publicações de lançamento do evento para inscrição no Prêmio usavam a ilustração de um balão a gás como mote;
- Elaboração de orçamentos iniciais considerando: cenografia, produção de performances, locação de equipamentos de áudio, vídeo, projeção, filmagem, produção de multimídia, produção de filmes em apoio às performances, entre outros;
- Solicitação ao nosso designer interno para desenvolvimento das peças de material impresso tanto para o evento do Reconhecimento (convite), quanto do Seminário (folder, pasta, crachá, ficha de avaliação, certificado, etc).
- Finalização do processo de recebimento de orçamentos e negociação com fornecedores terceirizados;
- Recebimento dos mailings e gerenciamento da divulgação dos dois eventos;
- Expedição dos convites e folders;
- R.S.V.P. com autoridades e empresários;
- Aprovar programação visual da cenografia tanto do Reconhecimento quanto Seminário com a área de marketing de todos os parceiros – MBC – Sebrae – GERDAU – FNQ;
- Envio de pré-roteiro também para os parceiros para avaliação prévia;
- Elaboração de check list para o hotel com programação completa dos eventos, montagem das salas, relação de fornecedores terceirizados a serem contratados, informações sobre alimentação – coffee breaks, almoço e coquetel; solicitação de brigadistas e seguranças, etc;
- Contratação dos serviços terceirizados do evento;
- Contratação de um produtor de Brasília para pesquisa de atores: mirim, adulto, apresentadores (casal), bailarino que interpretará Ícaro, avião tipo aeromodelo;
- Produção dos lay outs e conceito dos figurinos;
- Contratação dos serviços de transporte conforme planilha de aeroporto (139 agraciados, sendo a grande maioria de fora do DF);
- Contratação de equipe de recepcionistas e fotógrafo;
- Reunião com cenógrafo para aprovar mock up do pássaro e asas do bailarino;
- Reunião com diretor para definição de detalhes do roteiro geral do evento, avaliação do roteiro dos vídeos ilustrativos do evento, conceito das telas multimídia e trilha a ser explorada na premiação;
- Andamento operacional da equipe que trabalha a atividade paralela (Seminário): confirmação dos participantes, envio de email marketing de divulgação, contato com palestrantes, recebimento dos materiais impressos produzidos, etc.
- Reunião em Brasília para conhecer atores, apresentadores, criança e bailarino. Definimos que o ator da performance final levaríamos de Porto Alegre de modo a poder ensaia-lo mais antes do evento.
- Chegada a Brasília com dois dias de antecedência para coordenação do inicio das montagens de cenografia, montagem de secretaria do Seminário e ensaio com elenco.
- Recebimento de troféus e placas do evento, alinhamento conforme roteiro;
- Coordenação geral da realização do evento e atividades paralelas;
- Coordenação de desmontagem;
- Finalização do evento: fechamento de despesas, elaboração dos relatórios finais do evento do Reconhecimento e Seminário e envio para o cliente e parceiros co-realizadores, envio de vídeo de filmagem e CD com registro fotográfico.


Observação: Toda a equipe de coordenação do evento saiu de Porto Alegre: coordenação geral da Capacita Eventos, técnico de vídeo, light designer, diretor, arquiteto, produtor, produtor musical e designer multimídia.


Materiais distribuídos (fotos 18 a 23)
- Convites para o evento do Reconhecimento
- Folders, pastas, crachás, avaliação e certificados do Seminário

Projeto de cenografia (fotos 24 a 29)
- Cenografia do Reconhecimento
- Balcões de receptivo Reconhecimento
- Placa de sinalização sala VIP
- Tapadeira de boas-vindas
- Tapadeira Sala VIP
- Palco do Seminário
- Balcão de secretaria e credenciamento
- Tapadeira para Reunião do Conselho
- Totem com programação

Resultados:
A mobilização de 53 mil organizações inscritas no evento garantiu a presença e participação dos grandes empresários, tanto na cerimônia de Reconhecimento, quanto nas ações promovidas pelo MBC para os vencedores da etapa nacional pós-evento. Estiveram presentes à Solenidade de Reconhecimento Nacional os empresários: Jorge Gerdau Johannpeter – Presidente Fundador do MBC e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau; Paulo Okamoto – Diretor Presidente do SEBRAE Nacional; Elcio Aníbal de Lucca, Presidente do Conselho Superior do MBC; Luis Geminiani – Diretor Presidente da PROMON e Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ; Sydney Granja Affonso – Assessor da Presidência da Petrobras; Michel Levy – Presidente da Microsoft Brasil; Reginaldo Braga Arcuri, Presidente da ABDI e Professor João Alziro da Jornada, Presidente do INMETRO. Também foi registrada a participação dos políticos: Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende; Ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel; Ministro Interino do Turismo, Mario Myses; Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Antonio Elias; Secretário do Planejamento de Brasília, Sr. Ricardo Penna, representando o Governador Eduardo Arruda, Deputado Carlos Melles, Deputado Cláudio Vinhati e o Secretário Ricardo Amaral.

Publicação e ações pós-evento:
Entre os dias 24 e 28 de agosto, os oito vencedores nacionais do ciclo 2008 do MPE Brasil estiveram em São Paulo para participar da 1ª Missão Nacional do MPE Brasil. No primeiro dia o grupo se reuniu num almoço com a presença de lideranças empresariais. O lançamento da publicação MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Vencedores da etapa nacional edição de 2008, também ocorreu durante o almoço. O livro conta a história das oito empresas que se destacaram entre as 53 mil inscritas. Em seguida, a comitiva seguiu até o escritório da Presidência em São Paulo, onde se encontraram por quase uma hora com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 25 de agosto os empresários participaram de um Curso na Symnetics com foco em gestão de estratégia com o Balanced Scorecard (BSC). No dia 26, o grupo conheceu um pouco mais sobre a Promon, em visita à sede da empresa. À tarde visitou a sede do Grupo Fleury. No dia 27, o presidente da Natura, Pedro Passos, recepcionou a missão na empresa. No dia 28, estiveram na sede da FNQ, quando fizeram uma dinâmica de aprendizado do processo premiação do MPE e participaram de uma palestra.

Galeria de imagens
Estudo visual do conceito do evento
Vista superior planta baixa palco
Estudo em perspectiva da performance do palco
Vista do fundo do salão principal do evento
Performance bailarino interpretando Icaro em sombra chinesa
Cena do menino com o móbile de pássaro
Cena do gaiteiro e menino e vídeo ao fundo
Imagem do Zeppelin no vídeo
Cena do menino com o avião
Avião com controle remoto levantando vôo
Avião sobrevoando a platéia do evento
Avião aterrizando no palco
Agraciado recebendo homenagem no palco
Vista do palco arte finalizado para o evento
Finalização da montagem da cenografia do evento
Receptivo convidados do evento
Sala VIP autoridades
Bloco imprensa evento Reconhecimento
Certificado Seminário MPE Brasil
Lay out pasta Seminário MPE Brasil
Miolo do folder Seminário MPE Brasil
Detalhe parte interna convite do Reconhecimento
Convite Reconhecimento
Palco Seminário MPE Brasil
Tapadeira receptivo entrada Centro de Eventos Brasil 21
Lay out sala VIP patrocínio SEBRAE
Totem programa e sinalização Seminário
Secretaria Seminário
Pista de dança para coquetel pós Solenidade Reconhecimento
 

 

A estratégia adotada para o evento foi encantar explorando o tema do Sonho de voar. Para tanto foram desenvolvidas performances ilustrativas, vinhetas multimidia e vídeos que contam a história da avaliação. As inovações adotadas dizem respeito à cenografia (palco branco, sem cor, tela principal com 12m de largura, telas de apoio fechando o ambiente - total 10 video-projetores; às performances em si (aviao sobrevoando a platéia, sombra chinesa com Icaro, vídeo projetado sobre balão a gás). As dificuldades encontradas dizem respeito à necessidade de realização de ensaio com os artistas (criança, casal de apresentadores, bailarino e ator adulto) e o curto tempo de montagem e finalização da cenografia. As soluçoes encontradas foram: levar o ator principal do Sul de modo que pode ensaiar com o diretor do evento mais vezes; agendar horários de ensaio em Brasilia com demais participantes do elenco ao longo dos dois dias de montagem e contratar uma segunda equipe de montagem de cenografia de Brasilia que trabalhou junto com o fornecedor do Sul de modo a entregar o trabalho dentro do cronograma.

O principal objetivo do Prêmio Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas é promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. No ano de 2008 inscreveram-se 53 mil organizações, tendo sido avaliadas mais de 10 mil empresas e reconhecidas 139. Os recursos para a realizacao do evento sao todos privados, tendo em vista que o MBC nao tem fins lucrativos (OSSIP). Entretanto, a capacitacao das micro e pequenas empresas e de fundamental importancia para o crescimento da industria e servicos nacionais. De acordo com o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do MBC e presidente do Conselho da Gerdau, participar do prêmio é o primeiro passo para o aprimoramento das lideranças, conhecimento profundo do próprio negócio e desenvolvimento de estratégias. Os participantes movimentam o turismo de negocios em Brasilia tendo em vista que se trata de um evento com participacao de todos os Estados.

O Movimento Brasil Competitivo busca as melhores praticas de gestao e melhoria da competitividade das organizacoes estando alinhado às questoes de sustentabilidade, responsabilidade social e ecologica, por exemplo todo o material de folheteria do MBC e impresso em papel reciclado.
A Capacita Eventos desde o início de suas operações atende à Associação Qualidade RS – Programa Gaúcho de Qualidade, Produtividade e Competitividade e ha cerca de sete anos ao MBC - Movimento Brasil Competitivo. Desde muito cedo aprendemos em nossa empresa a necessidade de se adequar aos processos contínuos de gestão do conhecimento através dos programas de qualidade e competitividade. Este aprendizado procuramos também projetar nos eventos nos quais organizamos através de pequenas ações como uso de papel reciclado (quando possível), reaproveitamento de material do evento no escritório (folhas brancas impressas) e também com a separação de lixo e ações do tipo carbon free para recuperar a camada de ozönio.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube