Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SIMPRESS - PATAGONIAN CHALLENGE
Candidato: Queensberry Viagens
Cliente: Simpress Comércio, Locação e Serviços S/A.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Simpress - Multiplicando Desafios em Ushuaia - 2009

A Simpress, provedora de soluções de impressão, realiza desde 2002, uma ação motivacional anual que é direcionada a todos os seus 110 revendedores autorizados em nível nacional. A iniciativa busca motivar os parceiros estratégicos da companhia a aumentar as oportunidades de negócios por meio de maneiras inovadoras na oferta de serviços e soluções que atendam cada vez mais as especificidades de cada cliente.

Durante o exercício de 2008, cinco revendas se destacaram e foram as vencedoras da campanha “Multiplicando Desafios em Ushuaia”, que contemplou os premiados com uma inesquecível viagem a Ushuaia e Buenos Aires.

A viagem foi realizada de 05 a 09 de abril deste ano e contou com um grupo de 14 passageiros. Pelo terceiro ano consecutivo, a Queensberry operacionalizou esta exclusiva viagem com o desafio de superar as expectativas de um grupo jovem, descontraído, com espírito aventureiro, mas com exigência de qualidade em todos os serviços.

O roteiro elaborado incluiu visita ao Parque Nacional da Terra do Fogo, onde subiram a bordo do Trem do Fim do Mundo e passaram por paisagens espetaculares. Aventuraram-se em um emocionante passeio em Land Rovers 4x4 pelas montanhas da Cordilheira dos Andes. Divertiram-se em uma caça ao tesouro, onde após seguir algumas dicas, os premiados encontraram quadriciclos e seguiram o desafio pelas trilhas de terra de Las Cotorras. Navegaram pelo Canal de Beagle a bordo de um moderno catamarã onde vislumbraram as diversas espécies de aves marinhas e interagiram com os leões marinhos.

Mas o grande diferencial desta programação, foi o jantar privativo na Panadería de la Prisión, uma antiga prisão de verdade com os premiados trajando roupas de prisioneiro que receberam em suas acomodações. Atores simularam a acusação do grupo por vários delitos e crimes, condenando-os a prisão e várias outras situações inusitadas e divertidas foram representadas como: fugas, execução de tarefas “duras” e reclusão em celas escuras por alguns minutos, que transmitiram aos passageiros a sensação de realidade do passado. Após as encenações, o jantar foi realizado na antiga padaria da prisão com um exclusivo show de tango ao grupo.

Todos os detalhes deste evento foram pensados e organizados a fim de transformar até os mais simples momentos, em momentos inesquecíveis!

Galeria de imagens
Revendedores Autorizados Simpress - Multiplicando Desafios em Ushuaia - 2009
       

 

O destino Ushuaia foi idealizado levando em consideração vários fatores:

- O perfil dos participantes foi cuidadosamente analisado: grupo em quase sua totalidade masculino (apenas 01 mulher, mas totalmente integrada com os passageiros), que gostam de situações de aventura e adrenalina, além de exigência de qualidade em todos os serviços.

- O cliente tem como tema de suas viagens, o desafio. Por isso deveria ser um destino que proporcionasse atividades de aventura e que os premiados pudessem passar por diversas situações “difíceis” e desafiadoras.

- Por ser um ano de crise mundial, propusemos um destino na América do Sul que se adequasse ao budget do cliente e que ao mesmo tempo superasse as expectativas de um grupo bastante viajado e com perfil aventureiro.

Estratégia:
Para atingir o objetivo partimos para a definição de ações técnicas importantes:

1) Uma seleção criteriosa de hotéis foi realizada. A excelente qualidade dos serviços e a atmosfera aconchegante do hotel de Ushuaia e moderna do hotel de Buenos Aires eram itens de extrema importância para superar as expectativas do cliente e dos premiados.

2) Como não há voos diretos de Ushuaia para o Brasil, uma conexão em Buenos Aires seria inevitável. Para aproveitar a circunstância e fechar a viagem com chave de ouro, programamos uma noite especial em uma das mais badaladas discotecas portenhas, a Museum, onde o grupo foi presenteado com uma garrafa de champanhe para um brinde. Para descansar da diversão e de todas as atividades do programa, o grupo se hospedou no Hotel Faena + Universe antes de tomar o voo de volta para São Paulo no dia seguinte.

3) Estruturar um cronograma de ações e de comunicação para que os convidados se sentissem especiais e empolgados desde o recebimento da comunicação do prêmio que seria bem próximo da data do embarque: envio de emails marketing com as informações do destino, dicas de viagem, documentação, roteiro resumido e etc, além de um estabelecimento de uma central de atendimento telefônico para esclarecer as dúvidas dos premiados.

Coleta de informações necessárias sobre os participantes: restrições alimentares, médicas, se fumantes ou não, preferência de tipos de cama, etc.

4) Lembrança da viagem: Para guardar como lembrança da viagem, um fotógrafo acompanhou o grupo em todas as atividades e, ao retornar ao Brasil, os premiados receberam um CD com fotos dos melhores momentos do grupo.

Galeria de imagens
Hotel Las Hayas - Ushuaia
Hotel Faena+Universe - Buenos Aires
Livreto com roteiro e dicas de viagem
Tag de mala personalizado (frente e verso)
Email mkt personalizado
Kit viagem - Mochila e porta documentos personalizados
Gift - Jaqueta térmica personalizada
     

 

LOGÍSTICA – A coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão Queensberry ficou à disposição 24 horas para atender a organização em qualquer emergência.

Destacamos abaixo os diferenciais do projeto:

- 03 Emails marketing personalizados com roteiro, dicas de viagem e informações do destino, foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes da viagem para que já tivessem contato com o destino.

- Envio de kit viagem completo alguns dias antes do embarque, com a programação completa e detalhada, além de porta documentos, bolsa de viagem, assistência médica internacional e etiquetas de mala. Todos os itens foram personalizados com o logotipo da Simpress.

- Gift personalizado pré-viagem: 01 jaqueta térmica exclusiva para se protegerem das baixas temperaturas de Ushuaia.

- Acomodação em hotéis 5 estrelas: Em Ushuaia, o grupo ficou hospedado no LAS HAYAS, hotel em estilo montanhês e tradicional da região que oferece uma hospedagem agradável em ambiente acolhedor. Já em Buenos Aires, uma das cidades mais atuais da América do Sul, o hotel escolhido foi o FAENA+UNIVERSE por possuir um estilo moderno e arrojado. Ambos com excelente qualidade de serviços.

- Impressão de menus exclusivos para cada refeição.

- Visita ao Parque Nacional Terra do Fogo, uma das mais importantes áreas naturais protegidas do país, com subida a bordo do Trem do Fim do Mundo, pelo qual, antigamente, os presidiários eram transportados para fornecer lenha à população, e que hoje é utilizado para resgatar a história da Patagônia.

- Emocionante aventura em Land Rovers 4x4 personalizados com o logotipo da Simpress pelas montanhas da Cordilheira dos Andes com diversos obstáculos no trajeto.

- Divertida CAÇA AO TESOURO, onde o grupo foi dividido em duas equipes e após seguirem algumas pistas, encontraram quadriciclos e continuaram o desafio pelas trilhas de Las Cotorras. A equipe vencedora recebeu como “troféu” pingüins de chocolate e todos brindaram com champagne e fizeram PIC NIC ao redor de uma fogueira.

- Navegação a bordo de um moderno catamarã pelo Canal de Beagle em que tiveram a oportunidade de vislumbrar colônias de diversas aves marinhas cujos ninhos estão nas ilhas e nos penhascos. Os passageiros ficaram encantados com os leões marinhos que brincavam e os acompanhavam ao longo do caminho.

- Jantar inusitado e exclusivo na antiga Prisão do Fim do Mundo, com os premiados vestidos como prisioneiros e encenação de atores que simularam a acusação do grupo por vários crimes e delitos como ter acordado tarde ou atrasado a saída do grupo para algum passeio; e os condenaram a prisão, mantendo os participantes encarcerados por alguns minutos em celas escuras. Após as representações, o jantar foi realizado na antiga padaria da prisão com um exclusivo show de tango.

- Por se tratar de um grupo muito animado, uma noite de muita diversão foi programada em uma das mais badaladas discotecas portenhas, a Museum, onde o jantar foi realizado e o grupo presenteado com uma garrafa de champanhe para um brinde.


PROGRAMAÇÃO

05 DE ABRIL

Os passageiros se apresentaram no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos e foram RECEPCIONADOS PELO STAFF QUEENSBERRY para auxílio no embarque com destino a Ushuaia, com conexão em Buenos Aires.

Em Buenos Aires, o grupo foi RECEBIDO POR ASSISTÊNCIA LOCAL FALANDO PORTUGUÊS, e prosseguiu ao aeroporto de voos domésticos da cidade para continuação da viagem ao Ushuaia.

No hotel Las Hayas, havia uma ÁREA EXCLUSIVA PARA CHECK IN com as chaves dispostas em envelopes em ordem alfabética, com as fichas previamente preenchidas e onde foi servida uma taça de espumante para os premiados.

Jantar no hotel.


06 DE ABRIL

Após o café da manhã, o grupo seguiu para passeio ao PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO, uma das principais atrações da região. O ponto de partida foi a Estação do Fim do Mundo, percorrendo paisagens costeiras e vales glaciais até a Estación Del Ferrocarril Austral Fueguino, onde subiram A BORDO DO TREM DO FIM DO MUNDO, TAMBÉM CHAMADO DE "O TREM DOS PRESOS" pelo qual, antigamente, os presidiários eram transportados para fornecer lenha à população.

Parada para almoço no restaurante Patagonia Mia onde puderam DESFRUTAR DE UMA DELICIOSA CULINÁRIA DA PATAGÔNIA.

Jantar no restaurante do hotel.


07 DE ABRIL
DIA DE GRANDES AVENTURAS!

Após o café da manhã, os premiados saíram para uma EMOCIONANTE AVENTURA EM LAND ROVERS 4x4 personalizados com o logotipo da Simpress e onde experientes motoristas partiram do hotel pela estrada nacional rota 3, através das montanhas e chegando ao ponto mais alto da Cadeia Darwin. Uma parada foi feita para apreciarem a vista do Paso Garibaldi e desceram ao Lago Escondido para um breve descanso. Em seguida, continuaram o passeio através da estrada até a antiga serraria de onde os veículos começaram O TRECHO “OFF ROAD” e os participantes se depararam com DIVERSOS OBSTÁCULOS proporcionando a todos momentos de MUITA ADRENALINA.

Parada para um TÍPICO CHURRASCO ARGENTINO.

Após o almoço, o grupo foi dividido em DUAS EQUIPES para uma divertida CAÇA AO TESOURO, e depois de seguirem algumas pistas, encontraram os QUADRICICLOS e o desafio continuou pelas trilhas de Las Cotorras. A equipe vencedora recebeu como “TROFÉU”, PINGÜINS DE CHOCOLATE e o grupo BRINDOU COM TAÇAS DE CHAMPAGNE E REALIZARAM PIC NIC SURPRESA EM MEIO AS ÁRVORES.

Mas as emoções deste dia não acabaram por aí. Um JANTAR PRIVATIVO E INUSITADO FOI REALIZADO NA PANADERÍA DE LA PRISIÓN com os premiados trajando ROUPAS DE PRISIONEIRO que receberam em suas acomodações junto com um CONVITE que os orientava a usar na programação da noite. Na antiga Prisão do Fim do Mundo, ATORES SIMULARAM A ACUSAÇÃO DO GRUPO POR VÁRIOS DELITOS, CONDENANDO-OS A PRISÃO e os deixaram encarcerados em celas escuras por alguns minutos. Outras divertidas situações foram representadas, como execução de tarefas “duras”, fugas, etc.

Após as encenações, o jantar foi realizado na antiga padaria da prisão com um EXCLUSIVO SHOW DE TANGO que animou a todos.


08 DE ABRIL

Café da manhã e check out no hotel.

Ainda pela manhã, o grupo saiu para NAVEGAÇÃO PELO CANAL DE BEAGLE a bordo de um moderno catamarã. Todos os passageiros ficaram impressionados com as magníficas paisagens do local, com as diversas espécies de aves marinhas e com os leões marinhos que brincavam e os acompanhavam ao longo do trajeto.

Almoço no restaurante Tia Elvira que proporcionava uma linda vista do Canal de Beagle.
Após o almoço, os premiados partiram para o aeroporto para embarque com destino a Buenos Aires.
Ao chegar ao hotel, o grupo teve um breve tempo para acomodação e descanso, pois a noite reservava muita animação.

O jantar de despedida foi na MUSEUM, uma das mais conhecidas discotecas de Buenos Aires, com direito a brinde com champanhe. O restante da noite os premiados APROVEITARAM PARA CURTIR A BOATE.


09 DE ABRIL

Dia de retornar ao Brasil.

Após café da manhã e check out, o grupo seguiu para um passeio panorâmico pelos principais pontos de Buenos Aires.

Almoço no La Bistecca, restaurante todo envidraçado e que oferece uma linda vista para o Puerto Madero.

Após o almoço, os passageiros seguiram ao aeroporto para embarque de retorno ao Brasil.

Galeria de imagens
Passeio ao Parque Nacional Terra do Fogo
Almoço em restaurante típico na Patagônia
Emocionante Aventura em Land Rovers 4x4 personalizados
Caça ao tesouro - Desafio em triciclos
Brinde com champagne
Picnic após a Caça ao Tesouro
Premiados trajados com roupas de prisioneiro e simulação de atores
Exclusivo jantar na antiga Prisão do Fim do Mundo com show de tango
Navegação pelo Canal de Beagle
Passeio pelos principais pontos de Buenos Aires
Visita ao estádio do Boca Juniors
Premiados da campanha "Multiplicando Desafios em Ushuaia" - Simpress
     

 

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO - Quanto à viagem de premiação, a Simpress ficou muito satisfeita com os resultados e acredita que as campanhas realizadas anualmente, que buscam estimular a excelência no atendimento por parte das revendas, são uma excelente maneira de premiar o empenho e a forma como buscam ultrapassar barreiras/metas.

SUPERAÇÃO DE METAS - Foi detectado também um maior empenho e comprometimento por parte da rede de revendas após o reconhecimento com uma viagem deste nível. Esta ação motivacional não só estimula a excelência no atendimento por parte das revendas, bem como promove constantes melhorias dos serviços prestados pela rede Simpress.

OBJETIVO ATINGIDO - Para quantificação do retorno dessa premiação junto aos participantes, foi aplicado um questionário onde todos os itens da organização e roteiro foram avaliados pelos premiados. Um excelente resultado foi obtido: 92% dos premiados avaliaram a programação como ótima e muito boa e 8% como boa. As atividades programadas e as novas experiências que esta viagem proporcionou, foram citadas por grande parte do grupo como momentos inesquecíveis.

AUMENTO NO FATURAMENTO - A Simpress encerrou o ano de 2008 com um crescimento de aproximadamente 19% em relação ao mesmo período de 2007. A companhia registrou um faturamento de R$ 265 milhões, refletindo também um aumento de 30% em sua receita proveniente de serviços. A companhia continuará a investir em inovações como a customização de sua oferta para determinados segmentos de atuação e focará em melhorias constantes em sua rede de revendas, com aprimoramento em sua política nacional de canais, além de treinamentos, novas ofertas de soluções, entre outros.

Ser uma empresa socialmente responsável é levar em conta todo o alcance de seu impacto na comunidade e no meio ambiente. Esta responsabilidade corporativa está no DNA da Simpress.

Por isso, a empresa desenvolve desde 2006, o PROGRAMA SIMPRESS RESPONSÁVEL – que tem como finalidade abraçar e validar os diversos projetos sócio-ambientais da companhia, tais como:

* PROJETO SÁBIOS TALENTOS
O projeto prevê a capacitação de profissionais maduros e aposentados com faixa etária acima de 45 anos, que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho.

* PROJETO CRESCER
Em parceria com o SENAI, este projeto tem como principal objetivo capacitar e desenvolver os colaboradores, dando a estes a oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira na própria companhia.

* PROJETO JOVENS TALENTOS
Em parceria com algumas escolas técnicas, o projeto oferece aos jovens que se destacam com as melhores notas, a oportunidade de 1º emprego, através de treinamentos gratuitos para capacitação.

Além dos já citados, a Simpress ainda tem os seguintes projetos de responsabilidade social e ecológica:

* PROJETO SIMPRESS SOLIDÁRIA

* PROJETO RECICLASIM

* IMPRESSÃO CONSCIENTE

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube