Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FESTA JUNINA HP BRASIL 2008
Candidato: Ability
Cliente: HEWLETT-PACKARD BRASIL S/A
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Apresentação:

A HP fornece soluções de tecnologia a consumidores, empresas e instituições no mundo todo. Suas ofertas incluem infra-estrutura de TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços mundiais e imagem e impressão para pessoas físicas e empresas de pequeno, médio e grande porte.
Da mesma forma que a HP tem um olhar externo, está sempre atenta aos movimentos do mercado, buscando a inovação constante, também está com a atenção voltada para o seu público interno, responsável pelo seu sucesso na construção da sua imagem de marca. Colaboradores e seus familiares, terceirizados e fornecedores HP fazem parte de um time integrado, fazem parte da grande família HP. Em julho de 2008, todos puderam participar de um grande evento, que resgata nossas tradições e promove a integração.

FICHA TÉCNICA
Nome: Festa Junina HP 2008.
Ação: Evento de Endomarketing.

Objetivos:

•Promover a integração e proporcionar lazer entre todos os colaboradores da HP e seus familiares.
•Estimular a consciência em responsabilidade social e eco-responsabilidade.

Período: 26 de julho de 2008.
Participantes: 4.000 pessoas entre funcionários, familiares, terceirizados e fornecedores HP
Locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

A Festa Junina HP foi criada com o objetivo de integrar, em um ambiente divertido e aconchegante, os funcionários e seus familiares, terceirizados e forneceres HP, para proporcionar momentos de lazer e descontração, humanizando as relações e promovendo um grande encontro da “família HP”.

Foi um evento completo, rico em atrações e, sobretudo, grandioso, pois envolveu uma logística sofisticada, diversos fornecedores e uma grande equipe de gestão e monitoramento. Todos os espaços foram caracterizados com alusão a um arraial caipira, com diversas atrações para todos os perfis de público, inclusive com duas áreas especiais, a barraca Green Team e a barraca TCE (Total Costumer Experience).

Além disso, o evento teve um caráter social, pois todos os participantes inscritos deveriam doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram encaminhados para as instituições cadastradas pela HP.

Galeria de imagens
Decoração 1
Espaço Green Team
Ambientação 1
Recepção 1
Recepção 2
Uniformes
Ambientação 2
     

 

Conceito:

O conceito da festa junina está alicerçado em proporcionar uma experiência lúdica e única ao colaborador e seus familiares, revivendo o espírito das festas juninas de nossa infância, das brincadeiras, das guloseimas, humanizando o contato, promovendo a integração e troca de experiências. Um momento de descontração que contribui para estreitar ainda mais o relacionamento entre colaborador e a empresa, fazendo com que todos se sintam parte da Família HP.

Desafios e soluções:

O grande desafio foi produzir um evento com as dimensões e logística que o mesmo exigia, em quatro praças diferentes, para atender com excelência as expectativas de adultos e crianças, homens e mulheres.

A solução foi desenvolver um projeto detalhado, reunir com os fornecedores de cada praça e planejar de forma objetiva toda a logística de implantação, e execução das quatro festas, já prevendo montagem e desmontagem de todas as tendas, brinquedos e atrações que foram disponibilizadas para os participantes.
Foram utilizados fornecedores, dos mais variados tipos, como alimentação, bebidas, ambientação e tendas de atrações e um grande número de monitores, atores, mestres de cerimônias, performáticos, DJs e músicos, na estrutura dos eventos.

Estratégia:

Foi desenvolvido um grande projeto de comunicação para envolver todos os convidados, desde ações teaser até follow up para confirmação da presença.
Um tema foi criado para ser aplicado em todos os materiais de comunicação e na decoração das tendas e locais de realização dos eventos, além de um hot site para que os funcionários pudessem ter uma idéia de como seria a grande festa.
Todos receberam convites eletrônicos, lembretes e um kit contendo doces típicos das festas juninas. Banners também foram colocados nos sites para divulgar a festa.

Materiais utilizados:

•Teaser eletrônico
•Convite eletrônico
•Hotsite
•E-mail lembrete para confirmação de presença
•E-mail de retorno para confirmação de inscrição
•Ações teasers (doces: 1 bananinha +1 paçoca + 1 pé de moleque + 1 doce de leite)
•Ingressos
•Banners
•Camisetas
•Crachás
•Faixas de boas vindas
•Faixas de sinalização
•Cartazes de preços
•Portal com o logo do evento
•Pulseiras de identificação
•Bolinha anti-stress
•Placas indicativas das atrações e atividades
•Tendas temáticas – Quermesse, Rastapé e Criançada
Atrações do evento:
•Barraca de coleta das doações
•Tenda Receptivo
•Alimentação: currasco, hot dog, pipoca, bolo de fubá, doces típicos, arroz doce, algodão doce, espeto de morango com chocolate, pasteis, mini pizza, bolo de milho, canjica, maça do amor, milho verde
•Bebidas: quentão, cerveja, água, vinho quente, refrigerante
•Tenda Quermesse: Bingos, pocket shows, sorteios prêmios HP, casamento, quadrilha, concurso traje típico.
•Tenda Raspapé: DJs, banda de Forró, dupla sertaneja, sanfoneiro
•Tenda Criançada: casinha de boneca, airgame, maquina de dança, carro simulador, piscina de bolinhas, pula-pula, touro mecânico infantil, centopéia inflável. Monitoria infanto juvenil.
•Brincadeiras abertas ao público: bingo, correio elegante, sorteio de prendas, camarim fotográfico caipira, espantalho vivo, personagens juninos em perna de pau
•Brincadeiras nas barracas: pescaria, boca do palhaço, argola, tomba lata, tiro ao alvo, tiro ao alvo humano.

Infraestrutura:

•Locação do espaço
•Implantação do projeto
•Instalação das coberturas (tendas)
•Cenografia
•Andaime e gradil
•ECAD
•Banheiros químicos
•Freezers e armários
•Catracas para receptivo
•Estacionamento
•Ônibus para transporte de funcionários
•Som, luz, projeção
•Intercomunicadores
•Gerador
•Insumos para limpeza
•Caixa de papelão + fita adesiva para os alimentos doados

Mão de obra:

•Produtores
•Fotógrafo para cobertura
•Equipe de limpeza para áreas de circulação e banheiro
•Monitores
•Staff – produtores de apoio
•Recepcionistas
•Carregadores
•Eletricistas
•Encanadores

Itens adicionais de segurança:

•UTI móvel
•Bombeiros
•Segurança para o evento
•Segurança para montagem e desmontagem

Galeria de imagens
Banners
Convite eletrônico
E-mail confirmação e kit
Hot site
Barracas de comidas típicas
Atrações 1
Atrações 2
Bingo 1
Dança típica
Entrega de prêmios - sorteio
Entrega de prêmios - melhor traje infantil
Ambientação 3
Ambientação 4
Atração musical
Bingo 2
Barracas 3
     

 

A festa trouxe como inovação: as duas barracas temáticas com foco social e ambiental.

A barraca Green Team foi uma extensão do comitê criado pela HP para cuidar do meio ambiente, composto por executivos de diferentes áreas de negócios e um grupo de funcionários engajados no Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental da HP do Brasil. Esta barraca ofereceu aos participantes informações sobre sustentabilidade ambiental, consumo consciente, reciclagem, entre outras.

A barraca TCE (Total Costumer Experience) também representa um programa da HP do Brasil que congrega três comitês de colaboradores para atuar em meio-ambiente, fornecedores e comunidades, com foco em avaliar, recomendar e monitorar a experiência de seus clientes corporativos e consumidores para criar iniciativas e ações que garantam a excelência desta experiência de cliente. Toda a comunicação foi focada no cliente, despertando em cada colaborador impactado pelas mensagens a importância de estar cada vez mais próximo do cliente, conhecer seus desejos, suas necessidades e priorizar o relacionamento de forma construtiva. Ter o cliente no coração,foi o mote adotado. Na barraca, os funcionários se inteiravam do tema, por meio de uma forte comunicação, mostrando a todos os colaboradores, a importância de estar ligado ao cliente, criando uma relação emocional.

Galeria de imagens
Barraca Green Team 1
Barraca Green Team 2
Materiais do espaço TCE
Espaço TCE
 

 

A Festa Junina HP 2008 foi um verdadeiro sucesso, principalmente no que diz respeito à criatividade, planejamento e execução do evento em quatro praças distintas. O gerenciamento de uma enorme equipe de produção, com prazos a serem cumpridos, passando pelo pré-evento, evento e pós-evento, mostrou a eficiência das equipes que estavam trabalhando no projeto, pois nenhum detalhe foi deixado de lado, com uma imensa gama de atrações para os mais diversos públicos, funcionários, fornecedores, seus familiares e filhos.

Neste aspecto, os participantes tiveram uma grande empatia com a marca. A integração dos participantes durante os eventos foi muito grande, promovendo uma verdadeira troca de experiências, uma vez que a festa reuniu funcionários e fornecedores de diversas áreas.

Todos os participantes, ao final dos eventos, saíram satisfeitos e com uma imagem melhor da empresa e de sua política de relacionamento com seu público interno. A valorização de seus colaboradores foi fundamental para o bom desempenho da companhia nos últimos anos, uma política que vem sendo adotada com sucesso, dando mais confiança e perspectiva a toda a família HP.

Galeria de imagens
Público e atrações
Mestre de cerimônias e atrações
     

 

O Programa TCE mantém uma série de associações beneficentes cadastradas e canalizou as doações de alimentos para as mesmas, cumprindo o seu papel social.

Foram arrecadados cerca de 500 quilos de alimentos não perecíveis que foram entregues para essas associações.

O TCE (Total Consumer Experience) é o programa da HP Brasil que congrega três comitês de colaboradores para atuar em meio-ambiente, fornecedores e comunidades. O objetivo destes comitês é avaliar, recomendar e monitorar a experiência de seus clientes corporativos e consumidores para criar iniciativas e ações que garantam a excelência desta experiência de cliente.

A HP criou um comitê para cuidar do meio-ambiente, nomeado Green Team, composto por executivos de diferentes áreas de negócios e um grupo de funcionários engajados no programa. Cada participante do Green Team integra as ações da companhia com fornecedores, clientes, funcionários, instituições e Governo, com abordagens apropriadas e direcionadas.

Hoje a HP Brasil desenvolve uma série de ações que beneficiam o meio-ambiente, como: Recolhimento de cartuchos de toners de impressoras laser para reciclagem; DfE - Design for Environment; Trade in e reciclagem de toneladas de papéis que são transformados em calços das caixas de impressoras produzidas no país.


Galeria de imagens
Banners entidades
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube