Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ROAD SHOW HP 2008 - UM TOQUE DE OUSADIA - A FICÇÃO VIROU REALIDADE
Candidato: Ability
Cliente: HEWLETT-PACKARD BRASIL S/A
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Logo

A HP fornece soluções de tecnologia a consumidores, empresas e instituições no mundo todo. Suas ofertas incluem infra-estrutura de TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços mundiais e imagem e impressão para pessoas físicas e empresas de pequeno, médio e grande porte.
Seus produtos são comercializados para consumidores que não necessariamente são iniciados em tecnologia, sendo necessário, portanto uma boa capacitação dos canais, que vão deste lojas especializadas em informática até supermercados. A HP prioriza o relacionamento com seus canais como estratégia de mercado, pois as equipes de vendas são fundamentais como influenciadoras de compras e formadoras de opinião junto ao consumidor.

FICHA TÉCNICA

Nome: Um Toque de Ousadia HP – A ficção virou realidade.
Ação: Road Show para Lançamento de Produto.

Objetivos:

•Atrair um público qualificado e relevante para o lançamento de produtos do segmento de consumo.
•Impactar os públicos de interesse de forma inovadora, utilizando os novos recursos tecnológicos embarcados nos produtos do fabricante.
•Familiarizar esses públicos com as facilidades e inovações desses novos produtos.

Período: entre 07/10 a 22/10 de 2008.

Participantes

Imprensa: 47 jornalistas de veículos especializados e imprensa em geral.
Canais: 217 dirigentes
Equipes de Vendas Varejo: 648 vendedores
Total de público impactado: 912

Galeria de imagens
Convite eletrônico para canais
Ambientação - Casa Fasano 1
Planta baixa Casa Fasano 1
Casa Fasano 1
Casa Fasano 2
         

 

Todo ano a HP convida o mercado para eventos onde lança seus produtos para o próximo período de vendas.

O Road Show teve dois eventos que o antecederam. O primeiro deles foi uma coletiva de imprensa, reunindo os principais veículos especializados e a imprensa em geral. Foi escolho o Foyer da Casa Fasano, onde os jornalistas puderam interagir com os lançamentos em exposição, com a ajuda da equipe de promotores HP, enquanto aguardavam o início da coletiva. As novidades do mercado de imagem e impressão e o revolucionário HP TouchSmart PC, foram apresentados em detalhes para os jornalistas. Os jornalistas receberam um convite eletrônico para o evento, assistiram a apresentação dos principais dirigentes da HP, a um VT de Imprensa, apreciaram um brunch com a qualidade do Buffet Fasano e receberam ao final um Kit de Imprensa, uma caixa de bombons e uma mochila HP.

O segundo evento foi feito para canais, focando seus principais executivos – Varejo/Distribuidores/Atacadistas, com a presença do Board HP, que transmitiu os objetivos da companhia, seu histórico de sucesso no Brasil, nova linha de notebooks e o grande lançamento HP do período: TouchSmart. O lançamento foi apresentado através de um vídeo panorâmico, em uma tela de 23m x 4 m, com intervenção de bailarinos acrobatas, numa performance inspirada na tecnologia revolucionária do produto. O evento foi encerrado com um jantar e o show da cantora Fernanda Porto. Ao final, os convidados receberam uma caixa de bombons e um folder com os principais lançamentos do período.
Road Show: realizado em três (3) cidades: Recife, Brasília e Porto Alegre reunindo os vendedores dos principais varejos do País, de maneira diferenciada para gerar conhecimento dos lançamentos de produtos HP do segmento consumo, em parceria com a Microsoft.

O formato adotado foi um programa de auditório, com um casal de animadores que conduziam talk show com gerentes de produtos, apoiados por material audiovisual que geravam provas divertidas, executadas por representantes de equipes do público, concorrendo a prêmios.

Como o grande lançamento do ano era um desktop com tela touchscreen, todas as provas foram executadas neste equipamento, com transmissão simultânea, o que permitiu que todos pudessem entender as facilidades que o produto oferece e o seu posicionamento como “uma nova geração de computadores”.
As provas executadas pelas equipes valiam pontos que eram somados durante todo o evento. Entre os membros da equipe vencedora foram sorteados equipamentos HP e distribuídos brindes especiais. Todos os presentes receberam brindes HP.

Conceito:

Ele está alicerçado no grande diferencial do produto que foi o grande destaque do lançamento: a tecnologia touchscreen. “Um toque de ousadia HP” transmite de forma clara o posicionamento da companhia como uma empresa inovadora, que busca soluções para surpreender seus clientes dentro do segmento de produtos Premium. Este conceito deu o mote para os dois eventos e o Road Show, que se propunha a oferecer diversão de qualidade, cenários bem acabados em locais bem localizados e oferecer prêmios desejados a um público importante, estratégico, formador de opinião e carente deste tipo de atenção.

Desafios e soluções:

Transmitir de forma diferenciada os novos lançamentos da HP para o período, com ênfase no desktop TouchSmart HP. Para vencer resistências e a dispersão dos público frente aos conteúdos de interesse da HP Brasil, foi elaborada uma dinâmica de evento voltada para a diversão e interatividade, com foco apenas nos argumentos emocionais de venda.

Estratégia:

A HP oferece produtos com diferenciais de design, qualidade superior de componentes e tecnologias exclusivas, que a diferencia dos demais fabricantes de computadores e impressoras do mercado que praticam a guerra de preços. Seu posicionamento é de uma marca Premium, voltada para consumidores mais exigentes e que estão dispostos a pagar um pouco mais por isso.
Como a escolha do modelo que o consumidor opta é fortemente influenciada pelo atendente no momento da compra, a HP Brasil mantém um forte vinculo com as equipes de vendas do varejos, realizando, entre outras ações, um grande evento anual de lançamento de produtos, em importantes capitais. Neste ano, em particular, a fórmula adotada procurou surpreender os participantes em todos os aspectos, oferecendo um evento dinâmico, ousado e rico em conteúdo.

Materiais utilizados

a) Coletiva de imprensa:

•Convite eletrônico
•Experiência com o produto
•VT de Imprensa
•Kit de Imprensa
•Caixa de bombons e mochila HP (brinde)

b) Canais

•Convite eletrônico
•Experiência com o produto
•Lançamento touchscreen com performáticos
•Show musical Fernanda Porto
•Folder com os lançamentos
•Caixa de bombons (gift)

c) Road Show

•Convite eletrônico
•Crachás
•Bonés para as equipes
•Experiência com o produto
•Vídeos
•Banners
•Projeções
•Jogos eletrônicos desenvolvidos com base nas características dos lançamentos
•Gincana com atores
•Folder com features dos produtos
•Sorteio de equipamentos HP
•Brindes especiais
•Brindes HP






Galeria de imagens
Recepção - Jornalistas
Ambientação - Jornalistas 1
Ambientação - Jornalistas 2
Ambientação - Jornalistas 3
Demonstração de produto 1 - Jornalistas
Demonstração de produto 2 - Jornalistas
Executivo HP com produto 1
Executivo HP com produto 2
Jornalistas questionam executivo
Brunch Fasano
Gifts - Jornalistas
Recepção - Canais
Coquetel - Canais 1
Coquetel - Canais 2
Demonstração de produto - Canais 2
Demonstração de produto - Canais 3
Abertura - Mestre de Cerimônias - Canais
Executivo HP 1
Executivo HP 2
Executivo HP 3
Tela com transmissão simultânea 1
Tela com transmissão simultânea 2
Jantar
Projeção com performático
Show com Fernanda Porto 1
Show com Fernanda Porto 2
Recepcionistas entregam gifts saída - Canais
Ambientação - Road Show 1
Ambientação - Road Show 2
Ambientação - Road Show 3
Ambientação - Road Show 4
Demonstração de produto - Road Show 1
Demonstração de produto - Road Show 2
Demonstração de produto - Road Show 3
Animadores da gincana
Gincana 1
Gincana 2
Gincana 3
Gincana 4
Gincana 5
Gincana 6
Gincana 7
Platéia gincana
   

 

O grande toque de inovação foi justamente utilizar o principal lançamento do período para ser o protagonista dos eventos. A tecnologia touchscreen foi utilizada para atrair atenção dos públicos a serem impactados, facilitando a assimilação dos conceitos e do posicionamento da empresa. Assim, com os conceitos assimilados, o público influenciador pode realizar seu trabalho na ponta, contribuindo para o incremento de vendas dos produtos da companhia no varejo. Uma ousadia de sucesso.

Um toque de ousadia HP resumia não somente o conceito de um evento que se propunha oferecer diversão de qualidade, com cenários bem acabados em locais bem localizados e dar prêmios desejados, mas também traduz o conceito do principal lançamento do período, o desktop com tela touchscreen.

A imprensa especializada e mesmo a de variedades deu grande destaque ao principal lançamento, gerando grande interesse dos consumidores nos produtos. O varejo apostou no produto, comprando o equipamento e expondo-o com destaque nos pontos de venda. O consumidor mais informado e de maior poder aquisitivo, para quem o produto era direcionado, aderiu prontamente a nova geração de computadores HP, fazendo o mesmo um sucesso de vendas, mantendo-se como produto de desejo para o target que ainda planeja trocar de equipamento.

Galeria de imagens
Projeção com performáticos 1
Projeção com performáticos 2
     

 

A satisfação do público durante os eventos realizados demonstrou que os profissionais de vendas do varejo conseguiram absorver os conceitos, participando intensamente das atividades e dinâmicas propostas. Houve um grande envolvimento com os produtos e a marca, reforçando a excelente imagem de marca que a HP já possui no mercado varejista. A aferição dos resultados indicou um grau elevado de conhecimento dos produtos promocionados, levando-se em consideração que o público é bombardeado constantemente com informações de diversas marcas e inovações tecnológicas. Este foi o caminho trilhado para se atingir o público com mais assertividade, evidenciando o esforço da marca neste lançamento de alta tecnologia e ainda inédito no mercado Premium brasileiro.

O cuidado com toda a dinâmica do evento, dando total atenção ao perfil do público, refletiu positivamente na imagem da marca, contribuindo para que todos os atributos importantes para a HP fossem plenamente compreendidos. A pesquisa de satisfação efetuada ao final do evento, mostrou índices surpreendentes de aprovação: 95% em quesitos como ambientação, dinâmicas, conteúdo, compreensão, interesse e infraestrutura.

A HP está comprometida a ser líder global em cidadania e se orgulha em realizar esforços para ajudar a reduzir o impacto ambiental, elevar padrões na cadeia de fornecimento da HP e investir em comunidades com foco em educação para ajudar as pessoas a aprender, trabalhar e prosperar.

MEIO AMBIENTE

A HP está comprometida em reduzir o impacto ambiental em todos os aspectos relacionados aos seus negócios. Realiza o programa Projeto para o meio-ambiente que tem como objetivo reduzir o consumo de energia na fabricação e no uso dos produtos, diminuindo a quantidade de materiais utilizados e criando equipamentos de fácil substituição ou reciclagem. Além disso, a HP estabelece padrões ambientais em suas operações, bem como na cadeia de fornecedores, por meio da intervenção social de políticas de segurança e saúde, gerenciamento ambiental preciso, assim como programas e serviços ambientais de alcance mundial.

INVESTIMENTO COMUNITÁRIO

A HP acredita que o investimento comunitário é uma maneira eficaz de mostrar seu comprometimento em ser um bom cidadão. A HP utiliza o que tem de melhor para beneficiar as comunidades que possuem as necessidades mais urgentes. Por meio de seus investimentos globais da HP, a empresa é capaz de fortalecer relacionamentos e aperfeiçoar sua reputação entre as comunidades, clientes, governo e acionistas, bem como conquistar a satisfação dos funcionários.

RESPONSABILIDADE NA CADEIA DE FORNECIMENTO

HP está ciente de que investir na cadeia de fornecimento, responsabilidade social e ambiental (RSA) e na diversificação de fornecedores são ações que refletem seus princípios de cidadania global. A HP promove a diversidade na cadeia de fornecedores porque a variedade de fornecedores traz idéias novas, oferece produtos e processos inovadores e contribui para o fortalecimento econômico das comunidades nas quais a HP está presente.



 

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