Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VOLVO
Candidato: Publistand
Cliente: Volvo do Brasil Veículos Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Crescer com competência e profissionalismo em um mercado altamente competitivo, exigindo constante inovação e criatividade, tem sido o principal desafio da Publistand nesses 36 anos dedicados à montagem de estandes, eventos corporativos e temáticos, show room, displays, etc.

Essa posição de líder no mercado expositor brasileiro deve-se ao investimento constante na formação, desenvolvimento e aprimoramento de uma equipe altamente qualificada capaz de captar as inovações do setor e apresentar aos clientes soluções adequadas e diversificadas nos mais variados eventos.

A Publistand é capaz de atender a todos os clientes em qualquer lugar do mundo, com suas parcerias internacionais:

- Morley Companies Inc – EUA
- Messerli3D – Suíça
- Expobaires – Buenos Aires
- Kingsmen International – Ásia
- Maximarketing – México
- George P. Johnson – EUA
- Expotechnik – EUA e Alemanha

Principal preocupação
Valorizar a marca do cliente
Através de um atendimento personalizado e constante em todas as fases de desenvolvimento do projeto, os profissionais da Publistand captam as necessidades dos clientes, criando soluções e projetos que vão valorizar os produtos e serviços e especialmente o que cada expositor tem de mais importante: a marca da sua empresa.

Assim uma equipe de arquitetos, designers e decoradores estudam os brienfing’s detalhadamente junto com os produtos e serviços, dando soluções que podem ser visualizada em programas de CAD e maquetes.

Uma equipe perfeitamente entrosada
Soluções inteligentes e funcionais exigem muito mais do que competência e profissionalismo. Dependem do bom relacionamento entre quem contrata, quem comanda e quem executa o estande. Os profissionais da Publistand sob a liderança de Ana Maria de Oliveira, Jorge Luiz de Oliveira, José Augusto de Oliveira e Luiz Antonio de Oliveira estão habilitados a desenvolver desde as mais simples soluções até os mais sofisticados projetos com o objetivo de colocar em destaque a imagem de cada empresa e seus produtos, favorecendo a abertura de novos negócios.

É uma filosofia de trabalho baseada no respeito ao cliente, na valorização do potencial humano e na capacidade de ter um comportamento ético em todas as etapas de negociação.

Principais Clientes:
Toyota do Brasil
Toyota Mercosur
Toyota Argentina
Volkswagem Caminhões e ônibus
Nissan do Brasil
Renault do Brasil
Coca-Cola Femsa
Fiere di Parma - Cibus
Avaya S.A.
Symbol Technologies do Brasil
Volvo do Brasil

Galeria de imagens
Diretores e Equipe
Sede
Filial
   

 

O projeto Volvo foi elaborado e executado seguindo minuciosamente o memorial descritivo abaixo:
INFRA-ESTRUTURA
Piso (Circulação/ Passarelas): composta por piso confeccionado em chapas de OSB de 18 mm com acabamento feito em osmocolor compondo piso PS Outside deck.
Piso Ambientes: revestimento do próprio piso existente feito em carpete eco-floor na cor cinza e PS Wood Floor na cor Arce na recepção e atendimento.
Piso Área de Exposição: disposição no próprio piso existente de cascalhos\pedriscos.
Painéis Divisórios (Ambientes): estruturação em travessas e perfis de alumínio com fechamentos feitos em painéis mdf nas cores branco e azul, obedecendo a alturas de 2,70 mts.
Transparências: Instalação de placas de vidro incolor, 01 (uma) porta automática e de 05 (cinco) portas em vidro temperado, com as devidas ferragens.
Cobertura Interna (Ambientes): confeccionada em PVC e tecido na cor branco.
Cascata (Recepção): compostas por estrutura metálica de alumínio com fechamentos feitos em placas de vidro e acrílico incolor, para aplicação de logotipo em letras auto-relevo recortadas em placas de poliestireno série P3 de 2 cm, e lâmina d’água na face externa utilizando sistema para circulação de água, base para contenção e re-utilização da mesma.
Escada de Acesso (Mezanino): instalação e montagem de escada em estrutura tubular com fechamentos do piso feito em chapas de OSB de 18 mm com acabamento feito em osmocolor, fechamentos laterais feitos em lona na cor azul, e paisagismo composto por árvores naturais.
Obs.: Porta de acesso a deposito.
Marquise: revestimento da marquise existente feito através de estrutura de sarrafos de madeira, com fechamentos feitos em lona na cor branca, sendo complementada por logotipos em letras adesivas vinil na cor azul.
ÁREA DE EXPOSIÇÃO/CIRCULAÇÃO
Área Exposição de Equipamentos
Áreas reservadas para disposição de equipamentos.
Postes Bandeirolas: 06 (seis) postes de ferro dotados de bandeirolas e caixas em madeira na cor branca com aplicação de logotipos recortados em poliestireno na cor azul.
Postes de Iluminação: instalação de 06 (seis) postes de ferro com estruturas metálicas para apoio de iluminação.
Features (Equipamentos): disposição de 12 (doze) features, estruturados em perfis e travessas de alumínio com fechamento em mdf na cor branco.
Galeria Sustentabilidade: piso gramado, composta por estruturas metálicas com fechamentos feitos em madeira mdf na cor branco e aplicação de imagens e textos, painel de fundo confeccionado em madeira OSB com acabamento em grama natural, sendo complementado pela aplicação de logotipo em letras auto-relevo recortadas em placas de poliestireno série P3 de 5 cm.
Mobiliário: disposição de balcão confeccionado em chapas e sarrafos de madeira com acabamento geral feito em pintura tipo lacca na cor branco, 03 (três) banquetas e ombrelone.
Paisagismos: elaborados através da disposição de Árvores Naturais.
Área DescansoAplicação de 01 (uma) imagem gigantografia impressa em vinil front light aplicada em painéis e 01 (um) logotipo em letras adesivas vinil.
Disposição de 01 (um) balcão de apoio na cor branco, 02 (duas) banquetas e 02 (dois) bancos para descanso.
AMBIENTES INTERNOS
Recepção (256,50 m²)
Sala Diretoria 1 (uma) mesa, 12 cadeiras, 1ar condicionado de 18.000 btu’s e 2 armários
Salas de Reunião:1 mesa retangular, 6 cadeiras, 1 ar condicionado 10.000 btu’s cada, 1 armário.
Área Bar
Balcão bar confeccionado em chapas e sarrafos de madeira com acabamento geral feito em pintura tipo lacca na cor branco, sendo complementado na frontal por fechamentos feitos em placas de acrílico jateado retro iluminadas.
16 mesas, 64 cadeiras marfim, 8 banquetas marfim, 4 ar condicionado modelo Split de 24.000 btu’s.
Depósito: composto por prateleiras e porta com chave.
Copa/Apoio:2 pias inox,1 refrigerador doméstico,01 (um) freezer, Bancadas e Prateleiras
Depósito:: Bancadas e Prateleiras.
ILUMINAÇÃO:Quadro de força com disjuntores,Lâmpadas fluorescentes embutidas em luminosos,Postes de Iluminação,Refletores dotados de lâmpadas do tipo par,Caixas refletoras dotadas de lâmpadas HQI,Projetores dotados de lâmpadas de quartzo distribuídos em pontos estratégicos,Arandelas metálicas reguláveis para lâmpadas do tipo Spot Light de 100 watts,pontos com tomada de 110/220 Volts
Nível 2
INFRA-ESTRUTURAS (Exposição / Show)
Piso: pintura do piso existente feito na cor cinza.
Áreas reservadas para disposição e demonstração de equipamentos.
Features (Equipamentos): disposição de 02 (dois) features, estruturados em perfis e travessas de alumínio com fechamento em mdf na cor branco.
Guard-rail (Comunicação e Efeitos Visuais): estruturados em tubos de ferro com acabamento em pintura automotiva na cor prata, sendo complementado por fechamentos feitos em lona com impressão.
Arquibancada: instalação e montagem de arquibancada através de estruturas tubulares, com revestimento do piso feito em OSB com pintura na cor cinza, bancos, fechamentos feitos em lona na cor azul, instalação de lona com impressão digital e logotipo em letras auto-relevo recortadas em placas de poliestireno série P3 de 7 cm, e paisagismo elaborado através de árvores naturais em vasos.
Postes Bandeirolas: instalação de 12 (doze) postes de ferro dotados de bandeirolas e caixas em madeira na cor branca com aplicação de logotipos recortados em poliestireno na cor azul.
ILUMINAÇÃO:Quadro de força com disjuntores,Lâmpadas fluorescentes embutidas em luminosos,Postes de Iluminação,Refletores dotados de lâmpadas do tipo par,Caixas refletoras dotadas de lâmpadas HQI,Projetores dotados de lâmpadas de quartzo distribuídos em pontos estratégicos,Arandelas metálicas reguláveis para lâmpadas do tipo Spot Light de 100 watts,Pontos com tomada de 110/220 Volts
Escadas de Acesso a Equipamentos
Estruturada em tubos de ferro com acabamento em pintura automotiva na cor prata.

Galeria de imagens
Panoramica
Panoramica
Panoramica
Panoramica
Publico Performance
Performance do produto
Performance do produto
Planta baixa Receptivo + Exposição
Planta baixa - Piso Superior
 

 

O grande desafio deste projeto era torna-lo ecologicamente correto, só que fomos além. A Publistand desenvolveu para o seu cliente o que viria a ser o primeiro estande completamente Sustentável da América Latina. Através de um trabalho minucioso de pesquisa e empenho da equipe chegamos a pontos nunca antes imaginado para um estande ou evento; somente para um edifício ou residência.
Desde a iluminação natural, com o estudo de sol para um melhor aproveitamento do calor; a criação de ilhas de sobra e a utilização de um espelho de água de cerca 10 mts de comprimento, eliminavam a utilização de ar condicionado – ponto alto no estande os aparelhos embora sendo normatizados pelo LEED foram ligados apenas em uma oportunidade onde a temperatura exterior chegou a 35 graus. Pensamos na disposição das máquinas tornado prazeroso e convidativo o momento de visitação; toda a área de atendimento e vendas era aberta, via-se perfeitamente a fluides tanto das pessoas quanto da temperatura, a passagem de ar era sistemática não tinha bloqueios, “criamos um equipamento de ar condicionado natural”!
Passando pelo mobiliário, onde todos eram ergonômicos, de material com alto índice de reciclabilidade e de fácil limpeza. O piso de cor clara e com a proposta de ser reciclado após o evento ajudava ainda mais a diminuição das ilhas de calor na área externa.
Outro ponto que deve ser ressaltado foi a utilização de lâmpadas de baixíssima incidência de mercúrio chegando até níveis próximos do zero no caso das lâmpadas em LED.
Toda a comunicação visual do estande foi executada com tinta a base de água e não de solvente químico, toda a lona após o evento teve seu caminho definido, entregue a uma ONG de senhoras que criavam bolsas com as mesmas.
Tinhamos ainda cestos para reciclagem de lixo, o que era feito sistematicamente tanto durante a montagem, como durante o evento ao final de cada dia e na desmontagem. Este lixo era recolhido separado pela ONG XXXPTO e enviado aos destinos de direito.
O final já sabemos a Volvo CE foi agraciada com o Selo platina da ONG Sustentax; selo este que denota o mais alto grau de uso de itens sustentáveis ao projeto. As normas da Sustentax são baseadas na norma LEED e Green Building Conciul.
Este projeto se tornou um case mundial para a Volvo CE.

Galeria de imagens
Piso Reciclado
Piso Reciclado 2
Luz Natural
Coleta Seletiva
Espelho Dagua
Mobiliario Ergonomico
Panoramica
     

 


Evento: 7º. Feira Internacional de Equipamentos para Construção
Data: 2 a 6 de junho de 2009.
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Promotor: Alcântara Machado
Periodicidade: Trienal

Figurando entre os maiores do mundo, a MT Expo em São Paulo é responsável por girar algo em torno de R$ 4 bilhões de reais; sendo R$ 1 bilhão diretamente e mais R$ 3 bilhões projetados ao longo dos 3 anos sem o evento.

Em 2009 o evento superou todas expectativas, com crescimento em todas as áreas:
880 marcas um crescimento de 93% em relação a 2006.
436 expositores um crescimento de 52% em relação a 2006.
41.372 visitantes um crescimento de 21% em relação a 2006.
52.120 m² um crescimento de 20% em relação a 2006.

Galeria de imagens
Visitantes
Arquibancada
Visitantes
   

 

Esta montagem foi elaborada com rigorosos padrões pré-estabelecidos pela Publistand, em função da nossa experiência de 36 anos em eventos, em que o tempo comanda tudo, o stress sobe em patamares acima da média, podendo prejudicar a saúde de todos envolvidos. O bem estar principalmente o equilíbrio está em conscientizar a todos através de palestras de preparação psicológica, cursos relembrando a utilização de EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual), salubridade, entrosamento entre toda equipe e uma ótima alimentação.
Um ponto alto na montagem deste estande foi o exclusivo “fechamento” do estande. Durante a montagem todo o perímetro do estande foi cercado, evitando assim a passagem desnecessária de pessoas que não fazem parte do complexo trabalho e deixando que nossa equipe trabalhe com mais tranqüilidade, sem acidentes e sem a insalubridade existente no pavilhão, ganhando inclusive elogios da própria organizadora do evento e também de nosso cliente.
Publistand: Ecologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social: desde sua fundação já pensava nestes itens.
Isto mesmo há 36 anos todas as criações e construções são baseadas em itens sustentáveis, pensamos e respiramos Ecologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Nossa equipe passa por constantes reciclagens e cursos; nossos materiais têm emprego correto, possuem FSC e outras siglas que comprovam a nossa preocupação.
Os materiais provenientes de desmontagem têm seu destino certo; tornam-se outras peças ou quando finalizados, por exemplos balcões e armários, acabam doados a algumas das instituições que ajudamos.

E a partir de agora você tem um canal com a Publistand, onde se apresentam dicas sustentáveis quinzenais, além de um estande completamente sustentável entre outros aspectos que podem tornar nosso setor mais responsável tanto Socialmente quanto ecologicamente.

Fiquem Ligados, em nosso Blog! www.publistand.com.br/blog

Na área Social a Publistand, têm uma tradição de fazer doações com todos os materiais não utilizados, para instituições de caridade, casas de detenção e prefeituras. É sempre feito um estudo em cima de cada entidade e posteriormente acomodados em nossos transportes e enviados em loco. Citamos algumas instituições que colaboramos: Lar Escola Cairbar Schutel – Instituição Espírita de Assistência à Criança; Associação de Apoio à Criança com Câncer – AACC; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE; Prefeitura de Vargem Grande Paulista – SP; Projeto Papel de Gente; Centro Nosso Lar de Educação Profissional – CENLEP; Lar da Irmã Celeste Pró Infância Desvalida; Corpo de Bombeiros – Posto Casa Verde e Cruzada Pró Infância de São Paulo.
Entre os materiais doados encontram-se: restantes de madeiras melamínica para trabalhos manuais, móveis com pouco uso, balcões, prateleiras, bancadas, cabos e fios, carpetes semi-novos utilizados em um único evento, são recortados e transformados em pedaços totalmente reaproveitáveis.

Galeria de imagens
Treinamento
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube