Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FORMATURA FGV ADMINISTRAÇÃO 2º08
Candidato: B2 FORMATURAS
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Baile de Gala FGV Administração

Produto

O Baile de Gala, do curso de Administração Pública e de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas – FGV, é hoje o principal evento de Formaturas da área de Administração no Estado de São Paulo.

Fornecedores qualificados, público seleto e a busca constante por inovações são os responsáveis por fazer da festa de formatura da FGV a mais requisitada pelos estudantes. Com a Turma 98, que se formou em março de 2009, chegamos a 159 formandos e um público total de 3.200 pessoas no Baile de Formatura.

Em 2009 não foi diferente, realizamos um Baile de Gala inesquecível, com nove horas de duração, e em parceria com os melhores fornecedores do mercado.

Cliente

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV –EAESP) - nasceu com o objetivo de formar pessoas para enfrentar os desafios surgidos no momento de mudanças pelo qual o Brasil passava.

Era um período de crescimento acelerado, de novas potências econômicas. Nesse cenário, tiveram forte participação na preparação da capacidade empresarial do País, trabalhando para atender à emergente demanda por formação executiva e acompanhando a fase de intenso desenvolvimento industrial que se iniciava.

Desde então, a FGV-EAESP vem continuamente investindo esforços para atender às demandas tanto da comunidade acadêmica quanto da empresarial, implantando novos cursos, contratando professores renomados como Eduardo Matarazzo Suplicy, e, sendo reconhecida como uma das melhores do mundo e a primeira da América Latina a possuir três credenciamentos internacionais.

B2 Formaturas

A B2 Formaturas, empresa do Grupo B2, focada na realização de festas de formaturas Premium, busca levar o conceito de eventos personalizados para os formandos das melhores universidades do Estado de São Paulo.

Tratamos cada turma de formandos de modo customizado, atendendo atenciosamente aos pedidos da comissão de formatura. Além disso, a experiência dos profissionais da agência e a vivência de terem participado das suas próprias comissões de formatura permite à equipe ter um atendimento diferenciado. Desta maneira, a B2 tem conseguido transformar o conceito de um baile de formatura.

As festas de formatura da B2 vêm se destacando pelos serviços de grandes banqueteiros, bartenders performáticos, open bar completo, decoração luxuosa com grandes lounges, e o maior atrativo de todos: as famosas bandas, que até então nunca tinham se apresentado em Formaturas.

Galeria de imagens
Sede do Grupo B2
Fachada FGV-EAESP
Geral do baile
Suplicy-Professor da FGV
Formandos
fornecedores prestativos e uniformizados
       

 

A formatura da FGV Administração é a mais conceituada no mercado. A mais esperada e disputada pelo público jovem, seguindo o conceito de “baile de gala”. Realizada com muito requinte, com os melhores produtos, serviços e fornecedores, é a festa vitrine para todas as outras Instituições. Além de seu público, de alto nível, é nela que se apresentam as melhores bandas, a melhor decoração, o melhor Buffet e está sempre acompanhada de inovações e novidades.

Seguindo o conceito “luxo”, e buscando superar as expectativas de todo esse público, o evento foi realizado no Expo Barra Funda, um dos melhores espaços para formaturas de SP, onde fizemos:

- Fechamento em voil branco nas laterais, frente e fundo do espaço,
- Fechamento nas colunas, que mudavam de cor durante o evento,
- Lounge elevado, que continham praticáveis em acrílico transparente com placas de led, além de contar com um apoio de bar exclusivo, e mobiliários confortáveis.
- Open bar com as melhores bebidas e duração de 9 horas.
- Buffet servido durante toda a festa, dividido entre coquetel, jantar, sobremesa, comidinhas da madrugada e mesa de café da manhã.

O trabalho realizado pela B2 Formaturas em conjunto com a comissão da Turma 98, resultou na união de muitas idéias, profissionalismo e respeito, culminando na entrega de um evento organizado, pontual e luxuoso. Seguimos o know how padrão da B2 Formaturas, com eventos personalizados e inovadores e, os desejos e bom gosto da comissão.

Galeria de imagens
fechamentos e ponto buffet
mesas arranjos
jardim lounge,móveis,lustre e colunas atrás
open bar-bar iluminado
lounge- passarela de led
ilhas lounge
bebidas-montagem bar
palco
Jorge Ben
Netinho
         

 

O local escolhido, Expo Barra Funda, é um espaço projetado para eventos de grande porte. Com 6.000 m², bem localizado e com a construção em tijolos aparentes e telhas de cerâmica, faz dele um cenário amplo e aconchegante.

Possui ar condicionado central, piso nivelado, dois toaletes femininos, dois masculinos com 10 cabines em cada, atendendo confortavelmente os eventos, um palco de 14m x 10m e cinco saídas de emergência.

Com a iluminação decorativa, destacamos suas laterais com 48 pontos de lâmpadas Par 64 e 24 pontos de lâmpadas Par 52, que dão um efeito especial ao espaço e ás plantas altas que posicionamos também nas laterais. Colocamos 12 mouvings completando essa iluminação, não a deixando somente parada e, sim, com movimentação em diversas cores, atraindo a atenção dos convidados.

Os convites, para a entrada no Baile de Formatura, foram feitos na forma de uma calculadora financeira, agradando os formandos e contribuindo para personalizar ainda mais o evento.

Foram distribuídas 222 mesas redondas de 1,45m, com 10 cadeiras de ferro preto em cada, acomodando 2.222 pessoas entre familiares e amigos. As toalhas das mesas eram pretas e mesclamos entre elas, os caminhos de mesa, seguindo a decoração.

Em todas as mesas são colocados cardápios de Buffet, programação musical com horários e a identificação do formando, com nome e número da mesa escolhida.

A decoração realizada pela conceituada Titina Leão, foi um diferencial do evento. Com experiência em cenografia corporativa e festas sociais, ela contou com a escolha da comissão por não ter uma única cor e sim pela cor tema “Frutas Vermelhas”, conseguindo mesclar os tons de vermelho, vinho, roxo em degradê e sempre com o verde das folhagens. Deixando o ambiente luxuoso e sofisticado.

Para complementar a decoração, veio um dos nossos desafios: os fechamentos em tecido voil branco. São eles que proporcionam um ar de aconchego, disfarçando detalhes do espaço que aparecem com o galpão vazio. Desafio pelos seus detalhes e pelo tempo de montagem que tivemos: no mesmo dia do evento, das 9h00 as 20h00.

Fizemos o fechamento das quatro laterais do espaço, dando um total de 220m² como cortinas e revestimos também suas colunas. Nas dez colunas centrais do espaço, fizemos uma estrutura circular com dois tamanhos de círculo em madeira e revestimento em voil. Como se fosse um degradê, fizemos um círculo maior, outro menor e, o caimento reto do voil até o chão. Nas outras dez colunas mais afastadas, próximas às mesas, fizemos com uma estrutura circular com um tamanho de círculo em madeira e revestido em voil, como se fosse somente o caimento reto de cima até o chão, cada uma de 6m de altura.

Para o efeito de mudança de cores das colunas centrais, utilizamos quatro mouving led´s em cada, seguindo a iluminação das laterais. No total, foram utilizados 40 mouving led´s, com movimentação de cores.

Com a verba arrecadada pela venda dos convites extras, outro item foi acoplado à decoração do Baile: o lounge elevado. A construção deste ambiente é um desafio em nossas festas, por ser um atrativo e um espaço diferenciado. É uma área agradável, com assentos confortáveis como poltronas, puffs, bistrôs, banquetas, possui vista perfeita do palco, um apoio de bar e ilhas de canapés.

O lounge teve 400m², montados com praticáveis revestidos de carpete preto. Com um jardim no meio, e em volta desse jardim ficou o mobiliário. Uma passarela de praticáveis transparentes em acrílico, medindo 8m de comprimento foi montada e, embaixo dela instalamos placas de led. Então, quando os convidados subiam no lounge, passavam por essa passarela iluminada, que projetava imagens e grafismos.

As atrações se apresentaram em um palco medindo 14m (frente) x 10m (profundidade), tendo ao fundo um painel de led medindo 8m x 4m e um VJ transmitindo as imagens. Abaixo um breve descritivo das atrações:

*Banda Nova Era- Chamamos de Banda baile, pois tocam diversos ritmos. Atuam em formaturas desde 1996, com um repertório bem selecionado e atualizado, com Românticas Nacional e Internacional, Anos 60, Anos 70, Axé, Country, Anos 80, Dancing´s, Black Music, entre outros, e os shows tem duração de três a cinco horas.

* Jorge Ben Jor - Mestre da música brasileira desde o final dos anos 60 até os dias de hoje. A música de Jorge Ben Jor tem uma importância única, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, fazendo muito rock, soul, funk e samba.

* Netinho- Primeiro artista baiano a gravar um CD ao vivo. Responsável pela disseminação da expressão “tira o pé do chão”, que virou sua marca na gravação da música “Milla”. Um ícone do axé music.

Além do DJ Marcio Lopes, que toca todos os tipos de música, e fica durante todo o evento para as trocas de banda no palco. Tivemos também a Bateria da FGV, que é tradição tocarem e acompanharem as turmas de formandos em todos os eventos.

Essas atrações seguiram o seguinte cronograma:

21h00 ás 22h00- DJ Marcio Lopes (Abertura do evento)
22h00 ás 23h40- Banda Nova Era (1ª entrada)
23h40 ás 24h00- DJ Marcio Lopes (Chamada da valsa)
24h00 á 24h30- Valsa feita pela Banda Nova Era
24h30 á 01h30- Banda Nova Era (2ª entrada)
01h30 á 01h40 – Bateria FGV
01h40 ás 02h00- DJ Marcio Lopes (troca de palco)
02h00 ás 03h30 – Jorge Ben Jor
03h30 ás 04h00 – DJ Marcio Lopes (troca de palco)
04h00 ás 05h30- Netinho
05h30 ás 06h00- DJ Marcio Lopes (encerramento da festa)

Foram distribuídos 28 pontos de Buffet com 4m cada, onde serviram o jantar e a sobremesa. Duas ilhas gastronômicas de 4m x 1,60m cada, onde colocaram os canapés frios e quentes fixos no lounge e depois onde serviram as comidinhas da madrugada. Além dos garçons servindo também os canapés nas mesas dos convidados. Com o atendimento personalizado de um garçom a cada duas mesas.

O Buffet serviu o seguinte cardápio, nos horário determinados:

Coquetel volante e Ilhas:

Canapé de Ceviche de Salmão com Maçã Verde
Cones de Carpaccio ao Molho de Alcaparras e Parmesão
Bruschetta de Presunto de Parma com Cogumelos ao Pesto
Bruschetta com Cream Cheese e Chips de Cebola
Tulipas com Kani, Gergelim, Gengibre e Limão
Triângulos com Ratatouille de Legumes Mediterrâneos
Mini Kibe com Coalhada e Vinagrete

Ilhas:

Bobó de Frango ao Curry
Bobó de Lombo com Canela e Ameixa
Mousseline de Queijos com Geléia de Damasco
Brie com Geléia de Pimenta Doce

Coquetel volante:

Quiche de Provolone
Aranccini ao Emmenthal
Pão de Batata com Cheddar e Bacon
Trouxinhas de Camarão
Trouxinhas de Shitake
Rolinho Primavera ao Molho Agridoce
Pastel de Carne Seca com Abóbora

Jantar Completo:

Salada Oriental com Folhas Verdes Especiais:
Kani, Manga, Pepino Japonês e Cenoura ao Molho de Shoyu e Gengibre
Ratatouille de Berinjela, Abobrinha, Pimentão, Tomate Seco,
Uva Passa e Castanha de Cajú
Filet ao Limone
Risoto Caprese (Mussarela de Búfala, Manjericão e Tomate Concassé),
Gratin de Batata com Parmesão
Tortelli de Mussarela ao Molho de Emmenthal com Lascas de Amêndoas

Buffet de Sobremesas Finas:

Torta Mousse de Chocolate com Crocante de Caramelo
Merengue de Morango
Torta de Limão
Sorvete de Creme com Calda Quente de Chocolate

Comidinhas da madrugada:

Mini hamburguinho
Panini doce e salgado
Churrinhos

Das 21h00 ás 23h30- Coquetel frio e quente volante.
Das 21h00 ás 03h00- Ilha montada com coquetel
Das 23h30 ás 03h00- Jantar Completo
Das 04h00 ás 06h00- Comidinha da madrugada
Da 01h00 ás 04h00- Sobremesa
Das 2h00 ás 06h00- Mesa de Saída

Para o Buffet, montamos mais duas áreas de trabalho para o serviço de cozinha, com instalação de pias, e toda a parte elétrica. Além de seis tendas de 4m x 4m. Essa medida ajudou na logística e reposição dos buffets, mantendo-os sempre abastecidos e quentes.

Para os bares, montamos cinco pontos pelo salão, distribuídos da seguinte forma:

Um bar de 14m no lounge, com módulos retro-iluminados.
Dois bares de 12m, um do lado esquerdo e outro do lado direito do palco, com módulos retro-iluminados.
Dois bares de 6m, um na lateral esquerda outro na lateral direita do salão, com módulos pretos.

O Cardápio dos bares também foi completo:

Água;
Refrigerantes normal e light;
Cerveja Bohemia;
Espumante Chandon;
Vodka Belvedere (que personalizou os bares com garrafas dentro de cubos de gelo e coolers da Belvedere);
Saquê Azuma Kirin;
Whisky Black Label;
Energético Red Bull;
Santa Dose (cachaça top do mercado que é servida em shot ou como drink com gelo)
Caipirinha de morango;
Caipirinha de abacaxi;
Caipirinha de tangerina;
Caipirinha de limão;
Sunrise (Vodka, suco de laranja e groselha);
Superpina (Vodka, suco de abacaxi e groselha);
Fresh Hawaiian (abacaxi, groselha, triple sec, vodka e simple syrup).

O Espumante, Cerveja e Whisky também foram servidos pelo serviço volante dos garçons, nas mesas.

Foram contratados para o evento:

*Cinco banheiros químicos para staff, que ficaram na área externa do salão;
*Dois telões de 3m x 4m, que ficaram nas laterais do palco, onde transmitimos os avisos de chapelaria gratuita, formação da fila da valsa, fotos dos formandos com seus pais e amigos, além da transmissão simultânea;
*35 auxiliares de limpeza uniformizados;
*70 seguranças uniformizados;
*15 recepcionistas que ajudaram os convidados na localização das mesas, na formação da fila da valsa e, durante as atrações, distribuem os adereços (plumas, tiaras, anéis e colares brilhantes, pulseira de neon, entre outros) para os convidados;
*Um eletricista durante todo o evento;
*16 bombeiros com extintores, cadeiras de roda, e todo o material necessário para prestar apoio aos convidados e ambulância;
*Duas ambulâncias UTI com médico, motorista e enfermeiros para auxílio durante o evento. Além de montarmos dentro do espaço, um mini-consultório para um primeiro atendimento.

Os coordenadores da B2 Formaturas que acompanham o evento até o final, são um diferencial, pela maneira que são treinados e distribuídos pelo evento. Não deixamos nenhum serviço contratado dentro do evento sem acompanhamento.

Com esta equipe de coordenadores, reduzimos em 90% a chance de algo sair errado. Sempre tem alguém por perto, com solução e apoio rápido. Ao todo foram 12 coordenadores da equipe B2 Formaturas, abaixo segue as divisões e responsabilidades de cada um:

Dois coordenadores gerais

*Verificar coordenador do espaço (para suporte)
*Acompanhar Montagem
*Verificar Check List
*Colocar os cardápios nas mesas e as posses de mesa
*Checagem 360°
*Verificar posicionamento das urnas para colocação de convites
*Liberação do início do evento
*Contagem dos Convites
*Estar presente nos momentos cruciais de cada atividade
*Solicitar feedback da comissão

Um coordenador de buffet

*Verificar montagem de ilhas, pontos de Buffet e mesas (louça)
*Coordenar junto ao buffet o acendimento das velas das mesas dos convidados
*Acompanhar cronograma de Buffet e Cardápio
*Alertar equipe de Buffet que não podem juntar mesas
*Verificar o serviço de bebidas volante e reposição dos buffets durante todo o evento
*Verificar Cozinhas e Logística de abastecimento

Um coordenador bebidas

*Verificar estoque de bebidas e descartáveis
*Distribuição de água e refrigerante do buffet para os bares
*Verificar caminhão de gelo e estabelecer junto ao responsável pelo caminhão quais pessoas do bar estão autorizados a retirar os pacotes de gelo
*Distribuição de bebidas e descartáveis para os bares e buffet
*Controle e liberação de bebidas durante todo o evento.
*Informar Coordenador Geral sobre estoques baixos
*Contagem de Bebidas no final do evento, junto ao coordenador de bares

Um coordenador de bares e ambulatório

*Verificar montagem dos bares, decoração e material e equipe
*Acompanhar distribuição de água e refrigerante do buffet para os bares
*Distribuição de bebidas nos bares
*Distribuição dos cardápios de bebidas nos bares
*Acompanhar o serviço dos bares e consumo
*Redistribuição das bebidas entre os bares
*Solicitar reposição de bebidas, descartáveis e gelo, junto ao coordenador de bebidas
*Contagem de Bebidas no final do evento, junto ao coordenador de bebidas
*Montagem do ambulatório
*Chegada das ambulâncias e posicionamento da equipe
*Verificar o andamento do ambulatório
*Anotação de todas as ocorrências do ambulatório, nome e dados dos atendidos.

Um coordenador de camarins

*Acompanhar chegada das Bandas
*Acompanhar chegada do DJ
*Acompanhamento do Cronograma Musical
*Responsável pela montagem e reposição dos camarins das bandas
*Efetuar pagamentos necessários durante o evento.

Um coordenador de hostess, adereços e chapelaria

*Verificar chegada das recepcionistas
*Verificar Briefing das Recepcionistas, Cabelo, Brincos, Calçados e Maquiagem.
*Verificar material: adereços, echarpes e cestas de distribuição de adereços
*Montagem da chapelaria
*Levar Havaianas para chapearia
*Briefing Recepcionistas
*Briefing Chapelaria
*Acompanhamento entrada, direcionamento dos convidados às mesas
*Recepção do mestre de cerimônias
*Montagem da valsa
*Distribuição dos adereços
*Verificação da Chapelaria
*Varredura final das mesas dos convidados para verificar se restaram itens sobre elas
*Recolha final dos itens da chapelaria
*Recolha e organização das echarpes
*Entrega e Recolha de Pulseirinha da Chapelaria

Um coordenador de seguranças e brigada de incêndio

*Verificar Chegada dos seguranças e brigadistas
*Briefing Seguranças
*Briefing Brigadistas
*Verificar revista feita na entrada
*Acompanhar o início do evento na entrada, para verificar a recolha de convites e colocação na urna
*Acompanhar as atividades e posicionamento dos seguranças durante o evento
*Recolha final de itens com a segurança

Um coordenador de limpeza

*Verificar Chegada equipe de Limpeza
*Briefing equipe de Limpeza
*Divisão da equipe de limpeza
*Verificar a limpeza dos banheiros de tempos em tempos e garantir que os mesmos estão em perfeitas condições
*Verificar a recolha de descartáveis espalhados pelo lounge, frente de palco e mesas de Buffet

Um coordenador de som, luz e telão

*Verificar toda a estrutura de som, luz e áudio visual
*Verificar Som e luz de pista, de palco e decorativa
*Testar transmissão simultânea e vídeo dos formandos
*Colocar avisos no telão no horário estipulados
*Estar atento ao cronograma musical e acompanhar as trocas de palco

Um coordenador de portaria

*Montagem Portaria
*Acompanhar a portaria do início ao fim
*Acompanhar entrada de comissões e convidados, com conferência de RG
*Assinatura do termo de responsabilidade para os acompanhantes de menores de idades e portadores de armas de fogo
*Recolha dos convites e colocação na urna
*Contagem dos convites

Um coordenador montagem e desmontagem

*Montagem de todo o evento
*Acompanhamento e organização dos fornecedores contratados
*Desmontagem de todo o evento

A equipe de comerciais da B2 Formaturas também participa do evento, na recepção dos convidados em prospecção, que são as comissões de formaturas que vêm ao nosso evento para conhecer o nosso trabalho.

Além de toda equipe B2 Formaturas, a equipe de foto e filmagem participa de todos os eventos dos formandos, desde viagens da turma, churrascos, jogos universitários, a colação de grau e finalizam com o baile.

Nesse baile contamos com seis pontos de fotos na entrada do evento (nichos decorados de acordo com as cores do evento para tirar foto dos formandos com familiares e amigos), equipe de 25 fotógrafos, dois coordenadores, três cinegrafistas, 20 recepcionistas de foto, e um boneco de jacaré, que é o animal representante da FGV e fica durante o evento tirando fotos com os convidados e personaliza o evento. Foram tiradas mais de 12.000 fotos.

A equipe de foto e filmagem fica do início ao final do evento, registrando todos os momentos da festa e seus convidados, eles passam nas mesas se apresentando e mostrando-se a disposição para o serviço de fotos. Cada fotógrafo cuida de uma praça de 25 mesas, assim ficam sempre próximo, caso os convidados o procurem.

Temos fotógrafos fixos nos pontos de foto, e no ponto divertido, que contém fantasias e outros acessórios animados. Todos usam máquinas digitais profissionais, são uniformizados e identificados através de bottons com o nome da empresa.

Os brindes para os formandos foram chinelos Havaianas personalizados, um canudo igual ao de colação de grau, com dois energéticos Red Bull dentro, e um cooler da Chandon, colocado na mesa dos formandos.

E, após o término do baile de formatura ás 06h00, os formandos ganharam a entrada VIP na D-Edge, conceituada casa noturna de SP, onde continuaram a comemoração até ás 12h00.

Galeria de imagens
Expo Barra Funda
Expo Barra Funda laterais
Banheiro entrada salão
Laterais iluminadas-plantas altas
mesas - geral
mesas-geral 2
mesas- geral 3
mesa perto com caminho de mesa
detalhe mesa com cardápios
decoração -flores
decoração-arranjo mesa
decoração- arranjo mesa
decoração-arranjo mesa
decoração-arranjo buffet
detalhe arranjo geral mesas
decoração geral mesas
lounge geral,móveis,jardim, lustre e led
colunas revestidas cor 1
colunas revestidas cor 2
lounge- passarela de led
led visao ampla
jorge ben-iluminação palco 2
jorge ben-visão público geral
Fundo de palco-painel de led
Netinho- visão pista geral
Banda Nova Era
valsa
Bateria FGV
Bateria FGV
Ação Belvedere
buffet-ilhas
Netinho e banda
jacaré FGV e fotógrafo
convites e brindes
 

 

O baile nos gerou uma Receita total de R$800.261,23. Montante obtido através das adesões aos formandos, venda de mesas e convites extras, e do rendimento financeiro.

* Receita com a adesão dos formandos ficou em, aproximadamente, R$ 413.400,00 (159 formandos, com adesão média de R$ 2.600,00)

*Receita com mesas extras ficou em, aproximadamente, R$ 127.400,00 (49 mesas vendidas a um valor médio de R$ 2.600,00)

*Receita com convites extra ficou em, aproximadamente, R$ 241.920,00 (1.008 convites extras a um valor médio de R$ 240,00)

* O rendimento financeiro ficou em, aproximadamente, R$ 18.000,00.

Temos um diferencial competitivo que é a administração financeira dos recursos, durante o período da arrecadação. Feita pela Porto Forte Fomento Mercantil S.A, através de títulos de FIDCs e DIs custodiados no banco. A remuneração líquida sobre o valor aplicado é reinvestida na festa, proporcionando aos formandos a entrega de um produto melhor, com uma menor quantidade de recurso despendida pelos clientes. Desta forma, fazemos valer a regra de mercado que é fazer mais por menos sempre.

As agências do Grupo B2 recebem o auxílio de empresas especializadas, como a Max Ambiental e Reciclagem. Após preencher um formulário de todas as ações que serão feitas, essas empresas realizam o cálculo da emissão de carbono produzidos nos eventos e em seguida, neutralizam com ações sustentáveis. É uma ferramenta de combate ao aquecimento global, causado pelo aumento do efeito estufa.

Para pequenas emissões, a maneira mais viável é através do plantio de novas árvores. Para grandes emissões, é possível neutralizar contribuindo com a manutenção de florestas ou comprar crédito de carbono de empresas que tem um saldo negativo de emissão de poluentes, como é o caso de usinas de cana de açúcar.

O Grupo B2 realiza a neutralização de emissão de carbono da própria agência, sendo filiado ao programa socioambiental Carbono Neutro (carbononeutro.com.br).

Além desta ação, o Grupo B2 contribui com a ONG Amigos da Infância que realiza trabalhos sociais, na cidade de São Paulo, junto a famílias carentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das crianças. Neste programa, as empresas do Grupo B2 auxiliam na realização na festa de Natal Solidário, tanto na “adoção” das crianças, quanto na produção da festa de confraternização ao final do ano, entregando às famílias os presentes de natal e uma cesta básica de alimentos.

Também fazemos a reciclagem do óleo de cozinha utilizado pelo Buffet no evento, e, das garrafas de vidro consumidas.

 

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