Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: UMA NOVA ERA MEDLEY
Candidato: Agência boOm!
Cliente: Medley S. A. Indústria Farmacêutica
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CONVENÇÃO NOVA ERA MEDLEY

A Agência boOm! é comandada por Leandro Wyatt, presidente do Grupo Boutique e sua sócia,Camila Caruso, gestora da agência boOm!, especializada em marketing promocional. Conta atualmente com 35 profissionais formados nas mais diversas áreas, especialistas integrados, um canteiro de projetos e idéias.
Leandro e Camila fizeram carreira na Motivare, de onde saíram para abrir a E-ventos, em 2002. Dois anos depois eles estreitaram o relacionamento que mantinham com a Bullet, trabalhando como sua extensão na área promocional.
Em 2007, com um amplo portfólio de ações e eventos, se uniram ao publicitário Alan Barros, para formar a BoOm, mas quando Barros resolveu vender parte de sua agência para o Grupo Total, a dupla repensou. Depois de cerca de sete meses de negociações e a possibilidade da agência se unir à OneStop+SD, os dois recuaram e preferiram manter a independência, que hoje se concretiza com a criação do Grupo Boutique.

Em 2009 a Agência leva Ouro no AMPRO GLOBES AWARDS Na categoria Melhor Campanha de Marketing de Eventos com a campanha "Kopenhagen 80 anos - Marca para sempre". O evento que rendeu o ouro para boOm! foi realizado no ano passado no HSBC Brasil e apresentou um espetáculo musical com Marcos Mion e Leonardo Miggiorin, criado e produzido pela agência para comemorar os 80 anos da Kopenhagen. 25 atores, 10 músicos, mais de 40 profissionais na equipe, 6 cenários, 85 figurinos são só alguns dos números que fizeram deste projeto um marco na história da Kopenhagen e da boOm!.

A CONVENÇÃO MEDLEY

A Medley estava passando por uma situação tensa com a indefinição das negociações de sua compra pela Sanofi-Aventis. Com funcionários preocupados e ansiosos, a Boom foi chamada para criar uma convenção que eliminasse as inseguranças e reafirmasse a confiança e a motivação da equipe Medley para o futuro.

A convenção iria durar 3 dias, com partida no quarto dia, e deveria ter:
- jantares com shows nas duas primeiras noites
- uma atividade motivacional no terceiro dia
- um encerramento na terceira noite

CONTEÚDO

Ficha Técnica do Evento:

tema – Nova Era Medley
número de participantes – 700 pax
local – Mogi das Cruzes / SP
data – 11 à 14 de maio
abrangência – 3 dias
eventos e atividades paralelas – uma atividade motivacional


Galeria de imagens
Atividades durante a Convenção
       

 

A Medley estava passando por um tenso período de insegurança e indefinições por mais de um ano em meio a argumentações sobre venda ou fusão com uma empresa multinacional.

05/06/2008
Cade suspende compra da Medley pela Sanofi
Com isso, as empresas estão proibidas de fazer alterações societárias, fechar ou desativar empresas da Medley, demitir funcionários ou transferi-los entre as companhias
Por Valor OnLine

28/08/2008
Processo de compra da Medley pela Sanofi será concluído Medida cautelar é suspensa após as farmacêuticas assinarem um acordo
por Saúde Business Web

09/04/2009
Sanofi-aventis adquire Medley por R$ 1,5 bilhão
Empresa brasileira registrou em 2008 receita de vendas da ordem de R$ 458 milhões, sendo dois terços deste valor correspondente a genéricos
Por Valor OnLine

Com isso, seus funcionários estavam apreensivos, sem saber seu futuro, gerando questionamentos, desânimo e um clima não produtivo pela falta de motivação.
Mesmo com o anúncio da definição da compra um pouco antes da convenção, as dúvidas continuavam, com talvez empregos em jogo e o papel de cada um questionado.

Era preciso mostrar para os funcionários Medley que nada mudaria com a compra e que a nova situação que se apresentava era na verdade uma evolução, onde ninguém seria demitido e o futuro seria de melhores e maiores oportunidades.

Solução:

Mudanças podem ser amedrontadoras mas podem trazer futuros surpreendentes!

E notamos que o momento pelo qual a Medley estava passando por essas mudanças era na verdade um momento histórico no mundo! Mudanças de importância mundial estavam acontecendo naquela mesma época: um negro muçulmano havia acabado de ser eleito presidente dos Estados Unidos, movimentos pró-animais estavam tomando força e notoriedade, as pessoas estavam começando a se engajar intensivamente em movimentos sociais mundiais através de novas ferramentas de interação global via web...

E fazer parte de uma momento de mudança mundial dava uma nova dimensão para toda aquela situação:

O MUNDO ESTAVA MUDANDO E A MEDLEY TAMBÉM – PARA MELHOR!

Estratégia:

Planejamos criar um clima de envolvimento crescente antes e durante a convenção, através da mensagem de que a Medley estava entrando em uma nova era – uma era histórica, onde as mudanças eram mundiais e eram para melhor – e que estar ali significava que os participantes faziam parte desse momento.

O primeiro dia na convenção foi tematizado como:

O MUNDO ESTÁ MUDANDO

E a carta de boas vindas afirmava que cada um ali fazia parte daquela nova era – afinal, a Medley só havia sido comprada porque tinha valor e este valor tinha sido construído justamente pelo trabalho de todos seus funcionários!

À noite, antes do speech de boas vindas do presidente, um vídeo colocava todos os participantes dentro do clima emocional que pretendíamos: (imagens de storyboard).

A seguir, speech do presidente, jantar e um fantástico show por Vanessa Jackson & Francine Moraes com DJ, fazendo o grupo delirar com sua fantástica performance!

O segundo dia foi tematizado como

A MEDLEY ESTÁ MUDANDO E VOCÊ FAZ PARTE DESTA MUDANÇA
Onde o foco do dia foi conhecer a fundo as novas mudanças da empresa, novos desafios e o grande potencial para o futuro.

À noite, um segundo vídeo iniciava a partir do primeiro e desenvolvia o tema de mudança para as novas oportunidades que se avistavam para a Medley, seguido da grande performance do DJ Zé Pedro!

O terceiro dia, para surpresa de todos, foi tematizado como

VOCÊ, MUDANDO O MUNDO
que foi quando entramos com uma ação motivacional realmente inédita, envolvente e emocionante: os participantes iriam ter a chance de experimentar o verdadeiro poder que o ser humano tem de mudar o mundo!
Com o apoio da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, o grupo de 700 pessoas, divididos em 3, tiveram a oportunidade de mudar a vida de crianças carentes, reformando totalmente uma escola de periferia e duas Casas da Criança – que abrigam bebês, crianças e adolescentes retirados de casas violentas ou com envolvimento com drogas, prostituição e pedofilia.
Cada grupo foi dividido em várias funções como pedreiros, pintores, marceneiros, ajudantes, jardineiros, supervisores e equipe de entretenimento: as casas foram reformadas, pintadas, acessos e portas recuperadas, estruturas acrescentadas, banheiros reformados e jardins e hortas plantadas, enquanto a equipe de entretenimento divertia as crianças.

Toda a ação foi filmada e fotografada e mesmo durante a ação muitas das crianças mais velhas se interessaram em ajudar, assumindo o compromisso de cuidar da horta, manter o jardim, brincar com os mais novos, etc.

Todos sentiram que muito mais que reformar uma casa, eles deram esperança para crianças em situações muitas vezes sem futuro visível! Talentos como fotografia e música foram descobertos e muitas crianças foram espontaneamente apadrinhadas por participantes, que se comprometeram a investir tempo, carinho e até dinheiro no desenvolvimento desses talentos, percebendo que não é preciso muita coisa para se mudar uma vida para sempre!

A tarde foi de reuniões e a noite, após o jantar (onde houve uma premiação de melhores desempenhos do ano), encerramos a convenção da maneira mais impactante possível:

um vídeo, editado durante a tarde, que após mostrar a simplicidade de ações pelo bem que acontecem pelo mundo e suas incríveis conseqüências, mostramos emocionantes cenas captadas naquela manhã seguidas de depoimentos espontâneos das crianças, orgulhosas com sua nova casa, agradecidas às pessoas que ali estiveram e principalmente motivadas por um sentimento de que é possível um futuro melhor!

Após o vídeo, um emocionado discurso do presidente encerra a convenção oficialmente, chamando o fantástico show do Capital Inicial!

Galeria de imagens
Mudanças podem ser amedrontadoras mas podem trazer futuros surpreendentes!
teaser
convite
carta de boas vindas
O Mundo Está Mudando - storyboard 01
O Mundo Está Mudando - storyboard 02
O Mundo Está Mudando - storyboard 03
O Mundo Está Mudando - storyboard 04
O Mundo Está Mudando - storyboard 05
O Mundo Está Mudando - storyboard 06
O Mundo Está Mudando - storyboard 07
O Mundo Está Mudando - storyboard 08
O Mundo Está Mudando - storyboard 09
O Mundo Está Mudando - storyboard 10
O Mundo Está Mudando - storyboard 11
         

 

O MUNDO ESTÁ MUDANDO E A MEDLEY TAMBÉM – PARA MELHOR!

Estratégia:

Planejamos criar um clima de envolvimento crescente antes e durante a convenção, através da mensagem de que a Medley estava entrando em uma nova era – uma era histórica, onde as mudanças eram mundiais e eram para melhor – e que estar ali significava que os participantes faziam parte desse momento.

O primeiro dia na convenção foi tematizado como:

O MUNDO ESTÁ MUDANDO

O segundo dia foi tematizado como

A MEDLEY ESTÁ MUDANDO E VOCÊ FAZ PARTE DESTA MUDANÇA
Onde o foco do dia foi conhecer a fundo as novas mudanças da empresa, novos desafios e o grande potencial para o futuro.


O terceiro dia, para surpresa de todos, foi tematizado como

VOCÊ, MUDANDO O MUNDO
que foi quando entramos com uma ação motivacional realmente inédita, envolvente e emocionante: os participantes iriam ter a chance de experimentar o verdadeiro poder que o ser humano tem de mudar o mundo!

Com o apoio da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, o grupo de 700 pessoas, divididos em 3, tiveram a oportunidade de mudar a vida de crianças carentes, reformando totalmente uma escola de periferia e duas Casas da Criança – que abrigam bebês, crianças e adolescentes retirados de casas violentas ou com envolvimento com drogas, prostituição e pedofilia.
Cada grupo foi dividido em várias funções como pedreiros, pintores, marceneiros, ajudantes, jardineiros, supervisores e equipe de entretenimento: as casas foram reformadas, pintadas, acessos e portas recuperadas, estruturas acrescentadas, banheiros reformados e jardins e hortas plantadas, enquanto a equipe de entretenimento divertia as crianças.
Toda a ação foi filmada e fotografada e mesmo durante a ação muitas das crianças mais velhas se interessaram em ajudar, assumindo o compromisso de cuidar da horta, manter o jardim, brincar com os mais novos, etc.
Todos sentiram que muito mais que reformar uma casa, eles deram esperança para crianças em situações muitas vezes sem futuro visível! Talentos como fotografia e música foram descobertos e muitas crianças foram espontaneamente apadrinhadas por participantes, que se comprometeram a investir tempo, carinho e até dinheiro no desenvolvimento desses talentos, percebendo que não é preciso muita coisa para se mudar uma vida para sempre!

Galeria de imagens
O MUNDO ESTÁ MUDANDO
NOVA ERA MEDLEY
bem-vindos a Convenção Nacional Medley
VOCÊ FAZ PARTE DESSA MUDANÇA
DIA 1 - O MUNDO ESTÁ MUDANDO
DIA 2 - A MEDLEY ESTÁ MUDANDO E VOCÊ FAZ PARTE DESTA MUDANÇA
DIA 3 - VOCÊ, MUDANDO O MUNDO
     

 

O objetivo da convenção para a Medley nunca foi de resultado econômico e sim de resultados em envolvimento emocional e motivacional, o que pode ser exemplificado por depoimentos recebidos pessoalmente pela equipe ao final da convenção:

“Descobri na Casa da Criança um menino que tem um talento incrível para música e decidi que vou ser madrinha dele: vou vir para Mogi todos os sábados e pagar um curso de música para ele! Muito obrigada por me dar essa oportunidade!” (funcionária de 42 anos)

“Tenho 25 anos no ramo farmacêutico e estou a 10 anos na Medley e em todos esses anos nunca tinha participado de algo tão emocionante e tão profundo – muito obrigado por isso!” (funcionário de 53 anos)

Obviamente uma equipe motivada e envolvida em uma convenção como essa realmente percebe que sua presença e seu trabalho tem uma importância muito grande para o mundo e isso inevitavelmente gera resultados financeiros muito positivos para a empresa!

O programa de reforma intensiva das Casas da Criança e da escola carente naturalmente gerou negócios de vendas de materiais de construção em alta escala, além da consultoria paga à mestres de obras, carpinteiros e trabalhadores da área.

Toda a ação motivacional foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, trazendo a cidade um benefício imediato pela reforma necessária de estruturas de apoio ao bem estar da comunidade.

Além disso acreditamos em um benefício a longo prazo, onde 103 crianças - vindas de lares violentos, muitas vezes abusadas, drogadas e surradas - nesse dia tiveram experiências de que o mundo pode ser melhor e podem talvez um dia multiplicar essa idéia quando crescerem!

INSTITUIÇÕES:

- CEIC Solzinho Feliz
- Casa da Criança – Mogi das Cruzes
- Instituto Maria Mãe do Divino Amor

Uma ação motivacional realmente inédita, envolvente e emocionante: os participantes iriam ter a chance de experimentar o verdadeiro poder que o ser humano tem de mudar o mundo!

Com o apoio da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, o grupo de 700 pessoas, divididos em 3, tiveram a oportunidade de mudar a vida de crianças carentes, reformando totalmente uma escola de periferia e duas Casas da Criança – que abrigam bebês, crianças e adolescentes retirados de casas violentas ou com envolvimento com drogas, prostituição e pedofilia.
Cada grupo foi dividido em várias funções como pedreiros, pintores, marceneiros, ajudantes, jardineiros, supervisores e equipe de entretenimento: as casas foram reformadas, pintadas, acessos e portas recuperadas, estruturas acrescentadas, banheiros reformados e jardins e hortas plantadas, enquanto a equipe de entretenimento divertia as crianças.

Toda a ação foi filmada e fotografada e mesmo durante a ação muitas das crianças mais velhas se interessaram em ajudar, assumindo o compromisso de cuidar da horta, manter o jardim, brincar com os mais novos, etc.
Todos sentiram que muito mais que reformar uma casa, eles deram esperança para crianças em situações muitas vezes sem futuro visível! Talentos como fotografia e música foram descobertos e muitas crianças foram espontaneamente apadrinhadas por participantes, que se comprometeram a investir tempo, carinho e até dinheiro no desenvolvimento desses talentos, percebendo que não é preciso muita coisa para se mudar uma vida para sempre!

Um vídeo, editado durante a tarde, que após mostrar a simplicidade de ações pelo bem que acontecem pelo mundo e suas incríveis conseqüências, mostramos emocionantes cenas captadas naquela manhã seguidas de depoimentos espontâneos das crianças, orgulhosas com sua nova casa, agradecidas às pessoas que ali estiveram e principalmente motivadas por um sentimento de que é possível um futuro melhor!

Galeria de imagens
EU FAÇO A DIFERENÇA - 01
EU FAÇO A DIFERENÇA - 02
EU FAÇO A DIFERENÇA - 03
EU FAÇO A DIFERENÇA - 04
EU FAÇO A DIFERENÇA - 05
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube