Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FORMATURA
Candidato: Alternativa Eventos
Cliente: Universidade Federal de Viçosa
Segmento: Serviços
Estado: MG
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Formatura Universidade Federal de Viçosa - Ambiente externo

APRESENTAÇÃO

A Alternativa Eventos oferece a solução definitiva para eventos, com dinamismo e estratégias rápidas para toda necessidade em montagens e estruturas. Utiliza materiais de alta qualidade e acabamentos que vão do rústico ao mais nobre padrão de requinte, conforme a necessidade de cada evento.
Na certeza em atender às exigências do mercado moderno com excelência, disponibilizamos toda nossa experiência para a plena satisfação do cliente.


Missão

Nossa missão é oferecer alternativas seguras, modernas e com inovações tecnológicas em nossos produtos e serviços, garantindo a melhor evolução de cada evento. Conduzir as montagens com qualidade total, responsabilidade social e equipe tecnicamente capacitada, valorizando o profissional e as ações empresariais com ética.

Alguns clientes:

Ambev, Arcelor-Mittal, Banco do Brasil, Black & Decker do Brasil, Casas Bahia, Cemig, Copasa, Drogaria Araújo, Fiat, FIEMG, Fundep, Gerdau Açominas, Governos Federal/Estadual/Municipal, Leroy Merlin, Mercure Hotel, Minas Shopping, Minas Tênis Clube, Mitsubishi Motors, MRV Engenharia, OAB, Panda Promoções e Eventos, Petrobras, PIC - Pampulha Iate Clube, Puc Minas, Rede Globo de televisão, Revista Viver Brasil, Ricardo Eletro, Santa Casa, Sebrae MG, UFMG, Uni - BH, Universidade FUMEC, VALE.


Alguns Prêmios:

PRÊMIO QUALIDADE BRASIL 2008/2009

PRÊMIO TOP OF QUALITY 2008

PRÊMIO TOP EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

PRÊMIO DR. OSWALDO CRUZ


Ficha Técnica do Evento:

Título: Formatura da Universidade Federal de Viçosa
Tema: Grego
Número de Participantes: 5.000 convidados, 600 profissionais de Buffet, 120 seguranças, 80 fotógrafos, e banda com 20 componentes.
Local: Universidade Federal de Viçosa
Data: 25/07/2009
Periodicidade: semestral
Abrangência: O evento atende um público de âmbito nacional, formandos e suas famílias, pessoas de várias regiões do país.
Atividades Paralelas: Festas promovidas pela Comissão de Formatura (composta por 30 membros) como:
Festa de um dia, Festa de 50 dias, Festa de 100 dias, Churrascos de confraternização, Missa de Formatura e Colação de Grau.

Galeria de imagens
Espaço MultiUso - Ambiente interno decorado
Estrutura de boate - Box truss e lycra tensionada
Túnel de acesso ao Salão Principal
Espaço MultiUso - Colação de Grau
 

 

CONTEÚDO

A Formatura realizada pela Universidade Federal de Viçosa acontece duas vezes ao ano, sempre nos meses de Janeiro em duas versões e em Julho unificada, tendo como ponto de destaque a inclusão no Guinness book, algumas vezes como a maior colação de grau do mundo.

A montagem é realizada no Espaço Multiuso que no dia a dia é utilizado como um Galpão restaurante da seguindo as especificações do memorial descritivo abaixo:

Infra Estrutura

AMBIENTE EXTERNO: ESTÚDIOS

Três estúdios em formato cascata, ambos sob tendas especialmente confeccionadas para este fim, piso carpetado, fechamentos laterais e iluminação cênica. Cada estúdio possui características especificas:

Clássico - em revestimento com tecidos leves e sofisticados tipo voil, paisagismo sóbrio, iluminação âmbar, chaisse Luis XI com luminária tipo abajur no mesmo estilo e canastra real em pelica.

Divertido - em revestimento com tecidos de cores fortes e festivas, paisagismo floral acompanhando os mesmos tons dos tecidos e mobiliários despojado, como pufões, pufes cônicos, poltronas, cadeiras e recamier’s em acrílico colorido.
Tropical - em revestimento de cores caliente e ou cítricas, paisagismo composto por plantas típicas de áreas tropicais, como bananeiras, coqueiros, tuias e arekas, mobiliário composto por misto de rústico envelhecido e acrílico cítrico.


HALL I
Em estilo temático, composto por três grandes cúpulas cilíndricas em cristal, totalizando 196 metros quadrados, tendo toda sua parte metálica revestida em tecidos finos, piso elevado e carpetado, paisagismo, iluminação cênica e mobília em conformidade com a parte interna do salão principal.

TÚNEL DE ACESSO
Seqüencial ao Hall principal, formando grande cilindro acrílico, devidamente iluminado, carpetado e ambientado com treliças e ornatos florais. 38 pontos de iluminação cênica de efeito para túnel de acesso e hall I.

FACHADA CENTRO DE VIVÊNCIA, BERNARDÃO, PALMEIRAS, LAGOS E PAISAGISMO FRONTAL

Distribuição de 28 canhões de vapor mercúrio com efeito metálico, somando projeto luminotécnico aos demais elementos temáticos que antecipam o evento valorizando todo o complexo paisagístico e arquitetônico local.

AMBIENTE INTERNO / CENTRO DE VIVÊNCIA

HALL II
Ambientado em estilo “Rústico Clássico”, utilizando mobília rústica envelhecida em contracena com peças modernistas e arranjos arrojados, molduras com decoração em 3D e treliça cenográfica resguardando toda parte interior do evento. Tapumes devidamente forrados com tecidos para isolar áreas comuns do centro de vivência.

HALL III
Espaço vanguarda reproduzindo lounges de cafeteria/doceria européia, também utilizando mobília clássica rústica em composição com mesas, bistrôs, aparadores em cromado com vidro além de toda prataria peculiar ao ambiente.

AMBIENTE INTERNO / ESPAÇO MULTIUSO

HALL IV
Mirante totalmente moderno composto por sofás, poltronas, mesas de canto e centro em cromado e vidro, permitindo visão panorâmica de todo o salão principal e seus anexos.

SALÃO PRINCIPAL
Passarela central em carpete novo (sugestão inicial vermelho ou verde musgo), originada no hall I, percorrendo túnel de acesso, hall II, III e IV, descendo escadaria conduzindo ao palco no primeiro momento e à pista de dança no dia do baile.

4.800,0 metros quadrados de carpete novo (com sugestão inicial cáqui ou camurça), revestindo toda área interna do salão principal, com previsão de troca de partes danificadas entre um evento e outro.

4.800,0 metros quadrados de rebaixamento total de teto temático em lycra.
1.278,0 metros quadrado de fechamento lateral liso tensionado.

Revestimento temático de colunas já existentes em lycra suplex, criando elemento escultural específico.

Tapumes devidamente forrados com tecidos, apoiados ao solo e com devido estaiamento, para isolamento de cozinhas, toaletes e demais anexos que serão construídos.

209,0 metros quadrados de palco (19,00m x 11,00m x 1,5m); carpetado, com 02 escadas laterais/frontais e outra na lateral para acesso aos toaletes, guarda corpo e corrimãos nas escadas, 02 camarins, (3,0m x 4,0m), cada um com um espelho e sofá (básico). OBS. O palco será utilizado na Colação para a composição da Mesa Diretiva, e para banda na Noite de Gala.

02 tablados tipo praticável, em formato V em oito níveis com largura entre os degraus de 1,10 cm e 15 cm(H), para 250 formandos cada. Os praticáveis deverão possuir guarda corpo traseiro, lateral frontal (90 cm de altura com rodapé) totalmente revestido em carpete novo e recoberto em lycra praia suplex com 04 escadas sendo a dos formandos dupla central e pelas laterais. OBS. Construído para Colação e retirado para Noite de Gala.

400,0 metros lineares de cercado vazado, tipo grade para separar homenageados, pais e públicos dentro da área do salão durante o momento da colação de grau. OBS. Serão também utilizadas no momento do baile para isolamento de áreas externas.

Pista de dança 12,0m x 12,0m com piso tipo xadrez (clássico) ou temático em linóleo, PVC duraplac ou decorflex ou adesivamento simulando couro de Zebra. OBS. Instalação somente na Noite de Gala.


MOBILIÁRIO PARA COLAÇÃO

01 mesa para autoridades medindo (11,00m x 0,80m). 2.400 cadeiras em madeira e ou ferro oxidado com assento estofado, sendo:
- 100 cadeiras para mesa diretora e conselhos;
- 450 cadeiras para formandos;
- 1500 cadeiras para pais e convidados;
- 350 cadeiras para uso da UFV e homenageados.


MOBILIÁRIO PARA NOITE DE GALA

2.400 cadeiras em madeira e ou ferro oxidado com assento estofado;
300 mesas de tampos redondos de 1,10 OU 1,20m de diâmetro, montadas com 08 lugares (cadeiras);

300 toalhas com duas cores básicas, mas em três tons diferentes, tendo como indicação inicial, um baile com três tons de verde (musgo, maçã e folha) e no outro três tons pastel (ocre, camelo e corsário);

30 aparadores com respectivas toalhas para uso do Buffet;

08 opens bares de apoio, distribuídos ao longo do interior do salão e áreas anexas, de acordo com o Buffet e contratante


ILUMINAÇÃO

274 pontos Cênicos distribuídos da seguinte forma;
80 pontos de luz na cor âmbar distribuídos dentro e fora do salão;
80 canhões de alumínio com base regulável, instalados dentro e fora do salão;
80 lâmpadas pares 38/64;
14 canhões de vapor metálico com foco nos cantos e teto do salão e área a ser construída; 20 pontos de efeito cênico para anexos;
O projeto elétrico será definido logo após aprovação da planta baixa com respectiva distribuição de mesas e aparadores.
Lustres complementares e coniventes ao rebaixamento de teto.

ANEXOS:

DECK TROPICAL

Construção de 530,0 metros quadrados de estrutura espacial cristal, reproduzindo o famoso “píer das docas de Lisboa”, com respectivo deck em madeira bruta envelhecida, criando sacada com vista panorâmica da lagoa que receberá efeitos luminosos durante todo o baile. Ambientado com elementos genuinamente tropicais estilo Pub, com drink-bar, mobiliário próprio, bananeiras, coqueiros e demais ornamentos tropicais como os das ilhas de Bali e Indonésia.

GRANDE CACHAÇARIA/TABACARIA

Construção com 400,0 metros quadrados, sob cobertura cristal, mantendo identidade com o primeiro anexo. Em estilo rústico, com decoração temática, balcão central tipo scoth-bar western, confeccionado em barrotes de madeira bruta e madeira de lei envelhecida, lustres roda de carroça, fundo reproduzindo o pôr do sol no Texas, mercearia com cachaças e drinks diversos, barris, tonéis e gastronomia totalmente voltado às bodegas que servem comida tipicamente de boteco.

TOILLETES FEMININOS

02 unidades revestidas por piso emborrachado e preparadas para receber 24 cabines químicas e ambientação de hall privativo por sofás, puf´s, recamier´s, mesas de centro e canto, bancadas com lavabos, espelhos e iluminação focada.


TOILLETES MASCULINOS

02 unidades compostas para receber 22 cabines químicas (podendo ser substituídas por mictórios) e ambientação de hall privativo por sofás, puf´s, recamier´s mesas de centro e canto, 01 bancada com duas pias em cada um dos espaços, espelhos e iluminação focada. COZINHAS CONSTRUÍDAS:

Construção de três espaços distintos para acomodação das áreas de copa e cozinhas com 300, 0m² em tendas independentes compostas por balcões, iluminação de serviço, bancadas e pias para uso exclusivo do Buffet. Isolamento na calçada portuguesa, com tapumes entre o Ed. Arthur Bernardes e o Centro de Vivência.

DIVERSOS LOUNGES

Serão alocados 04 lounges estrategicamente posicionados no Hall de entrada, Pista de dança, Deck tropical e na Grande cachaçaria, compostos por sofás, recamier´s, puf´s, ilhas e mesas de canto e centro em mobiliário moderno e misto de clássicos assinados, como bertóias, bombos, saarinens, venezianas e tulipas.



ACESSOS E SEGURANÇA

A contratada se compromete fornecer os extintores contra incêndio em quantidade e qualidade (com respectivos suportes) de acordo com as exigências da brigada de incêndios da Universidade Federal de Viçosa.

Sinalização das saídas de emergência dentro do salão de fácil leitura, obedecendo à respectiva rota de fuga. Sinalização de toaletes.

Construção e ou adequação de rampas e acessos especiais para portadores de deficiência física, de acordo com NBR 9050.

Fazer toda instalação hidráulica para pias de cozinhas e pias de toaletes a serem montados. (mão-de-obra própria).

ART’S (Anotações de responsabilidade técnica) e projetos hidráulico, elétrico, de lógica, contra incêndio com plano e rota de fuga além do ilustrativo em 3D com animação gráfica, obedecendo a padrão de escalas real.

Galeria de imagens
Planta baixa
Planta baixa
Projeto 3d
Projeto 3d
Projeto 3d
Projeto 3d
       

 

Inicialmente nosso negócio principal foram tendas em estrutura metálica piramidal com sistema de auto-drenagem superior, em alumínio e aço tratado. Lonas do tipo italiana, na cor branca ou cristal, anti-mofo, anti-raios u.v, auto extinguível e resistência a ruptura até 200,0 kg/m². Esse material não necessita de fundações e pode ser montado em qualquer tipo de solo.

Hoje trabalhamos não somente com toda linha de cobertura mais moderna que existe no mercado global, como também apresentamos uma infinidade de outras soluções para eventos. Sempre pautados pelas principais tendências e inovações tecnológicas.

A Alternativa Eventos possui profissionais treinados e capacitados para realizar sempre execuções perfeitas.

O evento em questão, após períodos de negociação e levantamento das necessidades especificas, trabalhamos um pré-projeto que é precedido pela sua maquete virtual e ou projeto em 3D com animação gráfica. Criado o ambiente propício e com condições perfeitas para ser plataforma da realização de um Baile de Formatura de alto padrão de requinte.
O evento prima ainda por:

Qualidade;
Preço justo com materiais de qualidade superior;
Agilidade da equipe de montagem;
Inovação em design;
Expansão e adequação do espaço;
Valor estético agregado;
Boa negociação e excelência no atendimento;
Excelência na prestação de serviço;
Desenvolvimento de projeto diferenciado para cada turma.
















Galeria de imagens
Projeto 3d
Ambiente interno em estilo rústico
Ambiente externo - Estúdio Fotográfico
Palco e pista de dança
Ambiente interno
Ambiente interno
       

 

A cada edição a empresa inova na decoração realizada, os materiais utilizados sempre são de excelente qualidade, a montagem do evento em geral e o resultado final surpreendem a todos os envolvidos direta ou indiretamente em todo o processo.

Através do serviço prestado a um cliente específico, no caso a Universidade Federal de Viçosa, ocorre também a necessidade e geração de empregos indiretos. Para esse evento, indicamos alguns parceiros como opção ao nosso cliente e a Instituição faz a contratação de profissionais para segurança, ocorre a movimentação do setor hoteleiro para hospedagem dos funcionários da Alternativa Eventos e todos os outros envolvidos.

No decorrer do evento, pode-se notar o envolvimento de pessoas de todo o país, dentre elas podemos destacar: reitores, produtores de eventos, alunos de outras faculdades e formadores de opinião. Devido ao excelente retorno que a empresa obtém tanto da parte visual quanto da parte financeira, o evento em si ganha uma repercussão muito positiva.

É por causa desse grande sucesso que conseguimos concretizar e gerar outros negócios, sejam eles desse mesmo segmento ou mesmo projetos especiais que podem ser elaborados de acordo com a necessidade de cada cliente.



Responsabilidade Ecológica

A Alternativa Eventos Ltda trabalha em harmonia com o meio ambiente, reciclando atualmente 95% de toda a matéria prima utilizada nos eventos. Para tornar viável este trabalho de reciclagem realizamos constantemente pesquisas de mercado onde buscamos tornar os nossos resíduos em matérias primas para empresas de diversos segmentos, com o objetivo de encontrar a melhor forma de reutilização dos nossos descartes como: madeiras,plásticos,carpetes,lonas,ferro e malhas.

Atualmente temos parcerias não apenas com empresas especializadas em reciclagem, mas também com a iniciativa privada e a comunidade carente, onde cedemos gratuitamente a matéria prima para que possa ser transformada em artesanatos gerando renda para os que necessitam. Nosso objetivo e reaproveitar os nossos resíduos de maneira ecologicamente correta.


Responsabilidade Social

Capacitação profissional

Além de empregar, a Alternativa Eventos proporciona formação técnica profissional para jovens e adultos inexperientes, muitas vezes sem perspectiva alguma.


Programa Cultural

Em 2001, a empresa conveniou-se a uma grande entidade de ensino superior que disponibilizou profissionais graduandos em educação, que através do Telecurso 2000 está possibilitando dezenas de colaboradores e pessoas da comunidade a se alfabetizarem e concluírem os ensinos básico, fundamental e médio. As salas de aula são dentro da própria sede da empresa e todo material didático, cadernos e provas são custeados pela Alternativa.

A qualidade de vida dos colaboradores da Alternativa Eventos está acima de qualquer negócio, a empresa dá suporte e orientação sobre estilo de vida saudável, disseminando valores que impliquem mudanças de hábitos e formas de pensar, incentivando a valorização da vida. Promove campanhas de vacinação; Campanhas anti-drogas, tabagismo e alcoolismo; Controle de glicose, obesidade, colesterol e pressão arterial.

Apoio a eventos Sociais e Culturais:

Escola de Cozinha Querubins
Instituto Mãe Rainha
Unicirco: 1ª Jornada pela Inclusão da Pessoa com Deficiência: Vitória pela Arte
Associação Mineira de Reabilitação
APAE – Diversas
Igreja Batista da Lagoinha: Encontro de Jovens no Carnaval
Just The Way: Dia da Família Central
Associação da Gospa Mira: Dia da Gospamira e Encontro de Jovens
Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus: Culto Ecumênico (confraternização 40 anos)

Guarda de Congo Feminina Nossa Senhora do Rosário: RUA DO LAZER realizada pelo SESC/MG
Conservatório de Música da UFMG: Domingo na Feira e Concerto de Natal
SESC – ARMG: Inauguração da Casa de Apoio a Saúde Nossa Senhora da Conceição
Fundação Presidente Antônio Carlos: Ação Global
Paróquia Santa Clara da Piedade: Festa das Famílias e Festa Junina
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ: Copa do Mundo de Natação - Outubro 2008
Comissão Independente do Bairro Aparecida: Festa Junina
Paróquia São Dimas: 3ª Festa da Paróquia São Dimas
Comunidade Santa Cruz: Celebração da Páscoa-Dom Valmor
Puc Minas – Betim: Encontro de Ciência, Arte e Cultura
Paróquia Nossa Senhora Rainha
Projeto FRED: Exposição de Tapeçaria do Projeto Fred
Instituto Social Educativo e Beneficente Novo Signo : Dia da Mãe Rainha
Lastro Educacional : Mostra Cultural
Daniel Henderson Laktin: Ciclo de Congressos – Minaspetro
Casa de Saúde São Lucas: Inauguração CTI
Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira Ltda: Feira
Ímpar Agência Experimental do Curso de Eventos Uni-bh: Projeto Mais Saúde.

Galeria de imagens
Ptrograma Inclusão Digital
Capacitação Profissional
Programa de Alfabetização
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube