Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: IRONMAN BRASIL
Candidato: LATIN SPORTS LTDA
Cliente: Latin Sports
Segmento: Eventos
Estado: SC
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Esportivo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Maior evento de triathlon a América Latina


A Latin Sports é uma empresa de Marketing Esportivo fundada em 2000 que nasceu com a missão de transformar o esporte em uma eficiente ferramenta de negócios e ativações promocionais, apoiando empresas que investem nos segmentos esportivos e de entretenimento, segmentos estes que são apontados como os que mais crescem nos últimos anos. A empresa tem como visão ser reconhecida como uma empresa de marketing esportivo com diferencial de sports business, criando um padrão de qualidade internacional.
Atuando desde a criação de conceitos, planejamento, desenvolvimento de logísticas, até a operação de ações e eventos, a Latin Sports busca diferenciais em todos os seus projetos e propriedades. O processo de imersão no ambiente de negócios, adicionando a experiência em planejamento estratégico e garantindo soluções taylor-made, são os principais comprometimentos propostos pela empresa.Ao lado de grandes marcas e aplicando um conjunto de metodologias, processos e ferramentas orientadas para gerar o melhor custo-benefício para o cliente, a LS oferece o melhor em soluções de negócios por meio do esporte.

IRONMAN BRASIL- O MAIOR EVENTO DE TRIATHLON DA AMERICA LATINA
COMPETIÇÃO: prova de triathlon envolvendo as distâncias de 3.8km de natação, 190 km de ciclismo e 42km de corrida.
NÚMERO DE PARICIPANTES: média de 1600 atletas.
CUSTO DA INSCRIÇÃO: US$ 500
LOCAL:Florianópolis/SC.
DATA: 29/05/2009.
PERIODICIDADE: anual, sempre no último domigo de maio .
ABRANGÊNCIA: média de 40 países representados.
ATIVIDADES PARALELAS: Expo Sports, jantar pré prova, praça de alimentação, campeonato de beach tenis e almoço de premiação.
ORGANIZAÇÃO: Latin Sports


Galeria de imagens
Largada - domingo (7h). Foram 1.550 atletas e apoximadamente 7.000 espectadores
cidade do Ironman no Clube 12 em Jurere Internacional/SC
Área de transição das bicicletas
   

 

HISTÓRIA DO 1º IRONMAN Sua origem e evolução até o presente

Numa pequena cervejaria, a Primo Brewery em Honolulu, Havaí, reuniram-se alguns esportistas de diferentes modalidades para contar suas proezas e desafios nas provas individuais locais de: natação (Waikiki Rough Water Swim – 3,8 Km); ciclismo (Around Oahu Bike Race – 180 km); corrida (Maratona de Honolulu – 42 Km). Cada um defendia sua modalidade e exacerbava seus desafios, procurando valorizar seus feitos de campeão. Como não chegavam a um consenso e a competitividade natural dos esportistas John Collins – um mariner norte-americano que apreciava a conversa, resolveu intervir e aplacar o calor do momento com o lançamento de um desafio: que cada um dos atletas fizesse as três provas em um mesmo dia e então saberiam quem era o melhor deles, quem seria o homem-de-ferro?. Assim nasceu o IRONMAN. Deste momento em diante, o Ironman começou a fase de internacionalização com provas sendo disputadas ao redor do mundo, todas elas classificatórias para a grande final deste circuito na ilha de Kona, no Havaí, o que ocorre até hoje. Atualmente, o Circuito de provas Ironman estende-se por 19 países, com 26 provas classificatórias para o Campeonato Mundial de Ironman de Kona, Havaí.

HISTÓRIA DO IRONMAN BRASIL
No Brasil, o Ironman vem sendo disputado desde 1982. Até o ano de 2000 a prova era realizada em Porto Seguro, na Bahia. O evento contava com 223 atletas participantes de 5 países. Em 2001, a prova passa a ser organizada e gerida pela empresa Latin Sports S/A. A primeira medida tomada foi transferir a prova para outra localidade que reunisse melhores condições operacionais e logísticas para dar suporte de crescimento ao evento. A cidade escolhida foi Florianópolis. O Ironman é hoje o maior evento regular de endurance do mundo. A competição consiste num percurso de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42, 195 km de corrida num mesmo dia. Devido ao grande número de participantes e à infra-estrutura requerida é considerada a maior competição de triathlon da América Latina. É também o maior evento esportivo regular do Brasil, levando-se em consideração o número de países representados (41 países em 2009).As provas do Ironman Brasil são disputadas nas categorias: masculino e feminino de 18 a 24 anos, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64,65 a 69 e acima de 70 anos. Há ainda a categoria de elite masculina e feminina onde disputam atletas profissionais
O Ironman Brasil é um evento que desde seu início gerou uma expectativa muito grande ao ser condicionado a única etapa do circuito mundial na América Latina. Esse papel assumido acompanha um nível de exigência tanto por parte dos atletas quanto pela organização mundial detentora da marca mundial IRONMAN, a World Triathlon Corporation (WTC). Ano após ano, a repercussão tem sido cada vez mais positiva. Conquistar a confiança dos atletas estrangeiros para que se disponham a vir até o Brasil participar de uma prova, que no exterior já bastante comum, foi um desafio enfrentado nas primeiras edições do evento. Após a realização com excelência de todos os Ironman Brasil até então, a etapa brasileira recebe o crédito devido no exterior e é referência entre os atletas e até pela própria WTC. Nos últimos 5 anos de realização do evento a prova conta com 50% de atletas estrangeiros, em média.

Em 2009 foi realizada uma pesquisa de Satisfação sobre a qualidade do evento com 407 atletas, brasileiros e estrangeiros, participantes do Ironman Brasil deste ano. Os resultados podem ser observados no gráfico anexo (Imagem 2). Esta pesquisa servirá como diretriz para que no proximo ano os resultados sejam ainda melhores.
A programação do Ironman Brasil possui a mesma formação há 4 anos, considerando que a prova acontece sempre no último domingo de maio. Dessa forma, os triatletas, que são sempre pessoas muito regradas, podem se programar com antecedência para a viagem e, principalmente, para os treinos.

26/05 EXPO - IRONMAN Clube Doze de Agosto 14:00 - 18:00
27/05 a 30/05 EXPO - IRONMAN Clube 12 9:00 - 18:00
31/05 EXPO - IRONMAN Clube Doze de Agosto 9:00 - 12:00
27/05 Entrega de kits aos Atletas Clube Doze de Agosto 9:00 - 18:00
27/05 Treino de Natação com Acompanhamento de Caiaque 10:00
27/05 Congresso Técnico dos Amadores – Inglês 14:30
27/05 Congresso Técnico dos Amadores – Espanhol 16:30
28/05 Entrega de kits aos Atletas 09:00 - 18:00
28/05 Congresso Técnico dos Amadores – Português 09:00
28/05 Congresso Técnico dos Profissionais – Port. / Inglês / Esp. 11:00
28/05 Jantar de Massas Clube Doze de Agosto 19:00
29/05 Entrega de kits aos Atletas Clube Doze de Agosto 08:00 - 11:00
29/05 Bike Check-In 13:00 - 20:00
30/05 Pintura dos Atletas Clube Doze de Agosto 04:30 - 06:30
30/05 Acesso dos Atletas à Área de Transição 04:30 - 06:40
30/05 Largada da Prova – Profissionais e Amadores 07:00
30/05 Bike e Sacolas Check-Out 17:40 - 00:30
31/05 Confirmação dos Classificados para o Havaí 09:00
31/05 Entrega de Sacolas de Percurso de Corrida 9:00 - 16:00
31/05 Cerimônia de Premiação com Almoço Clube Doze de Agosto 12:00
31/05 Festa de Confraternização El Divino Lounge 21:00


Desde 2005 a prova tem atingindo seu limite técnico de inscritos (quantidade máxima de atletas que a prova aceita visando a segurança e o bom atendimento a todos) antes do prazo de inscrições, sendo que as inscrições para o próximo evento - 2010 - se enceraram em 1 mês desde a abertura, sendo finalizadas em julho de 2009. Esta é mais uma comprovação de que o Ironman Brasil tem sido reconhecido como um evento de alta qualidade técnica internacionalmente, possuindo uma das isncrições mais concorridas do circuito mundial.

Além das oportunidades para novos nichos de mercados, o Ironman contribui para o fortalecimento das demais categorias do triatlo. Essa é a opinião de Roberto Lemos, treinador há 20 anos e proprietário de uma assessoria esportiva em Jurerê. O Ironman é inclusive a fonte inspiradora para o nome de seu empreendimento: Ironmind, que sintetiza a visão do treinador de que a origem da força individual para superação dos seus limites está no poder da mente, ou seja, em nossa cabeça.. Diante dos fatos, na visão de Roberto, o Ironman Brasil e a cidade de Florianópolis formam uma parceria perfeita.
Os eventos esportivos internacionais, como o Ironman, têm um potencial de multiplicador turístico, influenciando diversos setores da economia, no entanto, este estudo a análise se focou na cadeia produtiva turística da região sede do evento. Os indicadores socioeconômicos apurados dos segmentos da cadeia produtiva turística foram taxa de ocupação, preços, geração de receita e ocupação funcional.Através dos indicadores, foi possível compreender o impacto do Ironman 2009 na economia da localidade, quando comparado com as duas principais estações típicas em uma região de turismo de sol e mar: a alta e a baixa temporada.
As ocupações funcionais geradas pelo evento em cada restaurante foi na média 5 postos de trabalho, ou seja, um aumento de 40% quando comparado com a baixa estação. Durante a realização do evento, o comércio tem grande movimentação devido a grande circulação de pessoas na região.
A Expo Ironman se destaca, neste contexto, visto que atraiu um público de cerca de 25.500 pessoas. O expressivo volume de vendas e receita gerada durante a realização da feira indica o potencial turístico do evento que atrai um público com elevado poder aquisitivo.São aproximadamente 1.200 m2, com 45 lojas e expositores. A receita estimada é da ordem de 1,5 milhões. Dentro da feira se encontra loja Oficial do Ironman, onde são comercializados produtos com a marca IRONMAN. Estes produtos produzidos especificamente para o Ironman Brasil fazem parte do contrato de uso da marca que permite o “race week merchandising”.A praça de alimentação da arena conta com 5 stands com diferentes produtos pra atender a esta demanda. Na arena existe ainda o espaço kids para as crianças e algumas ações dos investidores. (Imagem 8).
O Ironman Brasil demanda uma estrutura muito grande, são praticamente 9 meses de planejamento pré evento para iniciar a montagem da arena que se inicia com 1 mês de antecedência, mesmo tendo como base de apoio o Clube 12 de Agosto em Florianópolis. Essa estrutura é necessária considerando que o triathlon é um esporte o qual possui algumas especificidades, principalmente pelo fato de envolver 3 modalidades esportivas diferentes e o uso de equipamentos como a bicicleta. Em 2009 a arena sofreu um ajuste para comportar os 1.500 atletas (recorde de inscrição), ocupando uma área de aproximadamente 6 mil m2. (Imagem 4 e Imagem 5).A estrutura montada visa atender tanto o evento principal - a prova - como os eventos paralelos que acontecem no evento como o jantar de massas e almoço de premiação (ambos para 2300 pax) exigindo assim planejamento, organização e agilidade para adaptação das estruturas. (Imagem 6 Imagem 7). Os expressivos resultados apresentados neste estudo reforçam as palavras dos próprios gestores dos empreendimentos que compõe a cadeia turística da região quando afirmam que o período do Ironman é esperado para “salvar” a baixa temporada. É o único evento de grande porte que ocorre na baixa estação, traz movimento de pessoas, lota os estabelecimentos se caracteriza pelo reforço da economia da região. Além disso, na visão de um dos gestores, “... traz diversas oportunidades para região, sendo uma chance de enfocar em um esporte de elite. Associa a imagem da cidade com uma atividade saudável. Eventos do porte do Ironman trazem benefícios financeiros e sociais para cidade. Fica muito melhor quando associa movimentos sociais.”
Resumindo é um evento que traz resultados expressivos para os meios de hospedagem e alimentação da região;Período semelhante a alta temporada em relação a movimentação, ocupação e receita;Oportunidade de geração de postos de trabalho;Evento internacional com grande potencial turístico pra SC.

Galeria de imagens
Imgem 2 - Pesquisa de Satisfação
Imagem 3 - Programação 2009
veículos organização e VIP`s
Carro madrinha do evento
Pórico de chegada - chegada de um Ironman
Superação - atleta com necessidades especiais
Ciclismo
Inicio da maratona de 42km
Largada natação de 3,8 km
 

 

Com o movimento gerado por todas essas atividades, um serviço que se torna imprescindível é o de uma agência de viagens parceira do Ironman Brasil. Dado o alto número de atletas estrangeiros inscritos, é feita uma parceria com uma agência de turismo especializada em turismo esportivo, a Endurance Sports Travel. A EST, com sede nos Estados Unidos, oferece todo o serviço necessário para o transporte e hospedagem dos atletas, considerando as necessidades especiais destes clientes que possuem, como por exemplo o transporte adequando da mala-bike. É ainda oferecido um serviço de turismo que inclui passeios pela cidade de Florianópolis e suas inúmeras atrações turísticas. A Endurance Sports Travel possui um braço em Florianópolis que se encarrega de atender também aos atletas brasileiros, prestando o mesmo apoio de transfers e qualquer solicitação durante a estadia no local do evento.
NÚMEROS DE FERRO-Alguns números são especialmente interessantes no que diz respeito à quantidade e dão dimensão ao tamanho do evento.
STAFF: Equipe de Produção – 800 / Equipe Técnica – 140 / Equipe Operacional - 100 / Equipe Médica – 200 / Voluntários – 3.500 / Segurança (PM + GM) – 700 / Forças Armadas - 250
NUTRIÇÃO: 10.000 energéticos / 70.000 copos de água / 300 kg de cereais / 20.000 bananas / 300 kg de frutas secas / 20.000 squeezes / 16.000 litros de isotônico / 3.000 laranjas / 6.000 l de refrigerante / 5.000 unidades de Power Gel / 1.000 kg de massa / 800 l de sopa
ESTRUTURA: 1 tenda 60x20, 1 tenda 50x20, suporte para 1500 bicicletas, 20 cabides para acomodar 4500 sacolas, 18 tendas 5x5 distribuídas ao longo do percurso da prova, arquibancada para 400 pessoas, 2500 metros de grade, área vip largada (praia) pórtico de chegada 140 m2, 1 tenda 30x10 área de dispersão, 1 tenda 20x10 para alojamento dos staffs, 137 banheiros químicos, área do pavilhão do clube 12 com 2400 m2 para jantar e almoço de premiação.
BRINDES: Kit Atleta: camiseta do evento, brindes dos patrocinadores (perfume AVON, squeeze Oi, Voucher de desconto Saucony, revista Trisport) além dos materias relativos à participação no evento como números de peito, sacolas (special needs) e manual da prova.
Kit VIP: camiseta do evento, perfume e squeeze AVON, mediam guide, porta iPod IRONMAN e pulseira de acesso à área VIP da prova - carreta Red Bull.
SEGURANÇA: São utilizados 5.000 cones (próprios) para sinalização e orientação de trânsito em um percurso de 180 km na etapa de ciclismo e 42 km na etapa de corrida. São 11 faixas de 12m x 1m para informação de alterações no trânsito da cidade (instalado nos viadutos), 30 placas indicativas para orientação do trânsito, 1200 staffs voluntários, 2.500 metros de grade para isolar a área de prova, 80 coordenadores. Liberação do CREA/SC.
LIMPEZA: Equipe com 50 pessoas. Em parceria com a COMCAP(Companhia de Melhoramentos da Capital)cabe a limpeza da praia de Jurerê Internacional pré e pós evento (extensão de aproximadamente 1 km), limpeza das vias de Jurerê Internacional, da rodovia SC 401. Limpeza dos postos de alimentação e hidratação distantes 40 km do mais próximo até o mais afastado.
PARTE MÉDICA: Convênio com a UNIMED Florianópolis, 8 ambulâncias UTI tipo “D”, 1 ambulâncias UTI tipo “A”, 3 Hospitais conveniados ao evento ficam de prontidão caso haja algum sinistro: Hospital Celso Ramos, Hospital de Caridade e Núcleo de Atenção a Saúde (NAS), Apoio ambulatorial com 10 médicos, 4 enfermeiras, 12 técnicos em enfermagem e 12 socorristas. São utilizados no ambulatório 35 mesas, 35 cadeiras, 50 macas fixas, 1 (um) cardioversor/ desfibrilador, 1 (um) ventilador pulmonar, 4 (quatro) cilindros de oxigênio grandes, 100 (cem) cobertores, 100 (cem) mantas de alumínio.
FISIOTERAPIA Convenio com a Faculdade Estácio de Sá e UDESC. 2 coordenadores, 100 staffs e 45 macas fixas.
RECEPTIVO: Banner de BOAS VINDAS ( inglês/espanhol/português) e recepcionistas no aeroporto convidando aos que chegam a Florianópolis a irem até a arena do evento e prestigiarem o Ironman Brasil e o homens de ferro.
SEGURO: seguro de responsabilidade civil para atletas, staffs e contra terceiros.
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E EQUIPAMENTOS: é montada uma central de comunicação com um coordenador responsável e feito a locação de 115 rádios Nextel e 40 rádios HT.
SEGURANÇA: 147 vigilantes e 5 câmeras de monitoramento por vídeo.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA: evento registrado na VS municipal de Florianópolis
EQUIPAMENTOS AUTOMAÇÃO E AUDIOVISUAL: Painel de Led de última geração de 8 mm, medindo 4x3, composto de 9 módulos,pesando 657 kg, 11 computadores, 7 impressoras, 1 máquina copiadora, 4 projetores com telão, 1500 chips eletrônicos para controle do tempo de prova de todos os atletas.
Para o registro fotográfico temos um parceiro a 9 anos, nesse evento tivemos em torno de 9 a 11 mil fotos de material bruto, armazenados em 75 a 80 giga, são 9 a 11 profissionais dedicados em registrar o evento.
Para captação de imagens temos uma célula dentro da empresa que gerou mais de 18 horas de imagens, com uma equipe de 8 profissionais.Foram postados na TV LATIN 13 vídeos que foram assistidos em 8 dias por quase 10.000 internautas.

Galeria de imagens
Imagem 4 - Planta Baixa
Imagem 5 - Imagem 3D
Imagem 6 - 3 atividade em 1 local
Imagem 7 - Sports Expo
Imagem 8 - Saucony e Oi
         

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Em um evento esportivo de nível internacional é necessário que a assessoria de imprensa esteja preparada para atender às demandas dos veículos. Mais importante ainda é que a assessoria já tenha experiência no segmento esportivo, como é o caso da assessoria do Ironman Brasil. Todo o credenciamento é realizado pré-prova, no site do evento, releases são enviados periodicamente aos cadastrados e aos veículos do segmento, com notícias que antecedem a prova, que ocorrem durante a prova (considerando que o Ironman Brasil acontece por 17 horas) e, obviamente, pós prova, com os resultados. Os jornalistas cadastrados, são recebidos pela assessoria, recebem o kit que contem o Media Guide, credencial para acesso à áreas exclusivas e camiseta do evento para identificação. Todo esse trabalho tem anualmente gerado um retorno de mídia crescente, caracterizando o bom atendimento à imprensa e gosto pela mídia em divulgar o Ironman Brasil que, sem dúvida nenhuma, tem despertado o interesse de espectadores.

RETORNO DE MÍDIA
A prova atende, em média, 150 jornalistas do Brasil e do exterior, sendo pauta de grandes meios de comunicação como Globo, Sportv, SBT, RedeTV, Cultura, Diário Lance, Clarín, Revista Época ,entre outros. Todos os jornalistas são recebidos pela assessoria de imprensa do evento que os acompanha e fornece todo suporte para a cobertura do evento, principalmente com relação às informações da prova, disponíveis em um Media Guide, que auxilia na composição das matérias. Também é realizada uma coletiva de imprensa com os atletas profissionais destaques da competição, que sempre acontece após o congresso técnico da prova para os profissionais. Após o fechamento de retorno de mídia, que mede apenas as publicações espontâneas do evento, é possível ter uma idéia do crescimento do evento, em especial considerando o fato de que ano após anos recordes têm sido quebrados, sendo o retorno do último evento realizado (2009) valorado em 9 milhões de reais, distribuídos da seguinte forma:
Mídia Impressa: 3 milhões, Internet: 350mil,Televisão: 5,5 milhões
Os dados que compõe a pesquisa de satisfação e o retorno de mídia fazem parte do relatório enviado aos patrocinadores, que podem assim ter uma idéia quantitativa do sucesso do Ironman Brasil. São também informações relevantes que guiam as estratégias a serem adotadas nos anos seguintes, considerando a avaliação de desempenho de cada segmento.
Ao longo de 10 anos o Ironman Brasil tem contado com o apoio de inúmeros patrociandores, sejam eles investidores que buscam divulgar sua marca ou ainda entusiastas do esporte. Com relação aos patrocinadores, estes são divididos nas categorias de title-sponsor, co-patrocinador e apoiador, sendo que a média das cotas vendidas são de 1 milhão, 400.000,00 e 50.000,00, respectivamente.

No setor hoteleiro,a receita média gerada foi de R$ 531.537,50, bem superior quando comparada a cinco dias da baixa temporada que chega a R$ 53.457,00, representando, portanto, um acréscimo de mais de 10 vezes, ou seja, 1000%. Esses números revelam a proporção do incremento da receita neste segmento, pois, conforme afirmado, o Ironman compreendeu um período de apenas cinco dias

No setor de bares e restaurantes,um incremento significativo nas receitas foi observado. A receita média gerada em um dia durante o Ironman ficou próxima de R$ 145.600,00, ou seja, quase 500% superior a um dia típico da baixa temporada.

Para os comerciantes locais do norte da ilha o Ironman é considarado o segundo melhor momento do comércio,perdendo apenas para o Reveillon, superando as receitas da época de carnaval que recebe muitos turistas porém com o poder aquisitivo baixo. Inclusive no setor hoteleiro deparamos com a tarifa Ironman.

Galeria de imagens
Público na largada da natação
Staffs na Expo Ironman
     

 

Além da pesquisa de qualidade realizada em 2009 e descrita no ítem "Conteúdo", são realizados ainda dois projetos de âmbitos social e ambiental que buscam marcar o Ironman Brasil como um evento que não só um evento de alto nível técnico como também atento à questões humanitárias.

1) APLICAÇÃO DO PROJETO CarbonoNeutro®
Seguindo todas as características do evento é realizada uma avaliação técnica dos Gases de Efeito Estufa (GEE), em posse deste estudo é elaborado um projeto para neutralização de Emissões. No caso do ironman Brasil, o setudo resultou em um cálculo total de 44,49 tCO2e produzido, endo necessária a quantidade de 222 árvores para neutralizar estas emissões. Tendo estes dados houve a seleção de Opções de Projetos Ambientais para que 222 árvores fossem plantadas, neutralizando assim a emissão de carbono produzida pelo evento.

2) PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ - IRONMAN SOCIAL
Em 2008, a Latin Sports recebeu o prêmio “Empresa Cidadã 2008” pelo Projeto IRONMAN SOCIAL. A premiação é concedida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) aos projetos de responsabilidade social criados por empresas e organizações catarinenses ou desenvolvidas em Santa Catarina.
O Projeto consiste em arrecadar dinheiro para a APAE local por meio do leilão de 50 vagas extras para os Ironman Brazil, realizados na cidade de Florianópolis.
Em 2009, a iniciativa foi repetida. O limite de 1.450 inscritos foi atingido de forma recorde e as vagas se esgotaram antes do previsto, fazendo com que novas 50 vagas fossem abertas e, por meio de um leilão no e-Bay, os atletas donos dos maiores lances para cada vaga fossem inscritos.
Todo o dinheiro arrecadado, além do valor das inscrições foi revertido para a APAE de Florianópolis, representando a maior doação individual dos dois anos - R$ 37.421,00 em 2008 e R$ 42.178,40 em 2009. Nesse ano doamos a receita do espaço kids para a Associação Florianopolitana de Deficientes físicos que adquiriu 14 cadeiras de rodas.

Galeria de imagens
Doação para a APAE de Florianópolis
Presidente da APAE exibindo o cheque da doaçao
     

 

 

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