Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: LABTEST
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Labtest Diagnóstica S.A
Segmento: Serviços
Estado: RS
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Labtest na CBAC 2009

Os Congressos CBAC e CBPC|ML, respectivamente Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial são dois eventos tradicionais do setor de diagnóstico clínico. Em sua trigésima sexta edição, o CBAC, organizado pela QE Eventos, foi realizado em 2009 no pavilhão da cidade de Proto Alegre – RS, o FIERG’s. Já o CBPC, em sua quadragésima terceira edição, foi realizado no ExpoMinas, na cidade de Belorizonte – Minas Gerais e organizado pela Sociedade brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

A Labtest, fabricante de suprimentos, reagentes e equipamentos para análises clínicas, é líder Nacional no setor de reagentes para laboratórios. Está sediada em Lagoa Santa – Minas gerais e tem capital 100% nacional, competindo com gigantes mundiais como Roche, Abbott, Siemens, e se revela empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologia e inovação para este mercado.
Tradicionalmente a Labtest é patrocinadora máster dos 2 congressos se posicionando estrategicamente em relação ao seu público consumidor com ações paralelas e fisicamente na localização privilegiada da exposição técnico científica, ou seja, a feira em si.

O objetivo maior no ano de 2009 foi desenvolver um projeto único para os dois eventos que atendesse as necessidades de infra-estrutura (exposição de produtos, reuniões, recepção de clientes, etc) inclusive com lançamento de produto novo mas ao mesmo tempo que diluísse o custo total do investimento nesta mídia dado o momento Crítico do mercado mundial que afetou a estratégia de aumento de investimento nos dois eventos. Tudo isso com o acréscimo de manter e transmitir em um projeto pacote para manutenção de identidade visual e percepção de marca a liderança, qualidade, inovação, tecnologia, imponência e todas as demais características intrínsecas da marca Labtest.
O desafio maior foi planejar junto com o cliente as ações necessárias para que os estandes tivessem sucesso ao mesmo tempo atingissem o retorno financeiro e de imagem esperado com o menor investimento possível. Para isso foram negociadas 2 áreas com metragem quadrada total iguais, porém com formatos diferentes pois a distribuição dos estandes em cada evento não é similar. Este foi o maior desafio de projeto, manter a estrutura, a identidade, o reaproveitamento nas áreas disponíveis.

Foram 2 ilhas de 84m² cada sendo que na CBAC a área tinha 12mx7m e no CBPC, 11,5mx8m, também somando 84m².

Galeria de imagens
Projeto Conceito CBAC 2009
Planta ilustrativa CBAC 2009
foto perspectiva cbac
perspectiva posterior CBAC
projeto cbpc 2009
detalhe display e hall salas de reunião.
entrada do evento CBAC
     

 

Fizemos uma primeira reunião na Sede da Labtest na qual pautamos os objetivos, as necessidades e os desafios do pacote de 2009 que consistiu nos dois eventos, CBAC e CBPC.
A CBAC se realizou em 14 a 18 de junho e a CBPC se realizou de 15 a 18 de agosto, menos de 2 meses de intervalo entre os dois eventos.

A área na CBAC era uma ilha de 12m x 7m e na CBPC uma ilha de 11,5m x 8m.

A Labtest para esses dois eventos, sendo patrocinador máster e líder no setor de reagentes para diagnóstico clínico, tinha o objetivo de apresentar uma identidade inovadora e mostrar que a empresa, mesmo em momento de crise mundial, estava apta e preparada para crescer. A exemplo disso a Labtest aumentou o investimento nestes eventos tanto na compra de áreas maiores quanto no investimento das ações no estande, estrutura e material colateral de apoio.

Seria lançado um equipamento para diagnóstico clínico na CBPC e a estratégia era dar destaque ao lançamento porém mantendo o foco na família de equipamentos, ou seja, o objetivo era mostrar que a família de equipamentos cresceu, que a labtest cresceu e agora estava mais preparada para atender as demandas do mercado. Todo esse esforço seria complementado com a manutenção da identidade visual nos dois eventos, especialidade do time de projeto da Surreal que traduz uma identidade, uma campanha a todos os eventos, estandes e ações que a empresa investirá maximizando o reaproveitamento de materiais e conseqüentemente diluindo e reduzindo o investimento total.

Voltamos com a cabeça fervendo de idéias e montamos um plano de desenvolvimento do projeto. O desafio quanto a ambientação não era muito grande, pois as necessidades não mudaram em relação a anos anteriores (A Surreal mantém parceria com a Labtest desde 2006), a área era maior em relaçõa ao pacote de 2008, porém tínhamos 2 problemas graves: os eventos reduziram o prazo de montagem e as áreas contratadas não puderam ser idênticas e então teríamos que criar uma estrutura modular, de fácil montagem, imponente e que transmitisse o pioneirismo, a inovação, a evolução e a movimentação da labtest em busca da solidificação na liderança do setor.

Pois bem. Após o processo de pesquisa criativa e brasinstomring chegamos a uma estrutura e um projeto que usou em sua totalidade estrutura de ferro com lycra e gigantografias em lona impressa. Estes processos iriam agilizar o processo de montagem pois estariam acabados para fixação apenas e daria margem para aplicação de mais algum outro efeito ou item que poderia ser o diferencial em relação aos concorrentes e também chamar atenção para o estande. Sugerimos a instalação de canhões de Led que mudariam de cor criando na transição um pulso suave entre as cores principais da empresa. Estas luzes foram focalizadas na lycra da testeira e também instaladas em cada mini totem criado para cada bancada de equipo. Todas as luzes eram sincronizadas entre si e contribuíram para a sensação e experiência de unidade entre produtos e com a marca.
A testeira foi projetada em módulos e seu desenho teve o objetivo de integrar e toda a área. A Sinuosidade dela teve o intuito de passar movimento que somado a integração criou uma identificação completa entre todas as áreas setorizadas no estande.

O estande era divido em área de exposição na frente com todas as bancadas de equipamentos posicionadas com área livre de circulação, a área pública. Na área semi-pública, foi criado um pequeno bar para restringir o acesso as salas da área restrita e também dar apoio a pequenas conversas com potenciais clientes. Na área restrita, que chamamos de tubo, foram criadas duas salas vip. Nelas aplicamos brises verticais em sarrafo para ter um contato exterior ao mesmo tempo dar privacidade para a as salas. Havia um depósito/copa integrado nesta estrutura e mais áreas de armazenamento nas bancadas de produtos.

Galeria de imagens
planta cbac 2009
foto perspectiva CBAC 2009
Perspectiva posterior CBAC 2009
detalhe hall salas e display produtos
planta cbpc
         

 

além de contemplar todos os objetivos estratégicos, de marca, de necessidades pontuais e que fosse sofisticado, também fosse de fácil montagem através da redução dos processos.

Com isso criamos uma testeira modular em ferro com revestimento de lycra. A estrutura foi embalada para a montagem, posicionada e apenas a lycra teve de ser instalada no local juntamente com os logos. As paredes curvas foram forradas com gigantografias em lona impressa com aplicação posterior de espuma de 0,5mm para retirar as nuances e marcas da curva, processo que eliminou o masseamento e a pintura. O estande, em sua totalidade foi montado em 2 dias, sendo que o evento disponibilizou 3,5 dias.

Toda a iluminação sincronizada foi testada em nosso galpão, pré montada e preparada para fixação através de plugues macho e fêmea nos displays e na testeira, o que impactou em uma redução no tempo total da montagem.

Usamos as luzes de led para criar o efeito de pulsação na mudança de cores o que foi a decisão mais acertada em relação aos equipamentos tradicionais pelo volume ocupado, pela tecnologia das lâmpadas, pela instalação facilitada e pelo baixo consumo destes equipamentos.
Como de costume, usamos fornecedores locais para itens de baixo risco como mdf laminado marfim (bem difundido nacionalmente nos dias atuais) , mão de obra de apoio na descarga e carga incentivando também o mercado local em contrapartida com a redução de custo logístico. Os brises usados em diagonal nas salas criaram um ambiente sofisticado interno e ao mesmo tempo deram vazão ao ar e tiraram a sensação de enclausuramento dos ambientes.

Galeria de imagens
detalhes testeira e gigantografia em lona
Detalhe display e hall de entrada.
detalhe do projeto - tubos de led.
   

 

Com o projeto executado conseguimos reduzir em torno de 25% do investimento previsto em relação a fazer dois estandes individuais. Esta redução e mais o retorno com as inovações dos efeitos de luz, o projeto imponente, fizeram a visitação no estande aumentar em relação ao ano anterior.

Como estes congressos são geralmente para recepcionar clientes existentes e formar opinião tanto no meio profissional técnico quanto em estudantes não se realizam negócios, porém neste caso, nos dois eventos, houve efetivação de negócios segundo informações do cliente.

A parceria entre Surreal e Labtest foi fortalecida com este trabalho principalmente pois conseguimos superar as expectativas quanto ao design, a redução do investimento com a diluição dos custos ao mesmo tempo que conseguimos manter a identidade e o conceito visual nos dois eventos.

Com estes resultados, o plano da Labtest em 2010 é aumentar os investimentos nestes eventos através do planejamento de ações conjuntas em todos os eventos que irão participar (incluíram a hospitalar 2010 como mercado em desenvolvimento).

Galeria de imagens
Vistas Gerais Estande
       

 

A Surreal Estandes é uma empresa que tem uma preocupação constante com o meio ambiente. Em sete anos de vida sempre esteve atualizada com as questões de sustentabilidade e agora, mais do que nunca, mantém a missão de preservar o meio ambiente.
Temos a certeza de que são os pequenos atos que transformarão o mundo em que vivemos. Então, seja com uma simples separação do lixo do nosso escritório, ou do galpão, seja com a opção de utilizar materiais que agridam menos o meio ambiente, como, por exemplo, o MDF que em sua maioria é extraído e reflorestado para essa finalidade, sempre buscamos fazer a opção correta e estamos dia a dia empenhados em cumprir essa tarefa e transmiti-la à nossa equipe e parceiros.
Não podemos deixar de citar também a reutilização constante de materiais, principalmente a madeira, que fazemos diariamente, não só pela redução de custos, mas pelo incentivo que damos nos parceiros e instituições que aproveitam estes mateirias para produzir e reusar em outros fins, sejam educativos ou lucrativos.
Fomos certificados recentemente pelo Sindiprom e hoje temos o CECAM, Certificado de capacitação de montadoras e prestadoras de serviços para eventos para a empresa.
Em 2007 recebemos também o prêmio Quality atestando a preocupação de todos nossos colaboradores em incentivar melhores práticas de gestão para preservar o meio ambiente, criar oportunidades sociais ajudando no desenvolvimento de nosso setor e do país.

Galeria de imagens
     

 

 

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