Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: HENKEL
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Henkel Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Henkel na Fispal 2009

A Fispal Tecnologia 2009 aconteceu entre os dias 08 e 11 de Junho no Anhembi. Esse é o maior evento das Américas e o único que reúne toda cadeia produtiva do setor industrial de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima até os serviços de alimentação. É a porta de entrada para empresas estrangeiras para o mercado de alimentos e bebidas latino-americano e também é local para as empresas brasileiras estreitarem relacionamento com diversos países, potencializando as exportações.
Nessa edição a feira ocupou um espaço de 70.000 m² e estima-se que gerou R$ 4 bilhões. A visitação foi de aproximadamente 61.000 profissionais. O número de expositores do Brasil e do exterior ultrapassou 2.000.
A Henkel é considerada uma das maiores empresas do mercado global e opera em três áreas estratégicas de negócios: cuidados para o lar, cuidados pessoais e adesivos, selantes e tratamento de superfícies. Com sede em Düsseldorf, na Alemanha, é uma empresa que conta com cerca de 52 mil funcionários e atua em 125 países. Suas principais marcas de produtos são: Loctite Super bonder, Pritt, Liofol, Cascola, Durepoxi, Cascorex, dentre outras.
Através do grupo B2, agencia responsável pela organização das ações no evento para o cliente, a Surreal foi incumbida de efetuar o projeto e execução do estande. O tema principal foi o lançamento de um produto industrial que poderia trabalhar em uma temperatura menor que os produtos da concorrência e portanto teríamos que explorar o frio como conceito. O estande era uma ponta de ilha inicialmente com 100m² (10mx10m) .

Galeria de imagens
Fispal Tecnologia 2009
Vista Geral estande
3d do Projeto
   

 

A Henkel já estava com o processo de concorrência para o estande da Fispal praticamente finalizado quando a B2 Experience Makers entrou em contato com a Surreal solicitando um projeto para seu cliente, pois ele estava descontente com os outros projetos recebidos.
O tema proposto pelo cliente no brief foi o FRIO, pois o lançamento para o evento foi uma tecnologia que sela os adesivos a temperaturas menores do que as utilizadas até o momento. Porém, a premissa era ter um conceito subliminar, sem deixar o estande temático. Depois de algum tempo de pesquisa e brainstorming conseguimos elaborar alguns elementos que traduziram a idéia e superaram as expectativas dos clientes.
A área era uma ponta de ilha com 100m². O estande foi todo construído em madeira com revestimento de pintura. Como fechamentos laterais e frontais optamos pela utilização de placas de vidro revestidos com vinil jateado impresso simulando o descongelamento de um grande cubo de gelo. Em pontos estratégicos os adesivos foram recortados, simulando que o descongelamento fora limpo por uma mão, onde posicionamos as vitrines com prateleiras suspensas por cabos de aço que continham os produtos. Outros elementos que também utilizamos para explicitar o conceito foram bolas de gude no piso do estande e móbiles em acrílico leitoso simulando estalactites. A distribuição de sorvetes Parmalat durante o evento também contribuiu para a experiência do conceito.
O estande contou com 02 salas de reuniões e uma grande área VIP com lounges, bistrôs com banquetas e dois balcões de bar, além de copa e depósito.
A área interna mantinha um pé direito de 5m proporcionando conforto e amplitude para os clientes, já que o estande deveria ser fechado para apenas recepcionar clientes corporativos da Henkel.
Externamente posicionamos uma tela infinite montada por 4 telas de plasma sem borda para veiculação de filmes institucionais e assim complementar o conceito criado para o estande.
Na lateral direita, onde estavam posicionadas as salas de reunião, também usamos o efeito do vinil jateado impresso com imagem simulando o degelo criando em todo o perímetro do estande essa temática que levantava a curiosidade dos visitantes.

Galeria de imagens
3d projeto
3d Projeto - 2
Fotos gerais estande
Frontal
Detalhe Video Wall Infinity
Detalhe efeito vidro embassado
detalhe hall entrada
foto interna - 1
Detalhe Móbiles estalactite
Detalhe vitrine interna - pedras e bolas de gude
         

 

A Henkel já estava com o processo de concorrência para o estande da Fispal praticamente finalizado quando a B2 Experience Makers entrou em contato com a Surreal solicitando um projeto para seu cliente. O grande desafio superado nesse case pela equipe da Surreal foi atender todas as expectativas tanto da agência B2, quanto do cliente Henkel, em tão pouco tempo.
A menos de 20 dias para o evento estávamos ainda tomando contato com o brief. Estávamos cientes de todos os riscos que correríamos, mas mesmo assim aceitamos o desafio: montar pela primeira vez na Fispal, um estande de uma multinacional, gerenciado por uma agência.
Contudo, quando faltavam apenas 02 dias para o início da montagem, a Henkel ganhou da organização mais 50m² de estande. Então nos deparamos com mais um desafio, o que fazer com essa área? Depois de muitas idéias geradas, por nós e pelos clientes, optamos pelo aumento do espaço na parte frontal do estande, que antes era todo fechado, criando, assim, uma grande área de recepção e exposição de produtos em uma vitrine construída in loco no pavilhão do Anhembi.
Os desafios de produzirmos um estande com materiais e peças especiais foram imensos com o prazo que tínhamos, pois tivemos que comprar quase 40 sacos de bolas de gude direto da fábrica, fabricar os móbiles com estalactites e também ter flexibilidade e criatividade para solucionar os imprevistos que poderiam ser gerados pelo aumento da área a menos de 2 dias da montagem. Além disso toda a estrutura do estande foi construída do zero com o risco de sem uma pré montagem termos que modificar ou acertar algum desnivelamento na montagem, o que ocorre corriqueiramente no Anhembi dado o piso irregular do pavilhão.
Todo processo desde o brief até o feedback dado pelo cliente foi bem rápido, mas conseguimos cumprir com excelência todos os desafios.

Galeria de imagens
3d projeto - detalhe efeito embassado
Vistas gerais estande
Detlhe embassado vitrine
infinity embutido
Mobiles Estalactites
Foto interna
       

 

Cumprimos com perfeição e agilidade todos os objetivos e metas. O estande foi entregue antes do prazo, com todos os detalhes e acabamentos almejados. Tivemos pouco tempo, mas com muito foco no trabalho em equipe, muita vontade e com o espírito de parceria alcançamos o que nos foi proposto e conquistamos essa grande empresa.
O “feedback” dos clientes, medido através de questionário pós evento, tanto Henkel, quanto B2, foi excelente em todos os quesitos e o elogio principal foi o apoio durante todas as etapas do processo desde a fase do conceito do projeto até a desmontagem.
O tema e o conceito do estande foram perceptíveis para os clientes da Henkel e conseguimos realmente traduzir a estratégia de marketing em estrutura promocional, missão da Surreal e desafio em todos os projetos.
O grande resultado para todos foi termos conseguido aprovar o projeto, produzir, vencer os desafios da complexidade e os riscos dos detalhes do projeto e ainda assim termos compromisso em solucionar o aumento de área há 2 dias da montagem o que contribiu mais para o Design do estande, no final das contas, criando uma área pública externa para desenvolvimento de relacionamentos.
Isso comprovou para todos que temos que aproveitar as oportunidades e assumir os riscos inerentes juntos como um time (cleinte, agência e montadora), pois com esse espírito é que conseguimos vencer mais desafios e maximizar os resultados.


Galeria de imagens
Fispal Tecnologia 2009
Vistas gerais estande
     

 

A Surreal Estandes é uma empresa que tem uma preocupação constante com o meio ambiente. Em sete anos de vida sempre esteve atualizada com as questões de sustentabilidade e agora, mais do que nunca, mantém a missão de preservar o meio ambiente.
Temos a certeza de que são os pequenos atos que transformarão o mundo em que vivemos. Então, seja com uma simples separação do lixo do nosso escritório, ou do galpão, seja com a opção de utilizar materiais que agridam menos o meio ambiente, como, por exemplo, o MDF que em sua maioria é extraído e reflorestado para essa finalidade, sempre buscamos fazer a opção correta e estamos dia a dia empenhados em cumprir essa tarefa e transmiti-la à nossa equipe e parceiros.
Não podemos deixar de citar também a reutilização constante de materiais, principalmente a madeira, que fazemos diariamente, não só pela redução de custos, mas pelo incentivo que damos nos parceiros e instituições que aproveitam estes mateirias para produzir e reusar em outros fins, sejam educativos ou lucrativos.
Fomos certificados recentemente pelo Sindiprom e hoje temos o CECAM, Certificado de capacitação de montadoras e prestadoras de serviços para eventos para a empresa.
Em 2007 recebemos também o prêmio Quality atestando a preocupação de todos nossos colaboradores em incentivar melhores práticas de gestão para preservar o meio ambiente, criar oportunidades sociais ajudando no desenvolvimento de nosso setor e do país.

Galeria de imagens
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube