Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: KRATON
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Kraton Polymers do brasil S/A
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Kraton na Brasilplast 2009

BRASILPLAST - Feira Internacional da Indústria do Plástico
Edição: 12ª
Data: 04 a 08 maio de 2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP - Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo - SP
Área Global de Exposição: 78 mil m2
Expositores: cerca de 1.300 expositores, de 30 países
Público: em torno de 65 mil visitantes/compradores, de 60 países
Periodicidade: Bienal

A Brasilplast é a principal feira do setor do plástico da América do Sul. Sua primeira edição aconteceu em 1987 quando se separou da Feira Internacional da Mecânica , quando o setor cresceu muito e demandou um evento especifico.

A Kraton Polymers LLC é uma empresa líder de mercado, especializada em produtos químicos, além de ser a maior produtora mundial de copolímeros de estireno em bloco (“SBCs”), uma família de produtos cuja química foi desenvolvida pela Kraton há mais de quarenta anos.
Em 2009 a Surreal Estandes teve a oportunidade de mostrar seu trabalho para essa líder mundial, desenvolvendo o estande na Brasilplast.

Galeria de imagens
brasilplast 2009
3d do Projeto
Planta Ilustrativa
Vista geral do estande
Frontal estande
Interna - detalhe
       

 

A Katron em 2009 participou da Brasilplast com um estande , tipo Box O brief foi apresentado à Surreal Estandes pela Agência de Eventos da empresa a Srta. Dionete Pieroni, da Dionete Pieroni promoção e Eventos Ltda.

O grande desafio do brief era traduzir no estande a nova mensagem da Kraton em sua atuação no país e no mundo. Sua liderança e o investimento no país em seu segmento deveriam transparecer através de elementos que transmitissem uma experiência de marca composta por tecnologia, contemporaneidade, sofisticação.
Num evento desse porte, um estande localizado entre dois outros acaba não sendo tão visto como as ilhas ou ponta de ilhas (que tem visibilidade favorecida pelas ruas que os cercam). Para chamar a atenção para empresa utilizamos o pé direito máximo permitido pela organização, seguindo as regras de recuo impostas pela organização, e criamos um átrio muito alto com um “lustre” de voil e um vídeo “wall” do tipo “infinite” (telas de plasma sem as bordas formando uma tela de grande formato) que além de chamar a atenção dos visitantes, também era bem convidativo. Nas laterais do estande utilizamos vitrines e gigantografias que também ajudaram. O conceito principal foi criar um estande loja aplicando as diretrizes de identidade corporativa mundiais da kraton ao mesmo tempo simulando uma loja com vitrine externa na fachada com exposição setorizada interna e alguns elementos diferenciais no projeto para agregar valor aos produtos e a marca, tais como: vitrine de piso para colocação dos produtos , sistema de vídeo “wall” e o grande átrio de entrada.
Posicionamos muitas vitrines com muita iluminação branca para exposição de produtos, inclusive no piso do estande. Na área fechada havia uma de reuniões, copa e depósitos separados, além de uma sala VIP com bar para buffet. Na decoração da área de exposição interna criamos grandes lustres circulares personalizados e confeccionados pela Surreal.
Todo estande foi construído com madeira com revestimento de pintura. Utilizamos também muito vidro na vitrine, fechamento da área fechada e piso.
Para ambientar a marca e criar a experiência almejada para o visitante usamos aplicação de comunicação visual, grafismos e outros elementos visuais dentro da linguagem e padronagem de cores da identidade kraton.

Galeria de imagens
3d do Projeto
Planta Ilustrativa
Vista geral Estandes
Frontal
Vista da rua - Direita
Entrada do Estande - detalhe vitrine de piso
Detalhe Virtine
Vista Interna
Vista Interna 2
Vista Interna 3
         

 

Alguns elementos desse projeto tornaram-se grandes desafios para sua construção e montagem.
O piso de vidro em formato triangular com as bordas arredondadas tiveram que ser milimetricamente calculados e detalhados para que não tivéssemos problemas na montagem. A espessura
Outro item que foi preparado com muito cuidado foram os lustres personalizados. Foram construídos em ferro com revestimento em lycra, mas se tornar um item sofisticado e delicado a estrutura tubular foi calandrada com tubos finos (1/2 polegada) e ele inteiro foi “ensacado” com a lycra.
Um elemento de montagem que era essencial para todo sucesso do estande era o grande lustre de voil localizado na entrada do estande. Para viabilizá-lo criamos duas armações escondidas que davam a guia para a fixação do tecido. Ele foi grampeado sobrepondo a cada 5cm o tecido criando o efeito projetado. Internamente, no vão deste grande lustre de voil posicionamos Luminárias HQI de 150W para “acender” o lustre e conseqüentemente o logo que foi posicionado na parte frontal. O tecido era crucial como item chamariz do estande, pois o mesmo iria reverter a má localização no evento.
O sistema de telas infinte embutidos na parede frontal também foi um desafio pois a parte posterior deveria ter acabamento pois era voltada para o bar.

Galeria de imagens
Vista Geral Estande
Frontal - detalhe aplicação do tecido
Detalhe Vitrine de piso
Vista Vitrine + Tecido
Vista Interna - Lustres especiais
         

 

Para todos os envolvidos no processo, a Kraton, a Surreal Estandes e a consultora Dionete Pieroni, todas as metas foram alcançadas. O estande foi um sucesso na Brasilplast 2009 principalmente por termos atingido o objetivo de criar um estande inovador em uma área do evento que não era privilegiada e deveria ter uma imponência significativa para chamar a atenção dos visitantes.

O apoio dado ao cliente em todas as etapas do processo desde as definições do conceito do projeto, e principalmente durante a montagem, evento e desmontagem fizeram com que o feedback do cliente fosse excelente.

Os visitantes, segundo o cliente, se encantavam com os detalhes do estande e com a sequência lógica do posicionamento dos elementos. Eles eram chamados pela testeira e o grande átrio, poderiam já verificar os produtos expostos na vitrine externa, eram convidados pela vitrine de piso e pelo infinite que prendia a atenção com filmes institucionais. Dentro do estande poderiam verificar com mais detalhe os produtos expostos em outras vitrines e ainda se relacionar e tratar de negócios no mini lounge e na sala de reuniões privativa. Toda a mecânica das ações e o fluxo de pessoas no estande favoreceram a experiência de marca vivida pelos visitantes.

Galeria de imagens
brasilplast 2009
3d do projeto
Planta baixa ilustrativa
Vista Geral do Estande
 

 

A Surreal Estandes é uma empresa que tem uma preocupação constante com o meio ambiente. Em sete anos de vida sempre esteve atualizada com as questões de sustentabilidade e agora, mais do que nunca, mantém a missão de preservar o meio ambiente.
Temos a certeza de que são os pequenos atos que transformarão o mundo em que vivemos. Então, seja com uma simples separação do lixo do nosso escritório, ou do galpão, seja com a opção de utilizar materiais que agridam menos o meio ambiente, como, por exemplo, o MDF que em sua maioria é extraído e reflorestado para essa finalidade, sempre buscamos fazer a opção correta e estamos dia a dia empenhados em cumprir essa tarefa e transmiti-la à nossa equipe e parceiros.
Não podemos deixar de citar também a reutilização constante de materiais, principalmente a madeira, que fazemos diariamente, não só pela redução de custos, mas pelo incentivo que damos nos parceiros e instituições que aproveitam estes mateirias para produzir e reusar em outros fins, sejam educativos ou lucrativos.
Fomos certificados recentemente pelo Sindiprom e hoje temos o CECAM, Certificado de capacitação de montadoras e prestadoras de serviços para eventos para a empresa.
Em 2007 recebemos também o prêmio Quality atestando a preocupação de todos nossos colaboradores em incentivar melhores práticas de gestão para preservar o meio ambiente, criar oportunidades sociais ajudando no desenvolvimento de nosso setor e do país.

Galeria de imagens
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube