Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 07º ENCONTRO NASTUR
Candidato: Nascimento Turismo
Cliente: Nascimento Turismo
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Logo Evento

A Nascimento Turismo é uma empresa pioneira no mercado de turismo brasileiro que abriu caminho para muitas outras instituições atuarem neste segmento. Atualmente está entre as líderes do setor e conta com uma grande infra-estrutura que contempla sede em SP e mais 2 lojas, sendo uma na Avenida Republica do Libano e outra na Praça Panamericana, além das filiais nas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Sorocaba e representantes em praticamente todo o Brasil.

Seguindo uma tendência de mercado em atendimento corporativo, a Nascimento Turismo investiu na criação do departamento de eventos e incentivos que possui uma equipe especializada em assessoria no planejamento de roteiros, ações especiais e coordenação operacional de eventos e viagens de incentivo. Este é o departamento responsável pela elaboração, organização, coordenação e divulgação do evento denominado 7º Nastur, que é um importante acontecimento para os profissionais de turismo.

7º Encontro Nastur - Encontro de Agentes de Viagens Nascimento Turismo
Participantes: 450 pessoas
Local: Campinas no Hotel The Royal Palm Plaza Resort
Data: 20 a 22/03/2009
Periodicidade: anual
Atividades paralelas: festas temáticas, almoços e jantares patrocinados, coffee breaks, palestra motivacional e festa de encerramento.

A abrangência do evento é nacional, com a participação de agentes de viagens da grande SP (capital, interior e litoral), RJ e outros Estados onde a Nascimento possui escritórios de representação como Paraná e Rio Grande do Sul.

A entidade promotora e organizadora do evento é a Nascimento Turismo, que busca reunir os principais agentes de viagens do país, com o objetivo de capacitá-los para que realizem um volume significativo de vendas com conhecimento, qualidade e segurança.

O evento é realizado anualmente e já se encontra em sua 8º edição. É uma excelente oportunidade de relacionamento, pois promove a interação entre os agentes de viagens, parceiros e colaboradores. Além de trazer novidades do trade turístico para os participantes.

O evento tem um histórico de crescimento desde sua primeira edição que contou com a participação de 150 agentes de viagens e 25 patrocinadores. O evento teve um crescimento em número de participantes em média de 30 a 50% a mais de sua primeira edição e se tornou um importante acontecimento do trade do turismo.


Galeria de imagens
Abertura do Evento
       

 

O 7º Nastur (Encontro de Agentes de Viagens Nascimento Turismo) é um dos maiores eventos realizados para os agentes de viagens, que são convidados a participarem deste encontro, com o objetivo de serem capacitados a realizar vendas mais satisfatórias quantitativa e qualitativamente.

O Pré-evento é caracterizado pela busca de patrocinadores, que irão comprar cotas de patrocínio para reforçar a sua marca. As cotas oferecem a possibilidade de patrocinar almoços, jantares, coquetéis, coffee breaks, mesas de trabalho e salas de trabalho privativas.

Uma oportunidade de promover a interação entre agentes de viagem, parceiros e colaboradores da Nascimento Turismo, através de atividades de lazer, esportes, palestras e treinamentos, buscando aperfeiçoar e estreitar as relações.

Durante o evento a Nascimento Turismo trabalha o trinômio: CONTEÚDO / RELACIONAMENTO / NEGÓCIOS.

CONTEÚDO: Os patrocinadores levam treinamento sustentável de vendas em suas mesas de trabalho e novas inovações e estratégias de marketing e vendas de seu produto ou destino, capacitando o agente de viagem a inovar e incrementar sua aptidão para desenvolver uma concretização de negócios.

RELACIONAMENTO: Através de atividades motivacionais, durante os coffee breaks, almoços e jantares patrocinados, a Nascimento promove shows, atividades lúdicas, apresentações e festas, proporcionando a interação dos convidados.

NEGÓCIOS: Para reforçar o modelo do evento, baseado no trinômio conteúdo – relacionamento - negócios, a Nascimento busca uma seleção criteriosa de convidados e parceiros.

O evento foi realizado em 03 dias de trabalhos de capacitação (treinamento) e atividades de relacionamento que tem gerado para a Nascimento laços de amizade e ótimos negócios.

A programação do evento seguiu um cronograma, conforme demonstrado abaixo:

19 Março 21h30: Jantar com Patrocinadores
Logo após o Jantar apresentação do evento

20 Março 08h30 às 09h45: Welcome Coffee
10h00: Abertura oficial com os Agentes de Viagem.
10h20: Inicio das atividades (mesas de trabalho)
12h20: Almoço oferecido por Buenos Aires
14h10: Retorno ás atividades (mesas de trabalho)
16h10: Coffee Break Patrocinado pela Rede Royal Palm
18h40: Encerramento do 1º dia de trabalho
21h30: Jantar oferecido: Convention Bureau de Las Vegas

21 Março 09h00: Início das atividades de (mesas de trabalho)
10h30: Coffe-Break patrocinado pela rede Sol Melia
12h20: Almoço patrocinado pela World Plus
14h00: Retorno ás apresentações
14h10: Início das atividades de (mesas de trabalho)
16h10: Coffee Break
18h40: Encerramento das mesas de trabalho
21h30: Jantar oferecido: Sun & Sea + PREMIO TOP TEN

22 Março 10h30 Encerramento do evento com palestra ministrada
pelo Sr. Steven Dubner
13h00: Almoço e confraternização
15h00: Check-out

As estratégias utilizadas pela Nascimento para este evento visam criar equipes de trabalho que terão sempre um colaborador da Nascimento como líder. Ele será responsável em coordenar e acompanhar os convidados durante todas as ações de trabalho, de acordo com o schedule pré-determinado. Desta maneira o conteúdo era aplicado a todos os participantes.

Todos os patrocinadores tiveram uma mesa de trabalho, onde receberam os grupos no decorrer dos dias das atividades de conteúdo, tendo assim oportunidade de expor e divulgar seus produtos durante um período pré-determinado.

Além das ações em mesas de trabalho foram realizadas atividades paralelas como palestras, almoços, jantares, palestras motivacionais com o objetivo de promover a interação entre todos os presentes no evento.

O 7º Nastur foi publicado para todos os colaboradores da Nascimento Turismo através da rede interna da empresa. Foi criado um convite eletrônico que foi disparado para um mailing específico e direcionado de agentes de viagens. A publicação também foi realizada através do site e jornal do Panrotas, com a divulgação do local do evento, sua abrangência e patrocinadores.

Galeria de imagens
Mesas de Trabalho
Mesas de Trabalho
Coffee Patrocinado pelo Royal
Coffee Break
Jantar com Premiação
Jantar Premiação
Jantar
Foto do Grupo Encerramento
Brindes
 

 

O evento trouxe para os participantes a oportunidade de vivenciar o futuro, para isso foi criado um personagem virtual exclusivo desenhado em 3D como “virtual host” ou mestre de cerimônias virtual do evento.

O objetivo foi a interação do personagem com os apresentadores na transição de palestras, brincando e impactando a apresentação e atuando como “comic releive” durante o evento. A interação ocorreu através de câmeras e microfones instalados no palco.

A empresa contratada realizou os seguintes serviços:
- Desenvolveu um personagem Virtual Exclusivo em 3D;
- Disponibilizou uma equipe com 3 pessoas, sendo 2 técnicos e um ator;
- Estação gráfica de alto poder de processamento com monitor;
- "Hardware” de controle de animação do personagem;
- Câmera de vídeo para interação (fixa);
- Equipamentos backup;
- Operação, montagem e desmontagem do sistema;
- Sistema de projeção através de projetor com resolução mínima de 1024 x 768.


Segue abaixo estrutura montada para o evento:

TELE-ABERTURA

Mesa de controle, estruturada em madeira com acabamento em royalito e programação visual através de sistema de impressão digital, no tamanho aproximado de 1,60m x 0,80m x 0,40m.

Set para capitação de imagem abertura, estruturado em alumínio (Box Truss), com acabamento em lona sanlux 4 e programação visual através de sistema de impressão digital, no tamanho aproximado de 4,60m x 2,60m.

PORTAL

Confecção de 01 (um) portal estruturadas em alumínio (Box Truss) com acabamento em madeira (MDF) revestida em lona sanlux 4 com programação visual através de sistema de impressão digital, no tamanho total aproximado de 9,00m x 2,60m.

PALCO

Confeccionado em estrutura metálica, no tamanho aproximado de 18,00m x 4,00m x 0,80m com acabamento em carpete tipo forração na cor cinza.

Confecção e instalação de espelho de palco, estruturado em madeira, com acabamento em royalito na cor cinza.

Confecção e instalação de 02 (duas) escadas, estruturadas em madeira com acabamento em carpete forração na cor cinza.

CENOGRAFIA

Confecção e instalação de cenário, estruturado em madeira no tamanho aproximado de 18,00m x 4,20m com acabamento em royalito na cor cinza e programação visual através de sistema de impressão digital.

Confecção de 02 (duas) Bases de telas, estruturadas em madeira com acabamento em royalito, no tamanho aproximado de 4,00m x 1,20m cada, com vão central para instalação de sancas iluminadas com 03 (três) lâmpadas florescentes cada.

Guarda Corpo estruturado em PVC de 2 polegadas , com acabamento em pintura a base de óleo na cor cinza, no tamanho aproximado de 4,00m x 0,60m x 0,40m.

Instalação de 02 (duas) telas de 200” cada, confeccionadas em tecido com acabamento em pintura à base de água (látex) na cor branca, molduras estruturadas em madeira com acabamento em pintura a base de água (látex) na cor preta.

Instalação de 01 (uma) Tela central de 250 polegadas confeccionada em elástico, na proporção Wide screen.

Instalação de 04 (quatro) Sancas invertidas (02 em cada lateral), estruturado em madeira com acabamentos em royalito, iluminados através de 08 (oito) lâmpadas florescentes de 40wats cada.

PISTA DE DANÇA

Instalação de pista, estruturada em madeira no tamanho aproximado de 6,00m x 4,00m com acabamento em lona sanlux 4 e programação visual através de sistema de impressão digital.


Equipamentos utilizados nas Salas do Evento:

Sonorização Casa de Campo
- Sistema de sonorização PA Compatível com Local para DJ e Apresentações
- 04 Microfones Hand sem fio
- 01 Microfone de Lapela
- 02 Microfones Goosneck para Púlpito
- 01 Console Digital Yamaha
- 02 CDJ com Mixer
- 02 Técnicos

Palco
- 01 Palco 8 x 6 x1 com acabamento em carpete grafite escuro e forração lateral preta

Projeção Casa de Campo
- 02 Projetores Sharp 4000 Ansi Lumens
- 01 Projetor 6500 ansi Lumens para Projeção Central
- 02 Telas 200” frontal com ilhós
- 03 Suportes de teto para projetores
- 02 Microcomputadores Pentium IV
- 02 DVD Player
- 01 Scan Convert
- 01 Monitor LCD 17” para retorno de púlpito
- 01 Mouse sem Fio
- 02 Técnicos

Iluminação Casa de campo
-Iluminação Ambiente
- Iluminação Cênica
- Iluminação para Pista de dança

DJ 03 Dias
- DJ com Repertório Variado

Sonorização Abertura
- 01 sistema de Sonorização Para 450 Pax composto Pôr:
- 04 Caixas acústicas Art 300 com Tripé
- 01 Microfones Hand sem Fio UHF
- 01 Cd Player
- 01 Rack de Periféricos
- 01 Técnico

Projeção Abertura
- 01 Projetor Sanyo 4500 Ansi Lumens
- 01 Tela da lite Frontal 180”
- 01 Suporte de teto
- 01 Switcher de Vídeo
- 01 Técnico

Porta Banners
- 40 Pedestais para Banner

Secretaria
- 03 Microcomputadores Pentium IV 2.8Ghz 512MbRam
- 01 Impressora Deskejet Epson C87 com 01 jogo de cartucho
- 01 impressora laser HP 1300 com 01 tonner

Gerador 03 dias
- 01 Gerador de 180KVA

Foyer
- 08 Tv´s de Plasma 42” com pedestal
- 01 Dvd Player
- 01 Microcomputador Pentium IV
- 01 scan convert
- 02 Técnicos

Mesas de Trabalho
- 37 Monitores LCD 17”

Mesas de Trabalho Nastur
- 05 Notebooks Pentium IV

Rádios Intercomunicadores
- 12 Rádios Intercomunicadores com Fones

Check-in Points
- 04 Tv´s de Plasma 40” com suporte de parede
- 04 Microcomputadores
- 04 Leitores de Código de Barras
- 01 Programa de Código de Barras
- 01 Técnico de Informática


Para o evento também foi feito a criação e produção de vídeos para o evento remetendo os convidados ao tema “Futuro”.

VINHETA JORNAL – Durante todo o dia foram feitas perguntas para os participantes, como entrevistas de um Tele Jornal, a noite essas entrevistas eram passadas no formato de “plantão extra de noticias” com uma vinheta jornalística entramos com o “De Olho no Futuro - Nastur News”.

VÍDEO ENCERRAMENTO - O vídeo foi montado com cenas dos participantes do workshop durante os dias de convivência nos trabalhos e dos melhores momentos do evento, foi usada uma câmera documentando os dias do evento e feita a edição em ilha Digital instalada no local, para passar no ultimo dia de manhã.


A Nascimento Turismo disponibilizou durante o evento: placas de sinalização, banners, material promocional dos patrocinadores, cartas de boas vindas com a programação do encontro (entregue nos apartamentos dos participantes), brindes fornecidos tanto pela Nascimento como pelos patrocinadores (a exemplo de pen drive, bolsas, entre outros).


Equipe de Trabalho
O staff do evento é composto pelos colaboradores de maior destaque da Nascimento Turismo que atuam de forma a manter a qualidade e caracterização do evento. Estes profissionais recebem treinamento voltado para a melhoria em comunicação e postura diante do público alvo, além de instruções de como realizar o acompanhamento das equipes durante as ações nas mesas de trabalho.

Visando a agilidade na comunicação entre os organizadores são disponibilizados rádios para toda a equipe o que proporciona uma alta qualidade no atendimento ao visitante do evento. Para fácil identificação do staff foi elaborado um uniforme com nome do evento e logo da Nascimento Turismo.

O 7º Nastur teve a cobertura do Panrotas, que divulgou via site e jornal todos os acontecimentos diários do evento.

Galeria de imagens
Personagem Virtual - Astro
Astro
Interação do
Plinio no futuro
Plinio vindo do futuro
Estrutura de Palco
Estrutura de Palco
     

 

Resultados

Para todos os encontros Nastur a Nascimento Turismo criou um controle de agências preferenciais (chamado ANP – Agência Nastur Preferencial) que avalia as agências e sua possibilidade de participação no evento através de suas vendas anuais (valores acima de US$ 50.000,00).

Ao longo destes sete anos, foi registrado um aumento de 10% no número de patrocinadores e de 25% no número de visitantes do evento, o que evidencia a plena aceitação do Mercado a este projeto.

Através de uma pesquisa interna a Nascimento Turismo pode constatar que no ano de 2007 possuía em seu cadastro 41 agências preferenciais (ANP) e após 01 ano da realização do evento este número saltou para 84 ANP, o que representa um crescimento de 110%. Isto demonstra que o Nastur movimenta o mercado turístico como um todo, aumentado a receita das agências participantes que conseguem incrementar suas vendas através da capacitação que recebem durante este evento. Da mesma forma a Nascimento Turismo é beneficiada, pois consegue maximizar sua participação no mercado a uma média de 35% ao ano.

Patrocínio

A idéia do projeto desde sua origem é ser patrocinado pelos seus expositores. Através do sistema de cotas as empresas compram o espaço que consideram ideal para a montagem de suas mesas de trabalho e exposição dos seus produtos, além de terem a possibilidade de fazerem uma ação de marketing mais agressiva, oferecendo almoços, jantares e entretenimentos aos agentes de viagens. Vale ressaltar que inicialmente houve a necessidade de um alto investimento da Nascimento Turismo para a realização do NASTUR, mas atualmente este investimento é bastante reduzido devido à grande adesão de empresas patrocinadoras.

Repercussão na mídia

O 7º Nastur foi amplamente coberto pelo Panrotas, principal representante da imprensa voltada para o mercado turístico, que publicou as novidades, notícias, importância e abrangência do encontro tanto na mídia imprensa quanto no site.





A consciência ecológica faz parte da filosofia da Nascimento Turismo e permeia todas as atividades realizadas pela empresa. Por este motivo a empresa aderiu ao Programa CarbonoNeutro®, reduzindo e neutralizando emissões de gases de efeito estufa e ainda oferecendo aos clientes a oportunidade de promoverem eventos sustentáveis.

Uma campanha de conscientização foi difundida em todos os departamentos e várias medidas foram adotadas, numa demonstração clara de engajamento da empresa com a causa “verde”.

Paralela à redução, está sendo feita a neutralização das emissões através do plantio de árvores de espécies nativas em áreas degradadas ou de preservação permanente. Num primeiro levantamento, as emissões totalizaram 151 toneladas de carbono equivalente. A maior parte das emissões (aproximadamente 65%) decorre de transporte aéreo. Por conta disso, várias reuniões passaram a ser feitas via Internet, reduzindo assim os deslocamentos.

Para neutralizar essas emissões, foram plantadas 759 árvores nativas da mata atlântica na região de Guarapuava no interior do Paraná. Esta quantidade é o suficiente para criar metade de um hectare de floresta, ou seja uns 5.000 m².

Promover “eventos verdes”, com emissões de GEE reduzidas e neutralizadas, tem sido a opção de um número cada vez maior de empresas, atentas às questões ambientais.

O 7º Nastur também foi elaborado seguindo esta diretriz e todas as medidas necessárias foram tomadas para amenizar o impacto ambiental causado por este acontecimento. Dentre elas, podemos citar:

* A realização dos eventos paralelos em ambientes com iluminação natural, evitando assim o desperdício de energia;
** A utilização de papel reciclado na elaboração de todo o material impresso distribuído durante o evento;
*** A utilização de recipientes para a coleta seletiva de lixo, ao longo de todo o circuito das exposições.

A Nascimento Turismo deu um exemplo de inovação e preocupação ecológica ao oferecer para os agentes de viagem todas as informações sobre os produtos da empresa gravados em um pen drive, o que evitou a utilização de uma grande quantidade de papel, além de agradar muito mais aos convidados.

Galeria de imagens
Evento em Dia com o Planeta
       

 

 

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