Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: OXITENO FINAL DE ANO
Candidato: B2 Experience Makers
Cliente: OXITENO SA INDUSTRIA E COMERCIO
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Oxiteno - Rumo ao Futuro

A OXITENO, ao longo de mais de três décadas de história, tem evoluído de modo consistente, aprimorando o atendimento aos seus clientes e trabalhando com excelência e qualidade em tudo o que faz. É uma das empresas do Grupo Ultra, que também atua nos setores de armazenagem, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - a Ultragaz - e no transporte, armazenamento e operação de terminais para produtos especiais, a Ultracargo. A Ultrapar, um dos mais sólidos grupos industriais brasileiros, é gestora destes três negócios.

As operações da OXITENO são integradas e, aliadas a uma alta produtividade, garantem a eficácia de performance dos seus produtos nos diversos mercados em que atua, que vão desde o setor de cosméticos, embalagens para bebidas até o de fluidos para freios, e de tintas e vernizes. A linha de produtos da OXITENO abrange intermediários orgânicos, solventes, tensoativos e especialidades químicas. A OXITENO atua em mais de quarenta países, nos cinco continentes. Cerca de 30% da sua produção é exportada para uma vasta gama de empresas, no mundo inteiro, por meio de uma rede de distribuidores, representantes e agentes.
Os esforços contínuos de capacitação mercadológica, tecnológica e de pessoal permitem à OXITENO apresentar um crescimento permanente e sustentável. Seus profissionais são pró-ativos e disponíveis para entregar soluções criativas, ágeis e sob medida, essenciais para o sucesso dos seus clientes.
Na busca constante por crescimento, em um mercado cada vez mais globalizado e de acirrada concorrência, a Oxiteno começa o século XXI fortalecendo sua estratégia de internacionalização com a aquisição de unidades no México e, mais recentemente, com a compra dos ativos de uma unidade de tensoativos na Venezuela, além da abertura de escritórios comerciais na Argentina, Estados Unidos e Bélgica.
A empresa completou 35 anos em dezembro de 2008, a comemoração foi realizada junto com a festa de final de ano, onde mostramos que durante esses 35 anos muita coisa mudou, isso foi mostrado através de acontecimentos durante o período.

Além de mostrar o passado a nossa idéia foi motivar todos para os próximos 35 anos da Oxiteno, com o tema “Rumo ao Futuro”. Simbolizamos o futuro na festa e convidamos todos os funcionários a fazerem parte da constante evolução da Oxiteno em uma festa/viagem inesquecível.

Objetivos de Marketing:
- Integrar os funcionários, Comemorar 35 anos da empresa e Motivar e descontrair os Funcionários .

Galeria de imagens
Entrada do Evento
       

 

Ficha Técnica do Evento:

Título: Festa Final de Ano Oxiteno
Tema: Rumo ao Futuro
Período: 11 de dezembro de 2008
Local: 011 Eventos, São Paulo
Horário: início às 20h
Presentes: 230 convidados
Buffet: Patê Maison
Banda: Frank Elvis & Los Sinatras

A Festa foi dividida em 02 etapas, pré-evento onde lembramos através de teasers os acontecimentos dos últimos 35 anos da Oxiteno e o evento, propriamente dito, onde mostramos como seriam ainda melhores os próximos 35 anos da empresa, fazendo com que os funcionários participassem de uma viagem rumo ao futuro.

Pré-Evento:

Foram enviados 11 teasers nos quais, através dos anos, fizemos um paralelo do que estava acontecendo no mundo e do que estava acontecendo na Oxiteno. Os anos utilizados para esses paralelos foram: 1973, 1978, 1984, 1985, 1989, 1990, 2001, 2003, 2006, 2007, 2008.

1973: Em 1973 o Brasil entra no calendário oficiala Fórmula 1 e estréia com vitória de Emerson Fittipaldi, no mesmo ano em que a Oxiteno pisa fundo iniciando sua produção em Mauá.
1978: Em 1978 a Miss Bahia Laura Angélica brilhou nas passarelas de Londres, a Oxiteno brilhou na Bahia com a inauguração de sua maior unidade produtiva no Pólo Petroquímico de Camaçari.
1984: Em 1984 o movimento de Diretas Já fortaleceu a democracia do Brasil. Na mesma época O centro de P&D em Mauá fortaleceu nosso processo de desenvolvimento de produtos e o relacionamento com o mercado.
1985: Em 1985 o estado de SP amplia fronteiras com a inauguração do aeroporto de Cumbica e a Oxiteno amplia sua atuação com a chegada a Tremembé.
1989: Em 1989 o muro de Berlin foi derrubado em nome da liberdade. Ainda em 89 a Oxiteno rompe barreiras e chega a Triunfo-RS, garantindo sua presença nacional de norte a sul do País.
1990: Em 1990 foi lançado ao espaço o Telescópio Hubble para estudar a história e evolução do universo. Ainda em 90 a Oxiteno recebe seu primeiro grupo de trainees, investindo na evolução de novos talentos.
2001: Em 2001 a seleção masculina de vôlei é campeã da Liga mundial, mostrando nas quadras o resultado de uma equipe gerenciada com metas e objetivos claros. Neste mesmo ano a Oxiteno foi a primeira petroquímica brasileira a implementar o BSC (ferramenta de gestão de Estratégia).
2003: Em 2003 o mundo comemora 50 anos da conquista do topo mais alto, o Monte Everest. Neste ano a Oxiteno em sua escalada rumo ao crescimento chega ao México com a aquisição da Canamex Químicos.
2006: Em 2006 o Brasil comemora 75 anos da inauguração do Cristo Redentor, e a Oxiteno comemora a inauguração do escritório comercial de Buenos Aires.
2007: 2007 foi um ano decisivo para a popularização da tecnologia digital com a chegada da TV digital no Brasil. Ano decisivo também para a internacionalização da Oxiteno com novas aquisições no México e a compra da Arch Química na Venezuela.
2008: Em 2008, a Oxiteno já tem 25% de seu quadro de funcionários no exterior, somos, assim como os atletas olímpicos, um grupo formado por várias nacionalidades e etnia materializando sonhos perseguidos em anos de dedicação e aprimoramento. Em Pequim, a conquista de medalhas, na Oxiteno, a partida da planta Oleoquímica.
Após o envio de todos os teasers foi encaminhado um save the date.
Os convites impressos foram produzidos em formato de passaporte, fazendo com que os funcionários já entrassem no clima de viagem, todos foram personalizados com nome e foto de cada funcionário, mostrando o cuidado e importância de cada um deles nesta viagem.
Para finalizar a etapa pré-evento encaminhamos um remember the date para que ninguém se esquecesse da viagem inesquecível que estava por vir.

O evento foi todo idealizado com o objetivo de que todos os convidados se sentissem literalmente em uma viagem inesquecível, com riqueza de detalhes conseguimos transportar os convidados “Rumo ao Futuro”.

Na área externa o convidado passava por um túnel onde foram colocados 05 banners que formavam o logo da Oxiteno com efeito de alumínio, identificando o local e preparando para o que estava por vir.
Ao final desse túnel chegavam a uma área onde faziam o check-in para entrada na festa, recepcionistas com uniformes personalizados de atendentes de Cia aérea davam as boas-vindas aos convidados.
Na área do “check-in” foram colocados 03 balcões com esteiras cenográficas com malas de viagem, na parte de trás foi produzido cenografiocamente um painel de “embarque” e “desembarque” com os vôos domésticos e internacionais, listando as localidades onde a Oxiteno está presente, no Brasil e no mundo.
A porta de vidro que separava o “check-in” da área interna foi toda adesivada com uma imagem de avião em decolagem e na entrada desta porta tínhamos um comandante que dava pessoalmente as “Boas vindas” a todos os passageiros, os convidados.
A ambientação interna do evento foi desenvolvida para que todos se sentissem dentro de uma aeronave, havia um corredor como se fosse a parte central da aeronave e nas laterais onde seriam as poltronas foram criados lounges. O fundo do salão, onde estava o palco, foi adesivado com um back-drop mostrando a cabine de comando, neste palco foram realizadas as apresentações do presidente e da banda posteriormente.
Antes do speech do presidente da Oxiteno, tivemos uma locução especial, na qual como um chamado de aeromoça, os passageiros foram convidados a participar da grande viagem “rumo ao futuro” que a Oxiteno iniciava naquele dia. O texto motivacional encantou os funcionários.
Foram espalhados sofás, pufes, bistrôs, mesinhas e arranjos em vidro com gel cristal para completar a ambientação do espaço.
A parte gastronômica ficou por conta do impecável serviço do Patê Maison, servindo um delicioso coquetel seguido de jantar.
Para animar os convidados contamos com a presença da banda Frank Elvis que deu um show de animação.
Como encerramento, tivemos uma bela mesa de café e entrega de brindes relacionados a viagem, um kit freeshop, com mini bebidas, mini toblerones e chocolate Lindt.

Galeria de imagens
Teaser 1973
Teaser 1978
Teaser 1984
Teaser 1985
Teaser 1989
Teaser 1990
Teaser 2001
Teaser 2003
Teaser 2006
Teaser 2007
Teaser 2008
Savethe date
Convite
Remember the date
Banners na entrada do evento
Balcões de “check-in” com esteiras cenográficas e painel de “embarque” e “desembarque”
Entrada simulando pista de aeroporto
Equipe de recepção uniformizada de comissárias de bordo
Corredor simulando a parte central da aeronave, com iluminação de chão e nas laterais
Cenografia do local
Cenografia do local
Fundo de palco simulando cabine do avião
Buffet Patê Maison
Banda Frank Elvis
Brinde conceitual
         

 

A divulgação do evento foi feita através de teasers eletrônicos seqüenciais e um convite impresso personalizado para cada convidado, no formato de passaporte. Para isso, solicitamos ao RH da empresa uma foto 3x4 de cada funcionário e os convites foram impressos com dados variáveis para que as fotos e a “assinatura” de cada um fosse devidamente personalizada.
Como estratégia de envolvimento durante o evento, produzimos uma locução motivacional remetendo ao ambiente de aeroporto e logo no início os funcionários já eram convidados a embarcar “Rumo ao Futuro”. O roteiro foi produzido internamente, apenas a produção da vinheta foi terceirizada. Essa locução foi passada um pouco antes do speech do presidente.
A montagem aconteceu em apenas um dia, o próprio dia do evento, pois não havia disponibilidade da data anterior para que pudéssemos começar com mais antecedência. Todos os equipamentos foram levados e instalados, mas apenas poderíamos realizar os testes de luz a noite, meia hora antes do início do evento e não haveria tempo para refações, caso alguma coisa desse errado.
A iluminação do “corredor central do avião” era feita com uma fita fosforescente e, até o momento da chegada dos convidados e do escurecer da noite, não podíamos ter certeza se o efeito seria satisfatório. Para amenizar essa dúvida e aumentar o efeito, fizemos com que o tapete ao redor fosse azul marinho bem escuro. Quando todos os convidados chegaram, as luzes cenográficas estavam acesas e ao escurecer da noite lá fora, o efeito da fita ficou muito bem realçado e realmente a impressão que se tinha era a de estar entrando em um corredor com iluminação nas laterais!
Todo o ambiente deveria transmitir a sensação de que as pessoas estavam dentro de um aeroporto e, mais especificamente, em um avião. Até mesmo a escolha do local para o evento foi pensada dentro dessa perspectiva, pois o 011 tem um formato retangular e comprido, o que colaborou com a materialização do conceito.
O projeto foi pensado em todos os detalhes: na área de entrada, os balcões de “check-in” com atendentes de Cia aérea e painel de vôos; a porta que separa a entrada da área do coquetel foi adesivada como uma imagem de decolagem de avião e um promotor vestido de comandante era quem abria e recebia os convidados; e, por último, a área do evento, que era o próprio avião, com corredor central iluminado, mesas e cadeiras nas laterais e, ao fundo, uma vista da cabine do piloto com as janelas e a pista de pouso ao fundo.
Toda a direção artística e a elaboração do roteiro do evento, bem como da locução da aeromoça foi produzido e coordenado pela equipe de planejamento de eventos da B2.
Foram produzidos gobos para moving lights, personalizados com o logo da empresa e selo “rumo ao futuro” e eles fizeram parte da decoração do evento, mostrando que aquela viagem incrível não era qualquer viagem e sim, a viagem da Oxiteno Rumo ao Futuro!
A produção dos uniformes foi terceirizada, mas sua criação foi feita pela B2, com referências claras de empresas de aviação. Os das promotoras era composto por uma saia, camisa, lenço de pescoço e cap; o do piloto era um terno escuro, característico da aeronáutica e até mesmo toda a brigada de garçons recebeu adereços: as mulheres, um lenço para o pescoço e os homens, um cap.
Os brindes foram idealizados, comprados e manuseados internamente, para garantir um excelente padrão de qualidade.
Por se tratar de um evento interno, não fizemos divulgação do mesmo na mídia com assessoria de imprensa, mas a sua repercussão dentro da Oxiteno na fase de teasers e também no período logo após a festa foram indiscutíveis! Tivemos uma grande cobertura fotográfica e as fotos foram disponibilizadas na intranet para que todos os funcionários pudessem ter acesso e baixá-las em seus computadores para guardar de lembrança.
Estavam presentes no evento 01 produtor geral, funcionário da B2, 06 coordenadores extras selecionados entre os fornecedores homologados da agência, com funções específicas pré-determinadas, além do atendimento da conta, focado em antecipar as preocupações do cliente e acompanhá-lo durante todo o evento. Como procedimento padrão da B2 toda a equipe de produção recebe do produtor geral do evento os documentos necessários para o seu trabalho, que são: informativo (descritivo do cliente, perfil do público, motivo do evento e informações gerais sobre planta do espaço, serviços oferecidos) e descritivo de tempos e movimentos (agenda minuto a minuto com check list de ações para cada acontecimento do evento).

Galeria de imagens
Fita Fosforescente
Gobo com logo Oxiteno e do evento
Iluminação Cenográfica
Iluminação Cenográfica
 

 

Por se tratar de um evento interno, não existem índices de geração de negócios ou indicadores econômicos, portanto o que podemos relatar é um indicador qualitativo, do sentimento das pessoas, a festa refletiu valorização, reconhecimento e respeito ao funcionário, reconhecendo sua contribuição nos 35 anos de história da Oxiteno.

O nível de aceitação foi de 100%, a satisfação das pessoas foi total.
O evento foi o mais elogiado dos últimos 05 anos, por parte de todos os convidados, gerando um recall muito positivo na empresa durante todo o ano.

Depoimentos Cliente:

“Olá pessoal,
Primeiramente PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS !
Sucesso total e absoluto, todos adoraram, não tenho o que falar, tudo saiu perfeito (veja email do Parolin abaixo)
Queria agradecer principalmente a Renata por todo empenho, dedicação, proatividade, valeu!
Ao Edu, que é um fofo, sempre atento a tudo, preocupado, alinhando todos os detalhes, me passou sempre muita tranquilidade.
Ricardo, vc tem uma equipe sensacional !
E por favor, passem meus parabéns e agradecimentos a todos os demais que estavam lá, e que se emprenharam mutio e que não citei aqui
Acho que estavámos todos numa sintonia muito legal, uma energia boa, foi isso que fez da festa o sucesso que foi !
Outro ponto, a festa estava pronta no horário (19h) sem nenhum atraso, eu nunca tinha visto isto antes !!! Muito bom mesmo !!”
Patricia Merli Antunes
Oxiteno – Comunicação interna

Após o evento, foi realizada uma pesquisa para medir a satisfação em todo o processo, medindo os quesitos de execução como pré-evento, evento, fechamento e a qualidade do serviço de um modo geral.

Média de Atendimento: 9,06
Média de Produção: 8,44
Média de Planilha (fechamento financeiro): 10,00

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube