Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: NATURA EKOS CARNAVAL EXPRESSO 2222
Candidato: B2 Experience Makers
Cliente: Natura Inov. Tecn. e Prod. Ltda
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Fachada do estande Natura Ekos

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações humanas, hoje presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a empresa líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor de venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A Natura busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental, e acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isto, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.

Os produtos da Natura são a maior expressão da essência da empresa. Para desenvolvê-los, mobilizam redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na produção dos produtos, não utilizam testes em animais e fazem observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.

Natura Ekos
A linha Natura Ekos nasceu da natureza, da biodiversidade, e inspirou-se nos brasileiros que vivem da terra e com a terra, chamados pelos estudiosos de "populações tradicionais" do Brasil. Observadores atentos da nossa natureza, essa gente cabocla, sertaneja, indígena ou caiçara aprendeu muito durante os séculos sobre o uso das plantas, tanto na alimentação quanto para a cura e prevenção de doenças.
Natura Ekos, um nome que inspira e que nos religa com a natureza. Ekos é para a Natura um nome pleno de significados, passando pelo grego oikos, a nossa casa; pelo tupi-guarani, em que ekó é sinônimo de vida; e também pelo latim, onde echo corresponde a tudo que tem ressonância, reverbera, logo será ouvido. A linha Natura Ekos procura despertar a consciência de que fazemos parte da grande cadeia da vida, na medida em que em nossos momentos diários, em nossos cuidados conosco, pode estar presente a riqueza da biodiversidade brasileira, sua natureza e sua cultura.

Galeria de imagens
Portal de Entrada do estande Natura Ekos
Lounge parte de externa e bar
Lounge de descanso dos foliões
   

 

Para toda a equipe Natura Ekos produzimos uniformes personalizados Natura Ekos tem tudo haver com Bahia, com a alegria da nação baiana, com a energia do maior carnaval do mundo...

A união entre o melhor e mais vip dos camarotes de Salvador com a marca que mais representa a beleza do povo e dos recursos brasileiros.

Foi desenvolvido então o Espaço Natura Ekos no Camarote do Expresso 2222. Este espaço foi desenvolvido para proporcionar um momento de relax aos convidados do Camarote Expresso 2222.

Um local sofisticado e aconchegante onde os convidados puderam ter um momento tranqüilo e energizante durante a folia do carnaval.

No local foram disponibilizados serviços de massagem para os pés, cabeleireiros e maquiadores.

Objetivos de Marketing da Campanha/Ação:
- Proporcionar um momento prazeroso e de bem estar aos convidados do Camarote Expresso 2222.
- Divulgação da Linha Natura Ekos.

Ficha Técnica do Evento:

Título: Natura Ekos Carnaval Expresso 2222
Tema: Espaço Natura Ekos
Período: Carnaval 2009 - 20 a 24 de fevereiro, durante os 5 dias de Carnaval.
Local: Salvador / BA
Horários: O camarote Expresso 2222 funcionava das 17h00 às 04h00 e o espaço Natura Ekos e seus serviços ficavam disponíveis ao público por 8 horas durante o período das 18h00 às 02h00.
No espaço Natura foi criado um SPA, ambiente extremamente agradável, onde todos podiam renovar suas energias com deliciosas massagens para os pés, mãos ou costas, realizadas por massoterapeutas. Para os que precisavam renovar o look durante a grande festa, usufruíam dos serviços de cabeleireiros e maquiadores do Jacques Janine que ficaram a disposição dos convidados durante todo o período, utilizando produtos Natura Ekos para cabelo e rosto.

Foram produzidas mini toalhas personalizadas com logo bordado de Natura Ekos que foram utilizadas nas massagens e entregues ao final como brinde.

A nossa equipe era composta de:

02 recepcionistas:
Convidavam e orientavam as pessoas para que entrassem no espaço Natura para conhecer mais sobre o mesmo e seus serviços. Faziam o agendamento das atividades, solicitando nome e número de celular para que fosse enviado um SMS quando faltasse aproximadamente 5 minutos para o atendimento daquela determinada pessoa.

03 cabeleireiros/maquiadores:
Profissionais extremamente qualificados estavam à disposição fazendo escovas, penteados e maquiagem nos convidados do espaço Natura. Todos os profissionais pertenciam à conceituada rede de cabeleireiros Jacques Janine.

04 massoterapeutas:
Oferecemos aos nossos convidados uma maravilhosa e relaxante massagem,cada massoterapeuta tinha especialidade em um tipo de massagem: pés, mãos e costas. Sendo que duas tinham como foco as massagens nos pés. A massagem estava disponível no estande das 18h00 às2h00.

01 segurança;
Tivemos segurança patrimonial exclusivo do espaço, das 02h00 às 18h00, quando o espaço não estava aberto ao público.

Tivemos todo o cuidado com o material utilizado no estande que foi 100% natural, utilizando madeira, algodão, além de bancos em fibra natural, cortina de garrafas, vitrine Natura com revestimento de taboa, e pilares revestidos de régua de madeira.

As almofadas tinham estampas de frutas, tais como andiroba e pitanga, trazendo ainda mais o conceito Natura Ekos para o SPA Natura.

Metragem:
- Parte interna: 60m2, SPA e salão
- Parte externa: 60m2 lounge
- Total do estande: 120m2 todo espaço

Galeria de imagens
Massagem Relaxante nos pés
Cenografia - cotina de garrafas
Estande feito com fibra natural
Brinde Personalizado
Lounge produzido na parte externa do estande Natura Ekos
Convidados relaxando com massagens feitas com produtos Natura Ekos
Recepcionistas uniformizadas
     

 

O grande desafio do espaço era atrair público e divulgar os produtos, suas formas de utilização, assim como seus benefícios.

O posicionamento do stand não era estratégico, pois além das inúmeras atrações e interações que os convidados eram impactados, o camarote possuía 3 andares, sendo o último deles o local de menor visitação, onde a Natura optou por utilizar. O desafio era grande.

Além dos materiais de comunicação expostos em toda a área do camarote, promotoras caminhavam divulgando as ações que a marca oferecia a seus visitantes. Plasmas foram distribuídos no local e exibiam filmes institucionais da marca, demonstrando a aplicação dos produtos, despertando o interesse dos convidados. O material também apresentava as práticas de responsabilidade social, técnicas de utilização consciente dos recursos naturais e o processo de plantio, extração e produção das matérias-primas utilizadas na linha Ekos.

A oferta de serviços agregou aos foliões que, cansados, relaxavam com técnicas de massagens.
A marca optou por adotar a técnica de reflexologia, já que esta se baseia em pontos das mãos e dos pés que correspondem a partes do corpo. A planta dos pés é o mapa detalhado que indica o estado de todos os nossos órgãos. Trabalhando nesses reflexos e aplicando os óleos e cremes da linha Ekos, os convidados receberam uma maravilhosa e relaxante massagem nos pés, mãos e costas, renovando assim suas energias para retomar a folia. A estratégia foi extremamente assertiva. O numero de massagens foi além daquele estimado.

Com intuito de evitarmos filas e demora no atendimento, os convidados faziam o agendamento e eram avisados de seu horário através de envio de mensagem SMS, uma forma prática e diferenciada de lembrá-los. Muito inovador.

A vaidade também não foi esquecida, e a marca utilizou e divulgou seus produtos da linha de maquiagem, através da montagem de um salão Jaques Janine em seu espaço. Os profissionais qualificados geraram grande demanda, ao maquiar e pentear as convidadas, que mesmo com o calor de Salvador e o agito propiciado pelas músicas locais, não abriam mão da beleza.

Galeria de imagens
Parceria com Jaques Janine
Equipe em ação
Presença de celebridades nas ações dentro do camarote
Convidados aguardando serviços Natura
 

 

O investimento feito para realização da ação foi proporcional à exposição da marca. O espaço montado pela B2 dentro do camarote foi altamente visitado obtendo um grande sucesso.

O objetivo principal dessa ação foi gerar visibilidade e construção da marca Natura Ekos, porém sem dúvida, ela contribui com os excelentes resultados que a marca teve na região de Salvador no período.

O fluxo de pessoas que visitaram o espaço Natura Ekos foi em torno de 400 pessoas/dia, ou seja, conseguimos impactar diretamente 2.000 pessoas durante todo o carnaval.

Foram realizadas aproximadamente 150 massagens/dia, totalizando 750 massagens para os 05 dias de carnaval. O tempo médio de cada massagem foi de 15 minutos.

Em torno de 1.000 pessoas utilizaram os serviços dos cabeleireiros e maquiadores Jacques Janine durante os dias de folia.

O estande contou com a presença de diversas celebridades.

Tivemos um bom número de mídia espontânea, no total 12 publicações, porém o cliente não autorizou a divulgação do valor exato.

Galeria de imagens
Celebridades animaram o estande Natura Ekos
Artistas passearem pela estande
Muita badalação
Encontro de amigos no estandde na Natura Ekos
Celebridade após sessão de beleza Natura Ekos
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube