Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PLANETA EXPO 2009 - ESSA FESTA É SHOW
Candidato: Degrau Comunicação
Cliente: Cia da Expo
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Planeta Expo. Esta festa é show

Planeta Expo: esta festa é show.


Planeta expo, está festa é show.
Número de participantes: 350 mil pessoas
Local: Fernandópolis-SP
Data: 21 a 31 de maio de 2009
Abrangência: estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
Entidade Promotora: Cia da Expo
Conceito do Evento: Feira Agropecuária


Degrau Comunicação

A busca incansável por resultados, encontrar o consumidor onde ele estiver, entender que a criatividade está acima de qualquer estrutura física e que comunicação não se faz só com propaganda é que tem feito da Degrau uma agência realmente diferenciada e premiada nacionalmente.
Em nosso caso é a paixão e a obsessão por resultados que fazem essa diferença. Faz cada um de nossos clientes ser tratado como único e o mais importante. Fez o “sim” vir antes do “não”. Faz a gente aprender com diferenças, testar e corrigir. Enfim é assim que estamos construindo a nossa história de conquistas e a colocando na memória do consumidor campanhas que caíram na boca do povo e estratégias de marketing, que ajudaram a construir marcas regionais poderosas.



Exposição Agropecuária e Industrial de Fernandópolis

A Exposição Agropecuária de Fernandópolis-SP sempre foi considerada uma boa feira regional, mas sempre contou com a sorte de ter bons administradores públicos (prefeito) uma vez que a promoção do evento era do município. Assim, a qualidade do evento oscilava conforme a qualidade e competência dos prefeitos que passavam por lá.
As pessoas que sempre tiveram um papel de destaque nas 41 edições anteriores da feira, estavam preocupadas com o declínio apresentado nas ultimas edições do evento e que refletia por sua vez a performance nada satisfatória do prefeito da época. Ou seja, a qualidade da feira era reflexo da qualidade do administrador da cidade.
Assim que o novo prefeito assumiu em janeiro de 2009, a Cia da Expo que havia se constituído em uma entidade, sem fins lucrativos, fez uma proposta de comodato para a prefeitura, assumindo não só a expo, mas todo o parque, inclusive a sua manutenção durante todo o ano. No final de janeiro o contrato foi assinado passando a Cia da Expo a condição de promotora do evento.
Assim que a Cia da Expo tomou posse, sabia que tinha um grande desafio pela frente;(ainda mais no auge da crise econômica que abalava o mundo) de dar novos rumos a expo de Fernandópolis e por isso buscar uma ajuda profissional.

Galeria de imagens
Divulgação
Identidade Visual
Camiseta Oficial
Blitz
 

 

A Degrau foi contratada para um novo impulso a feira e colocá-la em um lugar de destaque nacional.
Enquanto muitos eventos (no auge da crise) eram transferidos ou cancelados planejou-se para Fernandópolis a maior feira de todos os tempos. O Planeta Expo. Está festa é show.
O Planeta Expo substituiu, estrategicamente a tradicional Exposição Agropecuária. Estrategicamente sim, porque seria diferente de todas as edições anteriores e das demais feiras da região que privilegiam o rodeio.
Dessa forma o Planeta Expo passaria a ganhar status de único e não um a mais.
Dentro da estratégia de marketing e do planejamento apresentados, focou-se nos dois atrativos mais representativos da feira: os shows e a qualidade do rodeio.

Estratégia para público

A edição anterior da feira (2008) havia levado 240 mil pessoas em onze dias. Para 2009 havíamos planejado chegar as 300 mil pessoas.

• Foram comercializados antecipadamente em toda a região 20 mil passaportes para todos os dias com desconto de 50% até 30 dias antes da feira,
• As entidades beneficentes regionais foram responsáveis pela comercialização dos 20 mil passaportes vendidos, retendo 10% do valor.
• Blitz: 3 vans com 4 pessoas cada, percorreram todas as cidades da região para ações de blitz em bares, shopping, festas e baladas.

Galeria de imagens
Arena
Arena II
Show
Show II
Show Ivete Sangalo
Comissão Organizadora
Parque de Exposição
Parque
Planeta Expo
Rodeio
Cenário
Rodeio II
Planeta Expo 2009
   

 

Os shows

Todos os shows foram escolhidos através de voto popular que reuniu mais de 20 mil votos e chegou a uma programação eclética e da mais alta qualidade. Sem dúvida a melhor grade de show do país. Ivete Sangalo, Vitor & Léo, Zezé di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Bruno & Marrone, Roupa Nova, Nx Zero, João Bosco & Vinicius, Jorge & Matheus e Violada Universitária fizeram o Planeta Expo balançar.

O Rodeio

Mais de 200 mil foram distribuídos no Rodeio do Planeta Expo.

Um verdadeiro espetáculo foi preparado para receber a primeira etapa do Circuito Crystal Top Team, que distribuiu a maior premiação do país, R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).

Observação: Em razão dos problemas ocorridos em Jaguariúna, onde morreram 3 pessoas, com shows e rodeio cancelados, a final da etapa Crystal Top Team de 2008/2009 que seria naquela cidade, foi transferida para o Planeta Expo.

Cobertura da Arena

Quanto vale um show de Ivete Sangalo, para se perder numa noite de chuva?

Mais do que ousadia, foi enxergar que um show perdido ou uma noite perdida em onze dias faz muita diferença para todos, inclusive patrocinadores, barraqueiros e principalmente o público que adquiriu o passaporte antecipado. Assim a Cia da Expo fechou contrato com a Top Flex, no valor de R$1.500,00 para garantir pelas próximas quatro edições a cobertura da arena para abrigar 30 mil pessoas.
O palco e a iluminação contratados junto à Sunshine deram show a parte. Uma passarela móvel de 12 metros que saia de baixo do palco foi construída especialmente para abrigar os grandes shows e deixar os artistas mais próximos do público.
A iluminação fazia performance acompanhando a “ôla”, na parte inferior da cobertura.

Catracas eletrônicas

Nos onze dias do Planeta Expo, passaram 350 mil pessoas. Foi contratada para confeccionar os passaportes, entradas do público e camarotes, pelas catracas eletrônicas a RD Sistema de Acesso e durante todo o evento não ouve nenhum problema.





Camarotes

Os 130 camarotes foram comercializados pela internet em tempo recorde.
A organização montou 3 grandes camarotes. Para as autoridades, patrocinadores e imprensa.
Durante os onze dias de Planeta Expo, passaram pelos camarotes mais de 50 prefeitos de toda região, Geraldo Alkmin e o secretário Aloysio Nunes também estiveram prestigiando o evento.
Um dos camarotes mais badalados do Planeta Expo estiveram nomes como Amaury Jr, Ricardo Mansur e os integrantes do time de Pólo Itaipava Team, Amanda Françoso, Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone, o grupo Roupa Nova, Vitor & Léo entre outras personalidades.
Outra atração dos camarotes foi a presença do maior caricaturista do Brasil, Didio Dufrayer, que presenteava os convidados com uma caricatura feita em camiseta com aerógrafo.

Organização

A organização do Planeta Expo foi impecável em todos ao aspectos. Os shows e rodeios começaram rigorosamente nos horários.
Um contingente de 180 pessoas distribuídas em equipes: shows, rodeio, comercial, segurança, atendimento ao público, barracas e imprensa, cumpriram à risca o que se havia planejado.
Uma matéria do jornal “Diário do Povo” de Campinas, abordou a tragédia ocorrida em Jaguariúna, falando em desorganização e nas três mortes. No final, o jornalista responsável aponta o Planeta Expo de Fernandópolis como sinônimo de organização.
Durante os onze dias não houve nenhum incidente que maculasse o evento.

Galeria de imagens
Estrutura Cobertura da Arena
Planeta Expo
Show Bruno & Marrone
Show Roupa Nova
Show
Viola Universitária
Show
Show
Didio Caricaturista - Camarote Vip
Recepção Autoridades
Arena
       

 

Planeta Expo aquece a economia regional.

Os números dizem tudo o que aconteceu no Planeta Expo 2009. Hotéis lotados, comércio aquecido e empregos diretos e indiretos gerados que garantiu ao público um evento de primeira grandeza. Entre os setores mais beneficiados estão o hoteleiro, transporte e comércio.
A festa passou a ser Planeta Expo com direito a muita diversão, shows conceituados, rodeio de alto nível que fizeram a festa esse ano ser considerada uma das melhores do Brasil.
Foi superada a expectativa de público e de movimentação financeira. Foram movimentados mais de R$20 milhões durante o evento.
O investimento total no Recinto de Exposições foi de aproximadamente R$5 milhões provenientes de várias fontes públicas e privadas.
Um dos investimentos foram asfaltamento das ruas em volta do recinto, a cobertura das arquibancadas da arena, construção de novos banheiros e camarotes remodulados.
Além dos leilões de gado, a festa contou ainda com o Pavilhão Industrial e Comercial, Pavilhão da Agricultura com mais 30 expositores, barracas de entidades da cidade e o palco da cultura que trouxe shows com cantores regionais.

Números do Planeta Expo
• 350 mil pessoas durante os 11 dias de festa
• R$20 milhões injetados na economia regional
• 100% dos leitos do Água Viva Thermas Clube lotados de quinta a domingo dos dois finais de semana da festa
• 80% dos apartamentos reservados no Hotel Itália e outros hotéis da região
• 500 empregos diretos
• 4,5 milhões captados através de patrocínios, recursos próprios e recursos obtidos dos governos estadual e federal.
• 10 shows musicais
• 12 metros é o tamanho da passarela construída para os grandes shows
• Mais de 200 mil em prêmios no rodeio
• 1 carro zero quilometro para o campeão em cavalo
• 1 camionete para o campeão da 1º etapa do Circuito Crystal em touro

Daqui pra frente o nome Planeta Expo ficará permanente. A agência já está com o plano de merchandising para o Planeta Expo 2010.
O grande desafio para 2010 será superar a de 2009.

Galeria de imagens
Clippagem
Entrevista Amaury Jr.
Clippagem II
Clipping III
Clipping IV
Clipping V
Clipping VI
Clipping VIII
Clipping IX
Clipping X
Clipping XI
Clipping XII
Clipping XIII
Clipping XIV
Clipping XV
Clipping XVI
Clipping XVII
Clipping XVIII
Clipping XIX
Clipping XX
Clipping XXI
Clipping XXII
     

 

Planeta Solidário

O planeta Expo distribuiu R$90.000,00 (noventa mil reais) para entidades beneficentes que foram responsáveis pela venda dos passaportes.

Rodeio Solidário

O Circuito Crystal Top Team arrecadou R$1.000.000 (um milhão de reais) e foi entregue no Planeta Expo, o cheque à diretoria do Hospital do Câncer de Barretos.
Somente no Planeta Expo foi arrecadado (as pessoas passavam o chapéu umas as outras) 120 mil reais onde o invicto touro Herdeiro, um dos mais temidos na atualidade foi desafiado pelo competidor Adriano Benvindo Pires com o objetivo de arrecadar doações ao Hospital. A instituição recebe pacientes de mais de 1.200 municípios brasileiros, sendo que 99% destes atendimentos são via SUS.
Adriano venceu o touro que perdeu sua invencibilidade no Planeta Expo.

Desafio do Bem

Após ganhar na modalidade touro do Circuito Crystal Top Team e faturar 450 mil reais, Enéas Barbosa, um jovem de 19 anos, natural de Sales-SP, desafiou o touro Duelo, da Cia Classe A. O desafio foi em prol ao Hospital de Câncer de Barretos. Depois de parar 8 segundos no touro, Enéas ganhou mais de R$20 mil reais que foram repassados ao hospital.

Leilões Solidários

Dos leilões realizados no Planeta Expo, dois deles foram destinados para o orfanato Nosso Lar (100 animais leiloados) e para o Grupo Sonhadores de Fernandópolis (50 animais leiloados).

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube