Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PETROBRAS NA RIO, OIL & GAS 2008
Candidato: PETROBRAS
Cliente: PETROBRAS
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Evento Corporativo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
PETROBRAS NA RIO OIL & GAS 2008

A Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo e líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas. Uma companhia integrada, que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, presente em 27 países.

A feira Rio Oil & Gas, que acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro, é o maior evento da indústria de petróleo e gás da América latina e um dos maiores no mundo. Todas as grandes companhias do ramo marcam presença neste evento. O espaço da feira reuniu 5 mil congressistas e 1 mil e 200 empresas, oriundas de 23 países. É na Rio Oil & Gas que as empresas do setor apresentam suas inovações, trocam experiências e firmam contratos, movimentando toda a indústria do petróleo.

A feira é palco de grandes portunidades para o ramo de energia como um todo, e a Petrobras fez-se presente através de um estande de 1.100 m² de área construída, dividido em vários ambientes.

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: A PETROBRAS NA RIO OIL & GAS
TEMA: DESAFIOS PARA UMA NOVA ERA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 39 MIL
LOCAL: RIOCENTRO
DATA: 15 A 18/09 DE 2008
PERIODICIDADE: BIENAL
ABRANGÊNCIA: INTERNACIONAL
ATIVIDADES DO ESTANDE: EXIBIÇÃO DE FILME EM 3D SOBRE O PRÉ-SAL NO ESTÚDIO HOLOGRÁFICO PETROBRAS;REALIZAÇÃO DE COQUETEIS; DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES (DUAS CATEGORIAS); APRESENTAÇÃO DE ATRAÇÕES CULTURAIS (MANGUEIRA DO AMANHÃ, ESCOLA DE CIRCO SOCIAL CRESCER E VIVER, TRUPE DE TEATRO AKOI, GRUPO CULTURAL AFORREGGAE, AFROCIRCO E AFROLATA); APLICATIVO TOUCH SCREEN INTERATIVO COM CONTEÚDOS RELACIONADOS À PETROBRAS. ATIVIDADES PARALELAS: PALESTRAS NA CONFERÊNCIA; COLETIVAS DE IMPRENSA.
ENTIDADE PROMOTORA: DA FEIRA: INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO; DO ESTANDE E ATIVIDADES CORRELATAS: PETROBRAS
CONCEITO DO EVENTO: A PETROBRAS ALINHOU O CONCEITO DO SEU ESTANDE AO TEMA DA FEIRA: “PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO SÉCULO XXI”, DEFININDO COMO EIXO CENTRAL DA SUA COMUNICAÇÃO O SLOGAN: “DESAFIOS PARA UMA NOVA ERA“
PROJETO: O PROJETO É DA ZERO2. O ESTANDE TEVE DUAS FUNÇÕES: RECEBER O PÚBLICO PRESENTE NA FEIRA E FAZER RELACIONAMENTO COM OS PÚBLICOS DE INTERESSE DA PETROBRAS. PARA ISSO, O ESTANDE CONTOU COM DOIS ANDARES. NO 1º ANDAR - ONDE FORAM INSTALADOS O APLICATIVO TOUCH SCREEN INTERATIVO, E O ESTÚDIO HOLOGRÁFICO - , A PETROBRAS RECEBEU OS VISITANTES. AS ATRAÇÕES CULTURAIS FORAM APRESENTADAS EM UM PALCO MONTADO ESPECIALMENTE PARA ESTE FIM. NO 2º. ANDAR, FICAVAM ÁREA VIP E AS SALAS DE REUNIÕES, DE FORNECEDORES E DE IMPRENSA.

Galeria de imagens
Visão externa do estande
Visão do estande com público
Atrações culturais
Aplicativo touch screen interativo: 31 vídeos
Público fez fila para ver o cinema holográfico em 3D
Equipe de promotoras - Distribuição Brindes
     

 

A presença da Petrobras na Rio Oil & Gas configura-se como uma grande oportunidade da companhia interagir com seus públicos de interesse de diversos países, já que circulam pela feira players de todo o setor (como fornecedores, parceiros, técnicos, empresários e executivos) além de jornalistas, cientistas, pesquisadores e estudantes da área.

A feira é palco de oportunidades para o ramo de energia como um todo, e a Petrobras, maior empresa de energia do país, fez-se presente através de um estande de 1.100 m² de área construída, dividido em vários ambientes. Ao todo, mais de 20 mil pessoas passaram pelo estande ao longo dos quatro dias de realização do evento.

A já tradicional participação da Petrobras na feira teve, nesta edição de 2008, muitos desafios: por um lado, tinha que apresentar as descobertas do pré-sal e a expectativa de, com isso, consolidar ainda mais sua posição como um dos líderes mundiais do setor; ao mesmo tempo, precisava sinalizar o seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas energéticas limpas e renovávei.– segmento no qual a companhia vem investindo fortemente.

Também estava entre os objetivos do evento divulgar os projetos da Petrobras nas mais variadas frentes do setor de energia e as novas tecnologias de prospecção em águas profundas e de biocombustíveis. Finalmente, buscou-se dar visibilidade máxima à marca Petrobras no contexto da Rio Oil & Gás.

Outro aspecto a ser destacado é o fato da sede da Petrobras ser no Rio de Janeiro – mesma cidade da realização da Rio Oil & Gas – o que faz aumentar o seu grau de exposição ao mesmo tempo em que gera muita expectativa no mercado de óleo e gás. A correta apresentação da Petrobras neste contexto permite à companhia alavancar novos negócios, construir novos relacionamentos e consolidar relacionamentos já existentes e, acima de tudo, consolidar a sua imagem de empresa de energia referência na América Latina.

CONCEITO
O conceito do estande foi alinhado ao tema da feira: “Petróleo e gás natural no século XXI: desafios tecnológicos”, definindo como eixo central da sua comunicação o slogan: “DESAFIOS PARA UMA NOVA ERA“.

Mais de 500 estandes e atrações disputavam a atenção do público. Era necessário transmitir o conceito da ação logo no primeiro momento em que o visitante entrasse na instalação, além de despertar – e manter - o seu interesse para que ele sentisse vontade de explorar as diversas atrações do estande da Petrobras.

Para isso, optou-se por uma comunicação diferenciada, através de um multimedia touch screen e da montagem de um estúdio holográfico, onde os espectadores podiam assistir a um vídeo sobre a Petrobras em 3D, sem precisar usar óculos especiais.

O tom da comunicação estava focado no futuro, nos novos projetos e nos desafios que a Petrobras terá pela frente - as conquistas e realizações da Petrobras foram usadas apenas no sentido de contextualizar as ações e demonstrar o potencial da companhia para o futuro.

IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual do projeto era inovadora e remetia ao fundo do mar, de forma estilizada, com toques futuristas, fortemente inspirados por grandes projetos da arquitetura mundial, como o cubo d'água de Pequim. Esta referência foi reconhecida pela imprensa e pelo público, que apelidou o estande da Petrobras de “cubo d´água”.

FUNCIONALIDADE
O estande teve duas funções distintas: receber o público em geral e fazer relacionamento com os públicos de interesse da empresa. Para isso, ele foi planejado de modo a ter um ambiente para cada necessidade.

No salão principal era possível receber confortavelmente um grande número de pessoas. Foi aí que as telas multimídia touch screen foram instaladas.

Na segunda parte do estande ficavam as áreas reservadas, como a Sala de Fornecedores, a Área VIP e duas salas de reuniões. Foi montada, também, uma sala de imprensa, com completa infraestrutura para facilitar o trabalho dos jornalistas. Cerca de 50 jornalistas, em média, circularam diariamente na Sala de Imprensa, além de treze jornalistas de vários estados do Brasil que foram para a feira a convite da Petrobras.

ATRAÇÕES - ESTÚDIO HOLOGRÁFICO PETROBRAS
Uma das atrações mais impactantes da feira foi o Estúdio Holográfico Petrobras onde imagens projetadas em três dimensões eram visíveis sem a necessidade de uso de qualquer aparato, como óculos especiais. A atração, praticamente inédita no país, recebeu a visita de mais de 10 mil pessoas. O filme, de 8 minutos, com apresentação dos atores Guilherme Berenguer e Leandra Leal, focava as descobertas na camada pré-sal, conferindo-lhes grande realismo.

ATRAÇÕES - ATIVIDADES CULTURAIS
O estande da Petrobras tornou-se uma grande área de convivência da feira graças às apresentações diárias de atividades culturais.

Programação:

15/09 – Mangueira do Amanhã – Escola de Circo Social Crescer e Viver.
16/09 – Trupe de Teatro Akoi – Grupo Cultural Afroreggae.
17/09 – Afrocirco e Afrolata – Grupo Cultural Afroreggae.
18/09 – Mangueira do Amanhã.

ATRAÇÕES - APLICATIVO TOUCH SCREEN
Montado no saguão principal, disponibilizou um grande leque de conteúdos interativos sobre a Petrobras, atraindo a curiosidade dos visitantes.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Outra novidade do estande foi a Central de Atendimento, que contava com profissionais escalados para responder sobre todos os assuntos pertinentes às atividades da Petrobras. Os especialistas estavam identificados com coletes especiais e munidos de um aparelho de rádio para uma rápida localização. Desta forma, foi possível atender a contento todas as demandas por informações, dos mais variados segmentos de públicos.

BRINDES
Foram produzidas 15.000 ecobags de algodão crú, com a identidade visual do estande. Já o brinde VIP foi uma capa de laptop em neoprene das quais foram produzidas mil unidades.A principal peça impressa foi um folder de 20 páginas + capas, seguindo a mesma identidade visual do estande, denominada UMA NOVA ERA em três idiomas (anexo).

EQUIPE FIXA
Ao todo, mais de 100 profissionais trabalharam no estande durante a Rio Oil & Gas.

Galeria de imagens
Visão do andar térreo do estande
Visão geral interna
Visão do primeiro andar e cenografia
Visão geral com público
Área Vip
Área VIP
Área VIP
Sala de reunião
Sala de imprensa com monitores divulgando informações produzidas pela Agência Petrobras de Notícias
Detalhes LCD com informações na Sala de Imprensa
Central de atendimento
Técnico da Petrobras identificado com colete especial para esclarecimento de dúvidas sobre a empresa
Atração culturar
Atração cultural
Atração cultural
Atração cultural
Atração cultural
Atração cultural
Atração cultural
Atração cultural
Atrações culturais
Atração cultural
Visão do palco onde eram realizados os shows
Painel informava as atrações culturais do dia
Brindes
Presidente da Petrobras e Ministro das Minas e Energia inauguram oficialmente o estande
Executivos da Petrobras fizeram palestras na Conferência, que acontecia em paralelo à feira
     

 

O conceito do projeto foi desenvolvido a partir do desejo da Petrobras de dar visibilidade às recentes descobertas em águas profundas, entre elas o pré-sal. Para tal, foi utilizada uma imagem conceitual do fundo do mar, que norteou todo o desenvolvimento do projeto (foto 1, abaixo).

A Zero2 Arquitetura adotou uma implantação em “L” com dois pavimentos com o intuito de acomodar um programa extenso, liberando a maior área possível para a exposição do estande, onde a cenografia foi desenvolvida. Para diminuir o impacto visual de volumes de tamanhas proporções foi utilizada uma cor única atenuante e um exoesqueleto permeável.

A cenografia ocupou todo o espaço liberado no pé-direito duplo (possibilitado pela opção da implantação em "L"), tornando possível a utilização de grandes blimps infláveis, que "flutuavam" nesse espaço, passando a idéia de “futuro” e reforçando o conceito visual do estande, focado numa “nova era” (fotos 4, 5 e 6, abaixo).

Potencializando o efeito submarino, a iluminação cênica desta área do estande mimetizava ambientes marinhos, com uma luz difusa e alternada.

Os círculos que eram vistos em toda a instalação foram cortados digitalmente nas paredes (fotos 2 e 3, abaixo).

O uso de isopor nas fachadas externas viabilizou a produção do estande, de grandes proporções, em tempo hábil por ser um material leve e moldável, facilitar o manuseio e reduzir drasticamente a estrutura de sustentação do estande, criando condições para o atirantamento de parte da estrutura à treliça do pavilhão. A decisão de utilizar isopor foi crucial para a viabilização do projeto, já que o cronograma de montagem impunha o desafio de produzir quase 1.200m² em apenas 7 dias. O subproduto da montagem foi transformado em assentos para o estande, depois doados para ONGs do Rio de Janeiro.

Alinhado com a preocupação de reduzir o impacto ambiental decorrente da montagem do estande, os materiais utilizados eram recicláveis e reutilizáveis e toda a madeira usada nas paredes internas era certificada.

A principal atração do estande da Petrobras foi o cinema holográfico, uma nova tecnologia de projeção de filmes em 3D, sem a utilização de óculos especiais. A novidade tecnológica, praticamente inédita no país, foi vista por mais de 10 mil pessoas no estande da Petrobras, ao longo dos quatro dias de evento.

Outra novidade foi a utilização de 7 LCDs Touch Screen para apresentar 31 vídeos bilingues sobre as mais variadas atividades da empresa. O recurso tecnológico ficou disponível para o público no centro da área de convivência do estande e atraiu uma grande quantidade de visitantes.

Galeria de imagens
Imagem conceitual do projeto do estande
Detalhe 1 da cenografia-circulos cortados digitalmente
Detalhe 1 da cenografia
Detalhe 2 da cenografia - Blimp 1
Detalhe 2 da cenografia - Blimp 2
Visão do conjunto de blimps
Pufes
Capa do folder institucional disponível em 3 idiomas
Brinde VIP: capa de notebook em neoprene
Uma das telas de entrada do aplicativo touch screen
Tela do Touch Screen sobre biocombustíveis
O aplicativo touch screen ficou conhecido com a
Aplicativo Touch Screen, que exibiu 31 vídeos
Visão do aplicativo touch screen com público
Fila para acesso ao Estúdio Holográfico, onde era exibido um filme em 3D
         

 

O orçamento total do projeto foi de R$1.400.000,00. O maior custo, dentro deste valor, ficou a cargo do estúdio holográfico e das telas multimídia touch screen, elementos que, por outro lado, mais atraíram público e visibilidade para a marca Petrobras.

Os resultados gerais comprovam a execução de um projeto de sucesso. Os laços com os fornecedores e parceiros foram fortalecidos, a marca Petrobras foi reforçada - fato comprovado por pesquisa com visitantes, que indicou que para 77% o estande colaborou para reforçar a identidade corporativa da Petrobras - e o estande da companhia foi o mais visitado (mais de 20 mil pessoas).

O estande da Petrobras foi o mais visitado da Oil & Gas 2008 - mais de 20 mil pessoas, o que superou a expectativa inicial, que era de 10 mil visitantes.
Pesquisa realizada com o público-alvo na saída do estande indicou que, em média, cada um visitou 3,6 estantes durante o evento, sendo que o da Petrobras foi o mais visto.

A aceitação do público-alvo ao estande foi muito positiva, pois 57% alegou ter visto detalhadamente a instalação ou foi nela que mais tempo passou. A empresa que ficou em segundo lugar nesse quesito obteve 40% de aceitação.
73% também disse que o estande Petrobras foi o melhor. Esse número supera em muito a segunda colocada, que ficou com apenas 19% da preferência. Levando em consideração que havia mais de 500 atrações em toda feira, a marca de 73% de predileção do público ganha importância redobrada.

O desafio de transmitir informações relevantes foi superado, pois 68% alegou que o estande foi o que mais passou informações úteis. 70% dos visitante elegeu as telas multimídia touch-screen como a atração que mais chamou a atenção e 77% julgou que o estande colaborou para reforçar a identidade corporativa da Petrobras.

Imprensa: Em pesquisa de satisfação realizada pela Petrobras, 73% dos jornalistas avaliaram como ótima a estrutura da sala de imprensa e 82% consideraram ótimo os conteúdos apresentados. A participação da Petrobras na feira resultou em 7 matérias de rádio, 10 de TV, 37 de jornal e 40 na Web.

Resultados com parceiros e fornecedores - Foram atendidas no estande, na área própria para este fim, 133 empresas, das quais 94 nacionais e 39 estrangeiras.
Resultados globais da Rio Oil & Gas - Estima-se que no ano de 2008 a feira Rio Oil & Gas como um todo tenha gerado negócios que giram em torno de US$ 500 milhões.

Melhoria no ranking global do setor - No ínicio de novembro de 2009, a Petrobras alcançou o sexto lugar no ranking das 250 Principais Empresas de Energia Globais da Platts, uma das líderes mundiais em informações sobre energia e commodities. A companhia subiu seis posições em relação ao ano passado, ultrapassando empresas de países emergentes como Rússia e China. A melhora no desempenho reflete a boa saúde financeira e o sucesso das descobertas na área do pré-sal.

Conclusão: Este conjunto de resultados comprova a execução de um projeto de sucesso. A marca Petrobras foi a mais vista da feira, os laços com os fornecedores e parceiros foram reforçados e a empresa conseguiu comunicar o seu posicionamento frente aos novos desafios do setor de forma integrada tanto aos seus objetivos de negócios como institucionais.

Toda a madeira utilizada na construção do estande era certificada.

Todas as atrações culturais apresentadas no estande são patrocinadas pela Petrobras e portanto, com forte orientação social (Mangueira do Amanhã, Escola de Circo Social Crescer e Viver, Trupe de Teatro Akoi, Grupo Cultural Afroreggae, Afrocirco e Afrolata).

Em 2008, a Petrobras investiu cerca de R$ 556,8 milhões em mais de 2.300 projetos sociais, ambientais, esportivos e culturais. Essas iniciativas são avaliadas por meio de comissões específicas, e selecionadas de acordo com critérios amplamente divulgados.

Todas as normas de SMS (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) adotadas pela Petrobras em suas operações são observadas também na produção de eventos internos e externos que levam o seu nome. Os fornecedores são informados sobre tais exigências e trabalham em sintonia com os rigorosos critérios que devem ser observados em prol da qualidade e segurança das instalações.

De acordo com o Código de Ética da Petrobras, a companhia compromete-se a disponibilizar para os prestadores de serviços do Sistema Petrobras, quando em atividade a serviço da empresa, as mesmas condições saudáveis e seguras no trabalho oferecidas aos seus empregados.

A Petrobras exige que os empregadosas das empresas prestadoras de serviços também respeitem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos neste Código, enquanto perdurarem os contratos.

A seleção e contratação de fornecedores e prestadores de serviços baseai-se em critérios estritamente legais e técnicos de qualidade, custo e pontualidade, e exige perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social e ambiental, recusando práticas de concorrência desleal, trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório, e outras práticas contrárias aos princípios deste Código, inclusive na cadeia produtiva de tais fornecedores.

 

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