Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PETROBRAS ESPORTE MOTOR
Candidato: PETROBRAS
Cliente: PETROBRAS
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
PETROBRAS ESPORTE MOTOR 2008

A palavra-chave para a associação da Petrobras a um determinado esporte é afinidade com os atributos da marca e com os valores da empresa que tal patrocínio permite que sejam trabalhados na sua comunicação.

Neste contexto, os esportes motor tem alto grau de afinidade com o negócio Petrobras, não apenas por demandarem combustíveis de alta tecnologia, mas também pelo dinamismo, desafio e jovialidade implícitos neste segmento esportivo.

O evento coroa o programa PETROBRAS ESPORTE MOTOR, uma atividade corporativa que visa a apoiar, através de convênios tecnológicos com equipes e patrocínios a eventos,um projeto em cada segmento do automobilismo. Ele foi criado pela Petrobras para dar vibilidade ao conjunto de esportes que a empresa patrocina, proporcionando ao grande público –consumidores de seus produtos, em última instância – a oportunidade de participar de um acontecimento único.

O Petrobras Esporte Motor consiste de uma exibição de rua das categorias de esporte motor patrocinadas pela Petrobras, seguida de uma exposição dos veículos, abertos ao público. Esta, que foi a terceira edição do evento, aconteceu em Salvador. As duas primeiras foram realizadas em São Paulo (2003) e Rio de Janeiro (2007).

Kart, SAE, Fórmula 1, Stock Car, Rally, Truck e Motovelocidade, vibração e energia: esses foram os ingredientes que transformaram Salvador numa grande festa do automobilismo e o Petrobras Esporte Motor numa grande ação de ativação da marca Petrobras.

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: PETROBRAS ESPORTE MOTOR 2008

TEMA: EXIBIÇÃO DE DIVERSAS CATEGORIAS DO ESPORTE MOTOR PATROCINADAS PELA PETROBRAS

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 60 MIL

LOCAL: DIQUE DO TORORÓ, SALVADOR - BA

DATA: 19/10/2008

HORÁRIO: DAS 9H00 ÀS 16H00

VISITAÇÃO: GRATUITA

ABRANGÊNCIA: SALVADOR

ATIVIDADES: 1.EXIBIÇÃO DE RUA DE CARROS DAS CATEGORIAS KART, SAE, FÓRMULA 1, STOCK CAR, RALLY, TRUCK E MOTOVELOCIDADE; 2. EXPOSIÇÃO DOS VEÍCULOS EM TENDAS AMBIENTADAS DE ACORDO COM A CATEGORIA ESPORTE MOTOR A QUE PERTENCEM; 3.AÇÕES DE RELACIONAMENTO NA ÁREA VIP, CENTRO DE IMPRENSA E CAMARINS DOS PILOTOS. O EVENTO CONTOU COM APOIO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA, PROMOCIONAL E DE RELAÇÕES COM A IMPRENSA

ENTIDADE PROMOTORA: PETROBRAS

CONCEITO: DINAMISMO, DESAFIO, JOVIALIDADE E ALTA TECNOLOGIA

PROJETO: O EVENTO FOI ORGANIZADO PELA SANTA CECÍLIA COMUNICAÇÃO, DE SALVADOR, QUE COORDENOU OS FORNECEDORES ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO.

Galeria de imagens
CAPACETE SÍMBOLO DO PETROBRAS ESPORTE MOTOR
PETROBRAS ESPORTE MOTOR
PETROBRAS ESPORTE MOTOR
   

 

ESTRATÉGIAS / TÁTICAS

A estratégia central do evento foi reunir num único local, e de uma só vez, todas as modalidades do automobilismo patrocinadas pela programa Petrobras Esporte Motor, numa ação de grande impacto, alto nível de produção e aberta ao público.
Toda a comunicação visou à consolidação do vínculo da Petrobras com o esporte motor através de materiais promocionais e peças de comunicação com forte apelo visual, muito movimento e linguagem jovem e vibrante.

O evento também seria utilizado com uma vitrine dos projetos da Petrobras em várias frentes e como uma oportunidade de relacionamento com diversos publicos de interesse da empresa.

OBJETIVOS
- Ampliar a visibilidade da marca Petrobras e de seus produtos no contexto do automobilismo, evidenciando toda a dimensão da presença da Companhia no automobilismo nacional e internacional, portencializando o retorno em imagem deste conjunto de patrocínios;

- Reforçar a associação da empresa com os conceitos e atributos do automobilismo;

- Atuar de forma sinérgica com as atividades de publicidade e promoções que seriam desenvolvidas em seguida, em conexão com o GP Brasil de Fórmula 1 e com a comemoração dos 10 anos de parceria da Petrobras com a Williams;

- Gerar oportunidades de relacionamento com o público baiano de uma forma geral e com públicos de interesse específico em espaços desenvolvidos especialmente para este fim;

- Incentivar e promover o automobilismo brasileiro.

PÚBLICOS-ALVO
- Públicos de interesse de relacionamento da companhia - Área VIP;
- Público em geral - Arquibancadas de público e demais áreas;
- Imprensa e autoridades locais.

CONCEITO
Os atributos da marca Petrobras ativados pelo Petrobras Esporte Motor são os de “empresa de energia”, “integrada” e “internacional”.

Os eixos conceituais trabalhados pela comunicação são: dinamismo (competitidade, agilidade, juventude, vibração), desafio (busca da excelência, inovação, superação, talento) e visão de futuro (evolução, desenvolvimento sustentável, fontes alternativas de energia).

EXECUÇÃO
O evento, gratuito, foi realizado no Dique do Tororó, um dos mais famosos pontos turísticos de Salvador, graças ao apoio e a parceria da Prefeitura da Cidade, que autorizou a realização do Petrobras Esporte Motor num domingo, dia 19 de outubro.

Desde às 10h até às 16h, o público pode sentir de perto a adrenalina da Fórmula 1 e da Fórmula Truck, a emoção da Stock Car, o entusiasmo dos jovens pilotos da Seletiva de Kart Petrobras e dos veículos off-road SAE Baja. Também estiveram presentes os veículos da Equipe Petrobras Lubrax (que disputa os ralis Dakar e dos Sertões nas categorias carro, moto e caminhão) e o protótipo do “Green Energy” - carro de corrida da Petrobras presente no filme Speed Racer.

A principal atração foi a apresentação de um carro da equipe AT&T Williams pilotada pelo espanhol Dani Clos, uma das revelações do automobilismo europeu, que acelerou o carro a mais de 250 km/h num percurso de pouco mais de 800 metros.

Além do carro da equipe inglesa, partiparam do evento um caminhão da Fórmula Truck, um carro da Stock Car, os karts da Seletiva Petrobras, os carros off-road SAE Baja. Durante o evento também aconteceu um show de motociclismo.

Um circuito de rua com infraestrutura completa foi montado para receber as múltiplas modalidades que envolvem o projeto Petrobras Esporte Motor. Quase 1 km de pista foi fechada e isolada, ao longo da qual foram montadas arquibancadas, uma Area Vip, uma Sala de Imprensa, uma Sala de Produção, postos médicos, banheiros químicos, camarim, boxes, torres e salas de apoio para os órgão públicos envolvidos na operação. No final da pista foi criada uma grande área para a exposição dos veículos.

MATERIAL PROMOCIONAL UTILIZADO NO EVENTO

2 Blimps; 1.000 camisetas; 800 convites VIP; 1.000 crachás de cores diferentes; 8 painéis de 150m2; 700 pulseiras de cores diferentes; 10 totens de sinalização; 8 faixas/banners de sinalização; envolopamento dos pórticos de largada e chegada; 14 galhardetes de pista; totens tendas de exposição (diferenciado por tenda, de acordo com a modalidade de esporte exibida).

PUBLICIDADE – a campanha publicitária envolveu mídia extensiva e exterior (outdoors e mobiliário urbano), spot de rádio, anúncios em jornais, mídia indoor, internet (blog do evento).

BLITZ NAS RUAS – a atividade foi realizada com o intuito de promover o Petrobras Esporte Motor, aumentando a sua visibilidade. Os promotores interagiam com o público em locais estratégicos, chamando a atenção para o evento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - O evento contou com a parceria da Gerência de Imprensa da Petrobras no trabalho de assessoria de imprensa. Além de uma coletiva sobre o evento em Salvador, a equipe produziu conteúdos e imagens, que foram disponibilizadas para os jornalistas antes e depois do evento. As facilidades proporcionadas pela Sala de Imprensa também contribuíram para o trabalho de divulgação do Petrobras Esporte Motor e criar proximidade com a imprensa regional.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

- 10h00 - Abertura dos boxes para visita exclusiva de convidados;
- 10h50 - Encerramento da visita aos boxes;
- 11h00 - Início das apresentações*;
- 13h00 - Encerramento das apresentações;
- 13h30 - Abertura dos boxes para visitação pública e trio elétrico;
- 15h30 - Encerramento da visitação pública;
- 16h00 - Encerramento do evento;

*Cronograma das apresentações:
SAE (Mini-baja) – 5 min
Intervalo - 3 min
Kart – 5 min
Intervalo - 3 min
Show Motos – 15 min
Intervalo - 3 min
Rally – 5 min
Intervalo - 3 min
Petrobras Green Energy – 5 min.
Intervalo – 3 min
F1 (arrancada) – 10 min
Intervalo - 3 min
Motovelocidade – 5 min
Intervalo - 3 min
Fórmula Truck – 5 min
Intervalo - 3 min
Stock Car– 5 min
Intervalo - 3 min
F1 (arrancada) – 10 min
Intervalo - 3 min
Show caminhões – 15 min

Total: 1h55

Galeria de imagens
STOCK CAR
KART
KARTS
FÓRMULA TRUCK
FÓRMULA TRUCK
SHOW DE MOTOCICLISMO
SHOW MOTO
PETROBRAS GREEN ENERGY
SAFETY CAR
TRUCK
PETROBRAS GREEN ENERGY E F1
CHEGADA
PLATÉIA
Platéia
Platéia
BLIMP
BOX E SALA DE IMPRENSA
BLITZ NAS RUAS
BLITZ NAS RUAS
Blitz nas ruas
AÇÃO AUTORAMA PRINCIPAL SHOPPING SALVADOR
AUTORAMA NO PRINCIPAL SHOPPING DE SALVADOR
HOT SITE PETROBRAS ESPORTE MOTOR
ANÚNCIO DE JORNAL PAG INTEIRA
ANÚNCIO JORNAL 1/2 PAG
POSTER
MIOLO FOLHETO CAPACETE
MOBILIÁRIO URBANO F1
MOBILIÁRIO URBANO MOTO
MOBILIÁRIO URBANO E OUTDOOR
PIRULITO
TOTEM TRUCK
OUTDOOR EQUIPE
UNIFORME ESPORTE MOTOR
MICA CARD F1 CORTADO DE ACORDO COM O CONTORNO DO CARRO
MICA CARD TRUCK (CORTADO DE ACORDO COM CORTORNO CARRO)
MICA CARD FORMATO CAPACETE
FOLDER
IDENTIDADE VISUAL CONSISTENTE
COLETIVA DE IMPRENSA
CARRETA TRANSPORTE
CAMINHÃO DE APOIO AO EVENTO
     

 

O evento demandou as seguintes ações:

-A contratação e coordenação de empresa para montagem e desmontagem de estruturas, salas, tendas, pisos e grades;

- A contratação de todas as equipes de profissionais necessárias ao evento: operadores de áudio, equipe de brigadistas, segurança patrimonial, limpeza, serviços de buffet, além de 50 promotores (25 casais) incluindo a criação e a confecção de uniformes exclusivos para os mesmos; equipe de receptivo e traslados;

- Projeto arquitetônico e de cenografia com elaboração de plantas de ocupação, indicando todas as estruturas edificadas, inclusive área exclusiva para portadores de necessidades especiais;

- Adaptação da identidade visual fornecida pela Petrobras para todas as peças de comunicação visual e sinalização do evento;

- Locação, instalação e operação de equipamentos de áudio e vídeo;

- Planejamento, logística e operação de receptivo e traslado de pilotos e equipe em aeroportos e hotéis;

- Providências necessárias para a legalização do evento (seguros, alvarás, direitos autorais, corpo de bombeiros etc.);

- Projeto e execução de todas as instalações necessárias ao espaço (elétrica, hidráulica etc.), aluguel e manutenção de 200 banheiros químicos, entre outros.


ESTRUTURAS

- Área VIP coberta medindo 22m X 8,20m, composta por 660 cadeiras com encosto.

- Estacionamento exclusivo para os convidados VIPS e para carretas com os carros de competição;

- Duas arquibancadas – uma com capacidade para 3.000 pessoas e a outra com capacidade para 400 pessoas.

- Três postos médicos totalmente equipados e com 4 UTI`s móveis.

- Sala de Imprensa, com 100 m2 e a seguinte infraestrutura: ar condicionado, 10 computadores com acesso à internet, 2 telefones, fax, impressora, bancada com 10 cadeiras, armário com chave para guarda de objetos pessoais; frigobar, serviço de brunch e banheiros químicos.

- As salas de órgãos públicos, com 25 m2, contaram com ar refrigerado, bancada com 10 cadeiras; mesa de reunião e banheiro químico.

- Camarim

- 32 torres

- Dois pórticos medindo 10m de vão livre com 6m de altura cada.
- Tendas da exposição dos carros decoradas com pneus, guard–rails e demais elementos que remetem às diversas categorias esportivas ali apresentadas (como exemplo, no caso dos carros da equipe de rally, foram utilizadas pedras, areia etc).

EQUIPAMENTOS

- Sonorização

- Vídeo - 2 telões de LED de alta resolução estrategicamente posicionados para que a platéia não perdesse um só lance do evento. A área VIP contou com duas tv´s de plasma de 60”.

- Unidades geradoras de energia.

SEGURANÇA DO EVENTO

Para assegurar que o evento fosse realizado dentro do mais alto padrão de segurança, a Petrobras determinou que fossem adotados critérios rigorosos ao longo de todas as etapas do evento, entre elas, equipe de 300 seguranças segmentados por áreas de atuação; equipe de segurança patrimonial para a guarda dos veículos; brigada de incêndio e extintores; acompanhamento de todas as etapas do projeto por técnicos de produção e técnico de segurança do trabalho; aplicação das regras da ABNT na construção, montagem, funcionamento e desmontagem das arquibancadas; todos os materiais tinham que apresentar atestado de retardamento de chamas; pisos e patamares superiores eram de aço galvanizado e podiam suportar cargas de até 600kg por metro quadrado; a área do evento foi monitorada por 20 câmeras digitais de 360º .

O orçamento total do evento, de aproximadamente R$ 1,7 milhão, contemplou todas as ações a ele relacionadas, incluindo a publicidade e as promoções.

Público: O público estimado era de 50 mil pessoas. O evento contou com 60 mil participantes, 16% superior às previsões, 20 mil a mais do que o evento de 2007 e 30 mil a mais do que a primeira edição do evento, realizado em 2003.
Retorno editorial – o custo publicitário relativo à midia espontânea obtida nos diversos segmentos da imprensa foi de R$ 1.031.883,52 (levantamento da Millennium Comunicação Integrada através do sistema de mensuração QualiClip).

Pesquisa - Avaliação da Satisfação: A Petrobras conduziu uma pesquisa após o evento através da empresa Núcleo de Marketing. A pesquisa foi quantitativa, realizada através de entrevistas pessoais aplicadas a 472 expectadores do evento com o auxílio de um questionário semi-estruturado e padronizado. Foram excluídos da amostra funcionários e terceirizados da Petrobras, pesquisadores de mercado, publicitários e profissionais que trabalham em empresas montadoras de estandes do evento.

Os objetivos da pesquisa foram:
1: Avaliar a percepção do público sobre o evento, considerando: a proposta de trazer as categorias de Esporte Motor para as ruas; o grau de atratividade, interesse; a divulgação (campanha e ações; - a estrutura e organização [segurança, limpeza, acesso, visibilidade]; a contribuição do evento para reforçar e divulgar a imagem da Petrobras.

2: Avaliar os reflexos do histórico de patrocínio da Petrobras em Esporte Motor, considerando: conhecimento e percepção dos patrocínios; percepção do papel da Petrobras no incentivo ao Esporte Motor e ao automobilismo (no Brasil e no exterior); associação do desenvolvimento tecnológico dos produtos Petrobras a partir da utilização das competições como laboratório de testes dos combustíveis e lubrificantes.

RESULTADOS DA PESQUISA (realizada pela empresa especializada NÚCLEO DE MARKETING):

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DO EVENTO - Neste quesito, os entrevistados tinham quatro opções de respostas: muito interessante – interessante – pouco interessante - nada interessante, e ninguém optou pela última. Na média, 81% do entrevistados valorizaram a proposta do evento, qualificando-a como muito interessante.

AVALIAÇÃO DO EVENTO
80,1% das mulheres e 85,9% dos homens consideraram o evento muito atrativo, fato confirmado também pelo entusiasmo com que o público reagia às exibições dos esportes, bem como aos estímulos do apresentador. Havia quatro opções de respostas: muito atrativo – atrativo – pouco atrativo - nada atrativo. Ninguém optou pela última.

AVALIAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DO EVENTO
A divulgação do evento foi muito bem avaliada. Foi alta a proporção dos que consideraram que a comunicação motivou o público ao comparecimento, e a maioria considera que o evento foi bem divulgado, fato que se comprovou pelo elevado número de pessoas no evento.

O outdoor foi o meio mais citado espontaneamente como a primeira fonte de informação sobre o evento, mas muitos outros canais foram citados. Esse dado demonstra o acerto da escolha do meio no mix, já que ele tem maior penetração nos segmentos masculino, jovem / jovem adulto, classe social AB, que trabalha e com instrução de média para superior.


CONTRIBUIÇÃO DO EVENTO PARA CONSOLIDAR A ASSOCIAÇÃO DA MARCA PETROBRAS AO ESPORTE MOTOR
O evento contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o patrocínio da Petrobras ao Esporte Motor. A quase totalidade (91%) associa pelo menos um tipo dessa classe de esporte a Petrobras. Boa parcela identifica as modalidades, especialmente a Fórmula 1, além de Truck, Stock Car e Kart, entre várias outras.


SIGNIFICADO DO PATROCÍNIO
É alta a proporção (78%) dos que acreditam de que os patrocínios em Esporte Motor resultam em vantagens para o usuário de produtos Petrobras, especialmente entre homens e nas classes sociais AB.

É geral a concordância de que o uso do Esporte Motor como laboratório para testes contribui para o avanço tecnológico dos produtos Petrobras.

A quase totalidade (96%) aponta algum produto como beneficiário do laboratório de testes. Mencionam gasolina, diesel, lubrificante, biodiesel, álcool. E, em menor escala, citam explicitamente as marcas: Gasolina Podium, Gasolina Supra, Lubrax, Diesel Podium, Lubrax Top Turbo e Lubrax Tec Turbo.

A pesquisa também indicou que o evento reforça a percepção da importância do papel da Petrobras nesses patrocínios. A grande maioria reconhece que a Petrobras exerce um papel importante tanto no Brasil, quanto no exterior, especialmente no segmento AB1.

A visão de que a importância do papel da Petrobras é restrita ao Brasil é mais incidente nos segmentos de classe B2/CD.

CONTRIBUIÇÃO DO EVENTO PARA A IMAGEM DA PETROBRAS
O evento tem reflexos muito positivos sobre a imagem da Petrobras. Os índices de concordância total são muito expressivos. Os índices de concordância geral (total + parcial) aproximam-se de 100% do público.

Conclusões: o evento atingiu plenamente todos os seus objetivos e seu sucesso deixou pouco espaço para recomendações. A única sugestão feita pelos entrevistados é de adequar, em nova edição, a quantidade de arquibancadas à demanda, que foi superior à sua capacidade.


Galeria de imagens
Tabela pesquisa Núcleo de Marketing
       

 

A Petrobras estabeleceu claramente no briefing do evento, composto por ficha técnica, memorial descritivo e detalhamento técnico, os mais rigorosos critérios de segurança e qualidade para o evento Petrobras Esporte Motor. Entre alguns aspectos a serem mencionados destacamos:

1. A Petrobras determinou que houvesse todas as condições de conforto e acessibilidade para portadores de necessidades especiais;

2. Acompanhamento da execução do projeto na etapa de montagem, realização e desmontagem por profissionais técnicos de produção, fiscalizando as equipes quanto à utilização dos devidos EPI’s (equipamentos de proteção individual);

3. Contratação de técnico de segurança do trabalho com certificado que presente durante todo o período de montagem, realização e desmontagem;

4. Foram tomadas todas as providências necessárias para legalização do evento (seguros, alvarás, direitos autorais, corpo de bombeiros, etc);

5. Todos os fios, tubulações, instalações e equipamentos tinham que estar embutidos;

6. Todas as regras da ABNT tiveram que ser seguidas na construção, montagem, funcionamento e desmontagem das arquibancadas;

7. Guarda corpo frontal todo em barras verticais com espaçamento máximo de 0,18m entre barras e sistema de encaixe.

8. Patamar mínimo dos pisos – 0,80m de largura; patamar máximo dos pisos – 0,90m de largura; 12 degraus com profundidade de 0,60m cada um.

9. As cadeiras da ára VIP (660) foram fixadas em suporte de metal por sistema de parafusos.

10. A área de exposições foi feita em estrutura de alumínio no sistema de 2 águas, fixado e apoiado sobre torres e trelivigas na parte frontal.

11. Todas as lonas tinham que ter atestado de retardamento de chamas.

12. Todas as estruturas eram galvanizada a fogo.

13. O patamar superior utilizou pisos com requadrados em aço galvanizado revestido com compensado capazer de suportar cargas de até 600 kg por metro quadrado.

14.Foram instalados 3 POSTOS MÉDICOS.

15. Foram utilizados 2 mil metros lineares de grades baixas para o isolamento dos corredores de segurança, organização de filas de acesso a arquibancadas e áreas de visitação, bem como para auxiliar na organização e isolamento de áreas reservadas. Todas as grades de isolamento do perímetro e dos corredores de circulação possuiam contra-forte, estavam unidas, travadas, lacradas e fixadas ao solo.

16. Segurança e brigadistas - foi contratada uma equipe de 300 seguranças durante o evento, segmentada por áreas de atuação, além de equipe de segurança patrimonial para a guarda dos veículos. Também foram contratadas brigada de incêndio e extintores.
17. Os buffets a área VIP, camarim dos pilotos, sala de imprensa e sala de produção foram contratados de restaurantes existentes no próprio Dique do Tororó – uma forma de retribuição ao bairro pela acolhida ao evento.

 

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