Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ONDA LIMPA
Candidato: Biruta Mídias Mirabolantes
Cliente: Sabesp
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Onda Limpa

O Onda Limpa foi um projeto cujo principal objetivo foi um amplo trabalho de conscientização ambiental entre o público que curtiu o verão do litoral paulista. Entrega de marca de uma forma diferenciada em prol de educar e cuidar das praias assim como entregar benefícios, fazer participar e impactar a população. O projeto foi realizado em trinta diferentes praias surpreendendo um público amplo de diversas regiões. A idéia era apresentar um projeto contemporâneo que fizesse com que as pessoas se mobilizassem a favor de uma causa que há muito tempo já vem sendo evidenciada, de forma tradicional, mundialmente. A mudança de atitude é mais bem aceita quando a forma de comunicar é diferenciada. Por isso, o “Onda Limpa” foi um verdadeiro sucesso, sua idéia contagiou o público e dissipou ainda mais os conceitos da responsabilidade sócio-ambiental. O projeto consagrou-se como o maior projeto de verão do litoral paulista, impactando cerca de cinco milhões de pessoas e retirando diariamente cerca de dezessete toneladas de lixo das areias.

O projeto, “Onda Limpa”, teve caráter social e ambiental, difundindo o conceito de que é possível aliar sustentabilidade a soluções efetivas à publicidade e propaganda. A idéia era que toda a estruturação do evento contemplasse a cima de tudo a mistura entre o beneficio ambiental (limpeza das praias) e conscientização a diversão, e entrega de marca. A base de tudo eram as maquinas de saneamento que tinham capacidade de retirar uma quantidade extraordinária de lixo por dia. Entretanto o sistema de retirada é uma medida imediatista que faria com que o projeto ficasse incompleto. Por isso, além da tecnologia havia também uma tenda de apoio para estimular a própria população a contribuir com a causa. A mecânica fazia com que as pessoas só ganhassem os brindes e os serviços oferecidos se ajudassem a manter a limpeza das praias. Além disso, as Blitzs de promotores distribuíram durante todos os dias de ação, diversos saquinhos de lixo em toda a orla como forma de estimular o público a fazer seu papel de cidadão.

O projeto utilizou modernas máquinas de saneamento que limpavam toda a praia com 20cm de profundidade ao passo que carimbavam na areia a logomarca dos patrocinadores, Governo do Estado de São Paulo e Sabesp. O trabalho era feito durante a madrugada e quando os banhistas chegavam à praia pela manhã encontravam as areias limpas e com a marca dos anunciantes. Para que o projeto fosse executado com sucesso, foi realizado um planejamento durante meses para desenvolver uma tecnologia com viés ambiental, mas que tivesse um apelo mercadológico. O grande desafio era fazer com que o projeto conseguisse mobilizar os banhistas. Era preciso ser mais do que só uma idéia interessante, era essencial que as pessoas abraçassem a causa. Pensando nisso, foram oferecidas diversas atividades que reforçavam o caráter ambiental de forma diferenciada, como é o caso da Yoga. A divulgação do evento aconteceu através de um mix de ações que envolviam tecnologia e criatividade. Foram utilizados o Kite Midia, propaganda aérea e Bikedoor. Além disso, foram distribuídos 350 mil saquinhos biodegradáveis para todas as pessoas que estavam na orla da praia paulista.

O “Onda Limpa” foi o maior projeto de verão do litoral paulista, levando mídias a doze municípios (trinta praias), impactando cerca de cinco milhões de pessoas (população fixa e flutuante) e retirando diretamente mais de dezessete toneladas de lixo das areias. Essa inteligente e inovadora solução de mídia fez do compromisso social e ambiental um novo formato de entrega de marca, saindo do discurso e indo para a prática. A mídia espontânea gerada com o projeto fez com que o investimento realizado na idealização fosse revertido em uma intensa divulgação, que gerou Good Will para as marcas e associação das mesmas a responsabilidade sócio - ambiental. As pessoas impactadas se surpreenderam tanto com toda a ação que comentaram com outras pessoas e ainda, divulgaram seus comentários, opiniões e fotos em grandes redes sociais, aumentando dessa forma exponencialmente a viralização da campanha.O retorno sobre o investimento pode ser calculado muito além do quantitativo de público atingido, a experiência de marca e a escolha do local fez com que o índice de afinidade de mídia chegasse em torno de 90%.

Complementando as modernas maquinas de saneamento que limparam toda a orla da praia, havia também algumas tendas de apoio que ofereceram diversas atividades diferenciadas, como Yoga e alongamento, além de trabalhar com o empréstimo de material ao público que colaborava com a limpeza da praia. Para participar das atividades ou ter direito ao empréstimo de qualquer material, a pessoa precisava levar um saquinho de lixo biodegradável com o material coletado no local.
Para reforçar o conceito de sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental foi estruturado um plano de mídias de verão, que exploraram a divulgação em massa em toda a orla paulista. Neste mix de comunicação estavam inclusos Kites Mídias, propaganda aérea e Bikedoors que circulavam divulgando toda a idéia da campanha e a sua programação de atividades diárias. Além disso, havia uma equipe de promotores treinados para que ao passo que distribuíam os saquinhos de lixo biodegradáveis, aconselhavam as pessoas quanto às responsabilidades ambientais.

 

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