Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CAMPUS PARTY 2017 - 10ª EDIÇÃO
Candidato: MCI Group
Cliente: Campus Party Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Fachada Campus Party 10 Anos

A MCI é uma empresa de propriedade independente com sede em Genebra, na Suíça. Desde 1987, nosso negócio se baseia na visão humana: “quando as pessoas se juntam, a magia acontece”.
Somos parceiros desde a concepção e gestão dos eventos, conferências e congressos, até a prestação de consultoria e soluções sob medida para empresas e associações.
Por meio de experiências presenciais, híbridas e digitais, ajudamos nossos clientes a engajar e ativar estrategicamente seu público-alvo e fortalecer seu negócio, otimizando seus resultados.
São mais de 2.000 talentos distribuídos em 63 cidades e 31 países que trabalham atendendo em toda a Europa, Américas, Ásia- Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil temos sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de capacidade e expertise para operacionalizar por todo território Nacional e Internacional.
A MCI , detém a exclusividade para a realização de todas as edições da Campus Party no Brasil e tal evento posiciona-se no cenário tecnológico como único a 10 anos uma vez que engloba diferentes temáticas no mesmo local, além de proporcionar 24 horas de experiência a seus participantes.

Título: Campus Party Brasil 10 anos
Tema: Feel The Future
Nº participantes: 12.000 participantes na Arena (área paga do evento e 7.000 no camping) e 82.000 participantes na Open Campus (gratuito ao público)
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo
Data: 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2017
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional e internacional
Atividades paralelas: Palestras, Workshops, Desafios, Atividades especiais, Ativações dos patrocinadores, Educação digital, Startup 360, Campus Future, Freeplay (área de Games), Simuladores, Camping, etc
Entidade promotora: MCI Brasil S.A e Instituto Campus Party
Conceito do evento: A Campus Party é o maior projeto de desenvolvimento social, econômico e tecnológico do mundo.

Link do Flickr da Campus Party: https://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil/albums
*Considere somente os álbuns #CPBR10 (Referente a edição 2017)

Galeria de imagens
Arena
Camping
Palco Principal
   

 

Vídeo


Foram cinco dias de conteúdo distribuídos em 1 palco principal; 6 palcos temáticos (Empreendedorismo, Entretenimento, Inovação, Ciência, Design, Mídias Sociais); 3 workshops e mais 3 áreas dedicadas a conteúdos propostos e desenvolvidos pelos próprios campuseiros. Somamos mais de 750 horas de conteúdo.
Próximo a cada área de conhecimento, comunidades vindas de todo o Brasil se juntaram com o propósito de trocar experiências, aumentar sua rede de conexões, expertise e negócios.
Em cada palestra e para cada edição são realizados monitoramento e pesquisas sendo o resultado do nosso último feedback altamente positivo em relação à participação dos campuseiros nas palestras, debates e workshops propostos, além de um engajamento fantástico em atividades de desenvolvimento com objetivos sociais, como por exemplo, o The Big Hackathon, desafio proposto em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que obteve mais de 1300 participantes e resultou em mais de 51 projetos idealizados e desenvolvidos ao longo dos 5 dias do evento.
OPEN CAMPUS
Na área aberta e gratuita da Campus Party, foram mais de 10 estandes, área de Simuladores, área de corrida de Drones (uma atividade inédita na Campus Party) e sendo um forte pilar do evento o incentivo ao espírito empreendedor dos jovens, uma área dedicada à projetos no Campus Future e negócios em fase de expansão no Startup & Makers. E espaço dedicado para os Fazedores.
Startup & Makers
Marcada pelo empreendedorismo, 160 startups participaram do programa Startup & Makers cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores.
Campus Future
A Campus Future é um projeto que dá espaço, divulgação e exposição para projetos acadêmicos de estudantes universitários que tenham destaque pela utilização da tecnologia, sejam inovadores, criativos e também tenham um impacto social relevante.
Makerfest e Fazedores
O espaço MakerFest e Fazedores foram duas atividades inéditas na Campus Party Brasil. Com um apoio forte de comunidades makers de todo o Brasil e com o FabLab da Prefeitura de São Paulo, os grupos puderam desenvolver atividades e expôr suas comunidades e produtos. Uma das empresas que incentivou também o projeto foi a Bosch cedendo materiais para a produção mas o principal apoio foi o da SMIT trabalhando em conjunto com esses grupos e cedendo equipamentos fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos como a cortadora a laser. Sendo mais de 40 makers, foi um grande encontro de makers, criativos, engenheiros e estudantes, profissionais e pesquisadores de tecnologia, hackers e pessoas de todas as idades interessadas em conhecer novas tecnologias, aprender e se divertir.
Estandes - espaço de interlocução entre instituições e pessoas
Na área OpenCampus estavam localizados mais de 10 estandes de parceiros que se empenharam em trabalhar o conceito da Campus: mostrar inovação; aproximar todas as pessoas da tecnologia; e oferecer também uma grade de conteúdos diferenciada e com convidados especiais.
Simuladores e realidade virtual
A zona de simuladores é uma tradição da Campus Party e é levada a todas edições do evento, tendo cada edição diferentes tipos de simuladores. Na Campus Party Brasil a área ocupou 2.000 m2 e aproximou os participantes de equipamentos de simulação de vôo, direção defensiva e realidade virtual.
ATIVIDADES
A grade de conteúdos da Campus inicia suas atividades de conteúdos às 10hs e encerra seu dia de programação na madrugada. Exige, portanto, uma organização complexa que envolve organização, curadoria, colaboradores e voluntários.
Como uma das atividades decorrentes da parceria citamos o maior hackathon da história da Campus no Brasil. Com mais de 1300 envolvidos, o The Big Hackathon contou com mais de 100 horas de atividade e impulsionou para a criação de uma agenda especial cedida pela Campus especialmente para esta ação.
Campuseiro curador
Outra atividade inédita neste ano na Campus Party é a convocatória dos próprios participantes à colaboração para a grade de conteúdos do evento. Foi uma maneira de tornar o evento ainda mais democrático e impulsionar a criação de organização de conteúdos. As atividades são selecionadas através de uma votação aberta no site oficial do evento sendo os curadores escolhidos, convidados a participarem da Campus Party sem custo de ingresso.
Workshops
Diferente do conteúdo ministrado em palcos em formato de palestras e debates, o workshop é o espaço de aproximar a teoria à prática. O contato com o orador é muito próximo e a estrutura é planejada justamente para auxiliar essa troca. Para não mais do que 50 pessoas, os espaços dos workshops oferecem mesas e cadeiras cabeadas e sua localização depende do layout de cada evento.
Campus Fórum
Sendo um espaço ideal para discutir temas relevantes relacionados à tecnologia e tudo relacionado a ela que impacta na vida social dos cidadãos, a Campus Party dedica uma agenda especial ao Campus Fórum. A programação inclui uma série de palestras na Arena que tem como finalidade encontrar os Três Poderes para discutir e trocar ideias com a sociedade.
Desafios e Hackathons
Dentre os primeiros objetivos da Campus Party está "promover um espaço ideal para o desenvolvimento de projetos". Impulsionar que parceiros e patrocinadores usufruam desses espaço e estimulem a cultura de desenvolvimento, é um dos pilares da Campus. Na décima edição do evento contamos com diversos desafios que foram desde proposição de ideias até projetos com alto potencial de usabilidade.
Campeonato de Casemod #CPBR10
Casemod é a modificação do gabinete do computador. Muitas pessoas usam o casemod para ilustrar o poder do computador (mostrando o hardware interno), e também por propósitos estéticos. Gabinetes também são modificados para melhorar a performance.
O Concurso de Casemod já é uma atividade esperada por todos os campuseiros, ocorrendo desde a sua primeira edição da Campus Party. Tornou-se o centro de atenção onde renomados modders e iniciantes cheios de vontade e criatividade apresentam trabalhos.
Unlock Ford
Testes de conhecimento em desenvolvimento em prol da mobilidade
Concurso cultural Leve seu Robô e área de robótica organizado em parceria com a Submarino
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de robótica aplicados a construção de protótipos de artefatos tecno-robóticos através do uso de softwares e hardwares livres e com materiais descartados/recicláveis - tecnológicos e/ou eletrônicos, a Campus foi também foi um espaço para exposição de projetos e comunidades.
Desafio UX BB
O Banco do Brasil em parceria com a Campus Party desafiou os campuseiros a criarem novos designs para o aplicativo do BB. Foram 36 horas ininterruptas de desenvolvimento, 20 finalistas e uma ganhadora.
Facebook Messenger Botathoon
O desafio constou em construir um bot do Messenger ( software de mensagens do Facebook) no intuito de resolver problemas do mundo real utilizando menos de 6 recursos da plataforma. Os 5 selecionados ganharam entradas para um evento da empresa em San Jose - California.
Hackathon Visa
Também em parceria com a Campus Party, foi realizado um Hackathon Visa que durou 24 horas de desenvolvimento, desafiando conhecimentos de projetos funcionais de software para o segmento de meios de pagamento.
Hack EduLivre
O Hack EduLivre desafiou os campuseiros a criarem inovações que promovam a aprendizagem do jovem de periferia em matemática e português para o mundo do trabalho. Durante os dias da Campus Party, a equipe do Educação Livre (projeto em parceria entre o Sistema Indústria, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID) realizou uma interação direta com os campuseiros no intuito de listar ideias e protótipo onde a tecnologia pudesse contribuir para a educação de jovens de baixa renda.
Hackathon John Deere - O campo na Campus
A John Deere, mais nova parceria da Campus Party, organizou uma maratona de 48 horas de programação onde os participantes eram desafiados a desenvolver soluções tecnológicas aplicadas à agricultura. A participação da John Deere visou contribuir para a transformação da mentalidade acerca do setor agrícola e da produção de alimentos junto ao público das grandes cidades.
A equipe vencedora, Plant Right, ganhou uma viagem para a sede da John Deere Intelligent Solutions, em Urbandale, nos Estados Unidos, enquanto os demais colocados, uma visita ao Escritório Regional para a América Latina da John Deere, em Indaiatuba (SP).
THE BIG HACKATHON
A Campus Party Brasil e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) realizaram durante os cinco dias da CPBR10 uma maratona de desenvolvimento com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também como forma de fomentar o empreendedorismo inovador.
Ao todo, a maratona teve mais de 1300 inscritos e 51 projetos foram desenvolvidos dentro do prazo estipulado de 100 horas.
O The Big hackathon ganhou grande destaque na mídia e entre os outros parceiros da Campus Party, comprovando o quão importante é aproximar iniciativas sociais de jovens empreendedores, inovadores e que respiram tecnologia. Dentre as empresas apoiadoras do evento, destacamos a Otima que para auxiliar as equipes do desafio, levou equipamentos complementares como Infraestrutura no ponto para utilizar como gateway para as soluções; Painel Solar (sensor de corrente); Captação de água (sensor de chuva e nível); Lixo com sensores de nível; Sensor de CO2; Sensor de presença e Sensor de ruído. Todos os sensores estavam conectados na internet e disponíveis via API. Disponibilizou também uma infraestrutura especial como abrigo de ônibus, painel digital com tela LCD 75 polegadas, touchscreen com conexão a internet; kit IoT com os sensores já mencionados.
Outro grande parceiro da Campus Party e do PNUD na construção dos grupos participantes e organização das ideias e projetos foi o Sebrae que disponibilizou 10 consultores dedicados à atividade que se encarregaram da parte de mentoria principalmente para o momento dos pitchies.
ANÁLISE DESCRITIVA POR ÁREA DE CONTEÚDO
Desenvolvimento e robótica são as áreas técnicas de maior interesse dos campuseiros; a área de segurança e redes, mesmo sendo bastante técnica, tem uma participação significativa dos campuseiros e o interesse pela área de empreendedorismo tem aumentado significamente.
Link de análise de palco (com a agenda das Palestras): https://drive.google.com/file/d/0B8K_LiMugwblM0U4emYxU2drNGM/view?usp=sharing

O Camping é a marca da Campus Party e abriga os participantes que decidem usufruir integralmente do evento e muitos que viajam horas para estar alí. O espaço é organizado como uma "cidade" , com ruas e numeração de barracas.

Galeria de imagens
Simuladores 01
Simuladores 02
Workshop
Campus Future
Makerfest e Fazedores
Campus Fórum
Campusero Curador
Concurso Casemod
artefatos tecno-robóticos
Camping
Hack Educalivre
Stands 01
Stands 02
Unlock Ford
Palestras
Startup & Makers
Arena Drone
Campuseiro
Campuseiro jogando Just Dance
Casemod
Comunidade Casemonstro
Comunidades
Comunidades
Estrutura dos Palcos Secundários
 

 

A montagem ocorreu dez dias antes da data de realização do evento, contamos com os seguintes itens durante este processo: Pré Montagem, Marcação de piso dos estandes dos patrocinadores, infraestrutura do OVNI (área restrita ao servidor de alta conexão de internet, responsável pela distribuição da rede para os 8000 participantes), entregas das barracas, posto médico, guarda volumes, chegada do material de tecnologia, instalação dos cabos para as respectivas áreas de conteúdo e arena (80.000m de cabos de rede + 90.000m de fibra ótica, posicionamento dos Swift (equipamento responsável pela distribuição dos cabos), instalação dos Raio X para a segurança da Arena e controle de acesso, testes de rede, luz, projeção, equipamentos audiovisuais, posicionamento das bancadas, estrutura dos estandes, palcos, área VIP, sala dos palestrantes, manuseio dos kits de boas vindas, instalação das duchas e banheiros do camping, elétrica, limpeza, treinamentos das equipes de trabalho.
Foram mais de R$300 mil de investimentos em equipamentos.
Serviço de captação e transmissão ao vivo para a Campus TV.
A Campus Party é vanguardista de muita tecnologia, e comemora-se uma década de Brasil nessa edição de Campus no Brasil (2017), os 10 anos foi o principal tema da Campus Party 2017 (CPBR10). Todos os elementos cenográficos foram inspirados com recursos e elementos que remetiam a história do evento no Brasil.
As equipes de limpeza iniciaram suas atividades já no período de montagem, durante o período do evento e pós evento.
Para todas as edições há uma equipe dedicada para a compra de passagem e hospedagem, CRM e eventuais dúvidas referente ao evento.
Saúde Infraestrutura de atendimento médico aos participantes: Seguimos as orientações de acordo com a Portaria Vigente: 677/2014 CAPÍTULO IV DOS RECURSOS MÍNIMOS EXIGIDOS PARA EVENTOS Art.5º .

Elaboração do processo, para obtenção do Alvará de Autorização para o evento acima citado;
Levantamento dos documentos necessários do local ser realizado;
Elaboração do projeto referente aos sistemas de combate a incêndio e normas de segurança exigidas, com emissão de ART;
Memorial descritivo do evento contendo: Identificação do objetivo, Data da realização com horário de início e término, Público estimado (Pista, Cadeiras, VIP, etc.) e
Identificação do local do evento, com emissão de ART;
Cálculo de lotação, conforme anexo 17 do Decreto 32.329/92, com emissão de ART;
Termo de Compromisso de Divulgação do Sistema de Segurança do Evento – Decreto 34.571/94;
Ofício protocolado junto a Polícia Militar e Subprefeitura, comunicando o evento;
Termo de Compromisso de Controle de Ruído e Cumprimento a Portaria Intersecretarial nº. 1-03/95 e Norma NBR – 10.15199, com emissão de ART;
Registro no CREA n°. 0792339
Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento do processo. Apresentação e discussão do processo e esclarecimentos que por ventura forem requeridos, sobre os aspectos apresentados antes de dar entrada junto ao SEGUR 3 (antigo CONTRU 2).
Elaboração e acompanhamento do processo junto a CET.
companhamento nas reuniões junto aos órgãos públicos quando necessário.
Há um departamento de Housing internamente no Grupo MCI Brasil, para todos os palestrantes de fora de São Paulo e internacionais foram utilizados diversos serviços logísticos, assim como: aéreos, hospedagens e transfers.
Para a edição de 2017, a prestação de serviços de assessoria de imprensa foi terceirizada. Os objetivos foram:
Reforçar o contato com os formadores de opinião que acompanham a Campus Party Brasil anualmente, como também, criar relacionamento com novos veículos e jornalistas que possam se interessar pela cobertura do evento;
Criar pautas novas e criativas de forma a manter a Campus Party Brasil constantemente em divulgação, mesmo antes do evento;
Trabalhar com ferramentas de divulgação mais modernas e interativas como infográficos, videoreleases, etc;
Investir no relacionamento com veículos/programas com uma abordagem mais próxima ao jovem como: Buzzfeed, canais do YouTube etc;
Investir em uma divulgação focada no mercado corporativo com o objetivo de captar patrocinadores e até mesmo divulgar as ações voltadas para esse público que ocorrem dentro da Campus;
Trabalhar sugestões de pautas e entrevistas com os palestrantes principais, antes mesmo do evento. Principalmente com as revistas mensais;
Buffet: Toda a logística de alimentação foi terceirizada, a proposta incluiu os seguinte sitens:
Obrigações El Dourado Eventos
Inclusão das seguintes Operações de A&B:
Campus Mídia : Domino’s, Spoleto e Black Dog
Expo: Texas Grill Pratos, Casa do Pão de Queijo, Tropical Sucos e X Picanha
Restaurante Oficial Campuseiros – Texas Grill
Repasse de 5% sobre as vendas da Praça de Alimentação para MCI ou atendimento de até 6 eventos com no máximo 50 pessoas.
Concepção da área de convivência
Mesas e Cadeiras / Paisagismo
Credenciamento Individualizado por Operação
Fornecimento de catering para Staff (café da manhã, almoço e jantar) de acordo com a planilha do evento
Serviços nas Salas
Palestrantes: Água, Café e Petit Four
Produção: Água, Café Expresso e Petit Four
Coletiva de Imprensa: Petit Four, Pães de Queijo, Água, Café Expresso e Refrigerante
Prefeitura: Coquetel para 60 pessoas / Água, Café, Refrigerante e Petit Four;
Sala VIP: Maquina de Café, Água, Mini Sanduíches e Petit Four – Brinde com Pró Seco
Cerimonial: Para a cerimônia de abertura do evento, foi contratado o serviço de Mestre de Cerimônias.
A empresa Mundo Verde foi responsável pela prestação de serviço de Gestão Ambiental no evento, ou seja, todos os detritos e caçambas receberam os devidos tratamentos (20 toneladas de lixos gerados durante o evento).
A Campus Party contratou o Seguro de Responsabilidade Civil para o período de cobertura da montagem à desmontagem do evento, o presente Seguro tem por objetivo garantir ao Segurado o reembolso, até o Limite Máximo de Indenização expressamente fixado pelo Segurado para presente cobertura, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora.

Galeria de imagens
Planta Baixa
Uniformes
Kit Boas Vindas
Sinalização
Sinalização Arena
Sinalização Credenciamento
       

 

Vendas: 12.000 ingressos vendidos, sendo 7.000 barracas (6.500 barracas simples e 500 barracas duplas).

Média de idade e sexo dos participantes: Entre 18 e 29 anos – 60%
Mulheres – 40%
Homens – 60%

Entrada de cerca de 13.000 dispositivos (notebooks, desktops e tablets).

Velocidade da internet 40 GBps

Mais de 3.500 pessoas envolvidas na organização do evento (funcionários e palestrantes).

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners: total de 109 empresas.

Comunidades: 76 participantes.

Mais de 700 jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura.

Programa Campus Future: 40 projetos universitários selecionados para participar do programa.

Programa Startup&Makers Camp (4 eventos em um): Startup & Makers Expo, Mentorias, Palco S&M e Workshops S&M

Selecionados para a Campus Party Brasil: 160 startups (80 growth stage, 80 early stage) com pelo menos um representante dos estados: BA, RJ, MA, MG, AM, BA, CE, DF, PE, ES, PR, RS, e SP

Hotelaria Total: R$ 185.352,65.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube