Como pré-requisito para oficializar a proposta de São Paulo para sediar o evento em 2009, a SBCP–SP candidatou a cidade junto à entidade nacional. A partir deste momento iniciou-se o planejamento para apresentação oficial de São Paulo.
No processo de avaliação, baseado em critérios técnicos, operacionais e financeiros e visitas de inspeção, realizadas em julho 2007 pela Comissão de Avaliação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foram apresentadas as vantagens competitivas da capital paulista: potencial e infra-estrutura para realizar eventos e feiras na área médica e hospitalar, maior parque hoteleiro do País, uma rede de transporte eficiente, setor de serviços de ultima geração, um centro de vanguarda e conhecimento e a 1ª em eventos nas Américas, segundo o ranking da International Congress & Convention Association - ICCA. Estes indicadores assegurariam o sucesso do evento em nossa cidade.
Dos hotéis sugeridos - WTC Hotel/WTC Convention Center e Hotel Transamérica São Paulo/Teatro Alfa, a comissão de avaliação optou pelo segundo, que se tornou parceiro do processo de captação.
Em outubro de 2007, nos reunimos no consultório do Dr. Antônio Graziosi, para a avaliação de todo o material elaborado para a defesa de candidatura e definição das estratégias que iríamos utilizar para a apresentação em Curitiba, onde o alinhamento das idéias era fundamental para o momento da apresentação da cidade de São Paulo.
O Dossiê de Candidatura, elaborado pelo SPCVB ressaltando os requisitos da metrópole paulistana, juntamente com o material institucional do SPCVB e do Hotel Transamérica São Paulo, foram entregues aos Conselheiros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e aos presidentes das Sociedades Regionais. Na ocasião, todas as informações solicitadas obtiveram respostas satisfatória, sendo um diferencial nosso material e toda a estratégia de comunicação.
A defesa do destino São Paulo, apresentada pelo presidente da Regional São Paulo da SBCP, Dr. Antonio Graziosi, assessorado pela Gerente de Captação de Eventos Nacional do SPCVB, Elenice Zaparoli, aconteceu durante a Reunião do Conselho Deliberativo da SBCP, no dia 15 de novembro de 2007, dentro do 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Curitiba. Concorriam com a capital paulista as cidades de Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), e todas tiveram 15 minutos para sua apresentação oficial. Na seqüência, o Diretor do Departamento de Eventos Científicos, Dr. José Horário Aboudib, fez uma explanação geral, com base na planilha “Resumo da Análise”, contabilizando nota de 0 a 10 para cada item, conforme planilha.
Com base nessa apresentação, os 26 Presidentes Presentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica votaram em seção fechada para a escolha do local do 46º Congresso. São Paulo totalizou 94 pontos. Porto Alegre e Goiânia retiraram sua candidatura e se posicionaram a favor da capital paulista para 2009. A decisão final em assembléia garantiu a vitória da cidade de São Paulo, com uma diferença de seis pontos a mais do que a concorrente Vitória. Segundo os votantes, os fatores que contribuíram para esse resultado foram a articulação com a entidade regional, o planejamento estratégico, a promoção do destino realizada no estande no período de antecedeu a votação e as argumentações apresentadas pelo Dr. Antonio Graziosi, demonstrando os benefícios que a realização em São Paulo trará para a área da Cirurgia Plástica no Brasil. “Pela vocação consolidada da cidade como pólo de eventos, reconhecida como formadora de opinião, o congresso terá melhor qualificação, mais visibilidade e conotação Internacional”