Como o 10º World Congress on Computational Mechanics acontecerá em 2012, não é possível prever o retorno financeiro para cidade. Mas, tendo em vista que o turista de negócios gasta três vezes mais que o turista comum, dá para se vislumbrar uma arrecadação significativa. Vale acrescentar que acontecerão paralelamente os congressos da Sociedade Chilena de Mecânica Computacional, da Associação Argentina de Mecânica Computacional, Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional, da Associação Mexicana e da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia – Abmec, além da possibilidade de realizar outro evento internacional de engenharia paralelamente.
Esse espectro se amplia pelo próprio caráter do evento, conforme ressalta o professor Paulo Pimenta. “Embora seja um congresso técnico-científico voltado para a computação, também trabalha com quase todas as vertentes da engenharia, como a civil, estrutural, elétrica, mecânica, automotiva, naval, petrolífera, aeronáutica e aeroespacial. Mais recentemente tem atraído pesquisadores das áreas de nanotecnologia, engenharia ambiental e biomecânica. É o tipo do evento que, além de engenheiros e cientistas, atrai físicos, químicos, médicos, dentistas, empresas de software, etc.”
Deve se levar em conta que eventos realizados em São Paulo movimentam uma rede de serviços, que inclui a hotelaria, transporte, restaurantes, lojas, estabelecimentos de entretenimento. Movimentam cerca de 52 setores da economia, como segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, colaborando para a geração de 120 mil empregos temporários.
O retorno garantido está na oportunidade de apresentar para a comunidade mundial de cientistas e técnicos o estágio do desenvolvimento da mecânica computacional brasileira e suas mais recentes conquistas. “Tentar promover no congresso brasileiro, de maneira mais forte do que aconteceu nos outros, a integração entre engenheiros, cientistas, órgãos de pesquisas como a Fapesp, universidades e as principais autoridades no assunto”, acrescenta o professor.”
A proposta que ele pretende fazer durante o congresso em São Paulo acena com um retorno cívico e financeiro a longo prazo. Sua idéia é propor às autoridades paulistanas a começar a preparar em 2012, quando o congresso será realizado, os preparativos para a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, que acontecerá em 2022.