Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PRIMEIRO JOGO DE ESCAPE PARA GAME OF THRONES EM UM CASE QUE MISTURA TECNOLOGIA E CRIATIVIDADE.
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: HBO
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A D.Mattos é uma agência com 10 anos de atuação no mercado, mas que segue se reinventando, sempre fugindo do óbvio e transformando ideias em projetos com grande poder de execução, ineditismo e resultados.
Nosso cliente, a HBO Brasil é a versão brasileira do canal norte-americano HBO, especializado em filmes, séries e outros conteúdos desde 1994. O canal faz parte da TV por assinatura e possui caráter premium, investindo em produções próprias, sendo a mais bem sucedida do momento a série Game of Thrones. Como parte de sua estratégia de marketing, a HBO frequentemente patrocina eventos e ações em conjunto com as operadoras de TV por assinatura e suas equipes de vendas de pacotes para televisão, como NET/Claro e SKY.
Esse evento promocional especificamente foi um convite da NET para que a HBO fizesse parte da Coletiva de Imprensa da marca, e a proposta da HBO foi a de realizarmos um quarto de experiências com a série Game of Thrones, que fosse além das já tradicionais fotos no Trono de Ferro, gerando experiências imersivas de alta relevância com a série, que ficassem marcadas na memória dos participantes. A D.Mattos foi responsável pelo planejamento, criação e produção da experiência como um todo, gerando um evento promocional memorável para a parceria entre NET e HBO.
Ficha Técnica do Produto ou da Solução:
SCAPE GAME – GOT
Data de criação: 12/06/2017
Data em que o produto ou solução foi aplicado pela primeira vez no Brasil e no Mundo: JULHO/2017

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A solução escolhida fora inédita até então. Misturando a necessidade de uma ação com jogos de Escape e RPG – jogo que inclusive foi o que inspirou George R. R. Martin na criação do mundo de Westeros – criamos uma sala de Escape totalmente tematizada em Game of Thrones e desafiaria os participantes a eliminar o White Walker usando as adagas de vidro de dragão. Para isso, eles deveriam resolver os enigmas em apenas 10 minutos.
A partir do momento do desafio, todos os enigmas e soluções fariam parte de um intricado jogo cheio de easter eggs da série. Que criavam um fan service irresistível para quem era fã, mas que ao mesmo tempo educava e conquistava quem ainda não assistia a série.
O jogo foi planejado dentro de um equilíbrio delicado, já que deveria ser complicado o bastante para ser desafiador e emocionante e ao mesmo tempo, factível de vitória... Missão que se cumprirá à contento, tendo que não houve frustração de quem jogou e o número de pessoas que conseguiram a solução para escapar fora acima de 70%.
Ao longo de um dia se cumpriu o primeiro Escape Game of Thrones do mundo, tendo sua realização e planejamento sido feito 100% no Brasil, pela D.Mattos.

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Em julho de 2017, fomos contratados para a realização de um evento promocional da nova temporada da série Game Of Thrones para HBO. O evento ocorreria em paralelo à Coletiva de Imprensa da NET - Lançamento Multitelei e seria restrito à uma suíte do Hotel Tivoli, dentro da suíte presidencial do hotel. portanto tínhamos uma restrição de espaço que guiaria nossas decisões para a construção de uma experiência imersiva pela série. O objetivo do briefing era criar uma atividade dinâmica, que transportasse os participantes ao universo da série e pudesse envolver várias pessoas ao mesmo tempo, dentro do conceito da nova temporada “O inverno chegou”.
Nossa proposta para o desafio da HBO, foi transformar as suíte do Hotel Tivoli em um Scape Game, um quarto cheio de desafios, com enigmas e dicas relacionados à série que levariam à um resultado final. Cada sessão do escape game tinha a duração de 10 minutos, e o objetivo do game era a neutralização de uma ameaça. Dentro da suíte foi construída uma jaula, e dentro dela colocado o ser mais ameaçador na nova temporada, um White Walker (na verdade se tratava de um ator totalmente caracterizado de forma absolutamente realista aos personagens da série), caso os jogadores não conseguissem resolver os enigmas e chegar à senha final que abriria um cofre com adagas de vidro de dragão (o único material capaz de matar um White Walker), o monstro seria libertado ao final de 10 minutos e o jogo estaria perdido.
Cada rodada incluía 8 participantes, e tinha o total de 30 minutos de duração, sendo 10 para a participação no Escape de Game of Thrones, 10 minutos para o restarte da sala e 10 minutos para uma segunda ativação com a torre de gelo. Os grupos eram guiados primeiramente por um promotora vestida como um patrulheiro da noite, que distribuía pulseiras com números para controles dos grupos e horários, em seguida eram chamados por um ator, também vestido como um patrulheiro da noite que distribuía aos participantes casacos de inverno e estolas pretas para vestirem e adentrarem à sala onde o game aconteceria, onde “O inverno chegou”.
Começa a jogo.
Os participantes entravam em um cenário que remetia a uma floresta fria, escura e cheia de neve. Sons de vento forte e ruídos esporádicos ajudavam a criar um clima sombrio. Além disso, um muro de pedras que terminava em uma masmorra simulou a porta de uma cela. Através de um buraco na porta, era possível ver o White Walker, agitado, tentando sair!
Os participantes, auxiliados pelo Patrulheiro da noite, abriram as gavetas, encontrando um celular e um tablet. O tablet estava bloqueado por senha de letras. O celular estava desbloqueado, com a foto de John Snow ao fundo e com o nome dele abaixo (para quem não assistiu a série). Eles deveriam digitar “John Snow” para destravar o tablet. Uma vez destravado, era mostrado o mapa político de Westeros. Ao abrir o mapa, cada uma das 9 casas estava pintada em uma cor diferente mas sem os nomes, (o mapa completo, com os nomes e brasões, estava no tablet).
Nesse mapa “físico” as casas de Stark, Lannister e Targaryen estavam pintadas com tinta especial para luz negra. Em um dos cantos do Escape havia um aparador de madeira envelhecida. Sobre ele, uma lamparina acesa, que continha uma lâmpada especial para luz negra. Ao colocar a lamparina sobre o mapa, apenas os 3 territórios estariam circulados. Comparando com o mapa no tablet, eles descobririam os nomes das 3 casas.
Havia também uma caixa de cubos de gelo com um cubo especial, com um papel dobrado dentro do gelo. Este papel possuía a ordem das casas, que os participantes precisariam para resolver o puzzle da parede de pedras. Nessa parede 9 pedras com o formato aproximado de um tijolo eram removíveis. Dentro das pedras, estavam os brasões das casas com números. Os participantes deveriam ver no mapa, com ajuda da lamparina com luz negra, quais eram as casas indicadas. Desta forma descobririam quais números teriam que usar para abrir o cadeado de uma arca. Porém, eles ainda não possuiam a ordem dos números. Para encontrar a ordem, eles deveriam quebrar o cubo de gelo (que estava no primeiro baú). Ele continha a ordem das casas. O código encontrado abria a arca.
Na arca havia, novamente, muito gelo. Ao cavá-lo, os participantes encontrariam um tecido envelhecido com algo enrolado. Dentro desse tecido estava uma adaga e mais alguns itens de metal. Essa adaga deveria ser inserida em um orifício na porta da masmorra onde estava preso o White Walker. O orifício era exatamente do mesmo tamanho que a adaga, e somente ela seria capaz de matar o White Walker. Ao fazerem isso, a luz por trás da porta se apagava, um ruído de gritos e gelo estilhaçando era ouvido e a luz da cela se apagava.
Fim de jogo.
Caso eles não conseguissem inserir a adaga antes dos 10 minutos, a porta se abriria e o White Walker invadiria o quarto aterrorizando os participantes!
Finalizado o Escape GoT, os participantes eram convidados para uma segunda ativação, onde eram levados diante de uma torre de gelo, um bloco enorme congelado com uma série de brindes dentro, mini Funkos de todos os personagens da série, e recebiam uma marretinha para quebrarem o gelo e retirarem um brinde. Por segurança também eram disponibilizadas luvas e óculos de proteção.

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Game of Thrones é uma das mais surpreendentes séries de TV de todos os tempos e a nova temporada prometia ser uma das mais importantes e chocantes da série até então. Assim, uma ativação que apresentasse o tema deveria ser inédita para os impactados e extremamente relevante. Mais que isso, deveria transportar a todos para dentro deste mundo particular e cheio de coisas incríveis.

A expectativa da HBO era que cerca de 100 convidados da coletiva de imprensa subissem até a suíte para participarem da ativação, mas a repercussão da experiência foi tão grande que os participantes ultrapassaram e muito o número esperado, indo para cerca de 350 participantes e fazendo com que a ação durasse até as 23 horas.
Ao todo foram distribuídos mais de 230 Funkos dos personagens de GoT como brinde, mais de 200 pessoas participaram do escape game e cerca de 350 pessoas passaram pelo espaço para tirarem fotos no cenário com os White Walkers. Houveram ainda muitos compartilhamentos nas redes sociais, fazendo com que a reverberação da ação superasse muito as expectativas de seu alcance.

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