Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO TECH PUNCH | OMRON 2017
Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Omron
Segmento: Serviços
Estado: PE
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Convenção Tech Punch - OMRON BRASIL 2017

A AGÊNCIA: MC2
https://www.youtube.com/watch?v=yuWbZ1C9Ejg
Com uma trajetória de 26 anos no mercado, a MC2 é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos personalizados. Com seu direcionamento voltado sempre ao desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 imerge nos clientes para construírem, juntos, uma só história. Por conta deste perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua.
O CLIENTE: OMRON BRASIL
A Omron é uma empresa japonesa e líder global em automação avançada, tecnologia em sensoriamento e controle e cuidados com a saúde em casa, identificando e antecipando as necessidades da sociedade e oferecendo proteção e segurança a milhões de pessoas em todo o mundo.
FICHA TÉCNICA
Evento: CONVENÇÃO TECH PUNCH - OMRON 2017
Período: 03 a 07 de abril de 2017
Local: Hotel Sheraton Reserva Paiva – Cabo de Santo Agostinho/PE
Captação do briefing: jan_2017
Aprovação da ideia criativa: mar_2017
Desenvolvimento da tecnologia: mar_abril de 2017



Making off do evento

https://youtu.be/veBTR7IDbVQ

Vídeo


O CONTEÚDO
Em 2017 a Omron Realizou uma convenção com mais de 150 representantes e o desafio de mudar a atitude da equipe, introduzindo o uso de novas tecnologias para a otimização das vendas com base no gerenciamento de dados. Uma mudança de paradigma completa na cultura comercial da empresa.
O cenário apresentado era realmente desafiador.
De um lado, representantes de vendas acostumados a terem controle completo de sua rotina e das informações sobre seus clientes, considerados patrimônio pessoal de cada vendedor.
De outro, uma empresa necessitando dessas informações para melhorar a gestão do negócio, a produtividade da equipe de vendas, o atendimento a centenas de milhares de farmácias pulverizadas por todo o país.
Para vencer esse desafio a MC2 planejou e produziu um evento único.
Pela primeira vez, reunimos 11 soluções tecnológicas inovadoras em uma mesma convenção, criando um evento que conseguiu envolver, motivar e treinar a equipe. Todas com base em tecnologia de sensoriamento, na qual a empresa é pioneira em todo o mundo.

Resumidamente, essas soluções atendem três desafios fundamentais:


1. Envolvimento

Soluções para envolver e encantar toda a equipe, gerando um ambiente favorável a introdução de novas ferramentas tecnológicas como instrumento de trabalho.

2. Motivação

Soluções para motivar cada participante a fazer uso dessas ferramentas no seu dia-a-dia, como forma de alcançar melhores resultados no atendimento aos seus clientes e melhores vendas.

3. Treinamento

Finalmente, soluções para avaliar e capacitar toda a equipe, para que todos saíssem do evento aptos a colocarem em prática tudo o que foi visto.

Vídeo do Tech Punch

https://youtu.be/PrUZBjmZP8c


AS SOLUÇÕES:

1. Envolvimento
O DESAFIO
2016 marca o ano em que a OMRON passa a ser uma empresa conectada globalmente através de várias tecnologias que permitem maximizar recursos como planejamento, logística e força de vendas.
A adesão a este novo modelo de trabalho (digital), gerou certo desconforto por parte dos funcionários, seja pela resistência a mudança de forma geral, ou mesmo pelo medo de perder o controle de suas carteiras de clientes, uma vez que todo o processo de vendas ainda era efetuado através de cartilhas escritas que, de certa forma, garantiam o sigilo dos contatos comerciais internamente.
Assim, nosso desafio foi mostrar que essas novas tecnologias serviriam para maximizar os resultados de todos, e com isso, seus ganhos, já que a força de vendas trabalha com comissionamento. Além de criar um sentimento de pertencimento e auto crescimento no time, mostrando que a OMRON esta investindo cada vez mais nos seus colaboradores.
A SOLUÇÃO
Nós acreditamos que eram necessárias 2 ações específicas para gerar tal resultado:
1 – Dar uma espécie de “Chacoalhada” na equipe, mostrando as mudanças pelas quais o mundo vem passando e a necessidade de se manter atualizado.
2 – Desmistificar a imagem de “inalcançável” e “incompreendível” que a tecnologia tem hoje, mostrando que através da preparação qualquer um pode fazer da tecnologia um importante aliado nesta nova realidade.
Assim foi criado o moto “Tech Punch
O evento foi totalmente envelopado do inicio ao fim por tecnologias diversas:
Pré-evento: os convidados receberam antecipadamente uma pulseira NFC e o kit com camiseta, crachá e materiais de estudo.
Recepção: ao chegar ao hotel, os participantes encontravam totens ativados via NFC para realizarem o check in no evento.
O Time foi divido em grupos de trabalho, todos os grupos foram equipados com tablets com reconhecimento NFC e QR code que foram utilizados em várias atividades diferentes como resolução de charadas e problemas complexos.
Nós também desenvolvemos um vídeo case sobre números e tendências do futuro e como as empresas tem utilizado essas informações para mudarem a realidade da indústria e do comércio nos dias de hoje.
Pela primeira vez junto a esse público, apresentamos soluções de ponta como Tecnologia MYO, Leap Motion e Mind Wave, gerando encantamento instantâneo.
Durante o evento:
Já na abertura, a apresentação do evento foi feita pelo presidente utilizando um device chamado MYO
A Tecnologia MYO permite a interações com dispositivos por meio de um bracelete, a mão livre, por meio de gestos simples. O bracelete reconhece os movimentos da musculatura do braço e os transforma em comandos digitais, permitido que o usuário crie seu próprio perfil de movimentos que podem ser utilizados em apresentações, jogos etc. Logo na abertura, o próprio presidente da OMRON fez sua apresentação utilizando esse dispositivo, garantindo a atenção de todos presentes.
O Time foi divido em grupos de trabalho, todos os grupos foram equipados com tablets com reconhecimento NFC e QR code que foram utilizados em várias atividades diferentes como resolução de charadas e problemas complexos.
Nós também desenvolvemos um vídeo case sobre números e tendências do futuro e como as empresas tem utilizado essas informações para mudarem a realidade da indústria e do comércio nos dias de hoje.
Fechamento do trabalho: realizamos uma ação de “Escape digital” e, que um grupo de hackers rouba os maiores segredos da empresa, e os grupos de trabalho tinham 1 hora para desvendar 14 “charadas digitais”, finalizando com o desarmamento de uma “Bomba” eletrônica que só é desativada após a conexão de todos os participantes do evento através das pulseiras NFC
Já na festa de encerramento, apresentamos soluções de ponta para entretenimento como Tecnologia MYO, Leap Motion, Mind Wave e eye tracker, que entreteve os colaboradores durante toda a festa.
A tecnologia LEAP MOTION, funciona por meio de um sensor infravermelho, que transforma as mãos em controladores virtuais, reproduzindo a movimentação dos punhos, palma da mão e dedos.
A tecnologia MIND WAVE, Um dispositivo que capta ondas cerebrais e interpreta dois tipos de atividades: meditação e concentração. Converte pensamentos em comandos e envia através de Bluetooth para o computador pareado, ”transformando” ondas cerebrais em dados.
Outras tecnologias foram ainda utilizadas para proporcionar atividades lúdicas e mergulhar cada participante no clima desejado:
Tecnologia HTC VIVE. Óculos para imersão na realidade virtual, utilizado em games.
Tecnologia KINECT. Sensor da Microsoft (Xbox 360 e Xbox One), usado para apresentações, games, aplicativos e etc.
Tecnologia Eye tracker. Sensor de posicionamento e movimento dos olhos, que permite transformar o movimento episcar dos olhos em comandos digitais, como os comandos do mouse do computador.
Em todas as atividades programadas, o uso da tecnologia deveria criar um ambiente de envolvimento e encantamento junto aos participantes. O objetivo aqui é mostrar que vivemos em um mundo novo. E que a tecnologia deve ser vista como nossa aliada, não como uma ameaça. (isso faz parte de solução)


2. Motivação

O DESAFIO
Mais do que atividades lúdicas, cada representante deveria passar a associar o uso da tecnologia com soluções para seu dia-a-dia, tanto pessoal como profissional. Assim, desde a chegada ao evento até seu encerramento, passando por todas as atividades programadas, o uso da tecnologia deveria estimular a participação ativa de cada um.

A SOLUÇÃO

As tecnologias UFC (sensores de aproximação) e QR Code foram pela primeira vez utilizadas conjuntamente, em dispositivos pessoais, sistemas de integração e disponibilização de informações. Com base nessas tecnologias foram desenvolvidos:
Programação do sistema NFC. Todas as atividades no hotel - check-in, entrada do restaurante, bares, piscina, etc. - bem como presença em sala, grau de engajamento, pesquisas, desafios, dicas, trabalhos e relatórios foram integrados em um único sistema completo. A interação com o sistema foi proporcionada pelo desenvolvimento das Pulseiras Tech Band e totens com leitores NFC, ligados ao próprio sistema do hotel.
Pulseiras Tech Band. A MC2 desenvolveu uma pulseira reunindo pela primeira vez dois tipos de tecnologias diferentes. De um lado, a tecnologia NFC, de outro, um leitor QR Code. Além de um identificador pessoal, com registro de atividades no sistema NFC, a pulseira franqueava acesso aos diversos ambientes do hotel.
Totens e Leitores NFC Espalhados por todo hotel, reconhecendo individualmente cada ação por participante e por aproximação, garantiam a conexão ao sistema e o fluxo de informações.
Tablets com reconhecimento QR. Ferramentas de trabalho nas principais atividades da convenção, os tablets distribuídos aos participantes contavam com sistema de leitura QR Code, utilizado na obtenção de informações para o cumprimento de tarefas.

3. Treinamento
O DESAFIO
A integração das diversas soluções tecnológicas alcançou os resultados esperados quanto ao envolvimento e motivação dos participantes em relação ao uso da tecnologia. Mas havia um objetivo ainda mais importante: fazer com que os envolvidos passassem a utilizar essas soluções para melhorar seu desempenho profissional, avaliar suas competências e definir novas ações de capacitação.


A SOLUÇÃO
Tech Challenge (escape game). A MC2 desenvolveu um game exclusivo, no qual a equipe foi dividida em diversos grupos para, sob monitoração, criar um plano de negócios anual para um de seus clientes. Nesse desafio, os participantes utilizaram uma série de tecnologias como apoio.
As Tech Bands, usadas em todo o evento, davam também acesso a diversas fontes de informações relativas ao plano de negócios, disponíveis em estações e totens espalhados pelo Hotel. Informações relacionadas a competências como estratégias de story telling, criação de apresentações objetivas, tendências de mercado, novidades de consumo e outras.
Os planos foram avaliados com base nos critérios: Nível de assimilação da demanda do cliente; Clareza e objetividade na apresentação das idéias; nível de inovação da proposta; argumentos de defesa da proposta; uso das ferramentas de dados e trabalho em equipe.
Após a eleição dos vencedores e entrega do troféu/prêmio, houve ainda um desafio final: cada grupo recebeu uma maleta com um vídeo book que trouxe um desafio surpresa para os participantes. Esse novo desafio propunha a resolução de problemas (puzzles) por meio do trabalho em equipe.


Vídeo para imersão a tecnologia Omron.

https://youtu.be/uhJcrHDx3xM



A partir do “quebra gelo “que geramos a partir das ações pré-evento, a adesão a nova tecnologia foi de 100%.
Além disso, o engajamento da equipe, frente demandas de uso e preenchimento de relatórios de transferência de carteira de clientes para o ambiente digital se tornou realidade.
A migração também mostrou resultados muito efetivos nos 2 meses seguintes, como o aumento na efetividade das visitas realizadas pela força de vendas, bem como a taxa de atualização de estoque nas lojas, que é reflexo da digitalização das informações.
1. Envolvimento

Além do total envolvimento e atenção garantidos por essas soluções, seu uso de forma lúdica colocou toda a equipe no clima esperado. Mais do que receptivos ao uso da tecnologia, criou-se um ambiente onde todos ansiavam por mais informação.

2. Motivação
O uso conjunto dessas soluções, além de dar maior dinamismo ao evento e maior participação dos envolvidos, gerou um enorme banco de dados sobre o envolvimento de cada um durante os três dias do evento. Por outro lado, tornou ainda mais receptiva a atitude da equipe com relação ao uso da tecnologia.

3. Treinamento
Além da experiência de trabalho em equipe, integração tecnológica, planejamento, gestão e implementação de mudanças, o principal resultado para a OMRON foi a geração de informações e relatórios com vistas a:
• Mapeamento do Contexto de Resistências
• Elaboração de Diagnósticos e Construção de equipes
• Mapeamento do plano de capacitação dos Funcionários.

 

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