Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: INAUGURAÇÃO ESCOLA SAGA GOIÂNIA
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: SAGA - School of Art, Game and Animation
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prancha - Inauguração Escola SAGA Goiânia

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis, nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job entregue. É entregar a melhor história para nossos clientes e principalmente para os clientes de nossos clientes. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.
A Saga é uma escola técnica focada em cursos de desenvolvimento de jogos, computação gráfica, arte digital, animação, 3D e Efeitos Visuais - VFX. Pioneira no gênero no Brasil, possui hoje uma rede de 13 escolas espalhadas pelo país, sendo a maior rede de escolas no segmento, com laboratórios equipados projetores, computadores e softwares de última geração, professores especializados e treinados periodicamente.
Em outubro de 2016 a Saga iria inaugurar sua 11ª escola e primeira unidade na cidade de Goiânia, eles procuraram a agência F/Malta solicitando uma proposta para um evento promocional, algo que promovesse a inauguração da escola na cidade e impulsionasse as primeiras matriculas para as turmas que se iniciariam. Eles vieram com uma solicitação modesta, mas o que nós fizemos foi muito além do pedido, desenvolvemos uma proposta que teria um mês de duração, envolvendo os moradores da cidade, os internautas nerds e fãs da escola, uma sociedade secreta, jogos de alternative reality – ARGs – com enigmas, desafios e premiações, movimentando o mercado e gerando um case impensável para a marca até então.
Para que o ARG se tornasse sucesso, precisávamos desenvolver uma campanha de mkt estratégico completa, que garantiria que o público descobrisse a sociedade secreta e continuasse engajado durante todo o período pré-inauguração, e os resultados atingidos foram absurdos.
Ficha Técnica:
Conceito: Sociedade S
Desenvolvimento e descritivo completo da ação de marketing desde sua origem e evolução até o presente: A campanha de marketing estratégico da escola Saga Goiânia teve início com um mês antes de sua inauguração, durante esse período foram mescladas ações físicas e virtuais, gerando resultados muito acima do esperado pela empresa ao contratar a agência F/Malta. O sucesso foi tanto que após o lançamento da Saga Goiânia, fomos contratados para a realização do estande da Saga na CCXP, o evento mais importante para a marca no ano.

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Como proposto pelo ARG, contamos uma história de imersão para os jogadores que se envolveram da proposta de resolver uma série de enigmas e desafios para chegarem em um resultado final inesperado, essa história mesclou o real e o virtual, e enquanto os contatos físicos que tivemos com os participantes foram os mais simples, através de folhetos e informações compartilhadas em comics e games shops, no universo digital é que fomos ousados, usando de propostas altamente inovadoras e tecnológicas, que fizeram com que o game fosse tão impactante para o público.
Ao todo foram montados 6 kits de informações da Sociedade S enviados para parceiros que ajudaram na realização da ação (lojas de game e comics de Goiânia) e foram distribuídos 2.000 folhetos da loja 42shop.com.br, o ponto inicial do game. O restante da comunicação foi realizada toda online, através de sites, redes sociais, e-mails, vídeos no youtube e o apoio de influenciadores digitais, como Montalvão, contratado pela agência, e SMS.
Foram enviadas mensagens SMS para os números dos celulares cadastrados nas páginas, para mostrar aos participantes que a Sociedade S estava em todos os lugares, e mantê-los engajados, lembrando-os quando novos desafios eram liberados no portal.
Graças as ações de Marketing Estratégico, realizadas principalmente através da internet, o evento extrapolou os limites de Goiânia, atingindo pessoas de 633 cidades de 18 países, gerando números de ROI tão representativos que transformaram a campanha em um case de sucesso.

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A América Latina representa 4% do mercado mundial de games, são 190 bilhões de gamers que movimentam US$ 4,1 bilhões anualmente. O Brasil tem 34% desses jogadores e eles gastam 15 horas por semana com games. A Saga é uma escola pioneira no Brasil no ensino de desenvolvimento de games, e tem como público-alvo os nerds, geeks, estudantes e jovens que estão buscando carreiras alternativas e tem o sonho de trabalhar em um dos mercados que mais crescem no mundo.
Em 2016 fomos procurados pela escola para a realização de um evento promocional para o lançamento da nova escola Saga em Goiânia, e com um time de nerds trabalhando na F/Malta levamos esse desafio a sério e fomos muito além. Aproveitamos a paixão dos brasileiros por games e o entusiasmo do dono da Saga (também geek e gamer), e criamos um ARG (Alternative Reality Game) para a inauguração da Saga Goiânia.
Um ARG envolve os jogadores numa história ficcional e incentiva sua participação ativa nesse cenário. Eles devem resolver enigmas e interagir a partir de eventos reais, sites na internet, e-mails e telefonemas seguindo uma espécie de gincana que usa o mundo real como cenário, mesclando o real e o virtual. O conceito de todo o evento se baseava em uma sociedade secreta fictícia, chamada Sociedade S, que supostamente já estaria instalada por todo o Brasil e agora chegava à Goiânia. A Sociedade S prometia transformar a vida de seus membros, desde que eles resolvessem os enigmas. Para dar início ao jogo (o que aconteceu com um mês de antecedência à inauguração), precisávamos criar um rabbit role, ou seja, a pista inicial que levaria os participantes ao início do jogo. No dia 26 de agosto a internet ganhou mais um e-commerce, o 42shop.com.br. Entretanto, o site que promovia a venda de esculturas personalizadas de gosto extremamente duvidoso, na verdade escondia a chegada de uma sociedade secreta à Goiânia.
A primeira pista distribuída pela Sociedade S foi um panfleto deixado em algumas Comics e lojas de board games de Goiânia, os locais mais frequentados de nosso público-alvo. No folheto, um link para a 42shop com algumas informações enigmáticas (que poderiam ser notadas por qualquer nerd ou geek) e uma palavra escondida entre diversas frases - “Sociedade S”. O “S” foi escolhido para ser a primeira dica remetendo à Saga, e quando ligada ao símbolo da Sociedade S, poderia ser descoberto quem estava por trás de toda a ação: a escola Saga.
Ao entrar no site da 42shop uma pop up era aberta, pedindo ao usuário que digitasse o código do folheto, estava aberta a temporada de desafios. Antes de começar os participantes recebiam uma breve introdução da Sociedade S e se cadastravam para ter um login e senha, que permitia salvar o progresso deles no jogo. Ao todo foram 36 enigmas categorizados em cinco desafios diferentes. Cada uma buscava trabalhar uma característica essencial para um membro da Sociedade S e um aluno da escola Saga. Os cinco grandes desafios eram: força de vontade, atenção, curiosidade, técnica e criatividade.
Os desafios da força de vontade foram construídos com as Bonecas Russas em mente. Eles eram um arquivo zipado dentro de outro arquivo zipado. Ao descobrir a senha de um e descompactá-lo encontrava-se outro desafio com senha, assim sucessivamente, até o décimo e último arquivo dos desafios da força de vontade. O desafio da atenção consistia em .gifs com diversas luzes piscando em um painel com várias letras, era necessário estar atento à luz correta para formar a senha. Ao todo foram 6 senhas para serem desvendadas no desafio de atenção. O desafio da curiosidade consistia em várias contas do instagram, cada conta possuía palavras distribuídas em suas fotos, era necessário testar todas até encontrar a correta. O desafio da técnica testava desde conhecimento básico em programação até edição de imagens. Os desafios da criatividade consistiam em diversas tarefas envolvendo imagens, conhecimentos gerais e tarefas espalhadas por Goiânia (a partir daqui o público era afunilado, conseguindo avançar somente os participantes que estavam mesmo em Goiânia e que eram o público-alvo da escola Saga).
Para manter o público interessado e não permitir que uma só pessoa se viciasse no game e resolvesse tudo de uma vez, revelando os resultados na internet e acabando com a ação, os enigmas eram disponibilizados gradualmente na plataforma, com dia e horário apresentados por um cronometro para a liberação do próximo enigma, os participantes ficaram tão envolvidos que ficavam de plantão esperando a liberação para desvendarem os enigmas antes dos outros.
Ao chegar na senha do último de toda a série de enigmas, que foi liberado no dia da inauguração da escola Saga, um link do Google Maps era apresentado ao participante com um endereço para onde ele deveria se dirigir. Era o endereço da nova escola, e os primeiros a desvendarem o enigma e chegarem na escola foram premiados com um par de ingressos com a viagem e hospedagem pagos para a CCXP 2016, a Comic Com Xperience, o evento geek mais esperado do ano pelo público, realizado anualmente na cidade de São Paulo.
Os outros participantes do game que foram até a escola após os prêmios terem se esgotado também foram abordados pela equipe de vendas da Saga, parabenizando-os pelo seu desempenho no game e apresentando os cursos que seriam oferecidos na escola com propostas de descontos para esses jogadores caso viessem a se matricular futuramente.
Com a criação do ARG criamos um formato de evento promocional ainda sem precedentes no mercado publicitário e de eventos. E conseguimos atingir com um investimento baixíssimo, já que a maioria das ações foram virtuais, gerando em sua maioria apenas custos de criação e planejamento, um número enorme de pessoas, e de forma duradoura, os jogadores continuaram ativos durante um mês, o que gerou um residual de marca perene para a Saga, afinal nenhum desses jogadores que dedicou tanto seu tempo vai deixar de se lembrar dela e de indica-la para seus amigos quando o assunto for desenvolvimento de games. De forma alguma teríamos conseguido um resultado tão grande e tão duradouro com a realização de um evento de lançamento físico, que custaria infinitamente mais caro.
A inauguração da Escola Saga Goiânia foi um evento promocional para entrar pra história da escola e também do nosso mercado, afinal ele demonstrar que com um mercado tão tecnológico e tão eclético como o nosso, é possível sim ser ousado e sair dos formatos padrão, afinal nem tudo pode ser resolvido em uma plenária. E quando se trata de um público como esse, tão difícil de ter sua atenção captada, e mais ainda, mantida, é mais do que necessário ser inovador. Temos orgulho de ter feito parte desse projeto, e consideramos que ele seja um marco para uma nova era no mercado de eventos.

Esse evento foi uma edição única, portanto não há comparativo com outros para apresentarmos, mas podemos dizer que graças ao marketing estratégico realizado, ele atinge todos os recordes do mercado publicitário de eventos em termos de ROI, isso porque com um investimento de apenas R$ 36.000,00 (desde a concepção até a entrega final), conseguimos gerar 1.522 cadastros de participantes no game ARG, um investimento de menos de R$ 24,00 por cadastro de participantes que se mantiveram engajados durante o período de 1 mês, mas os números não param por aí, indo além até do que a agência esperava, e gerando:
- 340 visualizações no vídeo postado no canal do Youtube Poltrona Nerd, falando sobre a Sociedade S;
- 2.000 panfletos distribuídos anunciando o ponto inicial do ARG na 42shop.com.br;
- 377 visualizações em 1 matéria no site Enquanto Isso em Goiás, falando sobre a Sociedade S;
- 3.774 visualizações vídeo teaser da Sociedade S, no Instagram do site Enquanto Isso em Goiás;
- 4.000 visualizações no post no Facebook do Enquanto Isso em Goiás, falando sobre a Sociedade S;
- 145.257 visualizações em 4 vídeos publicados no Canal do Montalvão no Youtube, sobre a Sociedade S;
- 2.050 comentários nos vídeos do Montalvão sobre a Sociedade S;
-75.840 visualizações da página do ARG;
- 5.698 visitantes únicos;
- 9.142 visitas totais;
- 633 cidades participantes;
- 18 países;
- Como buscado, Goiânia foi a cidade com mais visitas: 2.262, a melhor média de desempenho dos jogadores do país, e a maior média de tempo no site por sessão, 12 minutos;
- 74% do público tinha idade entre 18 e 24 anos, 21% entre 25 e 35 anos, 4% entre 35 e 44 anos, e 1% entre 45 e 54;
- Foram recebidos 98 e-mails de participantes de pessoas pedindo ajuda para resolver os enigmas ou demonstrando suas opiniões sobre o ARG e elogiando os desafios, que segundo alguns participantes, estavam cada vez melhores (ou mais difíceis);
- Também foram geradas diversas interações entre participantes que se conversavam nos links dos vídeos, trocando ajudas ou dicas para resolver os enigmas, ou contando até aonde conseguiram chegar;
- A página de indicações, onde um participante poderia recomendar o ARG para um amigo também ser desafiado pela Sociedade S gerou 50 novos cadastros;
- Entre os visitantes da página, 71% tinham interesses geeks/nerds, exatamente o público buscado;
- E por fim, envolvemos influenciadores e lojas de Comics e games sem a necessidade de investimentos financeiros, apenas pela vontade de participar, ou seja, a Saga já chegou ao mercado de Goiânia com bons parceiros.
A Sociedade S foi um sucesso promocional, e um sucesso de assessoria de imprensa, os números falam por si só e são impressionantes, atingimos um resultado inimaginável para empresa e agência, que superou as expectativas de todos e impulsionou a chegada da Saga em Goiânia. A união de estratégias e criatividade geraram a fórmula da F/Malta para a execução desse evento, abrindo as postas para que a agência realizasse outros eventos para a Saga, como o estande da marca na CCXP 2016.

 

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