Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: AÇÃO DE MARKETING PARA LANÇAMENTO DO RESIDENCIAL SUPREMO DA SOMPO SEGUROS
Candidato: Alternativa F
Cliente: Sompo Seguros
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

O Cliente e o Evento:

A Sompo Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do mundo, fundado no Japão há mais de 128 anos. No Brasil, a Sompo nasceu da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959. A Sompo foi fundada com o intuito de humanizar a relação entre o seguro e o segurado, oferecendo um plano de estudo frente às melhores técnicas securitárias, possibilitando que cada cliente se sinta único.

Com o principal objetivo de lançar o novo produto “Residencial Supremo”, a Sompo contratou a Alternativa F para desenvolver uma ação de marketing para que os funcionários pudessem entender a funcionalidade e diferenciais desse novo seguro frente aos concorrentes.

Ficha Técnica:
Participantes: 2.000 colaboradores
Local: Sedes da Sompo Seguros em São Paulo: Rua Cubatão e Rua Col. Xavier de Toledo
Período de realização: 05 a 07 de junho de 2017
Abrangência: Nacional

Vídeo


Objetivos da Ação
- Criar uma ação de endomarketing para divulgar o novo produto: Residencial Supremo.
- Trazer criatividade em uma ação que pudesse ficar marcada na memória dos colaboradores.
- Informar a todos sobre os diferenciais do produto.

A ação de marketing:
Como a Sompo Seguros tinha muitos prédios administrativos e a ação precisaria abordar 100% dos colaboradores, criamos dois tipos de abordagem: uma física e outra online.

Para a abordagem física, a ação teve duração de 3 dias que estruturamos da seguinte forma:

Primeiro dia de ação
Desenvolvemos uma exposição fictícia chamada “Valores Supremos”. Na recepção dos prédios da Rua Cubatão (próximo a Paulista) e da Rua Xavier de Toledo (no Centro), criamos uma galeria em que estavam em exposição alguns itens que muitas vezes não conhecemos e nem imaginamos, que possuem um alto valor de mercado e que são muito apreciados por seus donos.

Em cavaletes, tivemos alguns desses itens em imagens dentro de molduras douradas.
Em uma placa dispusemos o nome do item e em um grande tag o preço. Por exemplo:
Casa de Alto Padrão: R$ 2.500.000,00
Colar e Brincos de Diamantes: R$ 120.000,00
Relógio Rolex: R$ 90.000,00
Quadro Monalisa: Valor inestimável

Para o apoio do lançamento da exposição fictícia colocamos pôsteres nos andares e totem de apoio com explicação da exposição ao lado dos cavaletes.

Segundo dia de ação
A manhã começou movimentada, pois ao chegarem os funcionários da Sompo viram que algo muito grave havia acontecido com a exposição. Roubaram alguns quadros, danificaram alguns e queimaram outros. A exibição estava destruída!

Por isso, o local estava protegido por fitas de isolamento, luzes de alerta e um investigador fictício entrevistava a todos para entender e descobrir o que realmente havia acontecido.

Um casal de atores também representavam os donos dos itens perdidos e chegaram ao local para pedir ajuda dos colaboradores Sompo, criando um ar descontraído, porém deixando uma “pulga atrás da orelha” sobre o acontecimento.

Tanto o casal, quanto o investigador pediam palpites que deveriam ser escritos em vouchers e que gerariam uma recompensa para quem fosse sorteado. Afinal, os donos tinham um poder aquisitivo muito alto.

Exemplos de palpites dados pelos participantes:

"Fraude do Seguro, pois não faz sentido terem roubado tudo e destruído o bem inestimável (acho que está escondido pelo marido dela)."

"Após uma forte tempestade que destruiu a casa de alto valor dos segurados e danificou a obra de arte de valor inestimável, uma gangue invadiu o imóvel e após fazer o casal refém, roubaram diversos pertences, entre eles um relógio, joias, um carro e uma bicicleta. Ainda bem que o casal estava protegido com o seguro residencial Sompo."

"Todos os bens da família decidiram fugir, morar em um local onde não tem seguro Sompo não dá."

"As obras estão no México. Tudo aconteceu quando no dia 02/06, quando o food truck mexicano de burritos apareceu, vendo que as obras estavam no Térreo, criaram a oportunidade e roubaram as obras."


Os pôsteres dos andares também foram trocados antes dos funcionários chegarem e o texto dizia:
“O seu palpite pode valer prêmios! Ajude o investigador da Sompo Seguros a descobrir o que aconteceu com os itens da Exposição Valores Supremo. Colabore e participe de um sorteio em que poderá ganhar uma experiência única: um jantar exclusivo, com direito a um acompanhante, no Terraço Itália. Insira o seu palpite na urna da exposição”.

Ao final do dia, um e-mail anônimo com um vídeo da câmera de segurança vazou e assim, todos puderam conhecer o personagem que havia articulado o roubo, que aproveitou para mandar uma mensagem misteriosa sobre o que realmente tinha acontecido.

Todos foram para casa super curiosos!

Terceiro dia de ação
O mistério havia sido solucionado e a exposição tinha voltado ao normal. Porém, dentro dos quadros tinham informações sobre o Seguro Residencial Supremo, suas características, diferenciais e como poderia ser oferecido aos clientes.

Ou seja, apesar de terem passado por um pequeno sufoco, o seguro cobriu todas as perdas desse casal, que foi estava novamente nas sedes para agradecer a todos e lançar o Seguro Residencial Supremo, seguro que resolveu o problema que tiveram.

Os pôsteres dos andares foram alterados com informativos sobre o produto e, além disso, todos receberam e-mail marketing explicativo.

A ideia principal desta ação promocional foi criar uma experiência ao funcionário para que ele nunca mais esquecesse que dentro do portfólio a Sompo Seguros poderia atender todos os públicos e principalmente o público de alta renda.

Para a ação online, adaptamos exatamente o mesmo conceito para que se encaixasse e contasse a mesma história, com o mesmo impacto. Começou com um e-mail informativo que demonstrava o apoio fictício da Sompo a uma exposição chamada Valores Supremos.

No dia seguinte, logo pela manhã, receberam a notícia de que algo deu errado com a exposição e os instigamos a participar do desafio dando palpites. Ao final do dia, o mesmo e-mail anônimo foi enviado.

E no terceiro dia, o segredo foi revelado, bem como o seguro Residencial Supremo.

Para concluir a ação online tivemos o último e-mail com o resultado do sorteio, divulgando também as melhores e mais criativas frases dos participantes da ação.

Para ação online, foi sorteado um relógio, o qual o ganhador poderia escolher o modelo e receber em casa.

Galeria de imagens

 

Um dos principais desafios do projeto era passar a informação deste novo produto de uma forma marcante, descontraída e com baixo custo.

Sem ultrapassar o budget do cliente, conseguimos criar uma experiência diferenciada aos funcionários e que abrangesse não apenas os colaboradores de São Paulo, mas todos os funcionários do Brasil.

A ideia de ter atores interagindo com o publico foi a grande sacada, pois trouxemos a humanização para dentro da ação. Um dos desafios era escolhermos os atores perfeitos para cada papel, e a agencia fez uma seleção criteriosa, com testes de falas e figurino. Além disso, antes do primeiro dia de evento, fizemos ensaios e passagem de texto com todos os envolvidos, inclusive com os produtores que coordenariam todo o evento.

Abaixo, um resumo de todo material promocional concebido:

Comunicação Visual
• Produção de vídeo criativo do roubo
• 5 quadros da exposição com 3 diferentes tipos de imagens que eram trocadas a cada dia
• 3 pôsteres para todos os andares dos 2 prédios
• 2 urnas personalizadas e cupons para palpites
• 2 painéis para a exposição
• 6 modelos de totens
• 5 e-mail marketing

Material Produzido
• 8 cavaletes de madeira e molduras douradas para a exposição de quadros
• 29 pôsteres para as molduras
• 63 pôsteres de portas colocados no andares
• 2 sirenes
• 2 rolos de faixa listrada
• 1 tapete vermelho
• 2 painéis para exposição
• 2 urnas
• 2000 cupons para o sorteio
• 6 totens

Staff
• 3 produtores da Alternativa F
• 1 fotografo
• 5 atores
• 5 cenotécnicos


O retorno da ação teve um excelente resultado que pudemos verificar através dos seguintes lead sem relação aos colaboradores:
• Preenchimento de 100% dos 2.000 vouchers de palpite
• Mais de 400 palpites por e-mail
• 2.500 funcionários impactados
• Aproximadamente 95% de aproveitamento da ação, funcionários impactados

Já a venda de seguros específico deu um salto com o lançamento e mostrou números que vem crescendo de forma contínua, demonstrando que a ação criou grande residual entre os colaboradores:

Maio - Piloto
Cotações - 183 Emitido 47

Junho - Lançamento
Cotações - 683 Emitido 239

Julho
Cotações - 1.254 Emitido 402


O mercado brasileiro e de luxo é um nicho muito pouco explorado pelas seguradoras e a Sompo conseguiu trazer alguns diferenciais interessantes para o produto em termos de coberturas, limites, serviços e agilidade operacional, de forma com que toda a comercialização e operação reflitam, ao cliente, um serviço especial e referencial.

Para a Sompo, o mercado brasileiro é muito importante, como afirma o Diretor-Presidente, Francisco Caiuby Vidigal Filho

“O Brasil segue como um dos principais mercados para a expansão do Grupo Sompo no mundo. A companhia acredita no potencial do mercado segurador local e está empenhada em contribuir com as soluções de seguros que possam atender às demandas do consumidor, incrementar a participação do setor no PIB e viabilizar oportunidades de negócios para nossos parceiros corretores de seguros”.

 

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