Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: BIC MARKING WEEK
Candidato: Open and Partners
Cliente: BIC
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
BIC Marking Week

Bic é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear e outros.

O objetivo da Ação era apresentar o marcador da BIC, chamado BIC Marking, ao seu público em uma ação que gerasse experimentação do produto. Os consumidores de BIC Marking são estudantes universitários tipicamente criativos, cujo curso estimula o uso do produto no dia a dia.

O desafio era acertar o tom: a comunicação deveria estar inserida naturalmente no contexto jovem, ser extremamente coerente com sua realidade para não se tornar intrusiva.

Escolhemos algumas faculdades que concentram alunos majoritariamente da classe A/B, que despertam um maior interesse por artes gráficas e tem uma maior disponibilidade a investir no produto como material criativo.

Abrimos um espaço para que os alunos deixassem a marca definitiva de sua criatividade em um painel instalado na área comum da faculdade.

A temática proposta veio para pautar o buzz gerado e inspirar o público atingido na produção de um novo movimento artístico que tenha a cara da BIC, inspirada na Semana de Arte Moderna de 22.

O coletivo Idea Fixa, garantiu à ação um tom artístico diferenciado, no qual o público pôde de fato interagir com a arte proposta: a partir de um desenho criado pelos próprios artistas.

Além da interação com os painéis, os alunos foram desafiados a ilustrarem seu próprio manifesto em cartões postais, com a promessa de ter um iPad personalizado com o próprio desenho caso vencesse.

Ao final de cada interação, uma promotora entregou um exemplar do marcador. Os painéis preenchidos foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM)

Exposição:
Marcamos a premiação do concurso cultural em um evento para 50 convidados, que assinou o fechamento da ação de uma maneira próxima ao público ligado as artes.
Em uma noite de coquetel com os artistas do IdeaFixa, finalistas do concurso cultural e o público interno da BIC, encerramos a BIC Marking Week apresentando os painéis e postais criados como pedaços de expressão do público.

Convidamos os artistas envolvidos a representarem a nova geração criativa em uma releitura do famoso Abaporu, de Tarsila do Amaral, fechando a ação com um intercâmbio cultural que tem a cara da identidade artística brasileira.

A artista plástica convidada foi Janara Lopes, fundadora do IdeaFixa, conhecida e respeitada por muitos como uma voz feminina entre a juventude

Galeria de imagens

AÇÃO NAS FACULDADES
Os paineis foram montados em parceria com os órgãos estudantis das faculdades, já que a ação contava com um caráter artístico e cultural.

A ativação ocorreu por 7 dias em cada faculdade, simultaneamente.

Equipe Idea Fixa: Contamos com artistas do coletivo Idea Fixa nos dois locais onde a ação ocorreu para que os jovens pudessem trocar conhecimentos, presenciá-los criando e pudessem tambem interagir com a criação deles.

Produção de Materiais:
- Ambientação em cada faculdade com 3 painéis de MDF Laminado produzidos especialmente para a ação. Os painéis foram totalmente preenchidos pelos estudantes e posteriormente expostos como uma mostra de arte.

- 1.500 postais produzidos. Neles, os estudantes puderam libertar sua criatividade e concorrer ao prêmio do concurso cultural: 1 iPad estampado com a sua criação.

- Uma urna onde eram depositados os postais em cada faculdade

- 20 cartazes de divulgação distribuidos pelas duas faculdades

Equipe:
02 Supervisores
04 Promotores
02 Seguranças

Universidades:
IED - Instituto Europeo di Design - SP
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

Exposição dos Painéis no MAM e coquetel de encerramento da ação:
A ambientação do Museu foi produzida com os materiais desenhados pelos estudantes, compondo uma mostra de arte.
Além disso, os participantes puderam presenciar a criação da releitura do quadro Abaporu, pela artista Janara Lopes e acompanhamento de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da renomada Tarsila do Amaral.

Galeria de imagens
Foram colocados 3 painéis por faculdade e 1 urna para coleta dos postais
Os alunos personalizaram os painéis que, posteriormente, se tornaram uma exposição de arte
Painéis desenhados
A mostra de arte juntamente com o evento de encerramento ocorreu no MAM - Museu de Arte Moderna.
Na chegada, todos os convidados "assinavam" o caderno de presença.
Painel BIC Marking Week na entrada do evento
Promotoras que recepcionavam os convidados
Os postais desenhados pelos estudantes fizeram parte da cenografia da mostra de arte
Paineis desenhados pelos estudantes
Paineis desenhados pelos estudantes
Vista geral do evento
A DJ convidada ficou encarregada de animar a festa e os convidados
Tarsilinha do Amaral acompanhou a releitura do famoso quadro Abaporu, criada por Janara Lopes.
Tarsilinha e Janara exibem a obra de arte finalizada.
Na saída do evento, todos os participantes receberam um gift de BIC Marking
     

 

Bic é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear e outros.

O objetivo da Ação era apresentar o marcador da BIC, chamado BIC Marking, ao seu público em uma ação que gerasse experimentação do produto. Os consumidores de BIC Marking são estudantes universitários tipicamente criativos, cujo curso estimula o uso do produto no dia a dia.

O desafio era acertar o tom: a comunicação deveria estar inserida naturalmente no contexto jovem, ser extremamente coerente com sua realidade para não se tornar intrusiva.

Escolhemos algumas faculdades que concentram alunos majoritariamente da classe A/B, que despertam um maior interesse por artes gráficas e tem uma maior disponibilidade a investir no produto como material criativo.

Abrimos um espaço para que os alunos deixassem a marca definitiva de sua criatividade em um painel instalado na área comum da faculdade.

A temática proposta veio para pautar o buzz gerado e inspirar o público atingido na produção de um novo movimento artístico que tenha a cara da BIC, inspirada na Semana de Arte Moderna de 22.

O coletivo Idea Fixa, garantiu à ação um tom artístico diferenciado, no qual o público pôde de fato interagir com a arte proposta: a partir de um desenho criado pelos próprios artistas.

Além da interação com os painéis, os alunos foram desafiados a ilustrarem seu próprio manifesto em cartões postais, com a promessa de ter um iPad personalizado com o próprio desenho caso vencesse.

Ao final de cada interação, uma promotora entregou um exemplar do marcador. Os painéis preenchidos foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM)

Exposição:
Marcamos a premiação do concurso cultural em um evento para 50 convidados, que assinou o fechamento da ação de uma maneira próxima ao público ligado as artes.
Em uma noite de coquetel com os artistas do IdeaFixa, finalistas do concurso cultural e o público interno da BIC, encerramos a BIC Marking Week apresentando os painéis e postais criados como pedaços de expressão do público.

Convidamos os artistas envolvidos a representarem a nova geração criativa em uma releitura do famoso Abaporu, de Tarsila do Amaral, fechando a ação com um intercâmbio cultural que tem a cara da identidade artística brasileira.

A artista plástica convidada foi Janara Lopes, fundadora do IdeaFixa, conhecida e respeitada por muitos como uma voz feminina entre a juventude

Em parceria com o Idea Fixa, a BIC Marking Week contou com mais de 500 mil visualizações na internet.

Além disso, 1.500 alunos foram impactados diretamente pela ação, 1.500 marcadores BIC Marking foram distribuidos e 1.140 alunos deixaram a sua marca nos painéis expostos nas faculdades.

Em relação ao concurso cultural, 1.200 cartões postais foram distribuidos nas faculdades e mais de 350 foram preenchidos e se tornaram elegíveis para concorrerem ao prêmio final, que era um iPad personalizado com a arte do postal ganhador.

A ação ainda virou notícia, contando com diversas interações no Facebook, no blog do Idea Fixa e em diversos veículos online que intitularam a BIC Marking Week como a "Semana de Arte Moderna da BIC".

Quanto ao ganho em imagem de marca e relacionamento com os consumidores, a ação se provou um sucesso. BIC Marking se mostrou como a melhor opção em marcadores e como uma marca que apóia e estimula que o seu público-alvo, ou seja, os jovens explorem e expressem a sua criatividade.

Galeria de imagens
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878